
Trazer esse guia de meditação para iniciantes é a melhor maneira para estimular você a começar a equilibrar sua mente diante dos desafios do dia a dia.
Isso porque, quando você aprende a meditar consegue se conectar com todo o seu potencial e evitar que pensamentos negativos atrapalhem você de alcançar os resultados que deseja e ter clareza para fazer as melhores escolhas rumo ao sucesso.
No entanto, apesar dessa técnica parecer simples, ela é mais difícil do que se imagina.
Controlar as suas emoções e pensamentos é algo que requer muito treino e controle, principalmente para os iniciantes dessa prática.
Pensando nisso, elaboramos este guia prático para que você possa incluir essa prática em sua rotina diária, aumentando a sua qualidade de vida e estar mais consciente de suas intenções e atitudes.
Meditação para iniciantes: A técnica
Praticar a meditação para iniciantes é um dos hábitos que pode mudar a sua vida para melhor.
O primeiro passo dessa transformação consiste em aprender a meditar, ou seja, compreender o que é essa prática e como usá-la no dia a dia.
Meditar significa entrar em um estado de concentração total no aqui e agora. Tem como principal objetivo alcançar a serenidade da sua mente, se livrando de pensamentos destrutivos que provocam o desequilíbrio físico e emocional.
No começo, meditar exige muita prática e concentração sobretudo, para quem está iniciando com o hábito. Mas com o passar dos dias e regularidade, fica mais fácil controlar as distrações da mente.
Isso porque, a mente desse praticante ainda não sabe como manter o foco e silenciar os pensamentos.
O mais importante é começar.
Benefícios da meditação diária
Com apenas cinco minutos de meditação diária sua vida irá mudar para melhor.
O principal motivo é que essa prática consegue proporcionar benefícios duradouros, capazes de aumentar a sua qualidade de vida, relacionamentos, produtividade profissional e até mesmo o seu bem-estar físico.
Mas os benefícios não se limitam a isso, com a meditação você também consegue obter vantagens como:
- Melhora as suas noites de sono
- Proporciona mais disposição
- Equilíbrio vital
- Estimula a criatividade
- Fortalece o sistema imunológico
Vale a pena destacar, que esses resultados podem ser conquistados por você também, desde que esteja determinado a meditar diariamente.
A prova disso são os inúmeros casos de pessoas em todo o mundo que transformaram suas vidas colocando esse hábito em suas vidas.
Tipos de meditação
Agora que você conhece o que é e quais as vantagens de praticar meditação diariamente, é preciso conhecer quais são as principais técnicas de meditação, que existem.
Isso irá te ajudar a optar por aquela que se encaixe melhor com as suas necessidades e estilo de vida.
Meditação Zen

Para a filosofia zen, meditar é uma forma de entrar em contato profundo com a própria consciência humana. Através da sua realização diária, o praticante consegue se conectar com o seu Eu interior.
Isso porque, ele consegue silenciar os pensamentos distorcidos do ego que impedem que o indivíduo conheça sua própria essência.
Por ser uma técnica introspectiva, é indicada para quem busca o desenvolvimento pessoal e a quebra de crenças limitantes.
Meditação budista

A prática de meditação budista tem como principal objetivo desenvolver valores com bondade e conhecimento superior do praticante.
Através de técnicas ancestrais como a Vipassana, você começará a enxergar a vida com mais calma e simplicidade, sem a interferência dos eventos exteriores.
Esse tipo de meditação é ideal para quem precisa lidar com situações estressantes ou com problemas como ansiedade.
Afinal, ela ajuda o praticante a lidar com as adversidades do dia a dia e com os pensamentos sabotadores, que bloqueiam a nossa vida.
Meditação transcendental

Com a meditação transcendental você consegue deixar a sua mente no estado de calma interior, sem fazer nenhum tipo de esforço ativo.
Isso porque, ela consiste na repetição constante de mantras que fazem com que você mantenha sempre o foco na entoação.
Essa é a meditação para iniciantes ideal para quem não consegue se concentrar na respiração, pois na medida em que você repete o mantra impede que outros pensamentos façam o sequestro de sua mente.
Além disso, esses sons têm a capacidade de relaxar o praticante enquanto medita.
O grande diferencial dessa vertente é que ela não está ligada a nenhuma corrente religiosa ou filosófica.
E então, qual o estilo chamou mais a sua atenção? Escolha um e prepare-se para incluir a meditação na sua rotina.
Para te ajudar nessa missão, no próximo tópico você irá aprender na prática como manter a sua mente tranquila e equilibrada. Continue a leitura.
Meditação para iniciantes: O guia passo a passo

Atualmente não há desculpas para que você comece a meditar hoje mesmo, e aproveite os benefícios dessa prática.
A recomendação é que comece sem nenhuma pressa, mas com consistência.
O primeiro passo para começar a meditar, é reservar 5 minutos da sua rotina para praticar.
Dessa forma, você irá obter resultados permanentes e em pouco tempo perceber uma maior clareza mental, melhores níveis de energia e aproximação da paz interior e felicidade.
Confira abaixo o passo a passo:
- Encontre um lugar tranquilo onde você possa meditar em paz, sem ser interrompido,
- Estabeleça um horário fixo para meditar, é recomendado que pratique ao acordar ou antes de dormir,
- Adote uma posição confortável, você pode sentar-se com as pernas cruzadas em cima de uma almofada ou ficar deitado,
- Feche os olhos e concentre-se no movimento de inspirar e expirar do seu corpo, perceba o ar entrando e saindo com tranquilidade,
- Visualize uma corrente de ar saindo na medida em que você expira e se sente mais relaxado,
- Quando sua mente se desviar com qualquer pensamento aceite com gratidão e apenas deixe que vá embora naturalmente.
Agora depende de você!
Se você deseja melhorar a sua qualidade de vida e ter um desempenho eficiente em sua vida profissional e pessoal, busque colocar tudo o que aprendeu com este guia de meditação para iniciantes em prática.
É comum que você sinta dificuldades de entrar em estado meditativo no início, mas não desista. Na medida em que você for praticando, conseguirá obter resultados maravilhosos que apenas a prática diária da meditação é capaz de oferecer.
E você, já começou a meditar? Tem alguma dica para ajudar os leitores que querem começar a meditar? Deixe o seu comentário compartilhando conosco e com os demais leitores dicas e benefícios que a meditação fornece para sua vida.
2 comentários
CATIA RIBEIRO · 15 de março de 2020 às 09:16
Comecei a práticas a uns dois meses, está sendo maravilhoso
Caio Vinicius · 17 de março de 2020 às 21:59
Muito boa iniciativa Catia. Eu coloquei em prática o hábito e é notável o espaço que se cria na mente… aquele espaço entre estimulo e resposta… é incrível… eu recomendo a todos que ao menos tentem meditar, mas infelizmente, a maioria dos meus amigos responde que para eles não funciona… enfim, continuo fazendo a minha parte que é recomendar hábitos e práticas que nos ajudam a ser pessoas melhores…
obrigado pela contribuição.
Boa noite
Kako