Você sabe o que significa propósito? 2 princípios para guiar sua busca

Por qual motivo você busca saber o que significa propósito?

Talvez esteja cansada(o) de assumir compromissos que considera irrelevantes. Talvez esteja cansado(a) de ter que correr todos os dias para dar conta destes.

Afinal, por que se matar de correr e trabalhar por algo que você não quer e nem considera importante?

O problema é que estamos viciados. Foram anos de vícios e decisões tomadas no piloto automático. Apesar de sermos responsáveis por mudar isso, fomos ensinados assim.

Trabalhar 12 a 16 horas por dia, drogas, sexo, jogos e todas as criativas coisas que nos viciamos e que podem nos afundar.

Dinheiro, fama, carros, obras de arte, casas luxuosas e contas bancárias cada vez maiores. Então, depois de tudo isso, arrumar formas para proteger e dobrar seus bens.

O caminho está traçado. Para que perder tempo querendo reinventar a roda?

Assim, entramos quase que de maneira automática por esse caminho. E depois de um certo tempo, nos vemos exaustos e com um grande sentimento de vazio. Um dia após o outro, vivemos guerras internas desconfortáveis em busca da liberdade.

Mas, contra quem estamos lutando esse tempo todo? Quando na verdade, sempre estivemos livres.

Isso porque, a responsabilidade por investigar, encontrar e viver um propósito é individual. Por isso a importância de saber o que significa propósito e como começar a sua busca por ele.

Nesse sentido, quero apresentar dois princípios básicos muito importantes para aproveitar essa liberdade e ter sucesso em sua jornada para descobrir e viver o que deseja.

Princípio 1 – Pare de fazer o que não gosta e descubra o que significa propósito

Princípio 1 - Pare de fazer o que não gosta e descubra o que significa propósito

Ninguém gosta de ser obrigado a fazer o que não gosta. É mesmo muito estressante.

No entanto, imagino que tenha pensado: Bem que eu queria fazer apenas o que amo, mas tenho que pagar as contas.”

Mas calma! Antes de falarmos sobre isso, aqui vão algumas dicas para começar a exercitar sua individualidade e autoconhecimento:

  • Pense apenas nas pessoas que você ama,
  • Assista programas e leia apenas livros que você curte,
  • Vá apenas a encontros e eventos que realmente esteja interessado e que sabe que irá se divertir ou se apaixonar,
  • Se relacione com pessoas que amam você, que são esforçadas e vencedoras e que também querem que você vença.

Em princípio, essas pequenas práticas diárias começarão a fazer com que você conheça melhor a si mesmo. Com isso, terá suas primeiras pistas sobre o que significa propósito para você.

Mas, como disse, é uma escolha. E você pode escolher não refletir sobre isso.

Entretanto, é importante que esteja consciente de que cada vez que você diz sim para algo que não quer fazer, algumas consequências naturais surgem:

  • Você ficará bravo ou ressentido com as pessoas,
  • Não dará o máximo de seu potencial. Dessa maneira, é possível que faça um trabalho ruim ou mediano,
  • Terá menos energia para fazer o que quer de verdade,
  • Como resultado, ganhará menos dinheiro do que poderia ganhar se investisse bem seus esforços e recursos pessoais

Princípio 2 – Cuide de Você, de seus interesses e das pessoas que ama

Princípio 2 - Cuide de Você, de seus interesses e das pessoas que ama

Este princípio, aproxima você do que significa propósito.

Perceba que não estou dizendo para que seja egoísta, mas para que coloque atenção primeiramente em seus interesses e sonhos.

Assim, tenha atenção e note que o trabalho a ser feito é interno. Nada externo poderá ajudá-lo a buscar algo que já habita em você.

Quanto maior for o seu fogo interno, mais pessoas estarão à sua volta. Mais pessoas vão querer acender os seus próprios fogos através do calor que você transmite.

Isto é propósito. Investigar, conhecer e agir de acordo com quem você é de verdade.

No entanto, para ter sucesso nessa jornada, será preciso cuidar dos interesses da pessoa mais importante nessa história, Você.

#1. Cuide de você para entender o que significa propósito

Parece fácil, mas a maioria de nós está ocupada demais em empregos estressantes ou imersos em tecnologias que roubam todo o tempo que poderia ser investido em cuidado pessoal.

Por isso, atenção aos seguintes pontos:

  • Cuide bem do seu sono

No geral, tente dormir no mínimo de 6 a 8 horas por dia. Isto não é uma regra, visto que, a quantidade de sono para que você se sinta bem pode variar de uma pessoa para outra .

  • Tenha atenção com sua alimentação

Os alimentos que você consome exercem grande impacto em sua disposição e energia para lutar e alcançar seus sonhos. Assim, tente se alimentar de maneira mais saudável e evite excessos de besteiras.

  • Tenha uma rotina de exercícios diários

Muitas pesquisas já mostraram que exercitar-se todos os dias, mesmo que por pouco tempo, reduz o estresse e a ansiedade. No entanto, nem sempre é fácil ir à academia todos os dias.

Nesse sentido, busque alternativas como uma caminhada, ioga ou exercícios simples que podem ser feitos em casa, sem nenhum aparelho.

Com apenas 20 – 30 minutos por dia você já começará a perceber os benefícios.

  • Organize sua vida e planos

Sem muito segredo. Agora que você percebeu a importância de se colocar em primeiro lugar, no que diz respeito ao seu plano de vida, elimine de seu planejamento coisas e compromissos que não quer fazer.

Pense sobre seus objetivos e crie um plano para buscá-los. Pense sobre suas prioridades e como pode se organizar para chegar lá.

#2. Cuide de seus interesses

Pois bem, a essa altura, já deve ter percebido que para cuidar daquilo que quer, precisará colocar em prática o princípio 1 e aprender a dizer mais “NÃOs” para os outros.

Com isso, você terá mais espaço, energia e tempo para entrar em ação nas coisas que deseja.

Portanto, com base naquilo que você quer conquistar e se tornar, escolha metas e objetivos.

Pense sobre o motivo para querer conquistar isso. Pense em como essa conquista se conecta a pessoa que você quer se tornar e com a vida que quer viver, ou seja, com o seu propósito.

#3. Cuide das pessoas que ama

Cuidar de seus interesses não significa se isolar do mundo. Não quer dizer que você tenha que esquecer todo mundo e apenas correr atrás dos seus objetivos individuais.

Ninguém consegue viver sozinho. E ainda que você acredite viver melhor sozinho, existem algumas pesquisas e estudos que contestam essa forma de pensar.

Você sabia que pessoas que moram sozinhas têm 80% de chances a mais de ter depressão, do que alguém que mora com outras pessoas? É o que diz o artigo da revista digital Veja.

Assim, por mais que o propósito seja algo pessoal, é importante que não se esqueça das pessoas que ama e se importa. Calma, eu sei que disse para você dizer mais NÃOs para as pessoas em prol de viver aquilo que deseja.

No entanto, nesse caso, as pessoas que ama são parte de seu propósito. Portanto, cuidar das pessoas que ama e se importa é compreender o que significa propósito.

Claro que nem sempre, se deve parar tudo o que está fazendo para ajudar seu irmão a instalar um aplicativo de compras online no celular.

Mas, para assuntos importantes, priorize pessoas em vez de tarefas ou coisas.

Descubra o que significa propósito para Você

Descubra o que significa propósito para Você

Antes de mais nada, quero deixar claro que nada do que foi escrito neste artigo foi inventado. Este foi o mesmo caminho pelo qual trilhei quando cheguei ao ponto de acreditar que a vida era sem graça e sem sentido.

Dessa maneira, pela primeira vez em muitos anos, parei para pensar sobre quem era eu e o que eu gostaria de viver nessa breve passagem pelo mundo.

Foi assim que percebi que grande parte das coisas que fazia, não haviam sido escolhidas por mim. Então, a partir disso, foi possível começar a dizer mais NÃOs para coisas, tarefas e pessoas que me tomavam tempo e energia.

Como resultado, hoje me sobra mais tempo para cuidar de mim, dos meus interesses e das pessoas que amo.

Não deixe para amanhã! Comece hoje a pensar sobre tudo aquilo que você faz e não gostaria. Reflita sobre tudo o que quer fazer e quais pessoas quer que o acompanhem nessa jornada.

Assuma a responsabilidade por viver com propósito e comece a fazer suas escolhas. De outra forma, terá que aceitar os desafios e caminhos aleatórios da vida.

Espero que este artigo ajude você a se tornar 0,001% melhor.

Se esse for o caso, compartilhe com as pessoas que você ama. Para continuar evoluindo sempre, cadastre seu e-mail em nossa lista de atualizações abaixo.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *