7 simples maneiras de aumentar sua autoconfiança rapidamente

A sua autoconfiança está nos níveis que você gostaria?

Poucas pessoas são capazes de dizer sim para essa pergunta. Isso porque todos nós em algum momento ficamos presos em nossa zona de conforto. É ela a responsável por criar uma barreira entre quem você é e quem gostaria de ser.

Por conta disso, você começa a ficar parado, sem coragem suficiente para perseguir os seus sonhos e alcançar todo o seu potencial. A boa notícia é que existem atitudes que ajudam você a desenvolver a confiança em si mesmo.

Assim, se o que você deseja é sentir-se mais seguro e com energia para alcançar seus objetivos, continue a leitura e descubra dicas para elevar sua confiança.

#1. Imagine o futuro e conquiste uma autoconfiança inabalável

Imagine o futuro e aumente sua autoconfiança
Imagine o futuro e aumente sua autoconfiança | Negócio foto criado por yanalya – br.freepik.com

Feche os olhos por alguns instantes e imagine você conquistando o seu maior sonho.

Essa técnica de visualização do futuro, é uma excelente alternativa para aumentar a sua autoconfiança. Assim como, estimular você a sentir aquela energia que precisa para alcançar seus objetivos.

Quando você não tem confiança em si mesmo, simplesmente aceita que não é capaz de fazer determinada tarefa. O jogo muda quando você pratica essa visualização diariamente. Pois essa prática vai lembrá-lo diariamente de seus objetivos, fornecendo energia para que continue a buscá-los.

Exercite essa técnica principalmente quando se sentir inseguro ou quando faltar motivação diária.

#2. Use as auto-afirmações a seu favor

Use auto-afirmações a seu favor
Use auto-afirmações a seu favor | Fundo foto criado por Waewkidja – br.freepik.com

As auto-afirmações são poderosas aliadas para o fortalecimento de sua confiança. Isso ocorre porque, ao fazer declarações positivas e fortalecedoras em voz alta, com consistência da prática, você passa a acreditar nelas.

Assim, todas as vezes que você se acha incapaz de fazer algo, surge um bloqueio que o impede de abandonar a sua zona de conforto. Sendo assim, não deixe de fazer auto-afirmações positivas todos os dias sobre as áreas que deseja alcançar resultados.

Um exemplo seria, você não estar satisfeito com seus resultados profissionais, Então repita como um mantra: “Eu sou capaz de aprender qualquer coisa, não tenho medo de desafios e encontro ótimas soluções para meus desafios profissionais”,

Se você é tímido e não gosta de ser o centro das atenções, diga: Eu sou capaz de expressar o que penso em público.

Essa simples ação fortalece suas crenças boas e coloca você em um estado confiante. Com o passar do tempo, essas afirmações se tornam parte de seu subconsciente.

#3. Quebre suas crenças limitantes

Quebre suas crenças limitantes
Quebre suas crenças limitantes

Para desenvolver a sua autoconfiança é preciso quebrar as barreiras das suas crenças limitantes. Como fazer isso? Saia de sua zona de conforto, supere os seus medos diariamente e perceba como a sua confiança é fortalecida aos poucos.

É a partir de pequenas atitudes que você conseguirá sentir que é capaz de lidar com aquelas situações que sempre o bloquearam. Mas atenção, esse é um processo lento e requer muita determinação da sua parte.

Você pode começar a praticar esse exercício agora mesmo. Uma dica bacana é conversar com pessoas que você não conhece ou aceitar um projeto que te desafie.

#4. Cuide de si mesmo

Cuide de si mesmo
Cuide de si mesmo

O pior erro que você pode cometer na sua jornada para aumentar sua confiança em si mesmo é deixar de cuidar de você. Por quê? É muito difícil conseguir se sentir bem quando não está satisfeito com a sua aparência.

Quando isso acontece, é comum se sentir sempre cansado, sem energia e com baixa autoestima. Para reverter essa situação, invista em cuidados com o seu corpo, mente e saúde.

Uma dica é começar a cuidar melhor da sua alimentação, praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem e ter hobbies que forneçam boas energias. Na medida em que você insere essas atividades na sua vida, começa a sentir uma grande sensação de bem-estar e disposição para encarar seus desafios diários.

#5. Estabeleça seus limites e prioridades

Estabeleça seus limites e prioridades
Estabeleça seus limites e prioridades

Uma forte característica de quem sofre com problemas de autoconfiança é a dificuldade de dizer não. Devido a isso, elas ficam submetidas à pessoas controladoras que sugam a sua confiança e a capacidade de agir por conta própria.

Nesses casos, é importante que você estabeleça os limites e as prioridades na sua vida. Assim, será capaz de fazer com que as pessoas te respeitem e não sentirá medo de expor as suas vontades e opiniões.

É possível sentir o aumento da sua confiança desde o primeiro momento que você diz não para uma situação que não se alinhe com seus propósitos.

#6. Faça uma lista das suas conquistas

Faça uma lista de suas conquistas
Faça uma lista de suas conquistas | Negócio foto criado por jannoon028 – br.freepik.com

Isso mesmo, uma simples lista com as suas conquistas é capaz de ajudá-lo no processo de aumento de sua confiança em si mesmo. A dica aqui consiste em escrever em uma papel todas as coisas que você conquistou durante sua trajetória de vida.

Esse exercício tem como principal objetivo mostrar o seu verdadeiro valor e impedir que você só veja os aspectos negativos da sua vida. Algumas pessoas sentem grande dificuldade de reconhecer que são verdadeiras guerreiras e fortes para superar os obstáculos.

Lembrar continuamente de tudo que ocorreu de errado na sua vida só irá fazer com que você minimize as suas conquistas. Ao passo que, relembrar as vitórias fornece força para conquistar o próximo degrau de sua evolução.

#7. Abandone o vitimismo para ter autoconfiança

Abandone o vitimismo
Abandone o vitimismo

É preciso ter em mente que quando você adota uma postura de vítima, perde totalmente a sua autoconfiança. Isso porque, diante de qualquer desafio ou adversidade você fica preso na sua cômoda e segura zona de conforto.

Nesses momentos, é provável que você coloque a culpa nos demais pelos seus fracassos ou se julgue incapaz de corrigir seus erros. Com esse tipo de comportamento, você perde o seu poder pessoal de transformar sua vida.

Como mudar esse hábito? Pare de afirmar que você não merece nada de bom ou que a culpa das suas falhas são dos outros. Assuma a responsabilidade da sua vida, seja proativo e corra atrás dos seus objetivos.

Após descobrir como construir uma autoconfiança inabalável, o que acha de mudar o seu comportamento hoje mesmo?

Conhecimento teórico não serve para nada. Sendo assim, coloque em prática todas as dicas que você aprendeu com nosso artigo. São atitudes simples e fáceis que podem fazer total diferença no seu dia.

Agora é com você, se quer atingir o seu verdadeiro potencial basta dar o primeiro passo. Comece imaginando o futuro que deseja e sinta como se já o tivesse conquistado, com essa energia, se sentirá motivado a transformar sua vida.

Estamos curiosos para saber se você possui alguma estratégia para aumentar sua autoconfiança no dia a dia. Comente abaixo com suas experiências e aumente o valor gerado por esse conteúdo. Deixe a sua parcela de contribuição.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *