O que é um paradigma e como eliminar o que impede você de evoluir

Para entender o que é um paradigma, imagine que você está o tempo todo com um óculos. Assim, um paradigma é uma lente pela qual você vê o mundo e que acontece nele.

No entanto, essa lente é formada por tudo o que você já viu, ouviu e viveu em sua vida. Tudo o que você acredita ser verdade ou mentira. Também conhecidas como suas crenças.

Dessa maneira, suas crenças têm o poder de moldar seus pensamentos, sentimentos, atitudes e inclusive a sua percepção sobre a realidade.

Quando nossas crenças são precisas, é natural que nossas decisões sejam melhores e produzam o efeito que queremos. Mas quando nossas crenças não representam a realidade, o que acontece é que você pode passar a vida toda atrás de coisas que não quer, limitado pelo seu modo de pensar.

Isso porque, você não acredita ser capaz de romper os limites de suas crenças e acaba por abrir mão da vida que deseja viver. Nesse sentido, você passa a aceitar que os seus paradigmas prendam você.

Durante a leitura, você descobrirá o que é um paradigma e como criar um modo de pensar que favoreça o seu caminho em busca de sua realização pessoal.

Assunto do artigo:

O que é um paradigma?

O que é um paradigma?

Antes de mais nada, de forma simples, o dicionário apresenta a seguinte definição:

“Modelo ou padrão a seguir”, “Corresponder a algo que serve de modelo ou exemplo a ser seguido para uma situação ou problema.”

No contexto do desenvolvimento pessoal, podemos dizer que é aquilo que você acredita ser capaz de fazer e mudar, ou não.

Em resumo, são regras que orientam e criam limites para que você entre em ação. Mas, é preciso cuidado.

Tudo na vida tem dois lados. Por isso, a importância de se manter equilibrado.

Os paradigmas podem ser positivos e assim, ajudar você todos os dias em seu caminho. Como resultado, você pode acreditar que com esforço e empenho é capaz de conquistar qualquer coisa que queira.

No entanto, os paradigmas também podem limitar e impedir você de viver a vida que deseja.

O que é um paradigma limitante?

O que é um paradigma limitante?

Em primeiro lugar, saber o que é um paradigma limitante vai ajudar você a olhar de forma consciente para o seu modo de pensar e agir.

O primeiro passo para se livrar das correntes que impedem você de evoluir é conhecer a si mesmo. Saber o que você quer e como funcionam as suas “regras” internas.

Para saber mais leia: Autoconhecimento: Como Criar o Futuro Que Deseja Viver

Dessa maneira, ao examinar a si mesmo, é provável que se encontre com alguns dos paradigmas a seguir:

Paradigma do fracasso

Alguns dos paradigmas de fracasso que podem manter você paralisado são:

  • Vou fracassar se tentar começar meu próprio negócio. Isso é algo que apenas algumas pessoas podem fazer.

Assim, você deixa de fazer algo que quer por não acreditar que dará certo.

  • Serei rejeitado, caso me interesse por alguém. Isso porque, não sou bom o bastante para estar ao lado de outra pessoa.

Então, você joga a toalha, sem ao menos falar com a pessoa que gosta.

  • Se eu tiver sucesso, meus amigos de verdade vão se afastar de mim.

Dessa maneira, você convence a si mesmo, de que não busca o sucesso porque ele destrói os valores de uma pessoa.

Paradigmas de generalização

Do mesmo modo, algumas crenças que você considera como regras universais podem atrapalhar o seu caminho.

Por exemplo:

  • Todas as pessoas são más e egoístas.

Certamente, esse é o tipo de paradigma que faz com que você se feche para o mundo. Ou seja, ao acreditar que TODAS as pessoas são ruins, você passa a se isolar de propósito. No entanto, vale lembrar que ninguém constrói nada sozinho.

  • Crianças são chatas e sempre se comportam mal.

Dessa forma, você passa a sentir-se ansioso só de pensar em ficar perto de uma criança. Como resultado, quando em contato com uma criança, fica de mau humor.

  • Dinheiro é ruim.

Assim, de acordo com a lei da atração, você passa a afastar o dinheiro de sua vida.

Por fim, gosto de pensar que nada é apenas bom ou ruim. Tudo depende do modo como você valoriza e utiliza. O dinheiro pode ser uma ótima ferramenta para fazer o bem.

Paradigmas pessoais

Nesse sentido, os paradigmas que podem rodear você são:

  • Nada do que faço é bom, não sou bom o suficiente.

Assim, por acreditar em suas mentiras em forma de pensamentos, você deixa de fazer coisas que gosta e perde a chance de criar soluções para uma vida e um mundo melhor.

  • Não me importo com nada!

Como resultado de acreditar que não é bom o bastante, você passa a se deixar de lado. Dessa maneira, para de se esforçar e se importar em resolver os seus problemas e dificuldades. Ou seja, uma receita perigosa que pode levar você a uma depressão.

  • Ninguém me ama ou se importa comigo.

Enfim, você pode chegar ao ponto de acreditar que ninguém está nem aí para você. Por isso, disse que parar de se importar pode significar atravessar a linha da depressão.

Como vencer paradigmas limitantes

Como vencer paradigmas limitantes

Agora que você sabe o que é um paradigma, como ele funciona e quais podem atrapalhar você, fica mais fácil escolher quais manter e quais jogar fora.

Então, aqui estão alguns passos para ajudá-lo a começar:

#1. Pergunte a si mesmo: e se eu estiver errado?

Quando você questiona um paradigma, eles perdem a força. Então, quando pensar que não é capaz de fazer ou conquistar algo, pergunte a si mesmo: e se eu estiver errado?

Dessa forma, como exercício, você pode a partir de hoje começar a questionar mentalmente seus pensamentos, sentimentos e atitudes.

Assim, tente encontrar alternativas, coisas que possam ajudar você a melhorar. Alternativas que façam você pensar que pode estar errado.

Por exemplo, se você pensa que não pode começar a empreender, pergunte-se: Por que não?

#2. Pergunte a si mesmo: como esse paradigma me ajuda?

Antes de mais nada, acreditar que você é vítima de seus paradigmas, é mentir para si mesmo. É normal se apegar a crenças limitantes para se proteger do medo de fracassar.

Sendo assim, nossas crenças só duram enquanto são úteis para nós. Então, preste atenção em você. Descubra como os seus paradigmas tem apoiado você.

Escolha se vale ou não a pena manter o seu modo de ver o mundo.

Por exemplo, pode ser que você esteja dizendo que não tem tempo para começar seu próprio negócio. Mas a verdade é que pode estar com medo de começar e fracassar.

#3. Crie paradigmas novos

Agora é a hora de buscar alternativas.

Então, quando pensamentos como: “Estou velho demais para começar um negócio…”, “Sou muito feio e tímido, ninguém vai se interessar por mim” ou “As pessoas são más e apenas estão interessadas no meu dinheiro”, é preciso ser criativo.

Sendo assim, você pode pensar em novas crenças que combatam os seus paradigmas limitantes. Mas adianto, no início não é tão fácil acreditar que pode ter sucesso. Isso porque, você passou meses, talvez anos com a crença de que não é capaz.

Por isso, a importância de questionar com frequência seus paradigmas (etapa 1 e 2), bem como, buscar novas formas de pensar. Ou seja, abrir a mente para um mundo cheio de chances e oportunidades.

Assim, para ajudá-lo, recomendo que anote pensamentos e sentimentos frequentes que aparecem em sua mente. Na maioria das vezes, são coisas que nos incomodam com frequência, quase todos os dias.

Preste atenção nisso!

Por fim, busque maneiras diferentes de pensar. Anote 3 – 5 alternativas para o que prende você, todas as situações em que sente-se limitado. Com isso, você aos poucos restaura sua autoestima e começa a acreditar que pode virar o jogo.

#4. Teste os seus novos paradigmas

Na etapa quatro, você precisa testar as alternativas que criou e refletiu na etapa anterior. Ou seja, as soluções que você pensou funcionam? Elas podem ajudar você a alcançar o que deseja?

Até que experimente novas formas de pensar, agir e viver, não pode saber o que é verdade ou não. Na maioria das vezes, descobrirá que estava errado sobre você. Descobrirá que é capaz de fazer coisas que jamais imaginou.

Então, por meio da reflexão, você pode escolher novos caminhos. Caminhos que permitam a você, a liberdade de fazer qualquer coisa que queira. Liberdade de acreditar que é capaz de mudar qualquer situação em sua vida, desde que se esforce para isso.

Em conclusão, você pode passar a vida toda agindo contra si mesmo, por meio de pensamentos negativos e crenças limitantes. Preso em suas “verdades”, limitado apenas pela visão do que você acha que é certo ou errado.

No entanto, se chegou aqui, não é isso que você busca. Desafie os seus pensamentos. Abra sua mente e tente coisas novas. Você sempre pode se tornar uma pessoa ainda melhor.

Apenas cuide para que você mesmo não estrague seus próprios planos de vida.

Espero de verdade que esse artigo possa ajudar você a crescer e evoluir como pessoa. Se esse for o caso, compartilhe com as pessoas que você ama e se importa.

O que te impede de viver e ser feliz?

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Continue sua evolução aqui:

Motivação: Um Guia Para Alcançar Seus Objetivos!

Aprenda a Ser Sozinho (a): 16 Maneiras Para Começar Hoje

Organização Pessoal: Guia Completo Para Começar Hoje!

Como Se Organizar: 10 Melhores Práticas Para Iniciar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *