fbpx
Vontade de sumir é bem resumida nessa imagem: simplesmente sumir.

A vontade de sumir sempre tem um motivo. Por mais que você não queira conhecer esse motivo, é somente assim que você irá se libertar. Neste artigo vou te ensinar três ações para lidar com sua vontade de sumir e ter maior poder sobre seu corpo e mente quando isso acontecer.

Ouça a Versão em Áudio deste Artigo

Se você já quis sumir, então este artigo é para você.

Preparei este artigo para garantir que você possa ter maior controle sobre a forma como sua mente tem agido e que consiga ter maior resiliência emocional e motivação para ter felicidade. Sei que será um prazer te acompanhar na sua leitura e na sua Evolução pessoal.

Primeiro, vamos à definição de vontade de sumir.

O Que é Vontade de Sumir?

Vontade de sumir é bem resumida nessa imagem: simplesmente sumir.
Vontade de sumir é bem resumida nessa imagem: simplesmente sumir.

É quando temos algum tipo de desejo de ficar longe das pessoas e, muitas vezes, de nós mesmos. É quando nos sentimos tão sobrecarregados que dói ouvir a própria voz. Muitas vezes, há inclusive episódios de choro e vontade de “se fazer desaparecer”.

É preciso ter cuidado com a depressão.

Mas, em muitos casos, não chega a ser depressão. Como diagnosticar e como entender isto? Pode acontecer por vários motivos. Um deles pode ser a falta de autoconhecimento. Pessoas introvertidas que tem profissões que exijam muita interação social podem ter vontade de sumir diariamente. E isso é normal, mas pode ser evitado.

A vontade de sumir também some. 

Uma forma simples de reduzir a vontade de sumir é reduzindo a quantidade de influências que você tem na vida, sejam sociais, materiais ou de pensamentos. Viver uma vida minimalista é um passo importante para ter maior controle da própria vida e conseguir atingir o que bem deseja para sua vida. 

Mas, antes de ir para a primeira ação,

preciso te alertar sobre depressão. Depressão não é frescura e precisa ser combatida com bastante cuidado e respeito. Por isso, se você já chorou enquanto teve vontade de sumir, recomendo que assista o rápido vídeo abaixo sobre depressão para saber se esse é o seu caso ou não. 

Depressão tem cura? Qual a diferença entre depressão e tristeza? Trailer Depressão não é Frescura!
Watch this video on YouTube.

Por Culpa do Que Aconteceu (Ação 1)

Muitas vezes a vontade de sumir é só uma forma da nossa mente pedir um tempo à sós para pensarmos um pouco.
Muitas vezes a vontade de sumir é só uma forma da nossa mente pedir um tempo à sós para pensarmos um pouco.

É bastante doloroso pensar assim.

Quando você está preso em um ciclo em que não consegue se perdoar pelo que aconteceu, é necessário que você descubra como ser mais confiante. Isso nem sempre é fácil e a vontade pode continuar. Para solucionar esse primeiro tipo de vontade de sumir, você precisa fazer algo importante.

1ª Ação: parar de pensar “e se”.

Arrependimentos, que são os causadores desse tipo de vontade de sumir, podem se tornar venenos que continuam a prejudicar sua saúde mental. É muito interessante que quanto mais você pensar em algo, mais potente aquilo vai se tornar na sua mente. Por esse motivo, esse tipo de vontade de sumir precisa ser solucionado ao respeitar o que aconteceu.

E tudo acontece como deveria. 

A única forma de viver é no presente. Para que você acabe com essa vontade de sumir, entenda que tudo de bom que você tem hoje aconteceu por culpa daquilo que hoje dói em você. Isso significa pensar que, se alguém que você ama está vivo, é por culpa daquilo do passado de “ruim” que aconteceu. 

Sim, você não tem como saber como seria diferente.

Se arrepender de algo é pensar que esse algo poderia ser diferente. Mas e se fosse? E se fosse diferente e você tivesse morrido por culpa disso? E se fosse diferente e você não tivesse tido a oportunidade de se desenvolver como pessoa por falta disso? Não há como saber, então é preciso respeitar o porquê.

Vontade de Sumir Sem Motivo Algum (Ação 2)

Uma vontade que, simplesmente, aparece.
Uma vontade que, simplesmente, aparece.

Todo hábito é um vício e todo vício é um hábito.

Para que você consiga se livrar da vontade de sumir sem motivo, é preciso entender o que te leva a esse comportamento. Por exemplo, você tem algo para fazer quando tem vontade de sumir? Está ocupado? Está no meio de uma multidão? Ou está sozinho assistindo Netflix?

Quando a vontade é sem motivo,

muitas vezes significa que algo está fora de equilíbrio dentro da sua mente. A solução para isso é somente buscar dentro da própria Evolução e encontrar uma forma de driblar essa vontade. Uma forma simples de corrigir esta vontade de sumir é destruindo a sua procrastinação (que são hábitos ruins). Talvez nem haja relação com isto, mas é importante aprender.

Você teria coragem de tentar?

Afinal, não vai te custar muito e pode te trazer benefícios que continuarão com você para o resto da vida. A procrastinação, bem como os acontecimentos do passado, são grandes causadores da vontade de sumir e devem ser combatidos. No final, a boa notícia é que você se tornará uma pessoa mais completa e pronta para novos objetivos e motivações.

2ª Ação: Acabe com a Procrastinação.

E acontece que a vontade se manifesta sempre que você perde sua vontade de “estar. Já pensou como seria se você conseguisse atingir seus objetivos com carinho e respeito? A vontade de “estar” permaneceria. 

E ainda há a vontade de sumir por conta do futuro.

Vontade de Sumir Paralisante do Futuro (Ação 3)

Querer ficar só é diferente de vontade de sumir, mas às vezes se confunde. Pense bem a respeito disso.
Querer ficar só é diferente de vontade de sumir, mas às vezes se confunde. Pense bem a respeito disso.

Podemos até definir como ansiedade.

A vontade por culpa do futuro é quando não conseguimos nos manter no momento presente e ficamos presos no futuro pensando no que poderia acontecer ou no que deverá acontecer. Esse tipo de vontade acontece até com pessoas que estão a pleno vapor em suas profissões e acreditam que conseguirão realizar tudo que querem.

No entanto, se você deixar a mente vagar, terá problemas. 

Se você descobrir uma forma incrível de como ganhar dinheiro pela internet e ficar pensando como será sua vida o tempo todo depois disso, é possível que tenha vontade de sumir. Nesse caso, isso acontece porque você não consegue aturar o momento presente e acaba se jogando somente no futuro que pode vir a chegar. Mas você reduz a chance de chegar lá quando paralisa e tem vontade de sumir.

E qual a solução nesse caso? 

Quando sua vontade de sumir é relacionada ao futuro, então a solução é fazer uma breve conexão entre a ação mínima possível que você deve fazer para atingir o que você quer. Por exemplo, se você quer comer uma pizza caseira feita por você, o primeiro passo é comprar os ingredientes e preparar a massa da pizza. E esse é um exemplo super simples, mas percebe o poder dele?

Se pensar somente na pizza pronta, então não terá pizza.

É importante aprender a dar valor ao processo e não somente ao resultado. Por mais que as pessoas busquem resultado (e não há nada de errado nisso), é necessário que você procure ter prazer com o processo e descubra formas de se motivar enquanto caminha o caminho. A primeira forma é fazendo uma conexão entre presente e futuro. Por exemplo, uma simples frase pode ser suficiente.

“Estou fazendo isso para atingir aquilo”.

Coloca essa frase na sua mesa de trabalho, respira fundo e vá em direção aos seus objetivos. Viver no presente é necessário para conseguir atingir seus resultados mais profundos mas, principalmente, é necessário para que você se torne quem nasceu para se tornar e possa acabar com a vontade de sumir. A vontade de sumir, aliás, normalmente está relacionada ao tempo e não ao espaço.

3ª Ação: Fique no Momento Presente.

“Quero que minha mente pare”. Essa frase é comum de quem tem vontade de sumir e procura se esconder de tudo, de todos e de si mesmo. Porém, ainda há uma forma ainda mais eficaz e profunda para resolver estes problemas. Ela se chama autoconhecimento. Neste artigo, estou supondo que você se encaixa em um dos três problemas e estou te dando 3 açõe para corrigir eles, certo?

Mas e se seus problemas forem diferentes?

O que você fará? Nesse caso, é preciso ter autoconhecimento para reconhecer e entender como você pode agir com você mesmo para ter maior controle sobre suas ações e percepções de tal modo que seja dono do seu próprio caminho. Eu não posso caminhar o caminho por você, mas posso oferecer uma forma de você encontrar o seu próprio caminho.

Para isso, basta começar se inscrevendo na minha lista.

Aqui no Alô Evolução, a minha missão é te ajudar a se tornar a melhor pessoa que você pode ser de forma que não precise sofrer tanto no seu desenvolvimento. Junte-se à comunidade e, juntos, vamos crescer a um patamar que podemos dizer: Alô, Evolução, eu tô aqui!

Se inscreve e compartilha esse artigo com quem você se importa.


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *