fbpx

Versão em Áudio: Ouça Aqui

Quer descobrir o que é narcisismo, como detectar e como lidar com os sintomas disto? Neste artigo vou explorar várias das causas e consequências do narcisismo com você. Existe quem chame o narcisismo sempre de algo negativo, chamam até de “transtorno psicológico”, mas até Freud falava sobre os dois lados de o que é narcisismo.

E, acredite em mim, você também é narcisista.

Basta apenas saber o quão narcisista você é e o quanto que isto afeta a sua vida. Porque, sejamos sinceros, se pudéssemos medir o que é narcisismo com uma régua que vai de 0 a 100, então as pessoas que tivessem nota 0 em narcisismo seriam as mais tristes, provavelmente. Isso porque o narcisismo também se relaciona com o autoconhecimento.

E, se você não tem autoconhecimento, você é infeliz.

Infeliz por pensar que tudo está errado (ou certo demais para você). Te falo isso para iniciarmos nossa conversa de uma forma que possamos tanto respeitar quanto expandir o escopo esta “situação”. E é assim que irei chamar o que é narcisismo: uma situação. Ao longo da vida temos oscilações em nosso grau de narcisismo e, com isso, existem mudanças que desejamos e mudanças que não desejamos.

E também vou te explicar sobre o narcisismo no outro.

Já imaginou o que é narcisismo quando a pessoa ao seu lado possui esta situação? Já imaginou como é lidar com alguém que está, constantemente, apaixonada pela própria imagem e não tem a mínima intenção de dar atenção para mais alguém além de si própria? É, essa é a visão do estereótipo de Narciso: a pessoa que se afoga olhando para o próprio reflexo.

E sim, essa é uma imagem extrema.

Você, dificilmente, irá encontrar alguém que encaixa tanto na definição de narcisismo que esteja sempre olhando para o próprio reflexo. Para vivermos em sociedade, alguns sacrifícios precisam ser feitos. E alguns desses sacrifícios significam lidar com o outro com respeito. Sim, algumas pessoas até passam despercebidas e conseguem avançar. E você vai aprender a detectar estas pessoas.

O Que é Narcisismo: O mito de Narciso

Até que ponto as postagens que vemos nas redes sociais são narcisistas? Entenda melhor o que é narcisismo.
Até que ponto as postagens que vemos nas redes sociais são narcisistas? Entenda melhor o que é narcisismo.

Segundo o mito, ele se afogou.

Mas esse foi o fim de Narciso. O começo da história é mais bonito e cheio de alegria. O mito de Narciso fala do filho de Cefiso e Liríope, que tiveram o que todos ao seu redor consideravam como sendo a criança mais linda de todo o mundo. Essa criança é o Narciso.

Mas aqui vem a maldição.

Nenhum dom ou qualidade vem desacompanhado do outro lado da moeda. Sociabilidade e Introversão parecem ser dois lados opostos mas, junto deles, existem lados positivos e negativos. No caso do Narciso, com sua incrível beleza, sua mãe preocupada consultou um ancião chamado Tirésias. Segundo o mito, Tirésias perdeu a visão dos olhos em troca da visão do futuro.

Então Tirésias anunciou a maldição de Narciso.

Por ser tão hipnoticamente bonito, o jovem nunca poderia se ver em um espelho e tudo ficaria bem. Sua mãe, então, manda quebrar todos os espelhos. Em um dia como outro qualquer, o jovem narciso encontra uma fonte d’água e resolve beber dela. De repente, apaixona-se pela própria imagem. E, depois disso, fica viciado em si mesmo, em olhar-se e admirar o que está à sua frente. Surge ai então a definição de o que é narcisismo.

E ele volta à fonte diariamente. Sem querer sair de lá.

Tendo parado de comer, de conversar, de viver, Narciso virou toda a sua vida à admiração da própria imagem. E esta passagem é importante de ouvir bem porque ela define a diferença entre um transtorno psiquiátrico ou um simples comportamento. Quando algo atrapalha a sua vida, seja trabalho, estudos e relacionamentos em geral, então podemos estar ao lado de um transtorno que precisa de tratamento.

E foi isto que ocorreu com Narciso.

Entender o que é narcisismo passa pelo lado sobre afetar ou não o decorrer da sua vida. Narciso, perdendo peso, amizades e a admiração pela própria vida, ficou apenas fissurado pela admiração pela própria imagem. Com isso, num desses belos dias (não que ele tenha olhado para o dia), ele olha mais e mais profundamente para o reflexo na fonte d’água.

Até que cai na água e se afoga no próprio reflexo.

Como Detectar Um Narcisista?

Afinal, existem narcisistas ao nosso redor em qualquer época do ano.
Afinal, existem narcisistas ao nosso redor em qualquer época do ano.

Normalmente é alguém amado e amável.

É, nos dias de hoje nós temos muitas pessoas que encaixam na definição de o que é narcisismo mas que são pessoas amáveis e que são amadas ao extremo por todos ao seu redor. Ser narcisista não significa desprezar o outro, mas sim se importar consigo mesmo. E sim, em níveis extremos isso pode significar desprezar totalmente o outro.

Narcisistas costumam estar em posições de destaque.

Lembre-se que narcisistas gostam e amam a própria imagem. Existe uma forma melhor de reforçar a própria imagem do que tendo várias pessoas elogiando e circundando as suas ações? É comum que, querendo ser o centro das atenções, o narcisista moderno acabe se tornando um líder pela necessidade de estar no lugar certo para receber os aplausos das pessoas.

E você vai identificar pessoas assim.

São líderes (ou mesmo subordinados) que sempre sentem a necessidade de ter os completos créditos de tudo aquilo que fazem. Existe, porém, um tipo pior de narcisista. Te falei sobre o tipo de o que é narcisismo que se adapta ao meio e aprende a servir e a fazer o bem para que aqueles ao seu redor também ganhem os frutos. Mesmo que, no final, ele só ganhe os créditos.

No entanto, existe o narcisista aproveitador.

Alguns chamam o outro tipo de “vampiros”, pois sugam a energia daqueles que estão ao seu redor. Vampiros, por exemplo, podem ser vistos facilmente no contexto social. São sempre aqueles que procuram convites para lugares e experiências que normalmente não tem acesso com o único objetivo de mostrar-se e ganhar, no mundo moderno, vários e vários likes. Vampiros podem ser chefes que tomam os créditos daquilo que você fez.

E isso pode até ser baixa autoestima.

Muita gente posta muitas coisas nas redes sociais para tentar levantar a estima, mas o que é narcisismo se não uma forma de levantar a própria moral? De sentir-se bem consigo e aproveitar a própria imagem. Mas não é somente baixa estima, muita gente apenas procura aprovação e recepção daqueles que estão ao seu redor.

Por fim, existe um outro tipo de o que é narcisismo.

Já falamos sobre o tipo que faz o bem para conseguir atenção, este normalmente ocupa cargos de liderança ou confiança. O outro tipo de pessoa narcisista é aquela que suga os outros para conseguir benefícios próprios e somente isto. É comum que estas pessoas não consigam ir muito longe social ou profissionalmente, porque suas ações acabam freando o seu desenvolvimento. Então temos o terceiro tipo: o necessitado de narcisismo.

Já imaginou o que é narcisismo negativo?

Em um certo ponto, se você não entender o que é narcisismo, poderá acabar se isolando dos outros.
Em um certo ponto, se você não entender o que é narcisismo, poderá acabar se isolando dos outros.

Existem pessoas que sequer tem a coragem de olhar-se no espelho, seja devido a algumas gordurinhas ou mesmo ao modo como leva a própria vida. Pessoas que possuem uma autoestima tão baixa que beiram (ou já estão) na depressão contínua e dolorosa. É, eu sei, isto não encaixa muito na definição de narcisismo.

“A diferença entre veneno e cura é a dose”.

A frase anterior tem algo importante: se a dose é muito alta, se torna veneno. Se a dose é muito baixa, se torna veneno também. O ideal é sempre o caminho do meio. E por isso que quero te falar sobre este tipo que é bastante comum: das pessoas que precisam aprender a olhar-se mais no espelho, a ter orgulho e admiração pela pessoa incrível que são.

Mas que ainda não sabem.

É por isso que entender o que é narcisismo é importante: se você tomar os princípios disto para si e aprender a usar ao seu favor, então a palavra transtorno poderá ser esquecida. Então a palavra situação narcisista poderá ser utilizada como objetivo para sua autoestima através do autoconhecimento.

O Que é Narcisismo: É Ruim Ser?

Narcisistas também casam, trabalham e vivem. Entenda um pouco melhor sobre o que é narcisismo.
Narcisistas também casam, trabalham e vivem. Entenda um pouco melhor sobre o que é narcisismo.

O que você responderia? Sim ou não?

Se você for narcisista, com certeza responderá que ser narcisista não é algo ruim. Engraçado, não? Mas relaxe, existe um pouco de de “sim” e de “não” na resposta. Por um lado, é ótimo e até necessário ser narcisista. Por outro, é ruim e gera péssimas consequências. Vamos entender um pouco mais sobre isso agora. Vou te explicar alguns pontos principais primeiro.

1º: Ser narcisista é comum.

Toda criança, em algum momento, aprende a ver e entender seu próprio reflexo. Neste momento existe a contemplação da própria existência. Não que seja um instinto narcisista, mas é algo que faz com que nos sintamos orgulhosos de nós mesmos. Esse pensamento e orgulho próprio pode evoluir de várias formas diferentes.

2°: O narcisismo Evolui.

Isso significa que, conforme você amadurece, talvez você se torne mais narcisista ao entender o que é narcisismo. E isso é ótimo, afinal, quanto mais motivação você tiver vinda de você mesmo, mais fácil será lidar com os momentos que a vida nos dá. Conforme seu narcisismo evolui, ele pode até chegar a se transformar em algo que chamamos de amor próprio.

3: O seu narcisismo retrocede.

Pessoas que chegaram num estágio avançado de egoísmo narcisista, ou seja, que querem tudo para elas próprias e não estão dispostas a ajudar nem agradecer a nada nem a ninguém acabam entrando em tristeza profunda. E isso gera uma sensação de vazio tremenda. E é aí que a definição de o que é narcisismo se manifesta. Se você não retrocede deste estágio, talvez precise de ajuda psicológica. Se retroceder, então aprenderá a viver melhor em sociedade.

4°: Você está em constante Evolução.

E o narcisismo é somente mais uma forma de manifestar a sua própria identidade pessoal para o mundo. Você pode ter alguns meses em que está muito narcisista e meses em que sua autoestima está terrível. Talvez alguns quilinhos a mais estraguem sua confiança ou talvez aquele novo emprego impulsione sua auto-imagem.

5º: Tudo isso precisa de autoconhecimento.

Percebeu que nos últimos parágrafos comecei a misturar alguns termos? Autoconhecimento, auto-imagem, o que é narcisismo, autoconfiança, amor próprio e até a lei da atração. Tudo isso, para quem é leigo, parece igual. Parecem sinônimos. Mas são bastante diferentes. Cada um deles exerce um papel na sua Evolução pessoal. E isso é necessário para continuar a se desenvolver.

O que é narcisismo? É apenas uma pergunta incompleta.

Entender apenas um termo isolado é como ver tramas bastante complexas. Filmes com duas narrativas são similares a você. E o que são esses filmes? São aqueles que você entenderá o enredo de uma forma diferente na segunda vez que assistir. Isso porque saberá a real narrativa. E assim é você. Entender o que é narcisismo te ajuda a melhorar seu autoconhecimento.

E conforme você melhora isso,

melhora também todo o resto. Para cada vez que você se olha no espelho, diferente de Narciso, você enxerga e lê uma nova pessoa. E te digo isso porque essa é a missão do Alô, Evolução: te dar conhecimento prático ao seu alcance de forma que você possa, sempre que olhar para o espelho, ser uma pessoalmente totalmente diferente de quem você era da última vez que você se olhou no espelho.

E isso é magnífico, não é?

Espero que este artigo sobre o que é narcisismo tenha te ajudado a entender este transtorno/situação e, mais importante que isso, tenha te ajudado a entender melhor e mais profundamente quem é você e o que você pode fazer para se tornar sua melhor versão. Aprendendo a absorver os dois lados da moeda do desenvolvimento pessoal.

Porque toda dor te dá aprendizados.

E todo aprendizado te dá autoconhecimento. Para finalizar, quero te dizer que não importa o motivo que você procurou saber o que é narcisismo, mas que você respeite este motivo e respeite a si. Aceite-se como você é, seja isso narcisista ou não, e apenas procure a felicidade porque, no fim, é apenas isto que importa. E, caso deseje evoluir com 21 dias de cursos gratuitos de Autoconhecimento, Resiliência Emocional e Meditação,

basta aceitar esta missão pessoal aqui.


2 comentários

Lee · 1 de janeiro de 2020 às 08:33

Belo artigo, grande conhecimento que absorvi aqui , vlw .

    Caio Vinicius · 4 de janeiro de 2020 às 07:31

    Obrigado pelo feedback e apoio sempre.

    Você é uma das pessoas que me fornece gás para pesquisar e ler ainda mais, para que assim eu consiga trazer conteúdo de qualidade para contribuir com a nossa evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *