fbpx
Os sintomas de estresse começam com pequenos estresses e, meses depois, você pode ter um estresse crônico prejudicando sua saúde.

Os sintomas de estresse começam com pequenos estresses e, meses depois, você pode ter um estresse crônico prejudicando sua saúde.

Os sintomas de estresse são simples de identificar. São tão simples que vou pedir que você tenha seu celular em mãos para anotar.

Faremos um teste rápido para saber seu nível atual de estresse e como superar com dicas simples, rápidas e diárias. Garanto que valerá o seu esforço e sua mente irá agradecer.

Um dos primeiros sintomas graves é o derrame…

Mas calma! Demora bastante para chegar no derrame.

Antes disso, você terá sentido os vários outros sintomas de estresse e poderá notar se seu quadro é somente algo passageiro ou se você precisa mudar sua rotina (como alimentação) de forma urgente na sua vida.

Preste bastante atenção que fiz este teste para você medir seu nível de estresse.

Você analisará cada um dos sintomas.

Neste exato momento, ao iniciar a leitura deste artigo sobre sintomas de estresse, você precisa pegar algo para anotar (ou até a calculadora do celular).

Para cada nova informação que eu for te falando, vou fazer uma pergunta simples (responda com atenção). Dependendo da resposta, você irá somar uma quantidade definida de pontos, certo?

Deixa te eu te explicar melhor…

Se eu te perguntar, por exemplo, se você vem tendo insônia nos últimos 3 meses juntamente com outros sintomas de estresse, então você tem cinco respostas possíveis.

Quanto maior o número, melhor você está. A pontuação máxima do teste é 65, mas não se preocupe que qualquer pontuação acima de 50 é ótima!

  • 5 pontos: “não tenho este sintoma de estresse”.
  • 4 pontos: “este sintoma só aparece raramente”.
  • 3 pontos: “o sintoma aparece semanalmente”.
  • 2 pontos: “o sintoma aparece diariamente.”
  • 1 ponto: “MEU DEUS! SOCORRO!”

Okay, entendeu?

Ao final do teste sua pontuação máxima será de 65 e, depois, vou te mostrar como analisar o resultado para você ter noção se precisa ir no hospital, tomar algum medicamento ou se basta uma água de coco na praia para relaxar e se livrar, de vez, dos seus sintomas de estresse físico ou psicológico.

Vamos começar entendendo os tipos (e perigos).

Os 3 Tipos de Sintomas de Estresse

O local mais comum de ganhar um novo estresse é no trabalho. É preciso saber lidar muito bem com o ambiente se quiser ter bons resultados e uma mente sã.

O local mais comum de ganhar um novo estresse é no trabalho. É preciso saber lidar muito bem com o ambiente se quiser ter bons resultados e uma mente sã.

Para a Associação Americana de Psicologia, existem três tipos de sintomas de estresse principais. Cada um deles precisará de um tipo de solução diferente e possui uma gravidade e um perigo diferenciado.

Se você estiver no último tipo (crônico) e tentar resolver com soluções do primeiro tipo (agudo), então nada vai mudar.

Então presta bastante atenção nos 3 tipos de estresse.

Sintomas de Estresse Agudo

O estresse agudo é como uma irritação estomacal.

Uma forma simples de entender é pensando sobre o estômago. Quando você come algo que te faz mal, você sente um incômodo (de diversas intensidades) mas sabe que aquilo foi causado por algo e que vai passar.

Um exemplo é quando exageramos nos doces ou salgados em aniversários de criança.

O estresse agudo possui sua causa identificável.

Ou seja, pode ter sido uma discussão no trabalho, uma notícia desagradável, uma ansiedade rápida por culpa de uma prova ou qualquer outro tipo de motivo no passado recente (até uma semana). Este tipo de estresse, apesar de ser rápido, precisa receber bastante atenção.

Vamos voltar aos doces e salgados…

Vamos supor que se você comer 10 docinhos e 10 pastéis, terá problemas estomacais. Mas e se você comer 50 de cada? Concorda comigo que o efeito será muito mais forte?

Os sintomas de estresse são iguais. Se a causa do estresse tiver sido um cachorro preso que latiu e te assustou, então a intensidade do estresse poderá ser alta, mas momentânea.

Se for um teste de qualidades e defeitos numa entrevista

Daí talvez você acabe paralisando a semana inteira pensando nesse teste e, quem sabe, possa até desmaiar devido aos sintomas de estresse.

Então aqui vai o alerta: cada tipo de estresse possui uma intensidade (a intensidade vai influenciar seus pontos quando o teste começar).

O próximo nível é quando você “não consegue parar”.

Sintomas de Estresse Agudo Episódico

Por mais que não seja constante, os sintomas de estresse agudo episódico podem levar você ao fundo do poço se não tiver resiliência emocional.

Por mais que não seja constante, os sintomas de estresse agudo episódico podem levar você ao fundo do poço se não tiver resiliência emocional.

Certo, vamos voltar ao exemplo dos salgados e doces.

Nos sintomas do estresse agudo comum, você sabe qual foi a causa e sabe que vai passar.

No estresse agudo crônico, você pode saber ou desconhecer a causa dos sintomas de estresse. É fácil de entender. Vamos supor que você come alguns pastéis toda sexta feira ao sair do trabalho há 2 anos.

Então, de repente, começou a ter episódios de gastrite.

“Do nada.”

Você investiga, procura médicos e toma remédios mas não sabe qual é a causa. Isto é igual aos sintomas de estresse e é a partir do estresse agudo episódico que a coisa fica mais complicada.

Se a pessoa que faz seus pastéis tiver decidido reaproveitar o óleo e usar algo que faz mal ao seu corpo, então talvez aí esteja sua causa da gastrite…

E como funciona com os sintomas de estresse?

São as pequenas coisinhas que vão sendo acumuladas ao longo do tempo. Talvez tenha sido até alimentação, algo como terem trocado o café da máquina de café e a quantidade de cafeína esteja te deixando irritado.

Ou, talvez, seja simplesmente algo que você foi ignorando (apesar de te chatear) e, meses depois, você nem perceba mais o quanto te irrita.

O estresse crônico começa com falta de auto responsabilidade.

É empurrar com a barriga algo que você deveria resolver imediatamente, como um conflito diário com alguém do trabalho.

Se você não lidar com isso agora, talvez passe a ignorar” de forma consciente. Mas seu inconsciente continuará a trabalhar e a tentar destruir sua saúde mental.

Agora deixa te explicar a diferença do crônico.

Sintomas de Estresse Crônico

Estresse crônico aparece mais naquelas pessoas que explodem e perdem o controle muito rápido. Na foto acima, por exemplo, basta um Uber e estaria tudo resolvido.

Estresse crônico aparece mais naquelas pessoas que explodem e perdem o controle muito rápido. Na foto acima, por exemplo, basta um Uber e estaria tudo resolvido.

Imagina que, no estresse agudo episódico, você tem “episódios de estresse”. São dias que está muito estressado e dias que não.

Tudo porque, talvez, a causa demore a se repetir ou você não seja tão influenciável assim ao causador desses sintomas de estresse. Já no estresse crônico, tudo fica diferente e perigoso…

Você mesmo inventa motivos para o estresse.

Seus sintomas de estresse, dessa vez, são criados por você mesmo. É como uma locomotiva sem freios em alta velocidade. Devido ao peso e à velocidade que está, fica bem difícil parar sem quebrar algo.

E esse é o perigo do estresse crônico. É quando você passa semanas ou meses tendo estresse o tempo todo.

Esses sintomas podem te matar, inclusive.

A diferença do episódico para o crônico é que os sintomas de estresse (no crônico) não param. Você acorda estressado, dorme estressado, vai pra praia estressado e vive assim estressado.

Os sintomas físicos do estresse crônico são bem mais fortes e perceptíveis (até visíveis, porque afeta a pele e cabelos).

Mas okay, vamos aos sintomas principais.

Vou fazer uma lista rápida de todos os sintomas de estresse e, depois, vou explicar cada um deles para você, finalmente, usar sua pontuação, tudo bem?

Quais São os Sintomas de Estresse?

  • Acne
  • Bruxismo
  • Sudorese
  • Dor Genérica
  • Dor de Cabeça
  • Ganho de Peso
  • Imunidade Baixa
  • Irritações na Pele
  • Baixo Desejo Sexual
  • Irritabilidade na Mente
  • Digestão Problemática
  • Dificuldade Para Dormir
  • Dificuldade Para Acordar

[Teste] 13 Sintomas de Estresse

Prepara a caneta para anotar, mesmo que esteja cheio de sintomas de estresse neste exato momento.

Prepara a caneta para anotar, mesmo que esteja cheio de sintomas de estresse neste exato momento.

O teste funciona assim. Ao final de cada um dos sintomas de estresse você vai somar um número de 1 a 5, onde 5 significa que você NÃO TEM esse sintoma e 1 significa que esse sintoma te prejudica todos os dias da sua vida.

Por exemplo, se você tem dor de cabeça duas vezes na semana por culpa do estresse, então uma boa escolha é somar o número 3.

  • 5 pontos: “não tenho esse sintoma de estresse”.
  • 4 pontos: “esse sintoma aparece raramente”.
  • 3 pontos: “o sintoma aparece semanalmente”.
  • 2 pontos: “o sintoma aparece diariamente.”
  • 1 pontos: “MEU DEUS! SOCORRO!”

Lembre-se de somar tudo.

Acne

Esse é um dos primeiros sintomas que se manifesta. Não significa que você possui um grau forte de estresse, mas sim que seu corpo manifesta assim.

Por exemplo, alguém com um estresse leve pode ter acne enquanto alguém com estresse elevado pode não desenvolver.

Analise seu rosto e seu histórico de estresse.

Se você tiver acne, ela piorou junto com o aparecimento dos outros sintomas de estresse? Qual o grau de manifestação desse sintoma no seu quadro de estresse? (É agora que você soma o valor que falei lá em cima de 1 a 5).

Bruxismo

Bruxismo é um ato um pouco difícil de entender.

Na verdade, ainda não sabemos o que causa o bruxismo, somente que ele existe e que destrói nossos dentes. Bruxismo é o ranger de dentes involuntário enquanto dormimos.

Sabemos que ele é muito relacionado ao estresse. E a única forma de detectar é se alguém, ao te observar dormir, perceber o comportamento.

Ou no resultado nos dentes (danificados).

O bruxismo pode prejudicar, drasticamente, os seus dentes, chegando a expor a parte interna deles.

Reduzir o estresse, normalmente, reduz o bruxismo. O quanto este sintoma se manifesta no seu quadro de estresse? (Responda e some de 1 a 5, de acordo com a tabela).

Sudorese

Esse é um dos sintomas de estresse mais chatos.

Apesar de não afetar a saúde, afeta o bem estar. Suar muito pode causar odores indesejáveis (bem como desconfortos).

Lembre-se que o importante é perceber modificações do seu estado atual e não somente os sintomas de estresse em si. Quanto que este sintoma de estresse se manifesta no seu quadro atual? (Some de novo!).

Dor Genérica

Dores na musculatura, nas articulações e no corpo em geral podem estar associadas ao seu quadro de estresse.

Toda a munição de neuroquímicos associados ao estresse, principalmente o cortisol, causam efeitos no seu corpo “preparando-o para a batalha”, o que não é sustentável por muito tempo.

Nas últimas semanas (ou meses), você teve alguma dor nova?

Uma dor relacionada ao estresse e que apareceu junto do seu quadro? Quanto que este sintoma de estresse físico se manifesta no seu quadro atual? (De 1 a 5).

Dor de Cabeça

Um dos sintomas de estresse psicossomático mais comum.

A dor de cabeça associada ao estresse, normalmente, está relacionada ao aumento da pressão arterial.

Este é um dos sintomas de estresse mais negligenciado pelas pessoas porque ela demonstra o exemplo do pastel que expliquei mais cedo, só que com uma diferença…

É como se você aumentasse devagar os pastéis que come.

  • Primeira semana: 5 pastéis.
  • Quarta semana: 6 pastéis.
  • Oitava semana: 7 pastéis.
  • Semana 54: 18 pastéis por semana.

Percebe que, se você aumentar assim, bem devagar, seu corpo ainda irá sentir os problemas, mas você não conseguirá identificar a causa porque estará na rotina.

A dor de cabeça é pior ainda porque nosso corpo se adapta facilmente à dor e nós esquecemos que ela existe. “Ahhh, eu sempre tive dor de cabeça”, alguém pode falar.

E esse é o grande perigo.

Se você vem tendo dor de cabeça há mais de 3 meses constantemente, então vou ser bem duro com você: você pode morrer da noite pro dia.

Se você está nesse nível, converse com as pessoas ao seu redor. Fale com a pessoa mais estressada e com pressão alta do trabalho e peça ajuda (normalmente, elas terão várias experiências para te contar).

Aliás, você faz automedicação com frequência? O quanto que esse sintoma de estresse psicossomático vem aparecendo junto do seu estresse? (De 1 a 5).

Ganho de Peso

Academia ajuda a melhorar sua saúde geral e equilibrar o seu corpo adequadamente. É uma ótima ideia para reduzir os sintomas de estresse (inclusive o ganho de peso).

Academia ajuda a melhorar sua saúde geral e equilibrar o seu corpo adequadamente. É uma ótima ideia para reduzir os sintomas de estresse (inclusive o ganho de peso).

Este sintoma é odiado pelas mulheres.

Basta pensar e analisar, rapidamente. O quanto você vem ganhando peso no período em que possui o seu estresse? O quanto esse sintoma está presente no seu quadro? (De 1 a 5).

Imunidade Baixa

Os mecanismos do estresse são bem complexos.

Aqui vou apenas te explicar rápido que, sim, o estresse te deixa mais frágil para qualquer doença.

Isso tanto para contagiar a doença quanto para piorar o quadro dela e sentir com mais força (como gripe). O quanto que isto tem estado presente e intenso no seu quadro de estresse? (De 1 a 5).

Irritações na Pele

Outro sintoma visível.

Algumas pessoas possuem uma reação rápida ao estresse que, em minutos de uma situação simples, ficam com a pele vermelha e irritadiça.

Nem todos possuem esse sintoma físico de estresse, mas é um sintoma para se observar porque incomoda bastante. Normalmente, a irritação não causa problemas maiores, mas precisa ser observada e tratada.

O quanto essas irritações se manifestam para você? (De 1 a 5).

Baixo Desejo Sexual

Esse é um sintoma preocupante…

Tendo um relacionamento ativo, isso pode prejudicar ambas as partes.

Enquanto que você se sente mal por não ter a libido de antes, o parceiro também o sente por associar a si mesmo o motivo (e não ao estresse).

Se você passar por algo assim, garanta de conversar com seu parceiro e entender como continuar tendo motivação.

Você tem tido um baixo desejo sexual? (De 1 a 5).

Irritabilidade na Mente

  • “Que horas são?”
  • “Não é da sua conta!”

Tenho um amigo que fica desse jeito.

É difícil e ele até pede desculpas mas, nas palavras dele, “é como se não fosse ele”. Uma forma de entender melhor isso é pensar na TPM das mulheres.

Elas agem, reagem e se comportam de forma diferente. Se você tem tido reações que não “batem com sua personalidade”, qual a intensidade delas no seu quadro de estresse? (De 1 a 5).

Digestão Problemática

Não são só os pastéis que pioram a digestão…

Estresse modifica todo o seu corpo. Isso pode acelerar sua digestão e te dar uma desinteria ou mesmo causar prisão de ventre.

Observe esse sintoma de estresse psicossomático e perceba: quanto que ele tem se manifestado no seu quadro de estresse? (De 1 a 5).

Dificuldade Para Dormir

Se você toma medicamentos para dormir pelo menos uma vez por semana então preciso te alertar que tem um problema grave sendo mascarado por aí. Procure um médico.

Se você toma medicamentos para dormir pelo menos uma vez por semana então preciso te alertar que tem um problema grave sendo mascarado por aí. Procure um médico.

Seu corpo precisa de equilíbrio.

Quando chega a hora de dormir, precisamos dos neuroquímicos corretos atuando na nossa mente.

Se você estiver estressado, então estará no “modo de batalha”, o que significa que terá dificuldades para dormir.

O quanto isso se manifesta na sua vida em seu quadro de estresse?

Dificuldade Para Acordar

Esse sintoma de estresse é apenas consequência do anterior.

Se você não consegue dormir, então sua noite de sono não rende coisa alguma. Daí você quer continuar dormindo por não ter conseguido dormir a noite inteira.

É um sintoma ruim e triste, mas que precisa ser observado. Dormir mal e acordar pior não é algo natural. Entenda e absorva isso para conhecer melhor seu corpo e mente. O quanto isto tem se manifestado na sua vida? (De 1 a 5).

[captura]

7 Passos Para Prevenir Estresse

Você é o causador do seu estresse? Teu carro, casa ou hábitos de consumo colocaram você numa espécie de “escravidão” financeira? Se esse for seu caso, é bom repensar.

Você é o causador do seu estresse? Teu carro, casa ou hábitos de consumo colocaram você numa espécie de “escravidão” financeira? Se esse for seu caso, é bom repensar.

Já vou te falar do seu resultado mas, antes, deixa te explicar os passos preventivos contra os sintomas de estresse. Assim você nunca mais terá uma crise forte e poderá saber o que fazer para ter saúde mental.

Coma Bem

A alimentação influencia no que seu corpo produz e, portanto, uma alimentação rica em gorduras, açúcares e muita massa poderá piorar ainda mais seus sintomas de estresse.

Faça Exercícios

Exercícios físicos são uma ótima forma de aliviar os sintomas de estresse ao liberar tanto serotonina quanto dopamina e ajudarem a regular a química neuronal.

Apesar de simples, se você é totalmente sedentário, 10 minutos por dia de atividade aeróbica é suficiente para trazer bem estar.

Durma o Suficiente

Sei que seu problema pode ser, exatamente, dormir. Porém, se você tiver escolha e puder ter horários fixos para acordar e dormir, saiba que essa é a melhor escolha para manter seu corpo equilibrado.

Faça Sexo Rotineiro

Estudos comprovam que sexo melhora a autoestima, reduz estresse e ajuda até a combater doenças. É, literalmente, uma forma de aliviar o estresse.

Melhore Sua Postura

Aplicar ótimas técnicas de respiração pode te ajudar a melhorar a postura e ajustar diversos problemas do corpo.

A verdade é que, apesar de fazermos isso todos os dias, respirar não é algo fácil. Aprenda, corretamente, e tenha uma dose de relaxamento.

Desinstale o Instagram

Qual foi a última vez que você passou 24 horas desconectado da internet?

O Instagram pode ser um causador de ansiedade.

Se você usa o Instagram antes de dormir, pode prejudicar seu sono.

Se usa para olhar a vida dos outros ou gastar sua vida, então talvez seja uma boa ideia tentar fazer um detox de uma semana do Instagram para melhorar seu estado geral antes de continuar com esse hábito.

Teste ao menos uma semana para saber o resultado.

Evolua Constantemente

O importante é não ficar parado.

Que você tenha algo importante para focar sua mente. Se seus sintomas de estresse forem o tópico que você mais fala durante seu dia, então sua mente estará focada na doença.

Nunca pare de se desenvolver e experimentar a vida em sua máxima plenitude. Isso é a missão deste blog, te ajudar a continuar Evoluindo constantemente.

Okay, vamos aos resultados?

Resultado do Teste de Sintomas de Estresse

Realmente espero que você tenha um resultado satisfatório e que sua saúde mental esteja ótima. Veja seu resultado e sinta-se à vontade para comentar aqui embaixo.

Realmente espero que você tenha um resultado satisfatório e que sua saúde mental esteja ótima. Veja seu resultado e sinta-se à vontade para comentar aqui embaixo.

  • Acima de 50 Pontos: parabéns mesmo! Seu nível de estresse é excelente e você não tem com o que se preocupar.
  • Entre 40 e 50 pontos: apesar de ter sintomas de estresses pontuais, você não deixa que isso atrapalhe sua vida.
  • Entre 30 e 40 pontos: seus sintomas de estresse aparecem com forte intensidade vez ou outra e deixam sequelas desagradáveis, mas ainda é possível viver normalmente.
  • Entre 20 e 30 pontos: as pessoas percebem seu nível de estresse e até recomendam que você procure ajuda. Dor de cabeça é constante (talvez você nem perceba mais) e você tem fortes irritabilidades e sintomas físicos.
  • Abaixo de 20 pontos: vá ao médico urgentemente. Você pode morrer dentro de uma semana. Não estou brincando.

Espero que este artigo te ajude a entender seu quadro.

Estresse é comum, é verdade, mas com autoconhecimento e respeito a você mesmo (bem como suas metas), fica mais fácil tolerar.

Se você entende o momento presente e tem confiança que tudo vai melhorar, o estresse não te afeta.

Estresse é apenas um estado mental e, portanto, basta ter a mente sadia que você terá um estresse saudável.

E, sobre mente sadia,

eu te convido a participar da minha lista do Alô, Evolução. Lá vou te ajudar a não precisar mais pesquisar os sintomas de estresse.

Além disso, com uma mente sadia e uma vida que sempre continua Evoluindo, você poderá atingir a máxima felicidade e produtividade que você merece ter.

Para isso, basta uma simples decisão: se inscrever logo abaixo.


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *