3 Ações Para Quando Tiver Vontade de Sumir

Vontade de sumir é bem resumida nessa imagem: simplesmente sumir.
Vontade de sumir é bem resumida nessa imagem: simplesmente sumir.

A vontade de sumir sempre tem um motivo! Você provavelmente já sentiu isso alguma vez em sua vida. O mundo não é um lugar justo e bonito, e se pararmos para pensar, na verdade, ele tem piorado um pouco mais todos os dias.

Você alguma vez, em alguma noite ou madrugada, se pegou pensando sobre o significado da vida? o significado de sua existência?

Nesse momento, tudo o que vem a sua mente são momentos ruins. Você passa horas pensando e lamentando erros que acabaram estragando os seus planos e construindo a bagunça que você enxerga hoje.

Da mesma maneira, vem a mente coisas que deixou de fazer e que acabaram afastando você dos seus sonhos, hobbies e pessoas.

Se você já quis sumir, então este artigo é para você.

Preparei este artigo para garantir que você possa ter maior controle sobre a forma como sua mente tem trabalhado e para que consiga ter maior resiliência emocional e motivação para que você inicie sua jornada de desenvolvimento pessoal.

A vontade de sumir não acontece só com você! No entanto, é importante que entenda essa vontade como um sinal. Sinal de que alguma coisa não vai bem.

Primeiro, vamos à definição de vontade de sumir.

O Que é Vontade de Sumir?

Vontade de sumir é bem resumida nessa imagem: simplesmente sumir.
Vontade de sumir é bem resumida nessa imagem: simplesmente sumir.

É quando temos algum tipo de desejo de ficar longe das pessoas e, muitas vezes, de nós mesmos. É quando nos sentimos tão sobrecarregados que dói ouvir a própria voz. Muitas vezes, há inclusive episódios de choro e vontade de “se fazer desaparecer”.

É preciso ter MUITO cuidado com a depressão.

No entanto, em muitos casos, não chega a ser uma depressão.

Você pode estar se sentindo sobrecarregada(o) e querendo jogar tudo pro alto porque simplesmente chegou a conclusão que nenhuma das suas atividades, compromissos e objetivos foram escolhidos por você.

Calma, a vontade de sumir também some e vamos falar sobre isso na sequência.


Buscar autoconhecimento e assumir a responsabilidade por sua realização pessoal, vai ajuda-lo a encaixar e adaptar as diversas peças que hoje parecem soltas em sua vida.

Mas, antes de falarmos sobre essa sua vontade de sumir,

preciso te alertar sobre depressão. Depressão não é frescura e precisa ser combatida com bastante cuidado e respeito. Por isso, se você já chorou enquanto teve vontade de sumir, recomendo que assista o rápido vídeo abaixo sobre depressão para saber se esse é o seu caso ou não. 

Depressão tem cura? Qual a diferença entre depressão e tristeza? Trailer Depressão não é Frescura!
Watch this video on YouTube.

Por que você tem vontade de sumir ?

Quando comecei a pensar sobre a minha vontade de sumir, percebi que era uma reação natural da minha visão sobre mim. Eu acreditava ser vítima de diversas situações e acabava por entregar o poder de resolver meus problemas na mão dos outros.

Para mim, era um grande alívio porque significava que eu não podia fazer nada para resolver essas situações que me incomodavam. Dessa maneira, acreditava não ser o responsável por buscar significado e realização pessoal.

Em partes, esse meu vitimismo está ligado a maneira como somos criados em nossa sociedade.

Uma criança mimada, ou oprimida pode crescer e levar uma vida inteira acreditando ser vitima de tudo e todos, negando assim sua parte de responsabilidade direta.

Sendo assim, a vontade de sumir surge quando você enxerga a sua vida completamente bagunçada e/ou desalinhada com que você é.

Você não escolheu todas essas coisas e nem sequer as valoriza.

Isso significa que a situação não mudará a menos que você faça algo. Por isso, repito: É preciso assumir a responsabilidade!

Vontade de sumir: Assumindo a responsabilidade

Veja se isso acontece com você, quando estiver sofrendo, preste atenção se existe algo que o incomoda e que talvez você esteja ignorando.

A principio, percebi que toda vez que estava sofrendo e tinha vontade de sumir, eu também estava evitando alguma coisa.

Evitava coisas significativas que eu queria e não estava fazendo ou algo importante que estava ignorando.

Vamos ser sinceros, é bem mais confortável não ter responsabilidades, mesmo sabendo que isso trará diversos problemas físicos, psicológicos e existenciais.

Evitar assumir a responsabilidade é o que traz a falta de sentido e a vontade de sumir para as nossas vidas.

No entanto, seja sincero com você mesmo, olhe para a sua vida e verá que muitas coisas não estão indo bem.

Você sabe as coisas que não estão indo bem! Coisas das quais você não se orgulha e/ou coisas que estão piorando a sua vida.

Coisas ruins realmente acontecem e já falamos sobre o mundo ser injusto, porem as coisas que você não gosta em sua vida, podem ser resultado de sua própria estupidez e descuido.

E mesmo que não seja sua culpa, precisa entender que consertar essas coisas que não estão indo bem é sua responsabilidade.

Por Culpa do Que Aconteceu (Ação 1)

Muitas vezes a vontade de sumir é só uma forma da nossa mente pedir um tempo à sós para pensarmos um pouco.
Muitas vezes a vontade de sumir é só uma forma da nossa mente pedir um tempo à sós para pensarmos um pouco.

É bastante doloroso pensar assim mas, passamos muito do nosso pouco tempo livre, pensando em como as coisas seriam diferente “se”…

  • Se eu tivesse estudado mais,
  • Se eu tivesse valorizado mais os cursos que fiz,
  • E por ai vai

No entanto, posso dizer que isso acontece comigo. Até que com uma certa frequência, penso que se tivesse estudado mais ao invés de sair para baladas e noitadas, talvez já estivesse com o meu projeto bem mais avançado e ajudando bem mais pessoas.

Nós seres humanos, temos forte tendência em gravar melhor as experiências negativas e coisas ruins que acontecem em nossas vidas, temos dificuldade em focar no lado positivo das coisas.

Parar esse ciclo de pensamentos sobre experiências das quais não podemos mudar nem sempre é fácil. Com frequência os pensamentos podem voltar, principalmente quando você se depara com uma queda em sua vida.

1ª Ação: parar de pensar “e se”.

Arrependimentos são os causadores desse tipo de vontade de sumir.

É muito interessante que quanto mais você pensar em algo, mais potente aquilo vai se tornar na sua mente. Por isso, é importante respeitar o que aconteceu e viver o agora.

A única forma de viver é no presente.

Portanto, os caminhos do passado foram necessários e as decisões foram as mais corretas para o momento e conhecimento que você possuía na época.

Se arrepender de algo é pensar que esse algo poderia ser diferente.

Mas e se fosse? E se fosse diferente e você tivesse morrido por culpa disso? E se fosse diferente e você não tivesse tido a oportunidade de se desenvolver como pessoa por falta disso?

Não há como saber, então é preciso respeitar o porque das coisas que não temos controle e agir no agora para construiu pouco a pouco uma vida da qual não desejemos sumir.

Vontade de Sumir Sem Motivo (Ação 2)

Uma vontade que, simplesmente, aparece.
Uma vontade que, simplesmente, aparece.

Todo hábito é um vício e todo vício é um hábito.

Para que você consiga se livrar da vontade de sumir sem motivo, é preciso entender o que te leva a esse comportamento. Por exemplo, você tem algo para fazer quando tem vontade de sumir? Está ocupado? Está no meio de uma multidão? Ou está sozinho assistindo Netflix?

Quando a vontade é sem motivo, pode significar que sua vida está em desequilíbrio. Acontece quando as suas ações e atividades do dia a dia não estão alinhadas com as coisas que valoriza e deseja alcançar.

Dessa maneira, você sabe o que é importante e precisa ser feito, porem vive preso entre a falta de tempo e a procrastinação. Esses sentimentos somados nos pressionam você diariamente e não seria loucura pensar em sumir.

E por quê não assumir a responsabilidade?

Uma forma simples de corrigir esta vontade de sumir é destruindo a sua procrastinação (que são hábitos ruins).

A procrastinação, bem como os acontecimentos do passado, são grandes causadores da vontade de sumir e devem ser combatidos. No final, a boa notícia é que você se tornará uma pessoa mais completa e pronta para novos objetivos e motivações.

2ª Ação: Acabe com a Procrastinação.

Antes de mais nada, aviso que a vontade se manifesta sempre que você perde sua vontade de “estar em ação”. Sendo assim, pense como seria se você conseguisse atingir seus objetivos com carinho e respeito? A vontade de “agir” permaneceria. 

E ainda existe a vontade de sumir por conta do futuro…

Vontade de Sumir Paralisante do Futuro (Ação 3)

Querer ficar só é diferente de vontade de sumir, mas às vezes se confunde. Pense bem a respeito disso.
Querer ficar só é diferente de vontade de sumir, mas às vezes se confunde. Pense bem a respeito disso.

Podemos até definir como ansiedade.

Sendo assim, a vontade de sumir por culpa do futuro é quando não conseguimos nos manter no momento presente e portanto, ficamos presos no futuro pensando no que poderia acontecer ou no que deverá acontecer.

Antes de mais nada, se você deixar a mente vagar, terá problemas. 

Se você possui um objetivo, mas ao invés de focar em agir no momento presente e construi-lo, passa horas vagando em pensamentos como: “O dia que eu conseguir isso, serei feliz…”. O que pode acontecer nesse caso é uma grande frustração.

A solução é fazer uma breve conexão entre a ação mínima possível que você deve fazer para atingir o que você quer.

Por exemplo, se você quer comer uma pizza caseira feita por você, o primeiro passo é comprar os ingredientes e preparar a massa da pizza. E esse é um exemplo super simples, mas percebe o poder dele?

Se pensar somente na pizza pronta, então não terá pizza.

No entanto, o mais comum é que as pessoas busquem o resultado (e não há nada de errado nisso), é necessário que você procure ter prazer com o processo e descubra formas de se motivar enquanto atravessa o caminho.

Viver no presente é necessário para conseguir atingir seus resultados mais profundos mas, principalmente, é necessário para que você se torne quem nasceu para se tornar e possa acabar com a vontade de sumir. A vontade de sumir, aliás, normalmente está relacionada ao tempo e não ao espaço.

3ª Ação: Fique no Momento Presente.

“Quero que minha mente pare”. Essa frase é comum de quem tem vontade de sumir e procura se esconder de tudo, de todos e de si mesmo. Porém, ainda há uma forma ainda mais eficaz e profunda para resolver estes problemas.

Ela se chama autoconhecimento. Neste artigo, estou supondo que você se encaixa em um dos três problemas e estou te dando 3 ações para corrigir eles, certo?

Próximos passos…

Mas e se seus problemas forem diferentes?

O que você fará? Nesse caso, é preciso ter autoconhecimento para reconhecer e entender como pode agir com você mesmo para ter maior controle sobre suas ações e percepções de tal modo que seja dono do seu próprio caminho. Eu não posso caminhar o caminho por você, mas posso oferecer uma forma de você encontrar o seu próprio caminho.

Para isso, deixe seu comentário e inscreva-se em nossa newsletter para ficar por dentro de todas as nossas atualizações.

Aqui no Alô Evolução, a minha missão é te ajudar a se tornar a melhor pessoa que você pode ser de forma que não precise sofrer tanto no seu desenvolvimento. Junte-se à comunidade e, juntos, vamos crescer a um patamar que possamos dizer: “Alô, Evolução, estou aqui, pronto para crescer e ajudar os outros a crescer.”

Se inscreve e compartilha esse artigo com quem você se importa.

Muito obrigado pelo seu tempo e atenção.

4 comentários em “3 Ações Para Quando Tiver Vontade de Sumir”

  1. E quando a vontade de sumir ´´e por conta de uma situação que te incomoda e que não depende de você mudar por existirem várias vertentes envolvidas e se você se afastar pode piorar..? Tipo, a vontade de ir é exatamente por estar de mãos atadas + o sentimento de estar fugindo de um problema que eu poderia ajudar a resolver mesmo vendo 0 soluções?

    1. Olá Déborah, tudo bem contigo?

      Entendo que algumas situações que acontecem em nossas vidas são realmente muito mais complexas do que quando analisadas por pessoas que estão fora da situação e sem o envolvimento emocional que você no caso tem.

      Sei muito pouco sobre o que está passando e seria injusto da minha parte dizer “o que” ou “como fazer” para resolver.

      No entanto, quero deixar algo que acredito que pode contribuir com a sua evolução. É algo que me ajudou muito a pensar melhor sobre meus problemas e dificuldades e a sair de muitos problemas que acreditava não existir soluções. Como exemplo, posso falar sobre a minha vida pessoal… desde a infância, passei por diversos problemas relacionados a saúde e autoestima ou relacionados com escolhas ruins que fiz no inicio de minha vida adulta.

      Em minhas leituras e pesquisas, me encontrei com o livro: O poder do AGORA! Já ouviu falar dele?

      É um livro sobre autoconhecimento que fala principalmente sobre VIVER O MOMENTO PRESENTE. E vivendo o momento presente, conseguimos lidar melhor com problemas, medos, culpas, ansiedades que nos sequestram até nosso passado (culpa) ou até o futuro (ansiedade).

      O autor do Poder do Agora apresenta um modelo para lidar com problemas e insatisfações do dia a dia:

      1. Aceitando o problema e situação, pois realmente não existe nada que possa fazer para resolvê-lo e terá de conviver com isso;

      2. Buscando soluções, alternativas, aprendizados para que assim consiga tratar o problema ou insatisfação mesmo que aos poucos;

      3. Esquecendo aquilo e mudando o foco de suas ações. Essa solução é literalmente abandonar determinada insatisfação ou problema.

      Durante o livro, “O Poder do Agora”, o autor ainda explica a importância da rendição frente a um processo de medo ou insatisfação.

      Render-se diante de algo ou alguém não é um sinônimo de fraqueza, e sim um caminho para a libertação e a chave para livrar-se do sofrimento e vazio.

      Obrigado por acompanhar meu trabalho e pela sua contribuição. Espero ter conseguido ajudá-la. Caso tenha mais alguma dúvida ou queria conversar, fique a vontade para entrar em contato através do formulário de contato.

      Faz parte do meu propósito ajudar você a buscar e encontrar alternativas para viver uma vida feliz e cheia de realizações que merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *