Ser proativo significa ter coragem para ser o que você quiser

Ser proativo significa reconhecer toda a sua capacidade de ser feliz e viver bem sua vida, do jeito que você quiser. Parece um sonho impossível, principalmente se você pensar em todos os eventos e compromissos que precisa cumprir contra sua vontade. 

Não é tão fácil, mas você pode sim conquistar tudo o que quer.

Nesse sentido, todos nós queremos uma vida boa e tranquila, cercado pelas pessoas que amamos e que também nos querem bem.

Mas, para alcançar esse nível de vida é importante entender o que significa proatividade. 

Ser proativo significa conhecer a si mesmo e seus objetivos. Os seus pontos fortes e fracos. Assim, trabalhar em melhorar pontos fortes, bem como desenvolver suas fraquezas.

Significa criar um plano para mapear, melhorar e conquistar a vida dos seus sonhos.

Dessa maneira, quero compartilhar com você 10 dicas para que possa começar hoje a mudar suas ações e desenvolver sua proatividade de maneira eficaz.

#1. Coloque foco no que você quer

 Coloque foco no que você quer

Antes de mais nada, é normal falarmos o que queremos por meio de coisas que não queremos.

Por exemplo, costumo ver pessoas dizendo: ”espero não ficar desempregado” ou ”espero não ficar doente” ou ainda ”espero que minha namorada não me abandone”.

Pare de se concentrar naquilo que você não quer!

Isso porque, quando você coloca foco no que quer, não lhe faltará energia para começar e continuar a realizar mudanças e melhorias em sua vida.

#2. Faça mais

Apenas querer, não fará com que as coisas cheguem até você. Por isso, é preciso agir sobre as coisas que o incomodam.

Assim, apenas boas energias e ideias não serão suficientes para mudar e melhorar sua vida.

Então, comece hoje a testar e fazer mais. Deixe os sonhos perfeitos para os outros.

#3. Ser proativo significa tomar iniciativas

Ser proativo significa tomar iniciativas

Fomos feitos para economizar energia. Em épocas mais primitivas, ter energia guardada para lutar ou fugir, seria a diferença entre morrer ou permanecer vivo em uma luta com predadores ou outras tribos. 

Hoje em dia, poucas situações exigem de nós toda essa energia para sobreviver. No entanto, ainda somos programados para guardar energia.

Assim, quando algum conflito surgir em sua vida, não deixe de entrar em ação. Não importa o que seja, apenas faça. Seja o primeiro a tentar resolver. 

Tenha ideias, dê sugestões, tente coisas novas e tome mais iniciativas.

Transforme-se em uma máquina de criar e agir. 

#4. Experimente nadar contra a maré

Experimente e teste caminhos que a maioria das pessoas estão deixando de lado.

Assim, quando estiver disposto a criar ou construir algo, tente ser único em seu jeito de ver e fazer aquilo.

Do contrário, talvez esteja iludindo a si mesmo. Muitas pessoas caem na armadilha de acreditar que estão sendo autênticos em sua maneira de pensar e agir. Mas a verdade é que mesmo sem perceber, estão seguindo e reproduzindo influências de alguém.

#5. Quem não é visto, não é lembrado

Antes de tudo, quero dizer que gosto muito de passar um tempo em casa sozinho. Gosto de dedicar tempo a pesquisa, leitura, escrita e algumas diversas atividades de lazer quando estou em casa.

No entanto, para conquistar a vida que você quer, será necessário sair do seu casulo.

Ser proativo significa entrar em ação independente do que aconteça. Todos os dias.

Não importa se fará sol ou chuva, do mesmo modo, não importa se existem pressões, acusações, prazer, dor, críticas ou elogios.

Quando você se propõe a ser proativo, pode ter certeza que as pessoas lembrarão de você

Como resultado, muitas oportunidades surgirão em seu caminho.

#6. Ser proativo significa dar um tempo, aprender com os erros e voltar mais forte

Ao começar a agir, é normal que algumas coisas não andem conforme você imaginava. Isso porque, todos nós temos mais facilidade para fazer algumas coisas e menos para outras.

Nesse sentido, não se cobre tanto.

Se algo não funciona, dê um tempo. Sim, eu sei que não é fácil quando se tem prazos ou quando se está ansioso por resolver alguma questão importante.

Afastar-se fará com que você refresque sua mente e pense em outras coisas, que não o problemas. Assim, quando retornar, tente pensar diferente e aprender com os erros anteriores.

Busque aprender e volte mais forte. Nunca desista de algo que realmente queira.

#7. Faça atividades físicas

Faça atividades físicas

Não estou dizendo para que você se torne um atleta. Mas com apenas alguns minutos por dia, você garante uma manutenção de sua saúde, bem-estar e energia.

Ou seja, três componentes indispensáveis para que tenha disposição para buscar e realizar mudanças em sua vida.

Assim, recomendo que procure alguma atividade que goste de fazer. Não importa se você gosta de academia, boxe ou natação. O mais importante é que cuide de você

#8. Lembre-se que você não é uma máquina (e descanse)

Para recuperar as energias e avançar em seus planos e metas, você precisa descansar. Isso porque, ninguém consegue se manter saudável por um longo período, trabalhando ou estudando 18 horas por dia.

Nesse sentido, usar de estratégia e planejamento pode ser útil.

Assim, durante seu dia, programe de forma antecipada pequenas (10 minutos) e grandes pausas (30 minutos) para relaxar e descansar um pouco. 

#9. Ser proativo significa ignorar o pessimismo e as críticas

Ser proativo significa ignorar o pessimismo e as críticas

É fato, quando você começar a desenrolar sua vida, muitas pessoas dirão que seus planos e sonhos são loucuras irreais.

Para piorar, a maioria dos conselhos pessimistas são de pessoas bem próximas a nós. Ou seja, nossos pais, irmãos, companheiro(a) ou amigos.

Se você sabe o que quer, ignore opiniões e críticas de maneira seletiva. Um pessimista nem sempre é uma pessoa ruim.

#10. Pense todos os dias sobre o que você quer

Facilmente nos esquecemos das coisas. Eu mesmo, uso dois aplicativos para organizar a minha vida e rotina. Isso me ajuda a não esquecer de nada que considero importante.

Somos seres complexos. Podemos nos manter firmes e disciplinados por meses e um dia acordar sentindo-se triste e desmotivado, sem saber o que fazer da vida.

Por isso, quando descobrir o que deseja se tornar, construir e conquistar em sua vida, lembre-se disso todos os dias. Faça post-its, escreva em uma lousa, coloque em um app do celular. Do jeito que você preferir.

Certifique-se de não se esquecer para onde você está indo e quais são os seus objetivos. Além disso, você pode cercar-se de bons amigos reais ou através dos ensinamentos de pessoas distantes. Isto é, por meio de bons livros e artigos.

Ser proativo é ter coragem para mergulhar dentro de si mesmo e descobrir seus medos, dores e desconfortos. Ser proativo significa ter coragem para encará-los e escolher melhorar aquilo que considera importante para você.

De coração, espero que este artigo possa ajudar você a assumir o protagonismo de sua vida. Desejo que você construa e conquiste tudo o que quer em sua vida.

Compartilhe este artigo com as pessoas que ama e faça a diferença na vida delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *