Um Guia Sobre Negatividade para Qualquer Idade

Um guia sobre negatividade para qualquer idade
Um guia sobre negatividade para qualquer idade

Você costuma diariamente gastar tempo e energia com negatividade? Passa horas e as vezes dias, remoendo pensamentos ruins e pensando sobre algo que não conseguiu fazer?

Quando pensa em começar um novo hobbie ou projeto, começa a repetir mentalmente: “Isso é muito difícil… Isso não vai dar certo… Eu não vou conseguir fazer isso…”?

Calma, isso não acontece somente com você! Nós seres humanos, temos uma tendência natural em gravar melhor experiências negativas. Dessa maneira, acabamos presos aos medos e traumas relacionados a experiências passadas.

Nossa situação piora um pouco se pensarmos na quantidade de negatividade que recebemos de fora. As notícias, a política, as pessoas pessimistas que nos rodeiam, as desigualdades sociais, enfim, tudo conspira para que você se transforme em uma pessoa carregada de negatividade.

Você pode estar se perguntando, como vou conseguir vencer essa negatividade que me ataca de todos os lados?

De fato, não é uma tarefa simples, mas quero compartilhar com você algumas ideias de como pode diminuir as influências que esse sentimento e energia ruim pode gerar em sua vida. Vamos nessa?

Negatividade: Como se Blindar!

Negatividade: Como se Blindar!
Aprenda a se proteger da negatividade!

Ninguém gosta de falar somente das coisas ruins que estão acontecendo no mundo. Ninguém quer de forma consciente, sabotar os próprios sonhos e objetivos e acredito que também não queira ser uma influência negativa para as pessoas que ama.

No entanto, saiba que esse é o resultado, do que aprendemos ao longo de nossa vida.

Está relacionado com nossa forma de pensar, que geram crenças e se transformam em ações. Por essa razão, ser uma pessoa negativa é algo que você aprende durante a sua vida.

Mas é possível parar esse fluxo e começar a construir experiências positivas.

Constantemente, estamos cercados de negatividade. Em nosso ambiente de trabalho, no contexto familiar, moradores de nosso prédio, no noticiário etc.

Portanto, fugir da negatividade não é uma opção. Ela se manifesta, de diversas maneiras ao nosso redor e para que você possa se blindar da influência da negatividade é preciso entrar em ação.

Quando agimos, reconhecemos que somos responsáveis pelas nossas atitudes e escolhas. Mas, para facilitar a sua vida, siga os passos abaixo:

Passo #1: Foco positivo

Foco positivo
Experimente olhar os fatos por um ângulo positivo para você.

À princípio, basta você fazer algo que gosta e esteja feliz em realizar.

Por exemplo: eu gosto muito de olhar para o céu durante a madrugada, pois desperta sensação de paz. Além disso, é nesses momentos que as melhores ideias surgem e soluções incríveis brotam na mente.

Escolha de forma consciente onde coloca a sua atenção!

Dessa maneira, afaste-se de assuntos negativos das pessoas, das notícias ruins ou de algum comportamento tóxico ao seu redor.

Quando você se isola das energias negativas, preenchendo o seu tempo com atividades que sente prazer em realizar e busca soluções positivas em coisas que não tem controle, você cria um filtro contra a negatividade.

Por exemplo: trabalhei em uma equipe extremamente tóxica e negativa e aquilo realmente me incomodava. Alguns dias eu nem tinha vontade de ir trabalhar. Mas não queria desistir pois estava aprendendo coisas novas e interessantes.

Pensando em como resolver meu problema, comecei a ouvir música durante o trabalho, sendo uma alternativa para afastar a negatividade das pessoas. Aliás, ouvir música pode aumentar a sua produtividade!

Treine focar o seu pensamento no lado positivo das coisas, mesmo que em um primeiro momento pareça algo muito negativo. Olhe para o aprendizado que as situações e pessoas estão fornecendo para você.

Passo #2: Pare o Fluxo de Pensamentos Negativos

Pare o Fluxo de Pensamentos Negativos
Não se deixe levar pelos pensamentos negativos!

Acima de tudo, nosso maior inimigo nem sempre é a negatividade alheia, mas a nossa mesmo!

Então, se pensamentos negativos estão brotando em sua mente, é momento de cortar imediatamente. É importante parar o fluxo de pensamentos negativos e basta que pense de forma consciente e coloque sua atenção no lado positivo.

Eu costumava pensar muito sobre o que aconteceria se eu perdesse o meu emprego e isso me deixava com medo e ansioso. As vezes, passava dias remoendo esse pensamento.

Então, resolvi olhar o lado positivo e pensar como poderia aprender com o “medo de perder o emprego”.

Cheguei a conclusão que, a situação como um todo não é algo que posso controlar. Se a empresa quiser me mandar embora ou for afetada por uma crise, nada poderei fazer.

O que eu posso fazer é me tornar um profissional melhor, aprender mais e como consequência ajudar mais as pessoas ou projetos com os quais me envolvo.

Mudei o fluxo negativo (pensar/temer perder o emprego) para (como posso aprender mais coisas que gosto, de maneira que possa me sentir mais seguro e confiante de minhas capacidades de me reinventar, ajudar pessoas que amo e ser um melhor profissional para os projetos que irei me dedicar).

Percebe como sua mentalidade muda?

Passo #3: Não se cobre tanto!

Não se cobre tanto!
Seja gentil com você mesmo. A evolução leva tempo!

Certamente, erramos e vamos cometer falhas muitas vezes. No entanto, é necessário continuar a nossa jornada.

Portanto, jamais desista de você e pare de ficar se cobrando tanto com pensamentos destrutivos.

Quando os pensamentos negativos de acusação, culpa ou de qualquer natureza negativa surgir, ocupe a mente, extraindo aprendizado, das falhas que comete.

Além disso, com a prática, naturalmente você se sentirá cada vez mais forte. A cada conquista, você vai acostumando sua mentalidade a ser mais positiva e também passa a entender que erros e desvios são parte do processo de desenvolvimento pessoal.

Passo #4: Pare de se importar com a opinião dos outros

Pare de se importar com a opinião dos outros

Para que você se torne cada vez mais seguro e livre da negatividade, pare de se importar com a opinião dos outros.

Eu as vezes ainda tenho dificuldade de me isolar completamente da opinião alheia, as vezes passo horas para tomar uma decisão e sabe por que?

Por medo e insegurança sobre o que os outros vão pensar!

Uma boa forma que uso para avaliar se devo ou não tomar alguma decisão é saber qual a minha intenção com aquilo. Se a intenção for construtiva, sigo em frente mesmo que alguém possa criticar a minha escolha.

Afinal, viver em função dos pensamentos dos outros é querer ser o outro.

Consequentemente, você acaba em constante sofrimento. Afinal, você não vai conseguir agradar todo mundo e acabará sendo julgado, em algum momento.

Em síntese, desenvolva a sua segurança, conversando com você e estando sempre do seu lado. Acredite mais em suas próprias ideias e projetos ao invés de minimizar suas habilidade e dar poder às críticas dos outros.

Seja seu melhor amigo!

Passo #5: Divirta-se

Divirta-se
O mais importante é que você sempre esteja se divertindo!

Quando falamos em relaxar e descontrair, pensamos que precisa ser uma viagem, sair com amigos, ir à uma festa etc. Mas nada disso! Acima de tudo, você precisa reservar alguns momentos consigo mesmo.

Portanto, quando perceber que está estressado, fique sem fazer nada! Mesmo que seja por um dia, apenas. Pois o acúmulo desses sentimentos, se transformam em negatividade.

Por isso, é importante que você faça a manutenção de sua blindagem contra negatividade e coloque em prática os passos que listamos anteriormente ajuda você a trilhar um caminho positivo e com propósito.

Características das Pessoas Negativas

Características das Pessoas Negativas

Provavelmente, você já se deparou com uma pessoa, que enxerga tudo pelo ângulo negativo. Inclusive, ao estar próximo delas, notamos que nosso humor também se modifica e experimentamos o desejo de sair de perto o mais rápido possível.

Isso acontece porque estamos diante de alguém, que está no ciclo da negatividade.

No entanto, na maioria das vezes, a pessoa não percebe suas atitudes altamente tóxicas, contaminando todos ao seu redor.

Por consequência, acabam isoladas, espantando as pessoas.

Por analogia, é como se usassem um óculos que as fizessem enxergar somente o lado ruim das pessoas e situações. Sendo assim, são especialistas em negatividade.

Certamente, as pessoas não querem receber notícias negativas, que acontecem no país ou no mundo. Mesmo que temos a consciência de que a realidade é pautada por fatos negativos, temos forte tendência a gostar muito mais dos assuntos positivos.

Porém, pessoas que estão no ciclo da negatividade, possuem dificuldade em identificar o bom e sempre acabam focando no que é ruim, elas não trazem a negatividade de maneira proposital. Mas, estão treinadas a captar, toda negatividade do cotidiano.

Por exemplo, tenho alguns amigos especialistas em notícias ruins, eles sabem todas as desgraças que acontecem no mundo. Com o passar do tempo, percebi que passar muito tempo ao lado deles me fazia mal, então de maneira consciente limitei o meu tempo com eles.

Não deixei de gostar ou tê-lo como amigo, mas entendi que sou responsável por escolher as energias que me rodeiam.

Abaixo quero compartilhar contigo um vídeo muito legal, que fala sobre os sinais para que consiga identificar relacionamentos tóxicos:

6 sinais de que você está lidando com alguém tóxico
Watch this video on YouTube.

Será que você é assim ou conhece alguém que está dentro deste ciclo?

Confira as principais características de pessoas aprisionadas no ciclo do negatividade:

Característica #1: Viciadas em Preocupações

Constantemente estão preocupadas com alguma situação, independente de ser algo grave ou não.

Se envolvem tanto com essa nuvem de negatividade, que suas histórias são baseadas em exageros. Portanto, nunca conseguem vivenciar o momento presente.

Durante um almoço com os amigos, com a namorada ou com a família está sempre um passo à frente, ansioso com o futuro.

Em outras palavras, estão sempre preocupadas com algum assunto ou tarefa que ainda precisam executar. Nunca aproveitam o momento, pois estão sempre com a mente ocupada com negatividades.

Característica #2: Especialistas em Negatividade

Mesmo que o seu cotidiano tenha sido bom, com muitos acontecimentos positivos, elas só conseguem focar naquilo que foi negativo no dia.

Por exemplo: se houve dez acontecimentos bons e somente um negativo, possivelmente essa única situação será o foco de sua atenção. Em seguida, ignoram tudo de bom que vivenciaram no restante do dia.

Uma vez que, elas só se concentram nos fatos negativos, não tem percepção dos acontecimentos positivos.

Por fim, acabam acreditando que sua vida é um grande sofrimento, baseado em fatos ruins e que não tem valor algum. Desistem de cultivar momentos felizes e agradáveis.

Por fim, tornam-se escravas, do ciclo da negatividade que contamina sua mentalidade.

Característica #3: Não Gostam de Elogios

Para uma pessoa que vive no ciclo da negatividade, provavelmente, receber elogios não é uma tarefa fácil. Receber presentes é quase que uma ofensa.

isso se deve pela baixa autoestima, resultante do excesso de negatividade.

Ou seja, um elogio ou presente que recebem, são recebidos como alguma brincadeira de mau gosto ou como se a pessoa estivesse querendo algo em troca.

Mas na real, as pessoas só estão sendo generosas. No entanto, por não se sentirem merecedoras, pela visão negativa que tem de si mesmo e portanto do mundo externo, não identificam que possuem qualidades.

Característica #4: Desabafo atrás de desabafo

Definitivamente, só reclamam da própria vida e não se importam em saber sobre a vida dos outros. Às vezes para disfarçar, perguntam. No entanto, logo em seguida param de ouvir e rapidamente mudam de assunto.

Devido ao fato de estarem sobrecarregadas de energias negativas, não conseguem escutar os outros, considerando que seu problema é sempre maior e mais importante.

Quando estão escutando alguém, provavelmente é sobre um assunto que interessa ou sobre alguma resposta, em relação ao problema que ela mesma abordou.

Por fim, acabam tendo dificuldades em relacionamentos interpessoais, porque elas estão sempre carregadas de desabafos contínuos e sem fim.

Vamos ser sinceros, ninguem gosta de passar tempo ao lado de pessoas pessimistas e negativas!

Característica #5: Exageradas e sensíveis ao extremo

Pessoas que vivem no ciclo da negatividade são muito sensíveis à tudo. Por isso, qualquer risada ou olhar diferente, podem ser interpretados como desrespeito ou rejeição.

Dessa forma, elas passam a ser críticas com todas as pessoas, como maneira de se proteger dos ataques imaginários.

A grande consequência disso é que acabam se isolando.

Mesmo que as pessoas estejam realmente falando mal, elas se incomodam de forma exagerada. Colocando o sua autoestima e valorização pessoal em fatores externos, os quais não pode controlar.

Por fim, seu convívio com outras pessoas, pode ser muito difícil. No entanto, por trás de toda essa dificuldade, geralmente existe uma pessoa que teve muitas experiências negativas no passado.

Característica #6: São Muito Inseguras

Em conclusão, temem pelo que os outros vão pensar. Portanto, qualquer comentário negativo, as ferem muito.

A autoestima delas já é baixa, dessa forma, começam a acreditar em todo rótulo que é imposto para elas. Tornando-se inseguras e escravas das opiniões das pessoas.

Se você conhece uma pessoa que vive no ciclo da negatividade, vai perceber que elas têm a suas vidas estagnadas. Visto que, elas temem se arriscar e não conseguem ter uma boa perspectiva de tudo que planejam.

Costumam ser pessoas que falam muito dos sonhos, mas não concretizam e nem sequer começam a caminhar em direção a eles. Ou então, são os famosos promessinhas, que estão sempre prometendo à todos ao seu redor, sem cumprir nenhum de seus compromissos.

O que acaba por alimentar a crença de que não possuem valor algum. Afinal, as pessoas acabam não acreditando mais nas suas histórias mirabolantes ou em suas promessas.

Em seguida, quero debater contigo, como a negatividade influencia sua vida e mantem você em sua zona de conforto. Me acompanha em mais um tópico ?

Saia de sua Zona de Conforto!

Saia de sua Zona de Conforto!
Esteja aberto a novidades e mudanças!

Quando permanecemos na negatividade, enviamos ao cérebro a mensagem que nosso mundo ao redor é perigoso e que precisamos nos manter, na zona de conforto.

Por exemplo: Eu sempre tive o desejo de desenvolver um projeto pessoal para ajudar as pessoas a “despertar o seu gigante interior”. Mas quando começava a pensar sobre como faria, automaticamente a minha mente começava a me bombardear com negatividade.

Ou seja, antes mesmo de eu dar o primeiro passo, meu cérebro já estava me puxando para minha zona de conforto. Me “protegendo” assim da frustração.

Já aconteceu algo parecido com você ?

Você teve uma ideia, ficou super empolgado com as possibilidades e aprendizados, mas em algum momento, sem perceber você está envolvido em pensamentos negativos do tipo:

  • Isso é difícil demais para mim;
  • Não sei nem por onde começar;
  • Isso não vai dar certo por mais que eu me esforce.

É como seu o seu cérebro repetisse baixinho em sua mente: “Por que você vai fazer isso? Para ficar chateado quando não conseguir?

O que acontece é que instintivamente, o seu cérebro protege você de experiências desconhecidas, mesmo que positivas e como você não tem habilidade e nem o hábito estabelecido, seu corpo entende que existe um risco de decepção e prende você em sua zona de conforto.

Exercitando sua capacidade de decidir de maneira consciente, avaliando os benefícios e reais riscos do que deseja fazer, fica mais fácil de encarar essa auto sabotagem.

Eliminando a Negatividade

Eliminando a Negatividade

Lembra quando lá no inicio do artigo, falamos sobre voltar o foco para o lado positivo de cada experiência? É isso minha(meu) amiga(o)!

Traga para o pensamento consciente, o desafio de olhar para um problema ou dificuldade por diversos ângulos. Buscando assim o lado mais positivo.

  • Se realmente me dediquei para que um projeto desse certo e ele ainda assim não deu.

Buscando o lado positivo: O que posso aprender com essa situação?

  • Me esforcei muito para construir um bom relacionamento que acabou de uma hora para outra.

Buscando o lado positivo: Será que a pessoa que escolheu se relacionar estava caminhando em direção aos mesmos objetivos que eu? Será que não é uma chance para encontrar alguém ainda melhor e com objetivos semelhantes aos meus?

A partir do momento que comecei a dominar meus pensamentos, comecei a enxergar novas possibilidades que até então pareciam impossíveis.

Seguindo esses passos diariamente, naturalmente você vai aos poucos se despedindo da negatividade.

E depois que estiver livre da negatividade, é só seguir os passos que falamos por aqui, sobre como blindar a mente.

Certamente, sua vida e tudo que te cerca, será marcada por grandes mudanças e conquistas! E isso é tudo o que desejo para você.

E com você? Costuma estar rodeado de pessoas negativas? Conhece outras formas de se ver livre da negatividade? Não deixe de enriquecer esse debate e ajudar outras pessoas a sair da zona de conforto e driblar a negatividade.

Obrigado pelo seu tempo e atenção.

2 comentários em “Um Guia Sobre Negatividade para Qualquer Idade”

    1. Muito obrigado pelo seu feedback Tiago… o intuito é estudar cada vez mais e trazer experiências e reflexões para que juntos possamos trilhar o caminho da evolução… gratidão em tê-lo conosco… seu comentário nos dá gás para trazer ainda mais conteúdos de qualidade… gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *