Guia rápido para saber porque é tão difícil ser ético

Antes de mais nada, saber porque é tão difícil ser ético vai ajudar você a tomar melhores decisões.

Isso porque, por mais que você saiba a diferença entre o certo e errado, há uma grande diferença entre saber e fazer o que é certo.

Na teoria, você até pode bater no peito e dizer: “Eu sou honesto”, “Sou justo” ou , “Eu só faço o que é certo”.

Na prática, ser ético é um desafio. Assim, é fácil confundir o que deve ou não ser feito. Da mesma maneira, nem sempre é possível saber quando nossas ações podem prejudicar outras pessoas.

Você já deve ter passado por alguma situação, na qual, fez alguma coisa com boa intenção, no entanto, o resultado acabou prejudicando alguém. Mas não se culpe tanto, isso é mais comum do que imagina.

Pessoas inteligentes e atenciosas erram. Pessoas que tentam viver moralmente também erram.

Sendo assim, o objetivo deste artigo é ajudar você a entender porque é tão difícil ser ético, além de ajudar você a se tornar uma pessoa melhor.

Assuntos do artigo:

Você é uma pessoa ética?

Você é uma pessoa ética?

Antes de mais nada, ser ético é fazer aquilo que é considerado certo e justo. No entanto, como saber o que é certo e justo quando envolve os seus interesses?

Dessa forma, as 2 principais dificuldades para manter uma vida ética são bem conhecidos por você. Ambas entram em cena quando você passa a envolver interesses pessoais quando precisa tomar uma decisão.

A primeira delas é lidar com a lealdade. Nesse sentido, você nunca deveria usá-la para mascarar valores éticos básicos como a justiça, honestidade, responsabilidade e outros bons valores.

Então, deixar que sua lealdade faça você romper limites morais, é aceitar viver rodeado de erradas a fim de atender o interesse de outras pessoas. Nesse sentido, é claro que você também está ganhando algo de forma direta ou indireta.

A segunda dificuldade é lidar com a honestidade. Isto é, você pensa e diz o que acredita ser verdade. No entanto, você também está correndo o risco de dizer algo que não é verdade, mesmo sendo honesto.

Por exemplo, você pode ter presenciado um crime e assim pensar que sabe quem o fez. Mas na verdade, quem cometeu o crime não é quem você acha.

Ou pior, em meio as pressões do dia a dia, passamos a adaptar o sentido de honestidade e lealdade, de modo que, atenda as nossas vontades ou necessidades do momento. Assim, ser ético passa a ser opcional, algo que você escolhe apenas quando favorece e traz ganhos para você.

Então, ainda que você se esforce para viver uma vida ética, não se esqueça, você ainda é um ser humano. Dessa forma, está sujeito a errar e eu espero que também esteja disposto a aprender com seus erros.

Os desafios explicam porque é tão difícil ser ético

Os desafios explicam porque é tão difícil ser ético

Olhar para alguns desafios do dia a dia, com nossas lentes de lealdade e honestidade, explica porque é tão difícil ser ético em nossas vidas pessoais e profissionais.

Por exemplo, digamos que você está sem grana, cheio de contas para pagar e com o saldo negativo no banco.

Então, um belo dia em seu trabalho, recebe uma proposta de suborno de um concorrente. Ele quer que você venda informações de onde trabalha. A grana é boa e você está mesmo precisando.

Assim, a lealdade pode agir em você de duas formas. Você pode ser leal ao seu atual trabalho e recusar o suborno, já que, está feliz e se sente valorizado onde está.

Mas, você também pode ser leal a si mesmo. Já que, trabalha em um lugar onde sofre assédio moral, não é valorizado e com frequência sente seu trabalho ameaçado. E agora? Será que o suborno não se torna mais atraente para você?

E quanto a honestidade?

Imagine que você é gerente em uma equipe de trabalho. Você tem uma vaga aberta e precisa de um bom profissional. Então, você decide contratar um parente, mesmo que ele não tenha o conhecimento técnico necessário para a vaga.

Dessa maneira, você está sendo sincero e honesto? Você está sendo ético e justo com aqueles que estudaram e se dedicaram por alguns anos para preencher essa vaga?

Não estou aqui para julgar e nem dizer o que é certo ou errado. Mas, para mostrar de forma prática porque é tão difícil ser ético.

Como ser mais ético em sua vida

Como ser mais ético em sua vida

Reconhecer e assumir nossos erros, quando somos questionados, é um dos desafios éticos mais difíceis de vencer no dia a dia. Ser uma pessoa ética também exige responsabilidade por suas atitudes e não escondê-las quando algo sai errado.

Nesse sentido, algumas dicas podem ajudar você a viver de acordo com seus princípios e valores:

  • Não pratique o mal: esteja consciente de que suas ações e palavras que podem machucar outras pessoas e tudo o que vai, volta.
  • Ajude os outros a melhorar: você pode ensinar algo, pode mostrar para alguém um jeito mais fácil de fazer ou ainda escutar o desabafo de um amigo em silêncio. Essas são atitudes que podem ajudar.
  • Como você quer ser lembrado: quando você olha através desse ponto de vista, é difícil não querer viver uma vida ética. Por exemplo, pense sobre o que seus filhos ou seus pais diriam sobre você, se não estivesse mais nesse mundo.
  • Faça para os outros, o que gostaria para você: assim, quando estiver em dúvida sobre fazer ou não fazer algo, pense em como gostaria que os outros agissem com você.
  • Assuma seus erros e siga em frente: todos nós erramos. Alguns mais e outros um pouco menos. No entanto, o mais importante é que assuma e aprenda com seus erros, para que, não continue repetindo os mesmos por toda a vida.

O que fazer agora?

Como disse antes, não estou aqui para julgar ou dizer como você deve ou não tomar suas decisões. Apenas me preocupo que esteja em paz com suas escolhas.

Dessa maneira, recomendo que invista tempo e atenção em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Nesse sentido, posso e quero ajudar você. Caso não tenha ideia de como iniciar, recomendo que se inscreva em minha lista de e-mails. Assim, você garante que toda semana estará atualizado com conteúdo de qualidade para ajudá-lo a evoluir.

Espero de verdade que esse artigo ajude você a se tornar uma pessoa melhor. Se esse for o caso, compartilhe com os seus amigos e conhecidos para que eles também tenham a chance de melhorar.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Continue sua evolução aqui:

Autoconhecimento: Como Criar O Futuro Que Deseja Viver

Teste De Autoconhecimento: Qual É O Melhor E Como Fazer

Organização Pessoal: Guia Completo Para Começar Hoje!

Como Se Organizar: 10 Melhores Práticas Para Iniciar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *