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A metodologia SMART surgiu como solução simples para fixar objetivos com maior precisão. Utilizaremos, neste artigo, a metodologia SMART para criar uma forma de desenvolvimento pessoal totalmente adaptada para as suas necessidades pessoais e Evolução na área que você precisar. Prepare-se para nunca mais esquecer ou ficar em dúvida sobre as suas metas pessoais.

Versão em Áudio: Ouça Aqui

Pronto para o autoconhecimento com objetivos práticos?

Metodologia SMART 1: Specific (Específico).

Já pensou o quão específicas são as cores deste lugar? Imagine seus objetivos de forma similar.
Já pensou o quão específicas são as cores deste lugar? Imagine seus objetivos de forma similar.

O que você quer da vida?

Um emprego? Uma casa? Um filho? Qual emprego? Qual cor da casa? Filho homem ou mulher? Tudo bem, não dá para escolher o sexo do filho, mas outras metas na nossa vida podem usar a metodologia SMART como forma de amplificar os resultados. Nós temos o simples costume de criar metas que, falando a verdade, não são metas.

Por exemplo, emagrecer 5kg é uma meta?

É sim. É uma meta incompleta, na verdade. Ela é uma meta específica, porém. Pode ficar ainda mais específica se nós adicionarmos alguns outros fatores. Sabe, a metodologia SMART usada para o desenvolvimento pessoal é bastante importante pois nos ajuda a nos livrar das desculpinhas que costumamos criar. Por exemplo, o que significa emagrecer 5kg?

E se você entrar na academia e ganhar massa muscular?

O que isso vai significar? Se você subir na balança e tiver perdido apenas 2kg mas supor que ganhou 3kg de massa muscular, então você perdeu 5kg no total? Deu para entender o problema? A metodologia SMART pode te ajudar a ser bastante específico. Se você está com 75kg hoje, então perder 5kg significa estar com, no máximo, 70kg.

Existem muitas formas de definir.

Mas imagina comigo que você quer usar a metodologia SMART para, sei lá, reduzir a sua sensação de abandono e sua necessidade de agradar os outros? Como se faz isso? Tem a mínima noção? É possível ser específico ao ponto de lidar com isso. Mas vamos aprender melhor como mensurar no próximo tópico. Por enquanto, vamos pensar apenas que é possível colocar como objetivo se sentir feliz com a própria vida.

Já imaginou o efeito disso?

Algo que você pode pensar e imaginar na sua própria vida é entender a sua missão de vida. Te deixo um vídeo abaixo para entender melhor. Mas, em resumo, se você colocar algo como objetivo na metodologia SMART, então você usará critérios objetivos para atingir esse seu objetivo. É só pensar: a única forma de você ter certeza que seu objetivo está específico é quando qualquer pessoa que leia seus objetivos saiba quando você os atingiu (ou não).

Qual é a sua MISSÃO? | Seja Uma Pessoa Melhor
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Agora vamos para a segunda parte do SMART, o Mensurável.

Método SMART 2: Measurable (Mensurável).

Qual intensidade do fogo você prefere? Ou melhor, que você deve levantar.
Qual intensidade do fogo você prefere? Ou melhor, que você deve levantar.

Mensurar significa contar.

Se você deseja ter o hábito de correr todos os dias e define que quer correr 30 minutos por dia, então é algo que podemos medir, certo? Exato, é sim. A sua meta são 30 minutos por dia e você vai correr. No entanto, é importante ser específico (tópico 1) e definir, exatamente, o que significa correr. Qual velocidade, qual tempo máximo e outros fatores.

Uma outra opção é medir seu progresso.

Tendo usado o tópico 2 da metodologia SMART, você pode ter sempre a meta de superar seu melhor tempo. Se você corre por 30 minutos, o que significa superar a meta? Ora, se você fez o percurso em 20min, então sua próxima meta é 19min e 59 segundos. Entenda a parte de mensuração como algo importante para ter o seu progresso em foco.

Metas não mensuradas acabam se perdendo.

Um ótimo exemplo disso é se você pensar em estresse e como reduzir a sua negatividade no trabalho mas não tiver como medir. E parece algo bastante subjetivo e difícil de mensurar, certo? Certo, mas ainda assim é totalmente possível de mensurar. Você pode criar qualquer tipo de escala para medir a negatividade de forma direta ou indireta. A metodologia SMART dá essa liberdade.

Por exemplo, quais os efeitos da sua negatividade?

Será que isso acaba aumentando sua pressão arterial? Se for isso, então reduzir a sua negatividade vai impactar diretamente na quantidade de crises de pressão que você tem? Olha que bom: já temos algo para medir. Se não, tudo bem, podemos sempre nos perguntar o quanto pensamos sobre algo. Numa escala de zero a dez, faça essa pergunta para você três vezes ao dia.

E isto serve para tudo.

  • felicidade.
  • raiva.
  • inveja.
  • fazer o bem.
  • produtividade.

“O quanto eu fui produtivo na última hora?”

Você pode colocar até um despertador para ajudar a cumprir sua metodologia SMART para o desenvolvimento pessoal. Imagine anotar durante uma semana e descobrir, por exemplo, que sua produtividade tem uma média de 5 durante a tarde e de 8 durante a manhã. Porém, se você costuma trabalhar apenas à tarde, então isso não é muito produtivo.

Que tal colocar uma meta SMART para trabalhar de dia?

E, repito, como você vai medir isso? Com quantidade de horas trabalhadas durante o dia? Talvez. Acredito que agora você entendeu bem o aspecto mensurável da metodologia SMART. Agora vamos para um dos tópicos mais importantes e que gera mais metas incompletas (junto com o tópico 4). O próximo tópico é das metas impossíveis.

Basta umas simples resposta de sim ou não.

Metodologia SMART 3: Attainable (Alcançável).

Se seu objetivo é viver no meio das montanhas, isso é algo alcançável baseado na sua missão de vida?
Se seu objetivo é viver no meio das montanhas, isso é algo alcançável baseado na sua missão de vida?

Você já quis criar o hábito de ler?

E já tentou criar? Quantas vezes já tentou criar? Pensa em qualquer hábito que você, por algum motivo, tentou criar mais de uma vez e falhou. Se você tentou mais de uma vez e, mesmo assim, não conseguiu, então ou há algo de incongruente com você ou com o próprio hábito. Talvez você não goste de ler porque, por algum motivo, acaba esquecendo tudo muito rápido e não sabe como melhorar a memória.

Qual a solução disso?

Começar devagar. A maioria das pessoas procura metas impossíveis para poder “pagar” o que nunca fizeram. Se passaram 3 anos com a vida sedentária, então decidem pagar o ano inteiro da academia logo no momento da matrícula: e acabam não frequentando porque não têm o hábito disso ainda.

É tudo questão de auto respeito.

Se você não respeitar sua rotina atual, como irá criar uma nova rotina? Tudo é questão de entender a parte alcançável da metodologia SMART: quando você consegue ter clareza no que quer do seu objetivo e deixa de se culpar por algo que não fez, então você pode criar algo que é alcançável. Se você nunca teve o hábito de leitura, então uma meta alcançável é começar com 5 minutos por dia.

E não 1 hora por dia.

Entende a diferença? A metodologia SMART é importante para que você tenha um tipo de meta tão específica e mensurável que você acabe tornando ela alcançável. Ou seja, pelo fato de ser possível e você saber o passo a passo, acaba se tornando muito mais fácil implementar a metodologia SMART e criar o hábito de ler, por exemplo.

E se quiser entender melhor sobre este hábito, veja o vídeo abaixo.

Watch this video on YouTube.

O hábito da leitura é como qualquer outro hábito.

Se você dedicar tempo suficiente para ele e entender como se portar perante as situações que acontecem enquanto você tenta criar o hábito, então será simples e fácil criar o hábito que você tanto deseja. A palavra aqui é “alcançável”, o que significa entender se não é apenas uma ideia maluca.

Por exemplo, como fazer um milhão (R$) em um mês?

É possível? Claro que sim, mas se você for fazer baseado na metodologia SMART, então precisará respeitar o seu contexto atual e sua capacidade de produção de riqueza atual. Dessa forma, esse é um critério subjetivo para mensurar se o seu objetivo possui um pé no chão e que poderá, de fato, ser alcançado. 

Uma outra ideia é quebrar em vários objetivos.

Se você quer correr uma meia maratona de 21km e precisa condicionar seu corpo e mente para tal, é possível que você faça pequenos objetivos de correr 1km, depois 3km e assim por diante. Para uma pessoa sedentária, é quase que impossível correr 21km imediatamente. E mesmo que você tenha a intenção de ir aumentando a meta, é importante deixar isso claro.

A metodologia SMART é mensurável, lembra?

Então quando você tem algo que não é alcançável, talvez tudo que precise para tornar alcançável é quebrar em pequenos pedaços. E, de repente, a sua meta se torna mais fácil de atingir e menos propensa a falhas de motivação e percepção da realidade. E isso a metodologia SMART te ajuda bastante.

No próximo tópico te falo sobre outro quesito subjetivo.

Esse é tão importante que os objetivos que não passam nesse quesito acabam tendo o objetivo inteiro abandonado. Mas sem tristeza. É algo tão simples mas que a maioria das pessoas não pensa. Se pensassem, teriam resultados muito melhores ao ter um estado de presença mais poderoso em suas vidas.

Método SMART 4: Relevant (Relevante).

O quão relevante, para sua vida, é utilizar a metodologia SMART?
O quão relevante, para sua vida, é utilizar a metodologia SMART?

Sua namorada é relevante?

Não estou brincando (e serve pro namorado também). Esse é o quarto fator da metodologia SMART. Assim como o terceiro fator (de ser alcançável), o fator de relevância da metodologia SMART é uma conexão com seus objetivos mais profundos de vida. Quando você aplica esse fator, o projeto pode morrer imediatamente ou ganhar um foco ainda maior.

E como saber se o namoro é relevante?

Basta pensar no seu objetivo de vida atual. Será que você tem o objetivo de viajar o mundo ajudando comunidades carentes e não pode se apegar ou ficar preso a alguém ou alguma cidade? Se este for seu caso, então por mais doloroso que seja tomar essa decisão, um relacionamento num lugar fixo pode ir contra sua relevância atual.

O mesmo vale para intercâmbios e mudanças de emprego.

O que é mais importante? E se você receber uma promoção que estava louco para receber mas que ela é em outro país? O que aconteceria com seu namoro? E se for um namoro de 1 mês? E de 10 anos? Percebe o quão importante é analisar a relevância na metodologia SMART? Tudo bem, este exemplo foi mais para entender e a maioria das pessoas simplesmente toma uma decisão emocional (o que não está errado).

Nós temos níveis de motivação diferentes.

E, pensando nessa motivação baseada na pirâmide de maslow, muitas vezes ficamos animados com um projeto novo. Pode ser algo no trabalho simples ou mesmo uma nova ideia de negócio que você tem. Qual a relevância disso para o seu momento atual? E aqui existem dois fatores que, normalmente, imperam nesse tipo de decisão.

1. Você está disposto a perder a oportunidade?

Nesse primeiro fator de relevância, é pensar sobre o momento (contexto) atual do seu objetivo na metodologia SMART. Se você deseja fazer algo, como por exemplo ter um corpo fit de barriga trincada e tudo mais, você conseguirá esperar até os 50 anos? Ou as oportunidades de alguém com 25~35 são muito maiores para aproveitar isso? E o mesmo é válido para empresas também. Balada ou trabalho? Investir ou gastar?

2. Esta oportunidade está alinhada com seus valores?

Muitas vezes não nos dedicamos o suficiente para atingir nossos objetivos por motivos que sequer sabemos que existem. É comum que tenhamos travamentos inconscientes e eles prejudicam a forma como nós lidamos com a vida. Se você deseja criar um objetivo e usar a metodologia SMART para ficar rico às custas dos outros (pirâmides financeiras), isso estará de acordo com seus valores?

Se não estiver, nem tente começar.

Quando alinhamos nossa missão de vida com o nosso trabalho (ou qualquer hobbie), acabamos por criar um ambiente de extrema produtividade mesmo sem querer. A motivação para fazer nossas tarefas sempre é maior quando há relevância em nosso trabalho. Se a oportunidade for algo que você não consegue (ou não pode) deixar passar e também estiver alinhada com seus valores: vá adiante e pule de cabeça.

Se não, joga fora que não vai dar certo.

Método SMART 5: Timely (Temporal).

Sabe aquela viagem que você quer fazer? Usando a metodologia SMART, você precisa colocar uma data para ela.
Sabe aquela viagem que você quer fazer? Usando a metodologia SMART, você precisa colocar uma data para ela.

Você consegue fazer 100 flexões?

Algo genérico assim é difícil responder. Talvez você tenha pensado sobre 100 flexões contínuas (o que é difícil) ou sobre 100 flexões separadas (podendo ser uma por vez). Seja como for, as regras precisam ser fixas (Específicas) para atender a metodologia SMART de forma a ter um objetivo claro.

100 flexões em 10 minutos fica mais claro?

Este é o aspecto 5 da metodologia SMART. O aspecto temporal é importante para nos forçar a ter sempre uma deadline para nossos projetos de forma que possamos perceber o que devemos (ou não) fazer quando o tempo precisar de otimização. Às vezes um projeto simplesmente acaba parando porque nunca teve momento para começar ou terminar.

Ler um livro por semana é similar a isso.

É um objetivo temporal e bastante claro. Mas vou explorar os outros 4 aspectos juntos. Sobre a questão temporal, não há muito a entender. Basta apenas saber que você precisa de prazos para atingir seus objetivos. Se eles não existirem você poderá se tornar o rei da procrastinação.

Vamos criar um objetivo usando a metodologia SMART.

1. Específico

  • “Ler todos os dias”

Pensemos num objetivo bastante específico. É possível melhorar ainda mais. Você pode até dizer qual livro (ou de qual lista) irá ler, bem como responder as 7 perguntas do 5W2H (onde, quando, como, porquê, com quem, quanto, o quê). Tendo tudo bastante preciso, você terá uma metodologia SMART que sua procrastinação não conseguirá encontrar desculpas para furar.

2. Mensurável

  • “Ler todos os dias 30 páginas (no mínimo)”

Mensurar é importante ou você pode, simplesmente, ler 1 página e fechar o livro. Então você pode medir por quantidade de tempo, quantidade de páginas ou mesmo por percepção subjetiva (até cansar). Porém, lembre-se que nossas resistências se adaptam e colocar algo subjetivo pode atrapalhar a metodologia SMART. 

3. Alcançável

  • “Ler todos os dias 30 páginas (no mínimo) durante o almoço”

Pensar em alcançável é saber que você terá como realizar seu objetivo. Na frase acima, adicionei “durante o almoço” como forma de mostrar que é sim possível adicionar esse objetivo na sua rotina ao, simplesmente, inserir ele junto do almoço. E pronto, fica tudo bem.

4. Relevante 

  • “Ler todos os dias 30 páginas (no mínimo) durante o almoço para conseguir adquirir o hábito da leitura”

Nessa expansão do objetivo, é importante ir um pouco mais além. Por exemplo, o que o hábito da leitura vai te trazer de bom? Se você não sabe, pesquise e procure entender como isso vai te ajudar. O hábito não é um benefício e não é relevante, afinal, você pode acabar lendo livros de romance tendo seu objetivo totalmente profissional. Vai ajudar? Então analise corretamente.

5. Temporal

  • “Ler todos os dias 30 páginas (no mínimo) durante o almoço para conseguir adquirir o hábito da leitura em 6 meses”

Objetivo SMART totalmente dentro da metodologia!

Agora você tem um objetivo simples que vai te levar a implantar a metodologia SMART na sua vida para conseguir atingir seus objetivos maiores. Relaxa, agora tudo vai ficando mais fácil. É importante treinar a metodologia SMART para conseguir entender melhor e acabar fazendo isso para todas as suas atividades (desde uma simples reunião até o planejamento anual).

Ahhh, quero te deixar um vídeo inspirador.

Mas, antes de ir, quero te perguntar se este artigo te ajudou a entender melhor a metodologia SMART. Se te ajudou, te convido a participar dos meus cursos gratuitos nas minhas listas de email. Lá você terá, exatamente, uma mudança comportamental direcionada para seu sucesso como pessoa.

Não conte seus objetivos para os outros | Seja Uma Pessoa Melhor
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