Ouça Este Artigo em Áudio

Um teste de autoconhecimento possui um objetivo simples: ajudar você a entender um pouco mais sobre seu próprio manual. É preciso saber que não existe um “manual” perfeito, mas esse teste é baseado nas respostas de centenas de milhares de pessoas e nas pesquisas científicas mais modernas sobre personalidade humana.

Você é sociável ou tímido?

Esse é um tipo de resposta que você conseguirá responder com seu teste de autoconhecimento. Com as respostas em mãos (e um relatório completo), você poderá se tornar uma pessoa mais disposta a descobrir os segredos dos seus comportamentos (e pensamentos) com muito mais certeza. Tá pronto pra isso?

Antes de tudo, você precisa entender como funciona.

Como Funciona o Teste de Autoconhecimento?

Entender como funciona o teste de autoconhecimento é essencial antes de fazê-lo.
Entender como funciona o teste de autoconhecimento é essencial antes de fazê-lo.

São três etapas.

A primeira etapa do teste de autoconhecimento é o desejo por fazer (você está nessa fase). A segunda, a mais simples, é o próprio teste de autoconhecimento. Depois vem a parte mais importante (e negligenciada): entender o resultado. E aqui vem um segredo: para entender o resultado, você precisa primeiro saber como funciona o teste de autoconhecimento.

E é para isso que estou aqui.

Um teste de autoconhecimento funciona a partir da análise comportamental e das motivações de indivíduos. Existem diversos tipos de análises diferentes e, aqui, vou te falar do MBTI: esse teste analisa 4 aspectos diferentes da sua personalidade para gerar 1 perfil (são 16 no total). A partir dele, você terá um relatório.

Quer o relatório? Só continuar.

Cada um dos tipos de personalidade no teste de autoconhecimento é distribuído em 4 grupos principais (que falarei a respeito depois). Você perceberá alguns padrões sobre seu tipo de perfil. Por exemplo, pessoas de certos tipos costumam ter afinidade com você. Porém, outros tipos podem ter intrigas com você. Já pensou entender bem como agir nessas situações?

Isso ajuda até na insegurança no relacionamento.

É até uma forma de você ter maior resiliência emocional porque você poderá perceber, com muito mais facilidade, que você não está sozinho com seus problemas, mas que na verdade é parte de um grande grupo de pessoas que pensam e agem como você. Ahh, e tem outras coisas legais também.

Existem perfis super raros.

E existem perfis mais comuns. As pessoas que estão dentro dos perfis super raros normalmente possuem problemas em se enturmar. Na verdade, o teste de autoconhecimento mostra que essas pessoas sofrem se achando rejeitadas. Mas tudo que acontece é que elas não encontraram sua “turma” ainda.

São 16 perfis, certo?

Se a quantidade de pessoas nos perfis fosse distribuída igualmente, então cada perfil teria 6,25% de pessoas. No entanto, o perfil com mais pessoas (INFJ) possui menos de 1% das pessoas enquanto que os perfis mais comuns chegam a 17% das pessoas. Então agora você entende porque algumas pessoas se sentem rejeitadas. Mas não se preocupe, vou te explicar todos os tipos no próximo tópico.

Pronto para interpretar seu teste de autoconhecimento?

Interpretando Seu Teste de Autoconhecimento

Calma, não é difícil. É longo, porém. É importante ler seus relatórios após fazer seu teste de autoconhecimento.
Calma, não é difícil. É longo, porém. É importante ler seus relatórios após fazer seu teste de autoconhecimento.

O que significa INTJ?

Extrovertido VS Introvertido. Sensorial VS Intuitivo. Racional VS Sentimental. Julgador VS Perceptivo. Cada um de nós possui uma certa tendência para cada um desses lados. E, com a união de todas as tendências, acabamos formando um perfil no teste de autoconhecimento. Por exemplo, alguém Introvertido (I), Intuitivo (N), Racional (T) e Julgador (J) será um INTJ. E o que isso significa?

Haha, calma! Ele é um “Arquiteto” na tipologia MBTI.

São pessoas com altíssima criatividade e controle de processos voltados a ter um sentimento de auto realização nos seus projetos. São focados em resultados e gostam do processo de melhoria. Nunca ficam parados e são introvertidos, preferindo trabalhar sozinhos. E esse é apenas um dos 16 tipos de perfis que o teste de autoconhecimento pode mostrar (e ajudar na sua alta performance).

Para mais, só ler o artigo.

Grupo dos Analistas do MBTI

Arquiteto (INTJ): explicado acima. Muito criativo, voltado a resultados e introvertido.

Lógico (INTP): O tipo lógico costuma criar coisas novas o tempo todo, valorizando um bom debate e procurando sempre ficar próximo de pessoas que o ajudem a Evoluir. 

Comandante (ENTJ): Ahh, o perfil Comandante! Este é tipo de pessoa que todo mundo respeita porque sabe que ele tem um plano que vai funcionar. Não escolhe pessoas favoritas e costuma ser racional com suas decisões (apesar de ter uma boa necessidade de socializar).

– Inovador (ENTP): Poderíamos até chamar este perfil do teste de autoconhecimento como “O Procrastinador”. É importante para este perfil de ter várias ferramentas de produtividade para garantir que sua imensa criatividade não atrapalhe seus resultados. 

Grupo dos Diplomatas do MBTI

Advogado (INFJ): Do inglês “Advocate” são aqueles que “Defendem” uma causa. São pessoas que agem no escuro e não precisam de apreciação, mas somente de saber que podem dormir tranquilos que fizeram a coisa certa (com velocidade e precisão). Este é o perfil mais raro de todos.

Mediador (INFP): Este perfil é bem costumeiro em líderes calados, daqueles que todos param para ouvir por ser sensível e entender o outro. Apesar do modo introvertido, são aqueles que conectam os grupos e é inspirado como sendo o arquétipo curador.

Protagonista (ENFJ): Obama é um ENFJ, o segundo perfil mais raro. Eles costumam ser rodeados de vários INFJ para executar o que precisam para que suas ações (e visão) do mundo aconteça.

Ativista (ENFP): Pense num tipo de perfil do teste de autoconhecimento que não gosta de ficar preso num espaço fechado. O Ativista é aquele que adora organizar eventos e participar de coisas novas o tempo todo (que envolve várias pessoas, claro).

Sentinelas do MBTI

Logístico (ISTJ): Sala gelada com ar condicionado, um monitor com alguns gráficos verde e preto e temos um Logístico tomando conta, minuciosamente, de dados e análises.

Defensor (ISFJ): O Defensor, no teste de autoconhecimento, revela uma grande motivação por ajudar o próximo. Costumam ser cruciais para aliviar o estresse dos outros ao seu redor e por terem uma alta tolerância a erros.

Executivo (ESTJ): O perfil Executivo é, exatamente, o perfil do “Executivo de Sucesso”, aquele que possui expertise para lidar com outros perfis e fazer com que uma empresa (ou grupo) consiga funcionar harmoniosamente.

Cônsul (ESFJ): O Cônsul é um perfil do teste de autoconhecimento que provê maior valor ao deixar as pessoas ao seu redor satisfeitas. Se importa (e muito) com normas sociais e tenta servir para que essas normas sejam seguidas. 

Exploradores do MBTI

Virtuoso (ISTP): São de um perfil bastante analítico, mas nunca confiam totalmente no planejamento inicial e sempre têm um plano B.

Aventureiro (ISFP): Sabe quem ama viajar sozinho? Um aspecto interessante do ISFP é perceber alta tolerância à instabilidade (e até procurar isso).

Empresário (ESTP): O Empresário é similar ao Executivo, com a diferença que é menos mandão e dá mais liberdade para o planejamento se moldar como for preciso.

Animador (ESFP): Um perfil essencial para manter a equipe motivada e pronta para enfrentar seus desafios. Fala bastante e é sempre uma boa companhia.

E esses foram os 16 tipos. Pronto pro teste?

Teste de Autoconhecimento Grátis

Todo teste de autoconhecimento é, na verdade, uma viagem longa dentro de si mesmo. Muitas vezes é difícil, mas a recompensa sempre vale à pena.
Todo teste de autoconhecimento é, na verdade, uma viagem longa dentro de si mesmo. Muitas vezes é difícil, mas a recompensa sempre vale à pena.

Centenas de Milhares de Respostas.

Testes de autoconhecimento são famosos por agregar diversas características de pessoas e juntar em uma só teoria. Você, de alguma forma, vai encaixar em um dos 16 perfis diferentes e vai ter acesso aos resultados de perguntas de centenas de milhares de pessoas. Vou te mostrar um site incrível.

Ele possui um perfil online.

O site é o 16Personalities (em português) e ele te dá o poder de fazer seu próprio teste de autoconhecimento grátis e gerar um relatório. São dois relatórios, na verdade. Um simples e um completo. Ambos são grátis e você pode usar e ler quando bem entender. Através do fórum do site você poderá consultar informações engraçadas. Como, por exemplo, se o seu perfil costuma entrar na água de costas ou de frente no chuveiro.

Ansioso pro seu teste?

Agora que você já tem as informações necessárias para entender o teste, basta ir e fazer. Se quiser se sentir mais preparado, eu recomendo que você assine a lista do Alô Evolução e participe das Jornadas gratuitas que tenho a oferecer. O objetivo delas é simples: testar seu autoconhecimento e melhorar sua felicidade com o tempo.

Mas isso não é milagre.

Na verdade, não há como fazer milagre assim. Você precisará passar por cursos que desafiarão sua forma de pensar e agir durante algum tempo. E, através da dificuldade, você se tornará alguém melhor do que é hoje. Se gostou do teste de autoconhecimento que te mostrei aqui, compartilhe com alguém que você se importa.

Invista em sua Evolução Pessoal!

Quer conteúdo de qualidade ? Assine a lista e fique por dentro de todas as nossas atualizações

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Caio Vinicius
Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *