fbpx

Versão em Áudio: Ouça Aqui

Flow é um estado mental no qual sua concentração está tão forte que você se diverte com uma atividade e não percebe o tempo passar. Nós, naturalmente, entramos em estado de flow em atividades de lazer. Mas entender o que é flow vai te ajudar a entrar no estado de flow quando for necessário: por exemplo, naquela atividade super complexa e chata que você precisa fazer.

E como usar o estado de flow ao seu favor?

Primeiro de tudo, o estado de flow é muito bem formulado pelo pesquisador Mihaly Csikszentmihalyi e existem métodos para atingir tal estado. Por exemplo, vou logo adiantar que você pode entrar em estado de flow ao ler este artigo se tiver o esforço de se livrar das distrações (por exemplo, Whatsapp).

Agora deixa te explicar o que é flow e, depois, como chegar.

O Que é Flow? Definição e Origem.

Entender o que é flow tem repercussões em todas as áreas da vida, inclusive em coisas simples como cortar um pedaço de bolo.

Flow significa fluxo.

Isso se traduzirmos do inglês de forma literal. A origem do estado de flow é do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que percebeu um padrão de comportamento em especialistas de diversas áreas. Esse padrão aparece ao entrarem na sua área de máxima performance. É uma mistura de diversão, “desaparecimento” e alta performance. E aqui vem a parte importante para mim e para você:

O Estado de Flow pode ser perseguido.

Se você entende bem o que é flow, então você começa a ter o poder de perseguir este estado e começar a entrar nele com maior frequência e por mais tempo. Dessa forma, tanto seu trabalho, jantar com a sua família ou mesmo uma conversa simples podem ser feitos no estado de flow. E, pouco a pouco, você terá percebido o quão diferente a vida pode ser quando você se mantém em total presença.

Abaixo há a definição de o que é flow pelo Mihaly Csikszentmihalyi.

Flow - Estado de Fluxo - Mihaly Csikszentmihalyi -TED
Watch this video on YouTube.

E depois que você entende o conceito de o que é flow, você passa a ter maior controle sobre como vencer a ansiedade (e depressão) porque ambos são exatamente o oposto do estado de flow. Enquanto o sentimento de flow faz você se perder em tempo e espaço, a ansiedade coloca você preso ao futuro. E a depressão ao passado.

É até interessante fazer esse paralelo.

Se você conhece alguém (ou mesmo você) que visitou um psicólogo ou psiquiatra, então sabe que uma das primeiras perguntas que eles fazem quando você está com sintomas de depressão é sobre como você ocupa seus dias. Mente vazia sempre têm mais chances de causar problemas. Então se sua rotina diária envolve fazer apenas uma atividade por 2 horas e pronto, você tem mais chances de ter depressão e ansiedade.

Nossa mente é incrível, mas também perigosa.

Se você se mantiver no estado de flow e lembrar sempre de vigiar seus pensamentos (com respeito), garanto que poderá Evoluir com mais velocidade e intensidade na sua vida. Aprender como se colocar no estado de flow é o segundo passo após entender o que é flow para que você desperte o poder que há em você.

Como Entrar no Estado de Flow?

Entender o que é flow te ajudar a entender o sabor da sua comida (acredite em mim, muita gente não sabe).

1. Desative o Whatsapp.

Tudo bem, não precisa ser tão extremista, mas vou te dar um exemplo mais preciso. Quando você estiver em eventos sociais, entenda que todas as pessoas do evento saíram da própria casa com um objetivo: ir a um lugar para falar com pessoas. Então não use o Whatsapp. Isso é a “quebra” do estado de flow.

E sei que você já passou por isso.

5 pessoas numa mesa conversando em completo flow e, de repente, alguém tira o celular do bolso. De repente, outra pessoa tira o celular. Em alguns segundos, 4 pessoas estão usando o celular e a mesa ficou em silêncio. A conversa (flow) não vai voltar tão rápido porque vocês quebraram o que é flow naquele momento.

2. Foco total na pessoa ou objetivo.

Se você se coloca totalmente em uma atividade, sua mente começa a atingir uma maestria superior por entender o que é flow. Por exemplo, existem garçons em restaurantes que abrem uma garrafa long neck em apenas 1 segundo. Isso com apenas uma mão enquanto seguram vários pratos na outra mão. É uma habilidade simples e incrível que auxilia no desenvolvimento pessoal (por manter a mente ocupada) e profissional (por se destacar).

Mas há o outro garçom.

Um outro garçom que está lá há mais tempo e que precisa das duas mãos e 6 segundos para abrir uma garrafa, mesmo sendo mais jovem, inteligente e mais saudável. Talvez você pense “que besteira”, mas a verdade é que isto acontece em todos os aspectos da nossa vida. Se você viver de verdade o que está acontecendo, então você tem a chance de entender o que é ser proativo e melhorar sua performance. 

3. Crie rituais de concentração.

Se o primeiro passo é remover as distrações, o segundo passo é focar totalmente na atividade. Já o terceiro passo é criar pequenas rotinas para sua definição de o que é flow. Como assim? Se você se mantém sempre vigilante e percebe o que tira você do flow, então você passa a perceber e agir sobre esses impedimentos.

Por exemplo, ir ao banheiro antes do filme ajuda no flow.

Você já foi ao cinema e precisou ir ao banheiro no meio de uma sessão? É uma experiência bem chata, afinal, você estava totalmente focado (no flow) e, quando volta, já nem sabe o que está acontecendo e precisa retomar a concentração. O terceiro passo é sobre entender o que te ajuda a entrar no flow e o que te atrapalha. A partir disso, tomar as ações necessárias para resolver.

Os exemplos são vários aqui.

O importante, porém, é saber que você é uma pessoa única e que não adianta apenas pensar racionalmente sobre o que pode te ajudar. É preciso sentir e é preciso entender que o que é flow para o criador da teoria pode ser diferente para você. E tá tudo bem, o objetivo é apenas ser mais feliz e atingir com mais presteza nossos objetivos, certo?

Então é isso que você vai fazer ao se autoconhecer.

Música “No Flow” e Autoconhecimento.

Esteja onde estiver, aprenda a estar. Apenas isto.

“Por onde a gente passa é show”, diria MC Guimê.

É bom entender melhor o que é flow com um exemplo da nossa cultura popular. O MC Guimê é um ótimo exemplo de o que é flow. Em sua música (e clipe), demonstra a simples realidade de pessoas comuns vivendo vidas extraordinárias. Não é sobre grandeza e nem sobre dinheiro, mas sim sobre presença. Sobre estar dentro do fluxo da sua própria vida.

É não se distrair.

É perceber o fluxo dos eventos e se deixar levar por eles mas mantendo completa atenção. Se você entende mesmo o que é flow, então você consegue tomar decisões mais precisas e direcionadas para o seu objetivo e realização pessoal. Afinal, não basta apenas deixar a vida te levar, é preciso guiar as velas do seu barco para que você chegue onde você quer chegar.

MC Guime - País do Futebol Part. Emicida (Videoclipe Oficial)
Watch this video on YouTube.

Uma das consequências não esperadas de se colocar em estado de fluxo é que você consegue se colocar no lugar do outro com mais facilidade. Imagine uma conversa com qualquer pessoa que você considera um bom amigo. Se você estiver lá apenas esperando sua vez de falar, não conseguirá ouvir nem absorver o que o outro tem a dizer.

Mas, se entrar no flow, tudo muda.

Se entrar no flow e passar a ouvir de verdade o que o outro tem a dizer, então você irá descobrir as entrelinhas do que está sendo dito. E poderá usar isso ao seu favor e aprendizado. Não, não é manipular o outro, é entender e ter empatia para perceber o que ele precisa, mesmo que seja apenas ser ouvido.

E com isso começamos a entrar nos benefícios do flow.

São vários benefícios e vou explicar alguns deles noutro tópico para você mas, por hora, saiba que entender o que é flow significa extrair o máximo de você e do mundo ao seu redor. Estar no estado de fluxo é como fechar os olhos ao degustar uma comida (mas sem precisar fechar os olhos).

Principais Benefícios de Saber o Que é Flow.

Nada será entediante se você a definição de o que é flow.

1. Perda de Peso.

Não, não estou brincando. O primeiro benefício de entender e aplicar o que é flow é perder peso. É uma repercussão bizarra porque acontece sem você perceber. Muitas pessoas comem sempre no automático e o mais rápido que puderem enquanto ficam olhando o Whatsapp. Isso acaba aumentando a quantidade do que comemos. Além disso, ainda fica mais difícil de digerir por não mastigar adequadamente.

Esses dois pontos ajudam no emagrecimento.

2. Melhores relacionamentos.

Parece que a maioria dos relacionamentos interpessoais acabam com problemas devido à falta (ou problemas) de comunicação. “Diálogo”, como chamam. Seja um colega de trabalho, chefe ou mesmo um familiar. Perceber com total atenção a relação com o outro é um passo necessário para descobrir o máximo de um relacionamento.

E se colocar no flow é exatamente isso.

Um ensinamento do budismo fala sobre algo similar. Sobre tentar olhar para o outro como se fosse o Buda. E não precisa ser budista para entender, basta trocar a pessoa. Já imaginou pensar que o outro pode ser similar a você? Alguém com os mesmos problemas, limitações e desejos. Como você trataria você mesmo se soubesse que precisa de ajuda e que pode ajudar?

Olhar para o outro com intenção é isso.

É usar toda a sua energia para criar um ambiente em que a comunicação possa acontecer e que você seja alguém que está lá não para falar, mas para ouvir. Isso facilita os relacionamentos e até deixa as conversas mais interessantes para os dois lados. Deixa para você por ter mais interesse na conversa e para o outro por você ter um diálogo mais condizente.

3. Promoção no Trabalho.

Qualquer funcionário que presta atenção em todos os detalhes acaba tendo destaque. Toda empresa possui melhorias a serem feitas e mudanças simples que podem acontecer. Se você se atentar, totalmente, ao que precisa fazer, então essas pequenas mudanças podem aparecer e, de repente, talvez você acabe se tornando responsável por grandes modificações e execuções na sua empresa atual.

4. Mais Confiança.

Uma forma simples de como ser mais confiante é estar no estado de flow. Por que isso acontece? O que é flow se não uma forma de você focar totalmente no que está acontecendo? Imagine um músico tocando num lugar público pela primeira vez mas que esteja totalmente mergulhado em sua arte. A vergonha do que os outros vão pensar desaparece.

E isso também é construído com o tempo.

Se você se mantém em flow em momentos importantes da sua vida, não vai demorar até que você possa transcender suas habilidades e perceber uma melhoria muito significativa em tudo que você faz. E, claro, isto aumenta sua confiança muito facilmente.

5. Autoconhecimento.

Por fim, entender o que é flow vai te ajudar com seu autoconhecimento. E seu autoconhecimento vai repercutir em todas as áreas da sua vida. Isso porque nós parecemos ter nascido com esse corpo e mente de extrema complexidade mas recebemos um manual que veio errado. Um manual que veio para o corpo e mente errados.

Esse manual errado é a sociedade.

Esse manual nos diz qual profissão devemos seguir, qual escola estudar e tudo que é “certo ou errado”. Mas ele não é o seu manual e, se você seguir ele, não importa o quanto “ache” que é bem sucedido, ainda terá aquele pensamento oculto de que não está feliz. E este é o motivo de eu ter criado este blog: o Alô, Evolução.

Para te ajudar a Evoluir e se autoconhecer.

Se você realmente gostou deste artigo e ele te ajudou a entender (e aplicar) o que é flow na sua vida, eu te sugiro algo mais profundo e transformador: minhas jornadas de desenvolvimento pessoal gratuitas. Elas são o pontapé inicial para a vida que você sempre sonhou em ter, basta apenas tomar uma decisão.

E Aceitar Evoluir aqui.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *