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Meditação para iniciantes
Pelo Look Studio | Shutterstock.com

Trazer esse guia de meditação para iniciantes é a melhor maneira para estimular você a começar a equilibrar sua mente diante dos desafios do dia a dia.

Isso porque, quando você aprende a meditar consegue se conectar com todo o seu potencial e evitar que pensamentos negativos atrapalhem você de alcançar os resultados que deseja e ter clareza para fazer as melhores escolhas rumo ao sucesso.

No entanto, apesar dessa técnica parecer simples, ela é mais difícil do que se imagina.

Controlar as suas emoções e pensamentos é algo que requer muito treino e controle, principalmente para os iniciantes dessa prática.

Pensando nisso, elaboramos este guia prático para que você possa incluir essa prática em sua rotina diária, aumentando a sua qualidade de vida e estar mais consciente de suas intenções e atitudes.

Meditação para iniciantes: A técnica

Praticar a meditação para iniciantes é um dos hábitos que pode mudar a sua vida para melhor.  

O primeiro passo dessa transformação consiste em aprender a meditar, ou seja, compreender o que é essa prática e como usá-la no dia a dia.

Meditar significa entrar em um estado de concentração total no aqui e agora. Tem como principal objetivo alcançar a serenidade da sua mente, se livrando de pensamentos destrutivos que provocam o desequilíbrio físico e emocional.

No começo, meditar exige muita prática e concentração sobretudo, para quem está iniciando com o hábito. Mas com o passar dos dias e regularidade, fica mais fácil controlar as distrações da mente.

Isso porque, a mente desse praticante ainda não sabe como manter o foco e silenciar os pensamentos.

O mais importante é começar.

Benefícios da meditação diária

Com apenas cinco minutos de meditação diária sua vida irá mudar para melhor.

O principal motivo é que essa prática consegue proporcionar benefícios duradouros, capazes de aumentar a sua qualidade de vida, relacionamentos, produtividade profissional e até mesmo o seu bem-estar físico.

Mas os benefícios não se limitam a isso, com a meditação você também consegue obter vantagens como:

  • Melhora as suas noites de sono
  • Proporciona mais disposição
  • Equilíbrio vital
  • Estimula a criatividade
  • Fortalece o sistema imunológico

Vale a pena destacar, que esses resultados podem ser conquistados por você também, desde que esteja determinado a meditar diariamente.

A prova disso são os inúmeros casos de pessoas em todo o mundo que transformaram suas vidas colocando esse hábito em suas vidas.

Tipos de meditação

Agora que você conhece o que é e quais as vantagens de praticar meditação diariamente, é preciso conhecer quais são as principais técnicas de meditação, que existem.

Isso irá te ajudar a optar por aquela que se encaixe melhor com as suas necessidades e estilo de vida.

Meditação Zen

Meditação Zen
Meditação Zen

Para a filosofia zen, meditar é uma forma de entrar em contato profundo com a própria consciência humana. Através da sua realização diária, o praticante consegue se conectar com o seu Eu interior.

Isso porque, ele consegue silenciar os pensamentos distorcidos do ego que impedem que o indivíduo conheça sua própria essência.

Por ser uma técnica introspectiva, é indicada para quem busca o desenvolvimento pessoal e a quebra de crenças limitantes.

Meditação budista

Meditação Budista
Meditação Budista | Photo by Emily KenCairn of Apiary Studio on Unsplash

A prática de meditação budista tem como principal objetivo desenvolver valores com bondade e conhecimento superior do praticante.

Através de técnicas ancestrais como a Vipassana, você começará a enxergar a vida com mais calma e simplicidade, sem a interferência dos eventos exteriores.

Esse tipo de meditação é ideal para quem precisa lidar com situações estressantes ou com problemas como ansiedade.

Afinal, ela ajuda o praticante a lidar com as adversidades do dia a dia e com os pensamentos sabotadores, que bloqueiam a nossa vida.

Meditação transcendental

Meditação Transcendental
Meditação Transcendental

Com a meditação transcendental você consegue deixar a sua mente no estado de calma interior, sem fazer nenhum tipo de esforço ativo.

Isso porque, ela consiste na repetição constante de mantras que fazem com que você mantenha sempre o foco na entoação.

Essa é a meditação para iniciantes ideal para quem não consegue se concentrar na respiração, pois na medida em que você repete o mantra impede que outros pensamentos façam o sequestro de sua mente.

Além disso, esses sons têm a capacidade de relaxar o praticante enquanto medita.

O grande diferencial dessa vertente é que ela não está ligada a nenhuma corrente religiosa ou filosófica.

E então, qual o estilo chamou mais a sua atenção? Escolha um e prepare-se para incluir a meditação na sua rotina.

Para te ajudar nessa missão, no próximo tópico você irá aprender na prática como manter a sua mente tranquila e equilibrada. Continue a leitura.

Meditação para iniciantes: O guia passo a passo

Passos para começar a meditar
Passos para começar a meditar

Atualmente não há desculpas para que você comece a meditar hoje mesmo, e aproveite os benefícios dessa prática.

A recomendação é que comece sem nenhuma pressa, mas com consistência.

O primeiro passo para começar a meditar, é reservar 5 minutos da sua rotina para praticar.

Dessa forma, você irá obter resultados permanentes e em pouco tempo perceber uma maior clareza mental, melhores níveis de energia e aproximação da paz interior e felicidade.

Confira abaixo o passo a passo:

  1. Encontre um lugar tranquilo onde você possa meditar em paz, sem ser interrompido,
  2. Estabeleça um horário fixo para meditar, é recomendado que pratique ao acordar ou antes de dormir,
  3. Adote uma posição confortável, você pode sentar-se com as pernas cruzadas em cima de uma almofada ou ficar deitado,
  4. Feche os olhos e concentre-se no movimento de inspirar e expirar do seu corpo, perceba o ar entrando e saindo com tranquilidade,
  5. Visualize uma corrente de ar saindo na medida em que você expira e se sente mais relaxado,
  6. Quando sua mente se desviar com qualquer pensamento aceite com gratidão e apenas deixe que vá embora naturalmente.

Agora depende de você!

Se você deseja melhorar a sua qualidade de vida e ter um desempenho eficiente em sua vida profissional e pessoal, busque colocar tudo o que aprendeu com este guia de meditação para iniciantes em prática.

É comum que você sinta dificuldades de entrar em estado meditativo no início, mas não desista. Na medida em que você for praticando, conseguirá obter resultados maravilhosos que apenas a prática diária da meditação é capaz de oferecer.

E você, já começou a meditar? Tem alguma dica para ajudar os leitores que querem começar a meditar? Deixe o seu comentário compartilhando conosco e com os demais leitores dicas e benefícios que a meditação fornece para sua vida.

Categorias: Espiritual

Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

2 comentários

CATIA RIBEIRO · 15 de março de 2020 às 09:16

Comecei a práticas a uns dois meses, está sendo maravilhoso

    Caio Vinicius · 17 de março de 2020 às 21:59

    Muito boa iniciativa Catia. Eu coloquei em prática o hábito e é notável o espaço que se cria na mente… aquele espaço entre estimulo e resposta… é incrível… eu recomendo a todos que ao menos tentem meditar, mas infelizmente, a maioria dos meus amigos responde que para eles não funciona… enfim, continuo fazendo a minha parte que é recomendar hábitos e práticas que nos ajudam a ser pessoas melhores…

    obrigado pela contribuição.

    Boa noite
    Kako

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