O que é persistência? bem mais simples do que você pensava

Você só vai se tornar uma pessoa melhor quando falhar. Quando puder aprender com suas escolhas e resultados ruins. Quando souber a hora de insistir e a hora de deixar algo de lado. Por isso, saber diferenciar o que é persistência de teimosia é tão importante.

Em minha opinião, é uma característica que vale a pena investir pois está relacionada ao aprimoramento e desenvolvimento pessoal. Ou seja, sem persistência, sua capacidade de crescer e se desenvolver será limitada.

Como consequência, a quantidade de sucesso, realização, riqueza e felicidade também serão limitados em sua vida.

A maioria das pessoas ainda acredita que ter talento ou uma formação exemplar é um caminho seguro e garantido. No entanto, sem a persistência, toda experiência e conhecimento é raso e de pouca utilidade.

O trabalho duro supera o talento. Não importa quais são seus pontos fortes ou fracos, mas sim o modo como você os encara.

Nesse sentido, dois caminhos são possíveis: refletir, avaliar e traçar um plano para ajustar as coisas que vão mal e assim evoluir, ainda que encontre dificuldades.

Ou apenas mentir para si mesmo, dizendo que não é capaz de melhorar ou aprender alguma habilidade.

Por isso, saber o que é persistência e como usá-la a seu favor, transformará seu modo de encarar a vida para sempre. Vamos começar?

O que é persistência senão a capacidade de se manter firme quando se tem vontade de desistir

O que é persistência senão a capacidade de se manter firme quando se tem vontade de desistir

Antes de tudo, como todos os artigos escritos aqui no Alô Evolução, estamos falando de persistência no contexto do autodesenvolvimento. Nesse sentido, quando se tem grandes objetivos, é natural que experimente variações de motivação no decorrer de sua vida.

Em algumas dias pode sentir-se mais motivado e em outros, menos. Mas, isso pouco importa.

A motivação sozinha não gera resultados. O que gera resultados são ações.

Sendo assim, a persistência permite que você continue a entrar em ação, ainda que lhe falte motivação. Ou seja, Persistir é uma forma inteligente de gerar motivação.

Isso porque, ao insistir eventualmente terá sucesso e com isso aumentará sua motivação.

Pense por exemplo, em alguém que quer perder peso e se inscreve em uma academia. Um belo dia, acorda sem nenhuma vontade de se exercitar mas persiste e vai.

O resultado de vencer a preguiça injeta duas motivações em sua vida.

A primeira delas é imediata: ao chegar a academia e começar a se exercitar, é natural que retome sua motivação por conta da sensação de bem estar ao se mover.

A segunda motivação acontece no médio e longo prazo: o resultado de persistir todos os dias para vencer a preguiça se transforma no resultado desejado, ou seja, perder peso.

Portanto, a falta de motivação não é um bom motivo para estagnar. Mas sim, uma ótima chance de aprender e colocar em prática o que é persistência.

Persistir ou desistir?

Persistir ou desistir?

Saber a hora de desistir é tão importante quanto persistir. Isso porque, às vezes, desistir é mesmo a melhor opção. Mas calma! Vou explicar.

Você deve estar cansada(o) de saber sobre como nós, seres humanos, temos facilidade para mudar de opinião. Por isso, de tempos em tempos, vale a pena revisar seus planos e objetivos.

Olhe para estes e pergunte: “ainda quero alcançar esses objetivos?”, “esses planos ainda fazem sentido para mim?”.

Se a resposta for não, atualize-os ou apenas abandone aqueles que não quer mais.

Persistir não é ser teimoso. De nada adianta se agarrar a metas e objetivos que não te inspiram mais.

É natural que conforme cresça e se desenvolva, mude suas ideias. Como resultado, seus objetivos também se expandem.

Nesse sentido, abrir espaço para novos objetivos é abrir mão dos que já não fazem mais sentido. E eu sei o quão desconfortável é deixar as coisas pela metade e saber que nunca mais voltará para concluí-las.

No entanto, é incrível poder refletir sobre seus objetivos e escolher quais quer manter como prioridade em sua vida. E nunca se esqueça, prioridades mudam ao longo da vida.

Portanto, para garantir que está no caminho que quer viver, talvez seja legal revisar seus objetivos ao menos uma vez por ano.

Pelo que vale a pena persistir?

Pelo que vale a pena persistir?
Photo by Jo Szczepanska on Unsplash

Uma boa forma de avaliar pelo que vale a pena persistir é olhar de uma forma mais ampla.

Antes de tudo, recomendo que deixe de lado a ideia de metas fixas. Não estou dizendo que não são importantes, mas é preciso muito cuidado com elas.

Ou seja, se apegar a metas e objetivos fixos apresenta grandes chances de causar desconforto e dor. Isso porque, conforme falamos no tópico anterior, estamos em constante mudança.

Assim, objetivos que antes nos enchiam de alegria e energia podem já não fazer sentido. Insistir em algo que você já não quer mais é uma ótima forma de desperdiçar tempo e energia.

No entanto, você pode fazer diferente.

Você pode escolher o crescimento pessoal como motivo para seguir melhorando e evoluindo todos os dias. Pode também, compartilhar com as pessoas que ama, tudo o que aprende durante sua jornada.

O valor da persistência não está no apego ao passado. Pelo contrário, está no autoconhecimento e na capacidade de perceber quando algum caminho ou escolha já não faz mais sentido.

Mas, para alcançar esse nível de consciência é preciso investir em seu desenvolvimento pessoal. Só assim, é possível compreender o que é sucesso para você.

Como resultado, descobrirá pelo que está disposto a persistir. Só assim terá certeza de que pode contar consigo mesmo, independente das dificuldades e problemas que enfrente.

Aprenda o que é persistência com o que realmente vale a pena

Tenho pra mim que nada do que vale a pena na vida é fácil.

Ser bem sucedido em sua vida pessoal, familiar, profissional e social é algo difícil e leva tempo. Aumenta um pouco a dificuldade se pensarmos que para viver uma vida feliz e saudável, é preciso equilibrar tudo isso.

No entanto, falar é fácil. Difícil é encontrar soluções para problemas que aparecem em cada uma das importantes áreas da vida.

Com isso, você tem o cenário perfeito para aprender o que é persistência na prática. De acordo com o que considera importante em sua vida.

Persistência é compromisso total com o objetivo. Quando se trata do que considera mais importante em sua vida, posso dizer que persistência é compromisso total com você mesmo.

Assim fica mais fácil de se comprometer, se torna mais fácil persistir.

Como desenvolver a persistência?

Como desenvolver a persistência?

Antes de mais nada, persistência é um um compromisso com uma maneira de pensar. Ou seja, acreditar que você é capaz de conseguir realizar ou conquistar qualquer coisa em sua vida, desde que se dedique para isso.

Dessa maneira, não existe mágica ou atalho para se tornar uma pessoa mais persistente. É preciso percorrer o ciclo que começa com a ação de parar e avaliar sua vida e objetivos atuais.

Do mesmo modo, começa a despertar em você, a mentalidade de que ao se dedicar pode chegar onde quiser. Essa mentalidade, por si só, gera a vontade incontrolável de romper barreiras, ou seja, a persistência

Que por sua vez, fecha o ciclo, fazendo com que você queira agir ainda mais para vencer dificuldades e conquistar tudo o que deseja.

Torço para que esse artigo possa fazer a diferença em sua vida de forma positiva. Espero que ele ajude você a refletir sobre a importância de entender o que é persistência e pelo que vale a pena lutar em sua vida.

Conforme disse no artigo, a persistência começa e termina com ação.

Ou seja, agir em prol de avaliar sua vida e escolhas atuais para então decidir se isso faz ou não sentido para você. Só assim, poderá deixar de lado o que é menos importante e viver o que te enche de inspiração e felicidade.

Para você, é difícil insistir/persistir em algo? Estou curioso para saber. Não esquece de compartilhar o artigo com as pessoas que você ama e se importa.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *