O que é missão visão e valores? e porque você deveria saber isso

Quando comecei a trabalhar, lembro de escutar repetidas vezes esses termos sem ter a menor ideia de seus significados. Nos dias de hoje, é comum também nos encontrarmos com esses termos em nossas vidas pessoais. Mas afinal, o que é missão, visão e valores?

Enquanto a missão e visão dão direção e sentido a sua vida. Os valores por sua vez, orientam suas escolhas e ações. No entanto, vale dizer que nem tudo aquilo que você valoriza, dará a você qualidade de vida.

Escolher valores que conflitam com princípios naturais leva você a uma missão e visão distorcida sobre os caminhos que quer seguir. Sendo assim, escolher bons valores é importante para garantir que sua missão e visão sirvam de bússola enquanto você se esforça para alcançar suas metas e objetivos de vida.

O objetivo desse artigo vai além de mostrar a você o que é missão, visão e valores. Quero ajudar você a pensar e criar uma declaração de missão e visão que ajudem você a alcançar o sucesso pessoal.

Vamos nessa?

O que é missão?

Qual é a sua missão?

A princípio, posso dizer que sua missão é o plano pelo qual pretende alcançar sua visão. Ou seja, uma descrição ideal do que você deseja realizar em sua vida durante os próximos anos.

Dessa forma, fornece direção conforme você avança em direção aos objetivos que deseja alcançar.

A principal diferença entre missão e visão é que a primeira cuida daquilo que você pode e quer fazer hoje para atingir seus objetivos. Ou seja, sua visão é o amanhã que você quer viver, enquanto a missão é aquilo que pode ser feito hoje para se aproximar de seus objetivos.

O que é visão?

Qual é a sua visão?

Convido você a um breve exercício.

Assim, tente pensar em sua vida daqui cinco anos. Imagine ela perfeita em todos os sentidos.

Como seria isso para você? Como você se sentiria consigo mesmo e com as pessoas que ama? o que você faria todos os dias? Como você e as pessoas mais próximas a você estariam vivendo?

Na prática, sua visão pessoal é a marcação dos tesouros que quer encontrar no mapa que desenhou para sua vida. Enquanto o mapa seria a sua missão.

Quais são os seus valores?

Quais são os seus valores?

No contexto do desenvolvimento pessoal, valores são um conjunto de características que determinam a forma como você se comporta e interage com outras pessoas e com o mundo.

Em outras palavras, são um conjunto de regras para uma convivência saudável em grupo. Mas é aqui que o problema pode surgir.

Vivemos dias em que valores essenciais como honestidade, gentileza, coragem e equilíbrio são trocados por egoísmo, inveja e violência.

Assim, é importante dizer que sem pensar e escolher bons valores, será difícil definir uma visão de futuro que resulta no sentimento de realização pessoal.

Por que é importante escolher bem seus valores?

Por que é importante escolher bem seus valores?

Quando você valoriza algo, pode acreditar que aumentará sua qualidade de vida ao conquistar determinadas metas e objetivos. Assim, são comuns pensamentos como ”serei feliz e realizado quando tiver mais dinheiro… ou quando for reconhecido por meu talento… quem sabe quando comprar uma casa ou um carro novo”.

No entanto, muitas de nossas metas e objetivos podem ser apenas ilusões. Nos fazem vislumbrar o sucesso, criar metas e começar a subir os degraus sem sequer entender o porque.

Dessa maneira, valores não trarão qualidade de vida a você a menos que valorize os princípios corretos.

Princípios são considerados leis universais que definem como a sociedade deve se orientar. São incontentáveis, já que não sofrem resistência quando adotados.

São considerados princípios universais: amor, liberdade, respeito, paz, felicidade e por ai vai…

Portanto, sem escolher os valores corretos, você corre o risco de conquistar o que quer e continuar sentindo-se perdido. Isso porque, na verdade, você não queria apenas ficar rico. Mas, queria grana para ajudar as pessoas que ama, para viver livre e em paz.

Por isso a importância de escolher os valores corretos. Sem isso, sua visão de futuro pode se distorcer. Como consequência, sua missão levará você mais rápido ao lugar errado.

Como criar sua missão e visão de acordo com bons valores?

Passo 1 – Identifique sucessos anteriores para descobrir o que é missão, visão e valores para você

Identifique sucessos anteriores para descobrir o que é missão, visão e valores para você

Pare e pense sobre quatro ou cinco exemplos de sucesso pessoal que você teve nos últimos anos. Nesse sentido, não importa muito se eles aconteceram em sua vida pessoal ou em sua carreira.

Apenas coloque isso no papel. Em seguida, veja se consegue identificar algo em comum entre eles e anote também.

Passo 2 – Descubra os seus valores essenciais

A seguir, crie uma lista com todas as habilidades e qualidades que você tem. Bem como, uma lista com suas prioridades atuais.

Por exemplo: entre as habilidades posso citar paciente, persistente e honesto. Enquanto para prioridades posso dizer que são minha família e projeto.

Quando sua lista estiver completa, tente reduzir a 4 ou 5 qualidades e prioridades que considera mais importantes.

Por fim, revise suas escolhas para garantir que tudo faz sentido para você.

Passo 3 – Pense em contribuir e assim entenderá o que é missão, visão e valores

 Pense em contribuir e assim entenderá o que é missão, visão e valores

Nesse sentido, crie uma lista de coisas pelas quais você se destaca e pode fazer a diferença.

Se pudesse escolher qualquer coisa, como gostaria de contribuir para:

  • O mundo em geral,
  • Sua família,
  • Projetos e sua carreira,
  • Suas amizades,
  • Comunidade.

Passo 4 – Identifique suas metas?

Sugiro que tire um tempo para refletir sobre suas prioridades na vida. Tente escrever uma primeira lista de objetivos pessoais de curto (3 anos) e longo prazo (10 anos).

Para que possa ter certeza de que está no caminho certo, é interessante voltar a esse passo ao menos uma vez a cada 6 meses. Você vai se impressionar com a quantidade de vezes que mudamos de prioridades.

Mas, eu disse prioridades e não propósito. A partir do momento que você descobre seu verdadeiro propósito, ele não muda. O que muda são as formas que você vai usar para alcançá-lo.

Passo 5 – Escreva sua declaração de missão e visão

Quando você investe tempo e energia para conhecer a si mesmo através dos 4 passos que falamos no artigo, está apto a começar a escrever sua missão e visão pessoal com base em princípios universais.

Por fim, lembre-se que uma declaração de missão e visão não devem ser escritas apenas uma vez e vistas como regras rígidas e imutáveis. Conforme disse antes, recomendo que ao menos uma vez por ano, revise sua visão e missão pessoal.

Isso porque, elas nos servem como bússola para buscar tudo aquilo que queremos. Assim, certifique-se de escolher valores que tragam direção e sentido para sua vida.

Dessa forma, garante que seus esforços levarão você ao lugar quer você quer chegar.

Espero de coração que este artigo possa ajudar você e as pessoas que ama. Torço para que ele desperte em você a vontade de escolher e se dedicar para criar aquilo que você quer viver.

Compartilhe com as pessoas que você ama e se importa.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *