Motivação: Um Guia Para Alcançar Seus Objetivos!

Motivação é o combustível humano que leva as pessoas à conquista de seus objetivos e tem o poder de transformar sonhos em realidade.

Motivação é a essência realizadora dos projetos de vida das pessoas e pode ser entendida como um impulso nobre e necessário para agir e desenvolver-se como indivíduo.

O pensamento é a energia que gera a força, que movimenta e transforma.

A VONTADE é o princípio fundamental da evolução, pois é a partir da vontade que o conhecimento e a capacidade se desenvolvem.

De nada adianta todo o conhecimento e toda a capacidade do mundo se a pessoa não tiver vontade.

Meu objetivo com esse artigo, será demonstrar a relação entre a vontade e a motivação.

Além de esclarecer seu papel fundamental em nossas conquistas e sua relevância no contexto da felicidade.

Vamos entender as origens dos processos de motivação, seu funcionamento, como colocá-la em prática e o que fazer quando nos sentimos desmotivados.

Sendo assim, convido você a refletir sobre:

O Que é Motivação?

O Que é Motivação?

Motivação não é um simples jogo de palavras. É muito mais do que a combinação entre MOTIVA + AÇÃO.

Estou falando sobre uma grande vontade de agir para mudar atitudes e situações que incomodam e/ou atrapalham você.

Em algum momento, a dor de NÃO entrar em ação e resolver os problemas, torna-se maior do que a dor de mudar.

Foi o que aconteceu comigo quando arrumei o meu primeiro emprego, no telemarketing.

Nunca gostei de falar muito no telefone, não sou o melhor vendedor do mundo e o produto que vendia era bem complicado (seguro para celular).

O resultado disso?

Todos os dias, me sentia frustrado e completamente desmotivado para trabalhar. Não conseguia evoluir e não gostava da atividade que tinha que realizar. Ou seja, não enxergava propósito em trabalhar ali.

E apesar de, na época, não estar muito interessado em estudar, a dor de não mudar e continuar em um trabalho que me fazia mal, tornou-se maior que a dor de se dedicar aos estudos.

Então, decidi estudar!

Após 6 meses empurrando com a barriga uma situação que diariamente me tirava a paz, a dor de mudar se tornou menor do que a dor de continuar com a frustração e ansiedade de trabalhar onde não queria, fazendo coisas que não tinha vontade.

A motivação é o desejo de agir e fazer o possível para alcançar uma meta, mudar a situação e evoluir como ser humano.

Trata-se do desejo constante de busca por significado, propósito e uma vida que verdadeiramente queira viver.

Fontes de Motivação

Fontes de Motivação

Existem duas maneiras de obter motivação e manter-se constantemente motivado(a)

A primeira é a motivação externa, dessa maneira, sua força para agir é inspirada através de outras pessoas ou recompensas que terá ao entrar em ação.

No entanto, também temos conosco a motivação interna, impulsionada por seus valores e princípios. Por quem você verdadeiramente é, com base na vida que deseja viver e objetivos que quer alcançar.

Trata-se de um desejo natural e espontâneo para melhorar a si mesmo, mudar situações desconfortáveis ou desenvolver alguma habilidade que queira.

De qualquer forma, as 2 fontes de motivação (externa e interna) surgem com força em nossas vidas, quando a dor de continuar o mesmo se torna maior do que assumir a responsabilidade por virar o jogo.

Motivação Extrínseca (Externa)

De maneira prática, entenda motivação extrínseca como qualquer razão para agir e mudar determinada situação ou atitude, esperando com isso conquistar uma recompensa específica.

Algo que não está ligado com a simples satisfação de tornar-se melhor e viver seu propósito. A motivação extrínseca está relacionada a conquistar status, relacionamentos, sucesso, reconhecimento e grana. (recompensas específicas).

De acordo com o psicólogo Victor Vroom, a motivação extrínseca precisa de três componentes básicos para funcionar bem:

  • Expectativa: O aumento do esforço, aumentará o seu desempenho.
  • Reconhecimento: Acreditar que o aumento do desempenho será percebido e recompensado.
  • Resultado: Querer a recompensa prometida.

Motivação Intrínseca (Interna)

A motivação intrínseca pode ser facilmente compreendida ao pensarmos sobre a satisfação de estarmos conscientes e no comando de nossas escolhas sobre mudar e melhorar.

Em outras palavras, é querer mudar pelo prazer de se desenvolver e tornar-se um ser humano melhor, com base em princípios que valoriza. Para isso, é necessário investir tempo em autoconhecimento.

Investir tempo em saber quem é você em essência, quais valores/princípios são importantes e o que deseja realizar em vida.

A motivação intrínseca envolve coisas como:

No livro “Motivação 3.0”, Daniel Pink afirma que existem 3 componentes para que a motivação intrínseca funcione bem:

  • Autonomia: Pink defende que somos programados para receber instruções. Quando estamos em situações que nos permitem a liberdade de escolher o QUE, QUANDO, COMO e COM QUEM faremos determinada atividade, nosso desempenho melhora muito.
  • Maestria: O segundo componente apresentado por Pink sugere que, para estar motivado internamente precisamos querer nos desenvolver e ser reconhecidos por isso. Ao querer desenvolver-se, fica bem mais simples colocar em prática ações diárias e consistentes para melhorar.
  • Objetivo: Saber o motivo maior de suas escolhas e decisões. Daniel Pink, defende que, através do autoconhecimento e desenvolvimento é possível cultivar motivação interna infinita. Realizar atividades e melhorias alinhadas com seu propósito e valores faz com que a motivação visite você, todas as manhãs.

Por Que a Motivação é Importante?

Por Que a Motivação é Importante?
Photo by Ahmed Zayan on Unsplash

Vimos que a motivação é a força para mudar e/ou melhorar comportamentos e situações que enxergamos como ruins e/ou desconfortáveis.

Em busca de viver uma vida feliz e com propósito, estar motivado é fundamental para sair de sua zona de conforto e iniciar sua jornada de desenvolvimento.

Compreender a importância da motivação pode:

  • Aumentar sua eficiência, uma vez que, sabe de onde tirar motivação para atingir metas pessoais;
  • Ajudá-lo a sair de sua zona de conforto e começar a agir;
  • Incentivar você a cuidar de sua saúde;
  • Favorece o distanciamento de comportamentos e hábitos ruins que prejudicam você;
  • Ajuda você a sentir-se no controle de sua vida;
  • Melhora o seu bem estar geral e como consequência, o bem estar das pessoas a sua volta.

O impacto de entender como funciona e como se manter motivado diariamente em busca da vida que deseja viver é absurdo.

No entanto, não disse em nenhum momento que é fácil. É preciso persistência e resiliência para vencer dificuldades e obstáculos do dia a dia.

Como Funciona a Motivação?

Como Funciona a Motivação?
Photo by Stephen Leonardi on Unsplash

Entender e buscar maneiras para estar motivado é um grande exercício de autoconhecimento.

Falamos anteriormente que a motivação interna funciona melhor porque está relacionada a sua essência. Ou seja, quem você verdadeiramente é, o que valoriza e o que deseja realizar.

Dessa maneira, toda motivação interna vem acompanhada do desejo de tornar-se um pouco melhor todos os dias, para assim, viver o que deseja e contribuir para que o mundo se transforme em um lugar um pouco melhor.

O ciclo que irei apresentar abaixo funciona melhor quando as motivações são internas, mas nada impede que compreenda e utilize-o da forma que achar melhor.

#1. Ativação

Envolve a iniciativa para mudar determinada situação com a qual não está feliz.

Lembra de quando falei sobre meu trabalho no telemarketing?

A dor de continuar trabalhando lá, tornou-se maior que a dor de estudar.

Decidir começar a estudar foi a ativação da minha motivação.

#2. Persistência

Persistir é continuamente buscar soluções para desviar de obstáculos, em busca de realizar um objetivo.

Vamos continuar com o meu exemplo. Como não queria mais trabalhar no telemarketing, insisti em buscar alternativas para mudar minha realidade.

Concluir a faculdade foi a minha maneira de persistir e mudar algo que me incomodava muito. Mesmo que para mudar isso, tenha me custado o investimento de grana, tempo e energia.

#3. Intensidade

Enquanto a Ativação cuida de “iniciar” o processo de mudança e a persistência fala sobre “insistir” em meio a dificuldades e obstáculos.

A intensidade é a maneira como encaramos o processo. Como vivemos o dia a dia para alcançar os objetivos que queremos.

Novamente vou usar o meu exemplo para facilitar.

Eu estava descontente com meu trabalho, percebi que precisaria estudar e me matriculei.

Concorda comigo que, estar na faculdade ou em qualquer outro curso não significa aprender?

Intensidade significa que no decorrer do curso vou me dedicar, aprender, buscar referências fora da sala de aula, conversar com amigos sobre o que estou aprendendo, assistir palestras, ler livros, enfim, serei um bom aluno.

Dessa forma, os 3 componentes são extremamente importantes para que você saia do sofá e comece a perseguir seus objetivos.

Uma ativação forte ajuda você a começar, decidir e dar os primeiros passos. A persistência e intensidade ajudam você a manter o foco e colocar esforço para alcançar o que deseja.

Como Se Motivar?

Como Se Motivar?
Photo by Raja Sen on Unsplash

Uma das coisas mais estranhas sobre a motivação é que ela não acontece antes que você entre em ação.

Ou seja, é uma ilusão ficar sentado no sofá esperando a motivação surgir para começar aquele seu projeto pessoal, que vem sendo adiado a meses.

Motivação é o resultado da ação e não a causa.

Dessa forma, é preciso começar a se movimentar em direção aos seus objetivos. Mesmo que em pequenos passos.

Começar é sempre mais difícil, exige de você, energia para promover a ativação e mudar sua maneira de pensar e encarar uma situação.

Você não precisa de muita energia para manter os comportamentos alinhados com sua essência. Mas para iniciar qualquer mudança é realmente um caos.

Dessa maneira, um dos segredos para ficar motivado é facilitar o começo.

Planeje a Sua Motivação

Eu e você temos uma facilidade enorme de inventar histórias para enganarmos a nós mesmos.

Ou seja, quando deixamos de planejar coisas e compromissos que queremos realizar, facilmente caímos em desculpas e procrastinação.

Então, se você quer começar um projeto pessoal, crie um compromisso em sua agenda para isso.

Reservar tempo em sua agenda para agir e começar algo, coloca no piloto automático a decisão de entrar em ação no dia e hora marcada.

O que por sua vez, facilita a execução e ajuda a fugir das distrações e desculpas que inventamos a nós mesmos.

Sendo assim, a melhor maneira de ativar sua motivação é criar um plano prático para agir em seus objetivos.

Pare de ficar esperando motivação e inspiração, comece a proativamente planejar e organizar sua motivação.

E Quando a Motivação Diminui?

E Quando a Motivação Diminui?
Photo by Andrea Rico on Unsplash

Já vimos que a motivação é a energia para entrar em ação e mudar o jogo. Sabemos que no decorrer de nossas vida, passamos por momentos de altos e baixos.

Em algum momento, sua mente vai começar a fazer sugestões para que você descanse ou desista de seus objetivos.

É o que acontece quando estamos com a energia baixa. Ou em outras palavras, quando a motivação diminui.

No entanto, perceba que são apenas sugestões. Cabe a você decidir, se irá aceitar o caminho mais fácil ou não.

Autoconsciência é o que nos diferencia de todos os outros animais do mundo. Nossa capacidade de pensar sobre nossos pensamentos.

Utilizando a autoconsciência, pode facilmente perceber que não precisa seguir os pensamentos sugeridos por sua mente.

Sendo assim, pode escolher seguir em frente, iniciando ou concluindo algum projeto, ainda que esteja sentindo-se cansada(o) ou desmotivada(o).

Você tem o poder de escolher se vai aceitar pensamentos jogados pela sua mente ou se vai seguir em frente, em busca de conquistar os seus sonhos.

Você é Responsável Por Sua Motivação

Você é Responsável Por Sua Motivação
Photo by Giulia Bertelli on Unsplash

Motivação é um combustível natural absolutamente necessário para qualquer um que deseja uma vida com significado.

Independente de ser no ambiente pessoal ou profissional, estar motivado é uma necessidade para encontrar razões de seguir em frente, de reconhecer e exercitar a felicidade.

No entanto, estar motivado é também uma responsabilidade. Somos responsáveis por identificar e entender onde e como iremos nos motivar durante nossas vidas.

É estabelecer escolhas produtivas, eficazes e condizentes com o grau de inteligência de seres tão maravilhosos e complexos como nós, seres humanos.

Planejar e entrar em ação, sem esperar por motivação e/ou inspiração.

Comece hoje, seja feliz, encontre motivos e parta para a ação, construindo a sua própria forma de manter-se motivado. Seja a pessoa envolvente e inspiradora que todos querem ter por perto.

Só depende de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *