fbpx

Versão em Áudio: Ouça Aqui

Entender o que é PNL pode (e vai) mudar a sua vida, mas você precisa fazer a sua parte. A PNL é similar ao violão: no início você apenas vai fazer algumas notas de péssima sonoridade. E, com o tempo, de repente você estará influenciando a postura dos seus amigos sem nem perceber.

E, principalmente, estará influenciando a sua postura.

A PNL pode ser vista de duas formas distintas. A primeira delas é sobre você mesmo e sobre uma melhor percepção de seus pensamentos e do mundo ao seu redor. A segunda forma é usando a PNL para melhorar (e até manipular) as relações com as outras pessoas. Seja qual for seu objetivo, vou te ensinar como usar a PNL ao seu favor.

O Que é PNL? Definição e História.

O que é PNL se não uma espécie de super poder?

PNL significa Programação Neuro Linguística.

Mas não tem relação com programação de computadores assim como não é necessário entender de neurobiologia e, muito menos, entender sobre gramática ou linguística como um todo. A primeira definição de o que é PNL é esta: não é preciso entender as palavras separadas, PNL é um campo de estudo por si só e qualquer pessoa, independente da educação ou inteligência, pode aprender.

A PNL começou com dois pesquisadores.

Richard Bandler e John Grinder, autores de vários livros sobre Programação Neuro Linguística, os dois tiveram uma enorme influência da Hipnose Ericksoniana e introduziram parte da hipnose em sua disciplina. A PNL se desenvolveu como ramo de estudo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal bem como uma forte ferramenta de expansão profissional.

Mas o que é PNL para você?

Se você está nos graus mais baixos da PNL e não sabe bem o que é PNL, então vou te explicar em rápidas palavras: a PNL é um método; um caminho; um percurso e um mindset voltado ao autoconhecimento e resiliência emocional. Com a PNL você consegue aproximar os seus sonhos da realidade e entender melhor as barreiras que aparecem na sua jornada assim como descobrir formas de vencer cada uma dessas barreiras.

PNL é um mundo enorme e profundo. 

Se quiser começar entrando de cabeça, recomendo o vídeo abaixo do Hélio Couto falando sobre programação neuro linguística. Mas não se preocupe, neste guia inicial vou te explicar tudo que você precisa saber para dar o próximo passo rumo ao sucesso e satisfação na sua vida pessoal, profissional e amorosa. Bastando entender o que é PNL e usar a PNL para seus objetivos do dia a dia.

Watch this video on YouTube.

A PNL possui alguns “artefatos”.

Alguns são regras simples (como a regra de não haver regras). Outros são ensinamentos antigos trazidos de outras culturas ou campos de estudo. A PNL se conecta muito com o Coaching e, no Brasil, as maiores formações de Coaching são todas baseadas na PNL. Vamos começar com um dos preceitos mais importantes da PNL.

“O Mapa Não é o Território”

O modo como você pensa sobre você altera não somente o modo como você se enxerga, mas o modo como você age no mundo.

Fórmula certeira contra depressão.

Não é legal falar sobre fórmulas certeiras contra questões da mente. E preciso reforçar de que é sempre importante buscar um profissional da área (terapeuta). No entanto, nos tratamentos da psicologia (e até em negociações empresariais), o modelo de pensamento utilizado é exatamente este. “O mapa não é o território” faz parte da definição de o que é PNL.

Significa: nada é o que parece.

Entender isto com profundidade te dá o poder de perceber o quanto a sua mente usa a lei da atração para fazer o bem (ou o mal) na sua vida. Se você fala com alguém pelo whatsapp usando mensagens de texto e supõe que a pessoa está com raiva, isto é apenas uma construção da sua mente sobre a situação. Não é, verdadeiramente, a realidade última da coisa.

E é assim que os terapeutas fazem.

Entendem que a realidade de seus pacientes é a realidade que eles acreditam ser real, mas tentam auxiliá-los para, de alguma forma, procurar uma outra realidade que seja mais útil para eles. Percebeu que coisa linda? A diferença entre uma pessoa depressiva e uma pessoa saudável pode ser somente a forma como elas enxergam o mundo. Mas lembre que depressão não é frescura.

E o que podemos fazer para aplicar isso na nossa vida?

Primeiro você precisa entender profundamente que a sua realidade é criada por você. Por exemplo, nós não amamos alguém porque essa pessoa é amável e faz boas ações para nós mesmos. Nós amamos alguém pelo sentimento que criamos por essa pessoa. Isso aqui já foi até provado de formas extremas, como é o caso do vídeo onde um macaco aprende a se aproximar de uma mãe de pano.

Harlow's Studies on Dependency in Monkeys
Watch this video on YouTube.

E o que significa isso para nós?

O que é PNL se não uma simples forma de atingir todos os seus objetivos? De transformar uma pessoa desmotivada numa pessoa feliz que adora fazer tudo que é necessário para atingir seu objetivo. De uma pessoa que, ao invés de ficar chateada quando alguém se estressa, que apenas muda a sua mentalidade e prefere pensar no outro com empatia.

Imagine o exemplo mais simples.

Você vai até o Subway pedir um sanduíche e é muito mal atendimento. A atendente está extremamente arrogante. Você, ao invés de ficar com raiva da atendente, pode usar a empatia para entender que “ninguém fere sem estar ferido” e, ao invés de raiva, você sente carinho. E isso significa sempre deixar as pessoas pisarem em você e ser o bonzinho? 

Na verdade, não é isso. É o contrário.

Entender o que é PNL vai te ajudar a vencer as situações por te transformar em alguém mais adaptável. Vai te ajudar a não se estressar com coisas não importantes. E não existem “coisas importantes”. Usar a definição de o que é PNL na sua vida será um meio de transformar tudo que você tem, faz ou vive diariamente.

PNL é mais que um campo de estudo.

É um modo de viver. Com cada técnica, tática ou feedback positivo que você recebe ao estudar o que é PNL, você vai descobrindo uma nova forma de se comunicar com eficácia e a se desenvolver e Evoluir como pessoa. Sim, PNL é isso tudo e um pouco mais. Se você quiser aprender, de verdade, o que é PNL, basta continuar comigo que você se tornará uma pessoa super adaptável às situações mais difíceis.

Aliás, “difícil” é só um mapa da realidade.

“Vence o Mais Adaptável”

O que você diz ao espelho sobre a imagem que você vê?

E se a atendente do Subway jogasse um pão em você?

Literalmente te pergunto isto. Entender o que é PNL significa perceber as situações mais adversas da sua vida. Se a atendente do subway levantar a voz cheia de raiva e partir para a agressão física (usando um pão), qual a reação correta? Usar violência contra ela ou usar a calma?

Entender o que é PNL significa usar um pouco dos dois.

É, existe algo no Rapport (uma técnica) que faz com que você aprenda a se conectar com o estado em que a outra pessoa está. Então a reação correta seria, com calma, levantar a voz e se colocar no mesmo estado. No entanto, como você se adaptou ao estado e possui controle das suas ações, poderá levar a discussão para o estado que deseja.

E, rapidamente, quando sincronizar o estado,

basta tirar a outra pessoa mudando de posição. Sim, entender o que é PNL de verdade significa trazer as pessoas para o seu estado usando apenas o poder da influência. Imagine então o que significaria estar sempre feliz e motivado e trazer todas as pessoas ao seu redor para o mesmo estado?

Sabe a pessoa que todos gostam de estar perto?

Talvez ela tenha aprendido o que é PNL e espalhe abundância e felicidade por onde passa. Uma consequência natural disso é que as pessoas acabam oferecendo mais benefícios e sendo mais gentis com ela. Felicidade gera felicidade assim como gentileza gera gentileza.

Adaptação também repercute na sua vida pessoal.

Se você está triste, por exemplo, o que pode fazer para que seu estado mental mude para positividade ao invés de negatividade? Como você pode usar os recursos que possui para atingir os resultados que deseja? Como fazer para não travar quando algo bizarro acontecer na sua vida e que você não tiver resposta? Nem tudo precisa de uma resposta perfeita, precisa apenas de uma resposta no tempo certo.

Tríade de o Que é PNL: Ancoragem, Rapport e Priming

Esse é o mais importante de o que é PNL.

Aprenda isso e saberá o que é PNL.

O que é PNL? Ancoragem.

Ancoragem significa potencializar uma âncora para acessar um estado. Uma âncora é um tipo de sinal que temos para acessar certos estados mentais. Por exemplo, a aliança nos faz lembrar do cônjuge. Às vezes, um sabonete nos faz lembrar de uma pessoa que viajamos juntos. Muito do que aprendemos e lembramos é uma resposta emocional forte.

Por exemplo, pensando no sabonete.

Se você fez uma viagem de dois dias e, na viagem, usou um sabonete que nunca usou na vida e teve experiências emocionais profundas, é possível que toda vez que você sinta o cheiro do sabonete acabe lembrando da viagem ou da pessoa que estava com você. Esse é um processo totalmente natural e a PNL ajuda você a usar o que sua mente já sabe fazer e já faz muito bem.

Já pensou em usar isso ao seu favor?

Ancoragem pode ser usada para você criar um “item de poder”. É um processo bem simples. Compre um simples anel ou bracelete e coloque-o no braço sempre que estiver se sentindo muito bem. Você pode usar uma frase simples para “invocar” o anel e carregá-lo com sua energia positiva. Pronto, toda vez que estiver se sentindo mal, basta tirar o anel.

Repita isso por 3 meses.

É, é demorado mesmo. Mas sabe o que acontece quando sua âncora está bem feita? Você pode usar à vontade. E pode parecer estranho, mas é exatamente isto. Quando você estiver triste, basta colocar o seu anel e usar sua frase de invocação. De repente, devido à âncora que você criou, agora você ficará imediatamente feliz.

O Que é PNL? Rapport.

As nossas impressões e relações com o outro são feitas quase que imediatamente após conhecermos o outro. Num piscar de olhos decidimos quase tudo que se tem para pensar sobre alguém. E, como o mapa não é o território, essa imagem nunca é verdadeira (apesar de poder ser precisa).

O Rapport pode até ser traduzido como empatia.

É uma forma de entender o outro e falar na língua dele mas, além disso, também é uma forma de você comunicar exatamente o que deseja comunicar. Ou seja, garantir que sua primeira impressão seja sempre prazerosa para o outro. Usar o Rapport significa estar sincronizado com o outro em vários aspectos:

– respiração.

– entonação da voz.

– gírias e linguajar.

– velocidade da voz.

– postura corporal.

– sentido (visual/auditivo/cinestésico ou digital)

No final, você literalmente sincroniza.

Alguns estudos sobre Rapport provam que, durante uma conversa profunda em que ambos estão em estado de flow e em total rapport, as ondas cerebrais se igualam. Esse é o poder do rapport, é criar interesse e facilitar a aproximação de pessoas, adaptando-se às situações e causando bem estar onde passar. Uma forma simples de usar o Rapport é utilizando a técnica do espelhamento.

Espelhamento significa, basicamente, “imitar”.

Nós fazemos isso naturalmente. Grupos ficam na mesma postura em bares e no shopping assim como você também poderá ficar. Se você está conversando com alguém, basta esperar alguns segundos depois que a pessoa mudar de posição e mudar também para uma posição similar. Em um dado momento haverá a sincronia e você pode descobrir se está sincronizado com o outro mudando sua posição. Se ela também mudar e imitar (sem perceber), parabéns, você sincronizou.

O que é PNL? Priming.

Priming é a técnica mais agressiva da PNL. Na verdade, é uma técnica utilizada em outras pessoas e em si mesmo. Ela é similar à ancoragem, mas com a diferença que não tem a intenção de fixar nada e acessar depois, mas somente de facilitar uma resposta a um estímulo controlado.

Por exemplo, Marília Mendonça é um priming.

Na verdade, qualquer música que você ouvir é um priming. Nossa mente é totalmente influenciada por qualquer informação que aparece na nossa frente. Sabe aquela propaganda da Coca Cola que aparece nos filmes por apenas uma fração de segundo? Aquilo é um priming que aumenta (e muito) as vendas da Coca Cola.

Se você colocar uma música energética ao acordar,

então estará fazendo um priming para ter um dia energizado. Da mesma forma, colocar sertanejo, música clássica ou um funk irá mudar o seu estado. Tudo isso pode ser usado ao seu favor ou contra você. Entender o que é PNL também significa saber se proteger contra a enxurrada de informações que alteram nosso estado.

E quero te fazer um convite aqui no final.

Entender o que é PNL é algo muito importante para seu autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, mas é necessário que você continue dando passos rumo ao seu futuro de forma concisa e profunda. Se você fizer isso, garanto que não irá se arrepender e continuará cada dia melhor. Por este motivo, te convido a participar dos minicursos gratuitos do Alô, Evolução.

Basta se inscrever e Evoluir clicando aqui.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *