fbpx

Seu Mindset (Ou Mentalidade) define como funcionam seus pensamentos. Seus pensamentos se transformam em ações e, suas ações, em resultados. Saber o que é Mindset de crescimento fará você atingir resultados surpreendentes e se adaptar ao mundo de constante mudança que temos atualmente. Neste artigo, vou te explicar como ter um Mindset blindado e voltado ao crescimento.

Versão em Áudio: Ouça Este Artigo

O Que é Mindset? Definição de Mindset

Hora de aprender, profundamente, a transformar seu mindset.

Segundo a Carol Duek, autora do livro com nome “Mindset”, a Mentalidade é a forma como uma pessoa lida com os eventos que acontecem com ela durante a vida. Também é relacionado com a percepção do próprio indivíduo à sua capacidade e à expansão da sua capacidade.

Em curtas palavras, demonstra se você está pronto.

“Estar pronto”, nesse caso, significa estar pronto para o que está por vir, seja algo conhecido ou não. O termo de o que é Mindset popularizou facilmente e rapidamente após a publicação do livro da Carol Duek por juntar estudos científicos e uma abordagem simples para um problema complexo: o motivo das pessoas “pararem no tempo”.

O que é Mentalidade se não saber se você se auto sabota (ou não)?

O Que é Mentalidade Fixa (Negativa)?

Existe o Mindset de crescimento e o Mindset fixo.

Podemos pensar em crianças e idosos para entender melhor como o Mindset se manifesta. Crianças com crenças de não merecimento e de auto depreciação normalmente falam coisas como “eu não consigo fazer isto” ao se deparar com algo pela primeira vez. Esse é um tipo de o que é Mindset fixo.

Pessoas de sucesso não podem ter Mindset fixo.

Aliás, esta é uma dica importante para os pais que estão lendo aqui. Se seu filho, de alguma forma, possui esse tipo de comportamento, é importante ajudar ele e demonstrar que ele pode atingir o que quiser. Não falo sobre mentir para seu filho, mas sim de mostrar que ele pode aprender. Uma pessoa com Mentalidade fixo paralisa perante um desafio e prefere fugir.

Um idoso também age de forma similar.

Não querendo se colocar em situações adversas, alguns idosos preferem fazer tudo exatamente da forma como sempre fizeram. Preferem viver, exatamente, da mesma forma. Não querem conhecer pessoas novas nem lugares e nem atividades. Na verdade, há até o sentimento de constante lembrança do passado como sendo “um tempo melhor”.

E isso não se limita pela idade.

Não há idade para se ter uma Mentalidade fixa. Adultos podem entender o que é Mindset de crescimento e resolver se desafiar (e aprender calistenia, como no vídeo abaixo). O que a autora do livro Mindset, a Carol Duek, descobriu é que a Mentalidade não é permanente e pode ser alterada bastando colocar o indivíduo à prova. Isso significa que ele precisa se desafiar.

Nunca é tarde para ser jovem | José Carlos e Antonio Moreno
Watch this video on YouTube.

Errado no sentido de que não consegue.

É preciso mostrar ao outro (ou a si mesmo) que você pode fazer, aprender, criar, quebrar, construir ou brincar como bem entender. Com o tempo (e prática), vai ficando cada vez mais fácil adquirir uma Mentalidade de crescimento de forma contínua. E, claro, a vida acaba sendo muito mais prazerosa quando você vive sem limites sendo auto impostos.

O Que é Mindset Fixo VS Mentalidade de Crescimento

Quer emagrecer ou ganhar um bom corpo? Prepara o mindset de crescimento.

Sabe o que é preciso para um Mindset de crescimento?

Primeiramente, o que é isto? O que é Mindset de crescimento além da simples percepção de que as coisas não irão continuar como são? E você, como indivíduo, pode evoluir e atingir um novo patamar para conseguir atingir seus novos objetivos. Isso é bem útil e simples para quem possui boa autodisciplina.

Para entender o de crescimento, há alguns passos.

Mas aí que vem a parte importante: sabendo o que é Mindset de crescimento, esses passos já nascem naturalmente na sua mente. Então só existe um passo necessário para o Mindset de crescimento, que é se colocar em ação. É fazer acontecer e deixar que a dor do novo não impeça o “melhor” de acontecer.

E será que duas pessoas podem interagir com Mindsets diferentes?

É interessante que somos seres que se atraem por outros, socialmente, com gostos parecidos com os nossos. Isso significa que pessoas com um Mindset de crescimento poderão lidar naturalmente com pessoas que só sabem o que é Mindset fixo. Elas podem considerar um desafio lidar com o outro e até divertido para que aprendam algo sobre si e sobre o outro.

No entanto, o contrário nem sempre é válido.

Você já teve algum companheiro de trabalho ou mesmo amoroso que possuía uma rigidez na mente tão forte que se incomodava com a pessoa ao lado? Que se incomodava porque o outro fazia tudo mais rápido e até melhor? Pessoas rígidas se incomodam com o que é Mindset de crescimento por ser, exatamente, tudo pelo qual elas lutam contra.

E como lidar com as duas no mesmo ambiente?

Quem tem a Mentalidade de crescimento, caso seja subordinado de uma pessoa com Mindset rígido, acabará por se sentir muito insatisfeita, sem liberdade e desmotivada. Se for o contrário, a Mentalidade de crescimento poderá procurar formas de encaixar a forma do outro trabalhar, mas poderá ter problemas pelo fato do outro não ouvir nem tentar mudar para melhor.

Mas, naturalmente, todos chegamos a um equilíbrio.

E, dessa forma, a definição de Mindset de crescimento e a definição de Mindset fixo acabam coexistindo no mesmo ambiente. Há um problema para quem só entende o que é Mindset fixo porque o mundo, hoje, demanda profissões do futuro que sejam mais adaptadas a mudanças e, pouco a pouco, este tipo de pessoa vai sendo “convertida” para o novo Mindset.

Deixa te dar um exemplo profundo sobre o que é Mindset.

Na verdade, esse estudo é tão importante que talvez você pense que seu Mindset é de crescimento, quando na verdade, ele é fixo.

Mudando Seu Mindset Com a Lei da Atração

Crie sua realidade.

Com a lei da atração, se torna fácil aprender o que é Mindset de crescimento. De forma resumida, a lei da atração é uma forma de você viciar sua mente a ter pensamentos positivos e conseguir conquistar o que quer ao se aproximar desse algo. É muito relacionado com a Programação Neuro Linguística. E para usar a lei da atração no seu Mindset, basta que

você repita os mantras certos.

Na verdade, mantras são parte crucial da lei da atração. É através de frases de reprogramação mental que você consegue implementar a lei da atração. Porém, aqui vem uma mudança simples: ao invés de somente frases, você fará ações relacionadas a essas frases. Ou seja, diariamente, você fará algo novo.

30 dias de Mindset de crescimento, já pensou?

Imagina que você decidiu, realmente, mudar o seu Mindset de fixo para Mindset de crescimento, então você decide que, a partir de amanhã, irá fazer uma atividade nova todas os dias que nunca tenha feito antes. Pode ser algo tão simples quanto ir num novo restaurante almoçar e algo tão complexo quanto marcar um encontro diferente no Tinder todo dia.

Aliás, esse exemplo do Tinder é importante.

Nós somos máquinas tão incríveis de adaptação de padrões que esse exemplo funciona perfeitamente para entender o que é Mindset de crescimento. Sabe o que aconteceria com uma pessoa tímida após 30 encontros no Tinder? É, ela seria especialista em encontros no Tinder. Mas aqui vai o grande segredo: uma pessoa tímida não possui Mindset de crescimento.

E entramos em outro tópico agora…

O que é Mindset para uma área na sua vida não é igual em todas as áreas. Você pode se sentir super confortável em testar novas comidas mas querer suas roupas sempre da mesma forma. Não é sobre experimentar coisas novas sem motivo, mas sim de saber quando experimentar coisas novas e aprender a superar seus obstáculos. Timidez é algo que incomoda bastante e, normalmente, as pessoas querem mudar.

Alguns até se convencem que é algo “natural”.

“E até gosto”, alguns podem dizer. Mas, normalmente, nossa mente cria pequenas historinhas para justificar o que fazemos e nos deixar felizes mesmo que nos incomode. Por esse motivo é importante desenvolver o que é seu Mindset. Se você não fizer isso, poderá acabar fazendo algo que não gosta e encontrando uma pequena desculpa para fazer.

Por fim, fique perto de quem tem Mindset de crescimento.

Para atrair o que você quer, é importante também estar do lado de pessoas que pensam parecido com você. Dessa forma você poderá aproveitar e crescer junto com outras pessoas num ciclo contínuo de aperfeiçoamento. 

O Que é Possível Mudar No Mindset de Outra Pessoa? 

Desapego e respeito é a solução do mindset

Mindset é individual.

Mas é possível mudar o que é mindset de outra pessoa? Posso dizer que sim, mas com certas limitações. Isso é bem simples de fazer e o que é Mindset se não uma forma de levar o bem ao mundo? Por exemplo, “mudar” o Mindset de alguém pode ser necessário quando é uma pessoa que você vive o tempo todo e que ela precise lidar com uma mudança imediata.

Ahh, claro, ela quem deve definir isso.

Por mais que queiramos o bem do outro, não podemos simplesmente julgar que o que acreditamos é mais importante do que o que o outro acredita. Então a receita aqui é simples. Se o outro quer entender o que é Mindset de crescimento, então você pode ajudar com alguns poucos passos. Existe um conceito budista chamado “bolha de realidade”.

Todos nós estamos em bolhas diferentes.

E isso significa que a sua bolha vai limitar a sua forma de enxergar o mundo. Você não consegue fugir dela e ninguém consegue te tirar dela. Mas, se alguém quiser absorver o que é Mindset de crescimento, você pode ajudar essa pessoa com armas para furar a bolha e tentar sair dela. Mas, repito: não se meta na vida de alguém se ela não quiser sua ajuda.

E como sair da bolha de realidade?

Imagine a seguinte situação: uma pessoa está presa em um buraco de 5 metros de profundidade. Ao seu lado, há uma escada desmontada que precisa de uma ferramenta que está fixa no fundo do buraco. A única forma de montar a escada é com a ferramenta. Aqui vem o grande segredo para como mudar a definição de Mindset na cabeça de alguém: você não pode montar a escada.

Tudo que você pode fazer é jogar a escada na cabeça do outro.

E essa analogia é bem precisa porque algumas peças vão doer e vão contra tudo que a pessoa (presa no buraco) acredita. Então essa é sua missão: no momento que alguém pede ajuda para sair do buraco, você tem uma escada desmontada do seu lado. Você não pode montar, mas pode jogar as peças da escada para que a própria pessoa monte.

A jornada de montar a escada é o que fará ela sair.

Mesmo que você tivesse uma escada montada, a pessoa precisaria querer sair. E mesmo que ela quisesse sair e você entregasse a escada, a pessoa voltaria para o buraco se não aprendesse a montar a escada. Percebe como é importante deixar que o outro aprenda o que é Mindset no seu próprio tempo e com respeito? E é isso que faço aqui no Alô, Evolução. Não acredito em mudança rápida, instantânea e relâmpago.

Por isso te ofereço jornadas gratuitas.

Para ter acesso a elas, basta se inscrever na minha lista de emails e te enviarei cursos gratuitos (você quem vai escolher) para se desenvolver e Evoluir em áreas específicas da sua vida. Mindset, desenvolvimento pessoal, timidez, foco e tudo que nós da comunidade achamos importante estará disponível na sua vida. Está pronto?

Basta se inscrever. Um abraço.


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *