fbpx

Mentalidade é um assunto que merece atenção redobrada, quando nos referimos a conquista do sucesso, em qualquer área da vida.

Em outras palavras, o sucesso surge quando adquirimos uma nova mentalidade, treinada e moldada para a conquista da vitória.

Assim como eu e milhares de outras pessoas, possivelmente você deve ter acreditado, que o sucesso era privilégio das pessoas inteligentes e naturalmente talentosas.

Mas ao contrário à esta crença, muitas pessoas que não tinham inteligência avantajada ou talento algum, alcançaram o sucesso.

Sabe qual foi o segredo? Elas descobriram a chave para mudar sua mentalidade!

Se você também quer mudar a sua e sair do ciclo do fracasso, comece a treinar sua mente, imediatamente!

Mas antes, leia este artigo completo para descobrir, qual é o seu tipo de mentalidade e como programá-la!

Mentalidade Treinada Para o Sucesso

mentalidade

Antes de treinar e moldar a sua mente para o sucesso, é importante saber qual é o seu tipo de mentalidade. Saiba mais, neste artigo!

Mentalidade de sucesso é o subproduto de atitudes e posturas, de uma mente bem treinada. Tudo o que fazemos, conquistamos ou criamos é resultado da qualidade dos pensamentos que tivemos anteriormente.

Sem perceber, nossa vida é comandada pela nossa mente. Nos curvamos aos nossos medos, nos submetemos aos desejos e muitas vezes, perdemos o controle das nossas emoções.

Em suma, existem percepções que precisam ser reeditadas, que transformam completamente a realidade. Primeiramente, o que precisa ser feito, é identificar qual é a natureza da sua mentalidade.

Em seguida, treiná-la e capacitá-la para perceber oportunidades. Por consequência, sua percepção ampliará e notará com mais facilidade, aquilo que antes, era totalmente imperceptível.

Com o propósito de ajudar você a alcançar esse resultado, separei estratégias praticadas por milhares de pessoas.

Veja o que você vai conferir, neste artigo:

  • Será que sua mentalidade é fixa?
  • Descubra as principais características da mentalidade de crescimento.
  • Como transformar a mentalidade fixa de fracasso, em uma mentalidade de crescimento e de sucesso?
  • Por que você precisa quebrar com urgência, o pensamento reativo?
  • Como conquistar uma mentalidade de sucesso, com o pensamento proativo?
  • Como permanecer na rota do sucesso, com uma mentalidade de crescimento contínuo?

Será Que a Sua Mentalidade é Fixa?

Você acredita que a inteligência e talentos, são inatos e imutáveis? Saiba por que a mentalidade fixa pode sabotar o seu sucesso.

Você acredita que a inteligência e talentos, são inatos e imutáveis? Saiba por que a mentalidade fixa pode sabotar o seu sucesso.

Para Carol Dweck, pesquisadora e professora de psicologia da Universidade de Stanford, pessoas com mentalidade fixa, acreditam que suas características e qualidades inatas e imutáveis. Assim sendo, não há espaço para evolução e crescimento.

Em outras palavras, o indivíduo acredita que nasceu com inteligência e talento fixo, não enxergando possibilidades de desenvolver, de maneira significativa.

Em síntese, a mentalidade fixa, nos leva a crer, que somos capazes de solucionar qualquer situação, compatível com nossas qualidades, não sendo necessário muito esforço.

Em conclusão, elas tendem a se frustrar rapidamente, quando não conseguem alcançar êxito em uma situação, que supostamente deveriam ter obtido resultado.

Desta maneira, a mentalidade fixa está associada à autoimagem e o medo de não atender às próprias expectativas e as do mundo externo.

Por exemplo: quando comecei a encontrar dificuldade de empreender, minha fuga foi um novo emprego, os filmes que assistia até a madrugada e isolamento social, para evitar exposição das minhas constantes experiências de fracasso.

Mas na realidade, estava muito aprisionado ao rótulo, que estabeleci para mim mesmo.

Então, a depressão surgiu como resposta à minha fragilidade emocional, causada pela intensa necessidade de mascarar a vida limitada, que determinei para mim.

Contudo, se você acredita, que possui esse tipo mentalidade, saiba que a transformação é possível e que o único bloqueio, existe exclusivamente na sua mente.

Razão essa, que a mentalidade fixa possui características mencionadas, que podem ser totalmente modificadas.

Em vista disso, no próximo tópico, será abordado, detalhes sobre a mentalidade de crescimento.

Descubra as Principais Características da Mentalidade de Crescimento

o segredo do sucesso

Por que as pessoas de sucesso conseguem transformar a sua vida rapidamente? Descubra quais são as principais características da mentalidade de crescimento.

Ao contrário da mentalidade fixa, a mentalidade de crescimento acredita na capacidade de evolução, como pessoa.

O indivíduo com essa mentalidade, não pensa em si mesmo ou em seus atributos, como sendo estáticos e imutáveis.

Sendo assim, existe uma crença fortalecedora interna, de que a inteligência e talento, podem ser desenvolvidos, com a disciplina, esforço moderado e dedicação.

Como Funciona a Visão de Quem Possui Essa Mentalidade?

Quando percebi que meu amigo estava progredindo numa velocidade surreal, comecei a observá-lo. Notei que seus constantes erros cometidos, eram considerados aprendizados e jamais como fracasso.

Dessa maneira, aquilo que a princípio parecia negativo, sempre acabava sendo transformado, em fonte de motivação futura.

Em conclusão, a mentalidade de crescimento é pautada em uma realidade, sem distorção, onde a crença de que nada é permanente, é prevalecida.

Dessa forma, compreendi que para a mesma situação, poderia encontrar múltiplas respostas. Mas para isso, era necessário desenvolver uma mentalidade de possibilidades e não limitada, por crenças e medos.

Qual a Importância de Reconhecer Seu Tipo de Mentalidade?

A partir do momento, que torna consciente seu tipo de mentalidade, a chance de transformar ou aprimorar seu desenvolvimento pessoal, é potencialmente ampliada.

Em princípio, o autoconhecimento deve fazer parte da nossa jornada de crescimento contínuo. Afinal, todas as mudanças que desejamos, exigem compreensão de uma parte de nós.

Em síntese, se sua mentalidade for de sucesso e crescimento, não é necessário prosseguir com essa leitura.

Contudo, se você está vivenciando períodos constantes de fracassos, existe grande probabilidade da sua mentalidade ser fixa.

Sendo assim, no próximo tópico, você vai aprender como transformar sua mentalidade fixa, para mentalidade de crescimento.

Como Transformar a Mentalidade Fixa de Fracasso, em Uma Mentalidade de Crescimento e de Sucesso?

Com efeito, um dos principais fatores que precisam ser modificados, são os pensamentos mais frequentes, que dominam a mente, ao longo do dia.

Além disso, considere a percepção que tem da própria imagem e como você reage, no contexto interpessoal e nas situações de dificuldade.

Quando você cria o hábito de reconhecer os próprios pensamentos e ações, agiliza o processo das mudanças necessárias, que precisam ser executadas.

Com o intuito de gerar resultados mais eficazes, siga os passos a seguir:

Passo 1: Substitua os Pensamentos

Substitua pensamentos de desesperança, impossibilidade e negatividade, por ideias, soluções e possibilidades.

Então, seu desafio para este momento, é manter o foco em pensamentos construtivos, em busca de melhorias e não nos possíveis obstáculos e fracasso.

Passo 2: Evite Comparações

Mesmo que você se sinta inseguro diante de novos desafios, não se compare com as pessoas, projetos e sucesso.

Quando essas emoções surgirem, verifique quais são os pensamentos que estão te dominando e substitua imediatamente.

Por exemplo: eu sempre me comparava com meus colegas e amigos. Sendo assim, ao invés de ocupar minha mente, com possíveis melhorias, me torturava com pensamentos destrutivos.

Passo 3: Cuide de Seu Desenvolvimento Pessoal Constantemente

Com a finalidade de alterar seus pensamentos e percepções, busque se cercar de pessoas, que possam te motivar e agregar.

Da mesma forma, consuma conteúdos que possam promover seu desenvolvimento, como palestras, filmes, livros, vídeos, artigos de blog, e-book etc.

Passo 4: Foque no Aprendizado, Não Nas Dificuldades

Logo que aprendi, observando a reação de meu amigo, diante de seus fracassos, treinei minha mente. Então, passei a extrair oportunidades, das dificuldades.

Certamente, pode ser difícil no início, mas garanto que a repetição contínua, transforma em um hábito.

Portanto, foque menos tempo possível nos problemas e busque concentrar sua energia, em identificar oportunidades de crescimento, em situações de adversidade.

Por exemplo: em todas as tentativas fracassadas de empreender, me lamentava. Então, focava nas falhas e críticas severas para comigo mesmo.

Consequentemente, passei a ter inveja de meu amigo e todos que estavam progredindo.

Quando comecei a enxergar, que nos repetidos fracassos, estava contido oportunidades de aprendizado, descobri o que precisa modificar. Em seguida, as mudanças foram acontecendo, como num passe de mágica.

Sabe quando vem aquela idéia repentina e você se pergunta, por que nunca havia pensado nisso antes? Este é um dos resultados comuns, que acontece quando mudamos nosso foco!

Passo 5: Você é Mutável

Se algo der errado, não deixe que aquilo, defina sua autoimagem. Pois você é um ser humano mutável, não uma paisagem estática.

Por Que Você Precisa Quebrar Com Urgência, o Pensamento Reativo?

Descubra por que o pensamento reativo, pode gerar aprisionamento mental, que se manifesta em uma vida estagnada.

Descubra por que o pensamento reativo, pode gerar aprisionamento mental, que se manifesta em uma vida estagnada.

Provavelmente, você percebeu que as pessoas, podem apresentar comportamentos distintos, para as mesmas situações, não é mesmo?

Uma vez que, a atitude mental determina o quanto elas podem se tornar proativas ou reativas diante das circunstâncias.

Sendo assim, o pensamento reativo, corresponde o predomínio da preocupação e da necessidade de controlar tudo, inclusive fatores que não estão ao seu alcance, como pessoas.

Por exemplo: eu queria mudar meu chefe, meus colegas, minha namorada, meus familiares etc. No entanto, ter discernimento sobre os limites do que pode ser alterado ou não, é fundamental para o alcance do sucesso.

Quando reconheci que minha mentalidade era reativa, parei imediatamente de concentrar esforços, naquilo que não estava ao meu alcance modificar.

Em contrapartida, foquei minha energia,em mudar o que estava dentro das minhas possibilidades.

Por exemplo: eu não posso mudar pessoas, o tempo, a crise, o governo, os clientes etc.

No entanto, posso mudar a maneira como lido com as pessoas, me adaptar ao dia de chuva que não gosto, enfrentar a crise com criatividade, enxergar o que há de melhor no país onde vivo, oferecer inovações e melhorias naquilo que meus clientes esperam.

Mas, a consequência de se manter no pensamento reativo, pode gerar constantes frustrações, que moldam e fortalecem suas crenças limitantes.

Por fim, você acaba sendo condicionado, por uma mentalidade que te aprisiona e determina aquilo que você é, de modo empobrecido.

Em suma, o segredo do sucesso está associado à sua habilidade de gerenciar seus esforços, naquilo que pode ser modificado, ao invés de criar resistências, naquilo que não pode ser alterado.

Em seguida, vou detalhar como você pode desenvolver na prática e treinar sua mentalidade, para o sucesso contínuo.

Como Conquistar Uma Mentalidade de Sucesso Com o Pensamento Proativo?

Para que você possa conquistar uma mentalidade proativa, sendo o segredo do sucesso, busque focar com persistência, na mudança de pensamentos e nas pequenas ações diárias.

Escolha Expandir Seu Círculo de Influência

Segundo o autor do best-seller, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey, é recomendado que o círculo da influência seja expandido gradativamente.

Isto é, que possamos aumentar os pensamentos proativos, pois eles transformam positivamente situações ao nosso redor.

Por exemplo: escolher reagir com agressividade aos meus colegas, com crítica direta ou com os próprios pensamentos, geraram frustrações contínuas, pois as pessoas começaram a se afastar e criar a mesma resistência, comigo.

Quando escolhi expandir meu círculo de influência, comecei a cuidar dos relacionamentos que tinha, seja no contexto profissional, afetivo, pessoal ou familiar. Consequentemente, mudanças significativas, ocorreram ao meu redor.

Ou seja, não foi necessário transformar pessoas e situações pelo poder, com autoritarismo ou indiretas. Mas com uso da comunicação assertiva, clara e com foco naquilo que podia ser modificado.

O Segredo do Sucesso: Discernimento

Fato é que, a falta de discernimento pode te manter aprisionado no caminho do sofrimento contínuo e na trajetória do fracasso.

Quando você cria resistência diante da realidade que não pode ser modificada, é como levantar muros que levam ao atraso de suas realizações.

Por exemplo: eu me incomodava quando minha namorada não pedia o mesmo prato, no restaurante. Ou seja, como ela cuidava da sua forma de alimentação, suas escolhas eram diferentes.

No entanto, quando eu resolvi mudar minha alimentação, passei a me incomodar severamente, com meus colegas de trabalho.

Visto que, eles queriam fazer o Happy Hour na pizzaria ou lotar a mesa de petiscos! Em suma, percebi o quanto era rígido.

Sendo assim, me tornei cada vez mais intransigente, controlador e principalmente, preocupado com tudo e todos.

Em conclusão, vivia em picos de insônia, sempre preocupado, escravo das reações das pessoas e situações das quais não tinha controle.

Por fim, acabei sendo demitido, me sentindo abandonado por todos, já que ninguém mais me suportava, com aquele jeito controlador de ser.

No entanto, aprendi com a demissão, sendo o momento em que mais busquei o autoconhecimento, resultando em discernimento.

Afinal, o acúmulo de conhecimento, não produz mudanças, mas sim, a verdadeira aplicação prática que se converte em sabedoria.

Em suma, a solução para adquirir discernimento, expandir o círculo da influência, será apresentada, no tópico a seguir.

Como Permanecer na Rota do Sucesso e Com Uma Mentalidade de Crescimento Contínuo?

mentalidade

Conhecer a trilha do sucesso, não é difícil, mas decidir praticar é um desafio. Além disso, o segredo do sucesso verdadeiro está na habilidade de permanecer, nessa jornada.

O segredo do sucesso para permanecer sem oscilações, é manter contínuo seu desenvolvimento pessoal.

Pois uma das falhas mais comuns cometidas pelas pessoas, é participar de um treinamento, ler um livro ou um artigo, apenas uma ou duas vezes ao ano.

Por analogia, se um estagiário persiste em uma empresa, aceitando todos os desafios propostos, após dois anos, ele terá feito grandes progressos.

Quando esse mesmo estagiário, permanece em constante aprendizado por anos, torna-se um especialista em sua área de atuação. Da mesma maneira, desenvolver a mentalidade focada para o sucesso, é um verdadeiro treino contínuo.

O Segredo do Sucesso: Colocando em Prática!

Em conclusão, para sair das vivências de fracassos e acúmulo de sonhos não realizados, é necessário exercitar o domínio de seus pensamentos.

Ou seja, alimentando-se de informações construtivas e fechando todas as portas mentais, para ideias e sugestões destrutivas.

Para que seus resultado sejam eficazes, crie cartazes ou lembretes, como as que serão apresentadas a seguir:

  • Deixe de ser especialista em identificar falha nas pessoas.
  • Torne especialista em enxergar qualidade nas pessoas.
  • Esforce ao máximo, para extrair aprendizado, na dificuldade.
  • Evite a resistência e saia do círculo da preocupação.
  • Seja proativo, evite controlar pessoas.
  • Foque energia, em modificar aquilo que está ao seu alcance.

Certamente, você não precisa criar exatamente, um cartaz, mas deve manter visível esses avisos, até que seus pensamentos se modifiquem.

Pois através da repetição do que ouvimos, vemos, lemos e pensamos, instalamos crenças que se manifestam em ações automatizadas.

Talvez você já tenha falado algo, de forma impulsiva para alguém e se arrependido, não é mesmo?

Pois é quando sua mente está programada para reagir daquela forma. Assim sendo, acaba reproduzindo respostas, das quais foram aprendidas e repetidas até se instalarem por completo.

Com a finalidade de modificar sua mentalidade e expandir seu círculo de influência, este exercício pode ser realizado de acordo com sua criatividade. Por exemplo: escrever esses avisos no papel, cartolina, post-it, celular, quadro de avisos etc.

Inclusive, eles devem estar localizados em lugares em que está habituado a olhar ou estar presente. Por exemplo: no carro, na parede do quarto, no computador, no celular, no banheiro, na porta do seu quarto etc.

Enfrente o Turbilhão de Pensamentos Que Dominam a Mente

Enquanto consumia novos conteúdos, tive a sensação de que permanecer na ignorância, era um caminho mais fácil.

Visto que, ao trazer para o consciente tudo que precisa ser modificado, aumenta a nossa responsabilidade.

Mas, imediatamente percebi, que era minha mente, tentando me dominar, para evitar o caminho novo. Afinal, permanecer nos velhos hábitos parece ser bem mais confortável.

Assim como eu, talvez você possa duvidar do efeito de algumas tarefas, justamente por ser algo novo, sem referências anteriores na sua memória.

No entanto, o desafio para essa etapa final, é enxergar oportunidades nesses pequenos conflitos internos que surgem.

Sendo assim, não tenha medo de praticar atividades, pelo turbilhão de dúvidas na mente. Por exemplo: em dado momento, achei tão simples grudar avisos, que comecei a praticar mentalmente.

Logo depois, percebi que não haviam mudanças significativas porque esquecia de praticar essas atividades diárias.

Por consequência, atrasei meu processo e ainda afirmei para todos ao meu redor, que esse tipo de atividade não funcionava. Após muitos anos, voltei a me deparar com esses exercícios e resolvi realmente, colocá-los em prática.

O Segredo do Sucesso Associado ao Poder da Persistência

Inegavelmente, percebi que minha necessidade de controlar tudo e a todos, gerava atrasos em meu progresso. A partir disso, comecei a persistir com foco total, em me tornar proativo e não reativo.

Em síntese, precisei incluir a persistência contínua, até alcançar resultados efetivos, sendo essa uma ferramenta poderosa e transformadora.

Sendo assim, levei quase dez anos para sair do círculo da preocupação, sendo que poderia ter adquirido essa transformação em poucas semanas.

Por fim, ter consciência de que as escolhas dependem exclusivamente de nós mesmos e não dos fatores externos, nos tornam realmente líderes, de nossa própria vida.

Neste artigo, você aprendeu como é possível conquistar uma mentalidade de sucesso, romper barreiras do fracasso, identificando qual é seu tipo de mentalidade e como transformá-la por meio da expansão do círculo da influência.

Agora você já sabe, como treinar a sua mentalidade, para o sucesso!

Se você quer continuar progredindo, receba atualizações dos novos conteúdos e mantenha sua mentalidade enriquecida de conteúdos qualificados, para seu desenvolvimento pessoal e emocional. Coloque seu e-mail abaixo!


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

1 comentário

Catia Ribeiro · 9 de março de 2020 às 16:40

muito joia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *