Saber o que significa proatividade é metade do caminho para ser feliz

Você sabe o que significa proatividade?

Antes de mais nada, se hoje você se sente incomodado com alguma situação em sua vida. Por meio da proatividade pode assumir o controle, pensar sobre isso e tomar a melhor decisão para melhorar sua vida.

Ainda que a melhor decisão, em alguns casos, seja aceitar que nada pode fazer para mudar o que não está ao seu alcance.

Estou falando de uma habilidade que cresce a partir da autoconsciência. Ou seja, a nossa capacidade de pensar sobre nossos pensamentos, sentimentos e emoções. 

Assim, por meio do autoconhecimento é possível encontrar o que se busca.

Compreender e agir no que é possível mudar e melhorar. Bem como, aceitar e driblar aquilo que não se pode mudar.

Por fim, convido você a me acompanhar nessa leitura e entender melhor o que significa proatividade.

Ao término, você estará a um passo de assumir o controle de sua vida. Garanto que valerá cada minuto.

O que significa proatividade?

O que significa proatividade?
Photo by Jukan Tateisi on Unsplash

De uns anos para cá, muito tem se falado sobre o significado da palavra proatividade. Principalmente no ambiente profissional. Notícias como: as empresas buscam pessoas proativas. Até aqui, nada de novo.

Você deve estar cansada(o) de escutar pessoas dizendo para que comece a tomar iniciativas quanto ao que quer. No entanto, proatividade significa muito mais do que apenas tomar iniciativas.

Assim, para começar, vamos definir proatividade como a nossa capacidade de assumir a responsabilidade por nossas próprias vidas.

Dessa maneira, ser proativo é tomar sim iniciativas.

Mas é também estar disposto(a) a encarar e resolver problemas que surgem ao longo do caminho. Isso vale tanto para sua vida pessoal, quanto para a sua arte ou carreira.

É ter agilidade para pensar e ser dinâmico ao agir.

Além disso, uma pessoa proativa planeja e antecipa o futuro através de medidas que podem ser feitas no momento presente, agora, já.

A boa notícia é que todos nós, somos capazes de superar pensamentos, emoções, hábitos e atitudes que atrapalham nossas vidas. 

Por fim, posso resumir o que significa proatividade como o seu poder de escolha. Ou seja, você é capaz de escolher, criar e viver a vida do jeito que quiser. 

E por mais que você ainda não acredite nisso, é possível e só depende de você.

Mas para isso, você precisa querer. Na verdade, mais do que isso, precisa começar AGORA.

O que é reatividade?

O que é reatividade?
Photo by Conscious Design on Unsplash

Ser uma pessoa reativa significa ser controlado pelo ambiente em que vive. Por exemplo, algo acontece e de forma automática, você reage.

Não existe um espaço entre evento e resposta. Não existe qualquer análise ou reflexão antes da reação. 

Para que fique mais claro, um bom exemplo de reatividade é acreditar que o dia todo está perdido por conta do mal tempo que faz na rua. Ou quem sabe, desistir de começar um projeto pessoal porque está com dificuldades para dar os primeiros passos.

O estado comum de uma pessoa reativa é o desespero. Isso porque, grande parte das coisas que afetam ela, estão fora do seu controle. Como resultado, está sempre preocupada sobre o que os outros irão pensar sobre ela.

Do mesmo modo, gasta quase toda sua energia com coisas que não pode controlar. Situação econômica, guerras, terrorismo, desastres naturais e outras milhares de coisas são exemplos de coisas que estão fora do nosso círculo de ação.

Não estou dizendo para ignorar essas coisas. De fato, elas são importantes e influenciam as nossas vidas. Mas, você pode fazer algo para mudar a economia? e para acabar com a fome no mundo? e quanto aos desastres naturais, o que pode fazer?

Dessa maneira, coloque foco naquilo que pode controlar. Ou seja, sua atitude e formas para melhorar todos os dias. Bem como, planejar o que deseja fazer e conquistar em sua vida.

Diferença entre pensamento reativo e proativo

Diferença entre pensamento reativo e proativo
Photo by Javier Allegue Barros on Unsplash

A grande diferença entre o pensamento reativo e proativo está em nosso tipo de resposta para cada situação. Dessa maneira, o pensamento reativo leva você a agir de forma imediata a um estímulo, sem que exista espaço para a reflexão.

Como resultado, você pode acabar falando besteira e magoando alguém que ama. Ou ainda pior, pode acabar sozinho por conta desse jeito impulsivo.

Na vida profissional, o pensamento reativo também deve atrapalhar você. 

Isso porque, uma pessoa reativa, além das dificuldades com sua comunicação e relações pessoais, também não costuma reagir bem às mudanças que acontecem em seu ambiente.

Hoje em dia, é impossível pensar em sucesso profissional sem pensar em ser flexível.

Por outro lado, o pensamento proativo cria um espaço entre o que acontece no mundo exterior e a resposta que você dá para isso. A escolha é o que nos torna humanos. 

Não somos máquinas que apenas seguem alguns comandos. Não somos animais, reagindo aos nossos instintos para sobreviver.

Proatividade significa deixar de ser vítima das situações e coisas que acontecem em sua vida. Querer culpar os outros ou qualquer outra coisa que não você mesmo é o padrão do pensamento reativo.

Além disso, pessoas reativas produzem evidências para apoiar suas crenças. Estão sempre em posição de vítima.

Ser proativo é estar consciente e ser capaz de escolher sua própria resposta para qualquer coisa que aconteça em sua vida.

Entender o que significa proatividade…

é entender que tudo está em suas mãos. Ou seja, todas as escolhas de sua vida.

Este é ponto de partida para focar sua energia e se tornar uma pessoa melhor.

As pessoas proativas esquecem coisas que estão fora de seu controle. Assim, colocam sua energia e atenção naquilo que podem controlar.

Por isso destaco que essa é a essência do desenvolvimento pessoal.

Preservar sua energia e colocar foco no que aproxima você, de seus objetivos. 

Isto é, ter disciplina para atingir metas e objetivos. Motivar-se todos os dias, lidar com a ansiedade e frustração, criar boas relações e melhorar sua vida como um todo.

Quando consegue isso, está a um passo de ser o protagonista de sua vida.

Espero que este artigo possa despertar em você a vontade e urgência de começar a pensar de forma proativa ainda hoje. Isso porque, o nosso tempo nesse mundo é limitado.

Ou seja, quanto mais cedo você começar, melhores são as chances de conquistar e viver o que quer. Maiores são as chance de fazer as coisas que gosta, ao lado das pessoas que ama.

Não esqueça de compartilhar o artigo com as pessoas que você se importa.

Por fim, para ficar atualizado sobre tudo o que acontece aqui no Alô Evolução, inscreva-se em nossa newsletter.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *