O que significa autoconhecimento? Guia sem enrolação + exercício

Antes de mais nada, para conseguir tudo o que deseja em sua vida, você precisa saber quem é você e para onde deseja ir. Nesse sentido, saber o que significa autoconhecimento e como desenvolvê-lo, ajudará você a encontrar sentido e direção.

Isso porque, através dessa jornada, descobrirá quais são os seus planos e sonhos para o futuro. Com isso, pode refletir e escolher bons valores para apoiar e facilitar seu caminho.

Minha ideia é levar você a um passeio interior. Um passeio para que você possa olhar para si mesmo(a), através de várias perspectivas e aproximar-se de sua verdadeira personalidade.

Um passeio onde você conhecerá de perto todas as suas habilidades, inteligências e interesses. Como resultado, reunirá informações para saber quais caminhos são interessantes e quais são perda de tempo, com base em sua visão sobre o que é realização pessoal.

Incrível não? Sendo assim, durante o artigo, quero falar um pouco sobre o que significa autoconhecimento e como isso pode mudar o seu jogo.

Autoconhecimento significa prestar atenção em si mesmo

Alguma vez, você parou para se perguntar o que quer da vida? Parou para refletir se está na direção certa para construir os planos e conquistar os objetivos que deseja?

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso.

Ou talvez até tenha pensado mas, ao olhar para esses sonhos e planos tão irreais e distantes, ficou cansada(o) só de imaginar o esforço necessário.

Autoconhecimento é o processo de prestar atenção em si mesmo.

Desse modo, dedicar tempo e energia para reconhecer e refletir sobre seus pensamentos, sentimentos, motivações, atitudes e ações.

Em outras palavras, é sair da louca rotina encarada no piloto automático e dar uma boa olhada em si mesmo e no modo como se relaciona e interage com o mundo à sua volta.

Autoconhecimento significa fazer boas escolhas para você

Não é nenhuma novidade que conhecer a si mesmo traz muitos benefícios para sua vida. Nesse sentido, ajuda você a identificar o que está sentindo e pensando, afastada(o) dos olhares que podem opinar e julgar.

Ou seja, ajuda você a pensar e agir de acordo com seus valores pessoais, em vez de ser influenciado pelo que outras pessoas dizem ou fazem. Você passa a se colocar na posição de protagonista, em vez de aceitar o que televisão e redes sociais dizem que você deve ser ou ter.

Dessa maneira, você passa a valorizar mais quem você é, suas habilidades e interesses únicos. Como resultado, percebe que pode fazer qualquer coisa que queira de sua vida, desde que se dedique para isso.

Quando você chega nesse ponto, ou seja, no ponto de saber quem é você em essência e para onde deseja ir, cria-se um ciclo que se alimenta de forma automática.

Isso porque, quando você tem clareza sobre o que quer, se empenha para aprender ou melhorar alguma habilidade ou função de maneira leve e natural. Sabe que com empenho e consistência, o sucesso é apenas uma questão de tempo.

Mas não é só isso! Esse ciclo alimenta de maneira positiva sua autoestima e autoconfiança. Por isso, disse que trata-se de algo que se alimenta de forma automática.

Clareza > Ação > Empenho e Consistência > Autoconfiança e Autoestima > Mais Clareza… e por aí vai.

Mas não se engane. Não é tão simples.

Para chegar nesse nível de autoconhecimento é preciso muita honestidade consigo mesmo(a). E quando se trata de auto honestidade, quase sempre envolve muito desconforto.

Você tem sido honesta(o) consigo mesma(o)?

A Auto honestidade é a base para o autoconhecimento. Sendo assim, para que possa melhorar a si mesmo, é importante que consiga se ver com precisão. Não seja tão duro ou generoso, pelo contrário, tente-se manter neutro e pergunte a si mesmo:

  • Atualmente, eu me vejo como realmente sou?
  • Me sinto confiante ou tenho medo de tudo?
  • Tenho clareza sobre meus valores pessoais e estou agindo de acordo com eles?
  • Facilmente sou influenciado por familiares e amigos?

Entendeu porque disse que era um pouco desconfortável?

Envolve dizer a verdade para si mesmo(a) e para os outros. Certamente, dizer a verdade é aceitar e assumir que somos seres humanos imperfeitos. Ser honesto envolve admitir pensamentos e sentimentos dos quais costumamos fugir e evitar.

Confrontar atitudes e comportamentos do presente e/ou passado que são muitas vezes são dolorosos.

Nesse sentido, você pode estar se perguntando: por qual motivo vou me colocar nessa energia tensa?

Vou responder no tópico seguinte, mas já posso adiantar que será a melhor coisa que fará por você e pelas pessoas que ama e se importa.

Abrace a auto honestidade e todos os seus desconfortos

Ainda que seja desconfortável abraçar a auto honestidade, os benefícios superam e muito as dores. Isso porque, quando você é honesto(a) consigo mesmo(a), pode ver com clareza tudo o que tem a oferecer, bem como, tudo o que pode fazer para se tornar a pessoa que quer ser.

Dessa maneira, quem você é, o que pensa e como se sente passam a se alinhar e entrar em harmonia. Todos os véus de ilusão caem e você passa a ter contato direto com seus verdadeiros sonhos, valores e interesses.

Você descobre que pode escolher os próprios caminhos.

Pode traçar planos, definir metas, investir tempo e colocar esforço para alcançá-las. Como resultado, pode se orgulhar por viver uma vida com sentido e direção.

Portanto, se quiser escolher apenas uma dica desse artigo para testar em sua vida, sugiro que tente ser honesto e sincero consigo mesma(o).

Abrace todo o desconforto de questionar seus pensamentos, sentimentos e atitudes.

Comece aqui sua jornada de autoconhecimento!

Primeiramente, a ideia aqui é bem simples, começar a se expor ao desconforto da auto honestidade de forma controlada. Com o intuito de ajudar você a começar nesse lindo caminho, trago algumas afirmações para que complete com os detalhes sobre você.

Ao final, terá um breve documento com informações valiosas para que inicie sua jornada de autoconhecimento. Vamos nessa?

  1. A pessoa que me conhece melhor é…
  2. Um dos meus sonhos na vida é…
  3. Três características que me descrevem bem são…
  4. O que mais gosto em mim é…
  5. O que menos gosto em mim é…
  6. Sou bom em…
  7. Não sou muito bom em…
  8. Gosto de…
  9. Não gosto de…
  10. Três causas que me interessam são…
  11. Três trabalhos que gostaria de realizar são…
  12. Meu propósito na vida é…

Sem pânico. Algumas das afirmações acima são mais fáceis de completar do que outras. Portanto, não se preocupe caso não consiga preencher todas agora.

O importante é que comece a colocar no papel, informações importantes e relevantes sobre você. Com isso, pode avaliar e questionar cada uma de suas ideias, planos e escolhas.

Aos poucos, passará a conhecer melhor quem você é em essência. Conforme você conhece melhor a si mesmo, encontrará também a tranquilidade para deixar caminhos que não lhe servem mais e seguir em busca de seus reais sonhos e objetivos.

E agora, o que fazer ?

Antes de mais nada, quero agradecer sua companhia e espero ter ajudado você a entender o que significa autoconhecimento e o quão importante é que você invista tempo e atenção para isso.

Conforme falei, o autoconhecimento começa quando você de maneira intencional passa a prestar atenção em si mesmo. Quando você passa a fazer escolhas alinhadas com a vida que deseja construir e viver.

No entanto, para atingir esse nível, é preciso muita auto honestidade. Ou seja, conhecer verdadeiramente quem somos e o que queremos viver.

Sugiro que comece preenchendo o formulário. Depois leia algumas vezes e questione suas respostas. Por exemplo, se você colocou que seu propósito é ajudar os outros, pergunte-se: por que eu quero ajudar os outros?

Se possível, faça isso para todas as afirmações. Esse é um excelente começo para descobrir mais sobre você e seus planos de vida.

Compartilhe esse artigo com as pessoas que você ama e se importa. Assim, elas também terão a chance de crescer, evoluir e viver suas versões de sucesso.

Fique à vontade para comentar e enriquecer ainda mais o nosso aprendizado conjunto. Com certeza, tenho muito a aprender com você.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *