O Que É Resiliência Humana e Práticas Diárias (P/ Hoje!)

homem resiliente sentado com chá
Passar por turbulências na vida e, mesmo assim, ficar inabalado é característica de quem tem resiliência humana. Quer ter isso? Continue a leitura.

Quer saber se este artigo é para você? Então vamos conversar bem rápido sobre resiliência humana.

Se você é do tipo de pessoa que já passou por alguma situação emocional que te abalou, então pode continuar.

Se você, por outro lado, é alguém que está passando por um momento de alta produtividade e precisa pensar mais racionalmente, você também terá benefícios aqui.

No geral, resiliência humana é algo que deveria ser ensinado a todos.

Augusto Cury, por exemplo, insiste na ideia de Inteligência Multifocal, uma espécie de ideia contrária aos testes de QI e modos como testamos nossas crianças.

E ele explica a urgência disso por existirem adultos (que nem eu e você) que possuem baixa resiliência emocional e não conseguem viver a vida em plenitude.

Para viver a vida em plenitude, vamos entender primeiro a…

Definição de Resiliência Humana

A resiliência humana é a capacidade de uma pessoa de se adaptar.

Falando assim parece até que é simples, mas a verdade é que a jornada para adquirir resiliência humana é bastante tempestuosa e poderá levar bastante tempo a depender do seu estado de desenvolvimento pessoal atual.

Outra questão que ajuda bastante a ter resiliência humana é o seu autoconhecimento. O autoconhecimento ajuda ao te deixar mais resiliente para os eventos externos quando você foca no interno.

Ou seja, resiliência humana é algo que você consegue desenvolver.

Não é algo que você pode olhar para outra pessoa e dizer “essa pessoa possui resiliência humana”, mas é algo que se desenvolve pouco a pouco e com o tempo.

Os monges antigos, por exemplo, viviam a vida inteira procurando ter sempre maior resiliência e presença de estado ao colocar suas mentes focadas no momento presente e na “aniquilação do ego”.

Aniquilar o ego é uma forma de obter mais resiliência.

Vou te explicar, ao longo deste artigo, várias formas simples de obter resiliência humana em níveis que você gostaria de ter.

Seja a paz necessária para o fim do relacionamento, a vontade paralisante e ansiosa de obter o que está no futuro ou mesmo a dor da perda de alguém (ou algo) importante. Entenda algo como podendo ser emprego, carro, casa ou algo que você possua apego (o irmão do ego).

A seguir te mostro uma forma de adquirir resiliência humana.

Caminho do Meio Para Obter Resiliência Humana

bifurcação caminho do meio budismo
Nem sempre o mundo pode ser resumido em dois caminhos. Você pode criar o terceiro. O terceiro é o caminho do meio, a mistura dos dois caminhos que você sempre tem.

O caminho do meio é misturar duas abordagens distintas.

E este não é um artigo religioso, mas vou te explicar um pouco apenas o suficiente para que você possa aplicar o caminho do meio na sua vida em qualquer que seja o problema que você esteja passando.

Tenho certeza que isto facilitará a sua jornada.

Basicamente, o caminho do meio é diferente dos modos antigos porque ele leva em conta que não basta ficar longe das “tentações” do mundo, mas você precisa aprender a ter resiliência humana quando está frente a elas.

Se tem medo de cobra, vá encontrar com uma.

É, isso pode parecer extremamente doloroso emocionalmente para quem possui Ofidiofobia (medo de cobra), mas é uma forma simplificada e direta de conseguir ter uma resolução para seus problemas.

Encontrar com seu medo quando você tem a capacidade é uma forma de adquirir resiliência humana porque você aumenta a sua possibilidade de não ser afetado pelo que te dá medo.

Okay, não precisa deixar a cobra te picar…

Mas é entender que o medo (ou dor) pode estar em sua mente e você pode sim se livrar dele. A forma de se livrar não é jogando fora, mas sim absorvendo e fazendo-o parte de quem você é.

Assim, sua resiliência estará em bom nível.

Existe um porém para este caminho, que é quando o medo ou problema é grande ou forte demais para você suportar.

Nesse caso, existe outra forma de lidar com o problema: ficando totalmente longe dele.

É, estranho, né? Caminhos opostos.

São exatamente caminhos opostos que se encontram no Caminho do Meio para se ter resiliência humana.

Assim, imagine um término de relacionamento. Normalmente, ao terminar seu relacionamento, você ficará no caminho da ausência, ficando longe do relacionamento antigo pela dor forte que ele provoca.

“Então o próximo passo é se aproximar da ex?!”

Sim e não. Lembra que falei que você não precisa se deixar ser picado pela cobra?

A situação ideal é que possamos lidar com a dor, mas assim como o seu desenvolvimento pessoal não tem fim, a sua resiliência emocional também não.

Então use o seu contexto e seu bom senso, nunca se deixe afundar pela dor nem ser paralisado por ela.

Percebe como isso é prático? Mas pode ser aplicado em qualquer área…

Seja o seu chefe, o seu emprego ou alguma empresa que vem te causando dor.

Precisamos aprender a aceitar e respeitar nossas necessidades, dores e sentimentos.

A resiliência humana não significa tolerar tudo, mas significa ter autoconhecimento para resistir àquilo que você precisa resistir quando você precisar.

Isso ao invés de ficar o tempo todo tentando ser uma pessoa que você não é.

Mas chega de teoria e vamos às práticas…

[captura]

Práticas Diárias Para Resiliência Humana

homem meditando sobre resiliência humana
Acalmar a mente é uma das melhores formas de treinar a sua resiliência, principalmente práticas que possuem até comprovação científica.

Meditação

A meditação é uma prática que vem chamando bastante atenção.

Cada vez mais, vem sendo comprovada pela neurociência como algo realmente funcional, a meditação tem o poder de “acalmar” a ansiedade durante o dia a dia.

A meditação pode te ajudar com sua resiliência humana porque ela proporciona a possibilidade de conseguir parar um pouco e deixar sua mente aquietar-se da frenética rotina que temos.

De forma objetiva: meditação é algo para tentar hoje.

Tudo bem, nem todo mundo consegue ficar 10 minutos parado sem fazer nada. Por isso quero te trazer uma recomendação pessoal.

O aplicativo Insight Timer (And|iOS) começa com a frase “o maior acervo gratuito de meditações do mundo”. Funciona assim: basta criar sua conta e ouvir gratuitamente enquanto um guia te leva a uma paz de espírito superior.

Mindfulness

Mindfulness é a ação de estar no momento presente.

Não é tão difícil quanto parece ser, mas exige bastante prática e pode levar algum tempo para finalmente entender como funciona essa técnica.

Para não entrar em níveis mais profundos e difíceis de implementar, vou te dar a prática para você testar no seu dia a dia.

Garanto que tomando essa simples ação você conseguirá atingir resultados incríveis e descobrir o que, realmente, significa mindfulness.

Dica prática: faça uma coisa de cada vez.

É, é exatamente e unicamente isso.

Se você estiver almoçando, não use o celular. Se estiver no banho, coloque sua mente no banho e não em alguma ideia que surgir. Se estiver dirigindo, preste atenção nos arredores. Se estiver com alguém, por favor, olhe profundamente para a alma desta pessoa e absorva tudo que precisar.

Quando sua atenção fica focada em algo, você absorve a vida de uma forma diferente.

Listar Seus Medos

Resiliência humana significa suportar adversidades, certo?

Uma forma de fazer isto é através da listagem dos seus medos.

Isso pode ser até uma forma de conseguir desvendar o empreendedor que está dentro de você ou ajudar você a conseguir atingir grandes objetivos.

Os nossos medos estão nos impedindo de fazer algumas ações.

Por exemplo, o medo de pular de bungee jumping está ajudando você em quê, especificamente?

De não morrer? Talvez, mas vamos pensar…

Como é o medo de falar em público, de pedir uma promoção, demissão ou mesmo pedir alguém em namoro? Esses medos ajudam em algo? Talvez ajudem.

O importante é observar se sua resiliência humana está em níveis suficientes para que você não fique paralisado e sem conseguir fazer coisa alguma que te ajudaria em seus objetivos.

Quer uma ajuda? Veja esse TED (legendado) sobre listar seus medos.

Why you should define your fears instead of your goals | Tim Ferriss
Watch this video on YouTube.

Dialogar e Respeitar

A maioria das pessoas procuram como ter resiliência humana por isso…

As relações interpessoais (principalmente no trabalho) muitas vezes são o motivo de querermos mais resiliência emocional.

Nesse caso existe uma solução que é bem difícil mas necessária para um relacionamento mais saudável com as pessoas ao seu redor.

Fale a verdade e cumpra sua palavra. Sempre.

Sabe aquele parceiro do trabalho que você “rende” (cobre o expediente) quando ele precisa mas que ele nunca faz o mesmo por você? Caramba, isso é chato, não é?

Que falta de ética e auto respeito ele tem… calma, na verdade o problema está em você.

Acontece que nós vamos construindo pequenos acordos com todas as pessoas que nos relacionamos. Então, se você permitiu algo, você precisa assumir a culpa e a responsabilidade.

Ou seja, deixe tudo claro sempre.

“Fulano, eu não fiquei satisfeito com <insira aqui seu problema>, como podemos resolver isso?”.

Pode parecer estranho e agressivo, mas a verdade é que se você tiver a humildade de entender que o outro não fez nada por mal, você perceberá o quão frutífera essa técnica é para seu próprio desenvolvimento pessoal.

Dica Final Sobre Resiliência Humana

vela de sete dias acesa como a resiliência humana
Sua palavra é como uma vela. Uma vez acesa, ela continuará aquecendo os arredores. Uma vez apagada, porém, não é tão simples reacender.

Até separei essa dica do resto para dar maior destaque…

“Cumprir sua palavra” resume essa dica.

Por qual motivo?

Pensa numa garotinha, talvez sua sobrinha, de 10 anos de idade. Se você fez um acordo com ela para que ela tomasse banho às 19h (ou ficaria 1h de castigo), então você precisa cumprir sua parte se ela descumprir a dela.

19:01 não é 19:00 e, por mais doloroso que seja punir quem amamos, é preciso cumprir sua palavra ou, amanhã, sua sobrinha vai tomar banho às 19:02 (e assim por diante).

Com uma criança fica fácil entender, mas é igual com adultos.

Se você não cumprir sua palavra, então as pessoas que a ouvirem não terão motivo para acreditar em você e, logo, tanto faz o que você falar porque você não faz o que diz.

Por esse motivo, quero te fazer uma promessa e te mostrar que vou cumprir: se inscreva na minha lista de emails localizada logo após o artigo (especialmente se este artigo te ajudou) e prometo te ajudar a passar com maior facilidade por várias dificuldades do dia a dia.

1 comentário em “O Que É Resiliência Humana e Práticas Diárias (P/ Hoje!)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *