fbpx

O que é ser proativo se não a forma mais eficaz de resolver problemas desconhecidos sem estresse? É verdade, pessoas proativas têm menos problemas com estresse, mas podem acabar realizando suas atividades com baixa qualidade. Aprenda a desenvolver a proatividade (e seu lado positivo).

Versão em Áudio: Ouça Aqui

Uma utilidade é até colocar (de verdade) no currículo.

O Que é Ser Proativo Se Você Não Tem Perfil?

Proatividade não tem relação com viver a vida loucamente. Mas continue lendo que entenderá o que é ser proativo.

Proatividade é um perfil. 

E, pra falar a verdade, nem todas as pessoas conseguem desenvolver e aprender, na própria essência, o que é ser proativo. Se você tiver tendência a este perfil, então será bastante fácil desenvolver as habilidades dele. Se não tiver, então relaxe que apesar de doloroso, os benefícios serão muito maiores.

Ser proativo é como ser minimalista

7 Lições Poderosas do MINIMALISMO (a #5 é surpreendente!)
Watch this video on YouTube.

Isso pensando no sentido de que, se você tem um objetivo em mente, então você irá otimizar os recursos ao seu redor para atingir este objetivo. Ou seja, sem burocracias e com apenas a quantidade necessária de informações para utilizar ao seu favor. O que é ser proativo acaba sendo um modelo de pensamento e ações que sua vida pode tomar (assim como o minimalismo).

Mas o que a proatividade tem de bom? 

O primeiro aspecto ótimo ao entender o que é ser proativo é de que você se arrepende menos do que faz. Isso acontece de duas formas. Na primeira forma, você passa a se importar menos com o que os outros pensam a respeito do que você faz. O primeiro modo de o que é ser proativo acaba sendo criado por quem faz o que tem que fazer independente do que os outros vão pensar.

Ou seja, sem interrupções na mente.

Imagine o cenário em que você, simplesmente, descobre a realidade sobre o que é ser proativo e consegue lidar com as opiniões das pessoas ao seu redor sem ser, de fato, afetado por tudo que te é jogado na cara. A verdade é que esse talvez seja o maior benefício de o que é ser proativo: lidar com a opinião alheia sem deixar que ela afete sua vida.

E como criar isto se você não tiver perfil? 

Insistindo em alguns traços de personalidade de quem sabe o que é ser proativo. Esses traços variam entre velocidade e agilidade para resolver atividades que você tem no dia a dia. Assim como variam na ausência de medo sobre inovação e, algumas vezes desrespeito às autoridades. Entenda, tudo que possui um lado positivo também possui um lado negativo. Ainda assim, positivo e negativo são apenas um ponto de vista.

Vamos focar em modificar sua forma de como ser proativo agora.

Como Ser Proativo Internamente (Lado Pessoal)

Criar a chama da proatividade em uma área irá ecoar pelas outras.

É como um monstro dentro de você.

Já pensou em ter uma força dentro de você descontrolada que faz com que você realize as atividades de uma forma que as outras pessoas não conseguem? Okay, esse é um resumo simples de o que é ser proativo. Vamos focar mais em como desenvolver estas habilidades e fazer com que você absorva totalmente o que é ser proativo (bem como os benefícios disto).

Aqui vai uma lista simples (e objetiva) da proatividade.

1. Pense menos, faça mais.

2. Tome a frente e lidere.

3. Tenha uma confiança de ferro.

4. Prefira errar vez ou outra que sempre acertar.

5. Respeite a opinião alheia (mas não se influencie).

6. Não se arrependa do que você faz.

Tudo bem, esta lista parece um pouco simples demais.

Mas vamos lá, o primeiro exercício que você precisará fazer para conseguir desenvolver o que é ser proativo para você é, simplesmente, contar até 3. Isso mesmo, contar até 3. Funciona assim: sempre que alguma decisão ou ação precisar ser tomada e você não souber qual é essa decisão, então conte até 3 e faça a primeira que vier à cabeça.

Um exemplo prático é na sedução.

Se você pensar em se aproximar de alguém e sua mente começar a criar várias pequenas desculpas para que você não se aproxime, basta usar a regra dos 3 segundos. Por que isso será útil? Pelo simples fato de que pessoas proativas são aquelas que lidam com as situações e resolvem os problemas que aparecem em suas vidas (não importa como).

Este é um claro perfil de liderança.

Se você, então, estiver em dúvida sobre qual bar deve ir, qual camisa deve usar ou qualquer que seja a decisão, é importante que você desenvolva um senso de urgência de decisão. Assim você poderá, dentro de 3 segundos, tomar uma decisão imediata e resolver a situação. E se não for a melhor decisão? Talvez você possa até ficar pensativo.

Não existe “melhor decisão”.

A diferença de quem sabe o que é ser proativo é que eles não se importam com a “melhor” decisão e sim com uma decisão. O que alguns perfis que não sabem o que é ser proativo fazem é demorar para decidir tentando encontrar a melhor decisão (e isso é bom). Já o perfil proativo simplesmente toma decisões e encara as consequências disto. Entendeu? Não é algo melhor ou pior, é somente algo.

Micro mudanças geram macro comportamento.

Ou seja, quando você levar menos de 3 segundos para decidir se quer arroz branco, arroz de leite ou arroz integral, então seu perfil de liderança começará a se expor com maior força. E quanto tempo isso vai demorar? Um mês, dois ou até um ano. Isso depende do quão propenso o seu perfil é para desvendar o que é ser proativo.

Mas, acredite em mim, funciona.

E poderá transformar a sua vida de uma forma que você pode nunca ter visto antes. O maior benefício é para as pessoas que já são proativas mas não desenvolveram o perfil e para aquelas que são totalmente o oposto. Ambas conseguirão ter muitos benefícios em explorar este perfil. Proatividade também pode te ajudar a aprender a ser sozinho já que você se torna, também, menos dependente dos outros.

E dependência emocional dói.

Proatividade no Ambiente de Trabalho

Que tal essa reflexão: o que seria de uma equipe se todos os membros fossem proativos? (Todos mesmo).

Todo mundo quer ser proativo.

Mas você tem disposição para arriscar tudo que é necessário para acessar o perfil do proativo? Não é um perfil simples de lidar, mas é extremamente poderoso de se desenvolver na sua vida e cotidiano. Isso pode te ajudar a conseguir atingir mais e melhor seus objetivos profissionais, repetindo, pelo fato de você poder testar mais coisas e se importar menos com os resultados “negativos” que possam vir a surgir.

Primeiro: proativo é aquele que todo entrevistador procura?

SEJA PROATIVO | Hábito 1 | Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes | Seja Uma Pessoa Melhor
Watch this video on YouTube.

Na verdade, não é. Se você entender bem como escolher uma profissão, entenderá que não basta ser “o melhor” para uma empresa, você precisa ser o melhor para você mesmo. E, se a empresa não tiver conexão com seus valores, então você pode fazer o que quiser e não conseguirá ter sucesso com ela. O que é ser proativo e triste? É mentir no currículo só para conseguir uma vaga que não te representa.

“Kako, mas então não é bom ser proativo?”

Você deve ser o que nasceu para ser. Nada menos. Ser proativo é incrível se você desenvolver todos os traços de o que é ser proativo, mas eu preciso te ensinar que isto é apenas mais um perfil dentre vários outros que existem. Você pode seguir o caminho do proativo para aprender algo que está fora da sua zona de conforto bem como também pode usar para amplificar sua personalidade real.

Seja como for, entenda que tudo é apenas passageiro.

E não sei seu objetivo quando pesquisou o que é ser proativo, mas meu objetivo aqui é te explicar que você tem tudo que precisa para se desenvolver como pessoa e transformar o que existe em você em resultados que irão reverberar na sua vida pessoal e profissional. Basta respeitar seu ambiente, momento e ir devagar rumo ao seu destino.

E, se quiser mesmo desenvolver a proatividade,

comece no ambiente pessoal e familiar. Sei que a maioria das pessoas quer logo usar a proatividade no trabalho, mas a proatividade pode ser útil em qualquer outro cenário. Seja ele na vida financeira, amorosa ou pessoal. E tenha respeito pela velocidade que você consegue desenvolver. Não é sobre chegar rápido, mas sim sobre atingir seu potencial completo.

O Que é Ser Proativo: Ansiedade?

Entender o que é ser proativo significa perceber que todas as forças são apenas forças. Elas possuem uma direção por onde atuam, mas não devemos chamar de "bom" ou de "ruim".

Proatividade = Ansiedade?

O que você acha? Será que desenvolver o perfil proativo irá levar você a desenvolver a ansiedade também? Se a gente parar um pouco para pensar, talvez pareça que as pessoas proativas são mais ansiosas. Ou, talvez, seja exatamente o contrário.

O que é ser proativo sem ansiedade?

É interessante perceber que um dos sintomas normais dos proativos é a ansiedade (caso eles sejam apenas proativos). O que quero dizer com isso? Imagine o instinto padrão do proativo: se você apenas agir imediatamente para resolver tudo que aparece na sua frente, talvez acabe realmente precisando pensar um pouco mais para ter decisões mais assertivas.

E sim, isso é o contrário do proativo.

Mas deixa te dar uma dica super importante. Para você entender melhor o que é ser proativo, você precisa perceber que deve expandir o seu comportamento para as suas necessidades. E, supondo que você seja um ser humano normal com uma vida normal, então você precisa de um pouco de cada perfil. Ou seja, aprenda o que é ser proativo mas tenha um pouco dos outros perfis.

E quais são esses perfis?

Uma ótima ideia é entender um pouco os quatro grandes perfis do DISC para que possa perceber quais características você precisa absorver para se tornar uma pessoa melhor de acordo com a vida que leva hoje. Para adiantar seu entendimento, o perfil que mais se adequa ao que é ser proativo é o perfil Dominante no DISC

Entendido? Desenvolva o suficiente de cada perfil.

E, pouco a pouco, acabará percebendo nuances na sua própria personalidade em desvendar coisas novas a criar em seu trabalho e vida pessoal. O universo do desenvolvimento pessoal cria caminhos que podemos percorrer e nos tornar pessoas cada vez mais precisas quanto a nossos objetivos. Mas, voltando para o quesito da ansiedade, o que podemos fazer?

Controlar um pouco é a solução.

Mas, repito, um pouco. O perfil que sabe bem o que é ser proativo ainda precisará da liberdade de fazer suas próprias escolhas sem precisar seguir um script. Mas caso não tente melhorar os processos que faz ou mesmo anotar algum aprendizado para o futuro, acabará sempre resolvendo o mesmo problema e ficará com a síndrome da ocupabilidade (que sempre está ocupado mas nunca produtivo).

Essa síndrome destrói a sua produtividade.

E, se você quer ser proativo, provavelmente a produtividade é um dos mais importantes objetivos que você possa ter. Isso tendo em vista que não adianta se tornar uma máquina de resolução de problemas se você não consegue ter alguma direção concisa que ajude você (ou sua empresa) a atingir com maior eficiência o objetivo final.

Portanto, foco nos processos e na proatividade.

Para finalizar, quero te falar que parabéns por estar aqui com o desejo de Evoluir como pessoa. Esta é uma nobre casa em que poucas pessoas realmente se importam em procurar se desenvolver. Preciso, no entanto, avisar que isto será doloroso por um tempo. Pode parecer simples implementar o que é ser proativo na sua vida, mas não é. Nada que envolva a real Evolução pessoal será simples.

Mas, se você insistir, tudo dará certo.

E, se você realmente quiser insistir, posso te ajudar com meus cursos gratuitos aqui do Alô, Evolução. Eles são o pontapé inicial para que você possa avançar em relação ao que deseja do seu próprio desenvolvimento pessoal. Você pode desenvolver sua resiliência emocional, meditação, foco e outras características importantes para que seu modo de pensamento seja alterado.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *