Filmes Sobre Autoconhecimento: 11 Opções Para o Momento de Lazer

Filmes sobre autoconhecimento

Uma boa forma de aliar momentos de lazer com desenvolvimento pessoal é investir um tempo para relaxar e assistir filmes com boas e motivadoras histórias. Nesse sentido, escolher filmes sobre autoconhecimento é uma das boas escolhas que você pode fazer.

No entanto, não sei você, mas eu acho um porre ter que passar vários minutos escolhendo entre milhares de opções que temos à nossa disposição, nos dias de hoje.

Por fim, com tantas opções de filmes, você está correndo um grande risco de jogar o seu tempo no lixo, assistindo um filme ruim que fará com que se arrependa.

Assim, com o objetivo de facilitar sua vida e ajudar você a escolher, quero compartilhar contigo onze filmes sobre autoconhecimento que valem o seu tempo e que farão com que você reflita e aprenda mais sobre si mesmo, suas motivações e o sobre o mundo.

#1. Beleza Oculta

Beleza Oculta - Trailer Oficial 2 (leg) [HD]
Watch this video on YouTube.

Apesar de se tratar de um drama, estilo de filme que não costumo assistir. Beleza oculta é um dos melhores filmes sobre autoconhecimento que assisti nos últimos anos. Não à toa, ele está em primeiro da lista.

Após uma tragédia pessoal, Howard (Will Smith) em depressão, começa a escrever cartas para a Morte, Amor e Tempo questionando os motivos do que aconteceu em sua vida.

No entanto, Howard não esperava ser convocado pelas encarnações físicas da Morte, Amor e Tempo, que tentam fazê-lo voltar a ver e viver a beleza da vida.

#2. O Show de Truman

Truman Burbank, interpretado por Jim Carrey, é um homem que nunca tomou suas próprias decisões. Desde o seu nascimento, vive preso em um programa de televisão controlado pelo criador do programa (que pode ser visto como Deus).

No entanto, Truman vive feliz e contente sem se dar conta de que todas as suas decisões, na verdade, não são tomadas por ele.

Como a maioria de nós, os medos de Truman acabam por prendê-lo ao “show” em que vive. Mas, chega um ponto em que suas dúvidas e dores superam seus medos. Assim, ele começa a despertar sua consciência para viver o que quer.

Quando assisti, consegui ver muitas das minhas inseguranças através do personagem.

#3. A Vida é Bela

Assisti esse filme pela primeira vez no cinema, com o meu pai e irmãos. Me lembro como se fosse hoje, a emoção do meu pai ao sair do cinema. Hoje, depois de assistir mais algumas vezes, consigo entender os motivos daquela emoção.

Em A Vida é Bela, Guido Orefice (Roberto Benigni) é um alegre dono de livraria que é levado aos campos de concentração nazistas, juntamente com seu filho Giosué.

Assim, enquanto tenta manter sua família unida, Guido tem a combinação ideal de vontade, inteligência e bom humor para fazer com que seu filho acredite que o Holocausto é um jogo, no qual o grande prêmio final é um tanque de guerra.

Por fim, A Vida é Bela é um dos mais belos e emocionantes filmes sobre autoconhecimento que você pode assistir.

#4. Comer, Rezar e Amar

Comer Rezar Amar | Trailer A Legendado HD | Em exibição nos cinemas
Watch this video on YouTube.

Em Comer, Rezar e Amar, a protagonista Elizabeth Gilbert (Julia Roberts) vive presa em uma vida sem sentido e direção.

Apesar de Elisabeth, na teoria, viver a vida dos sonhos. Na prática, vive com a constante sensação de que algo está faltando. Assim, começa a grande virada de sua vida.

Não quero dar spoiler, mas posso dizer que uma avalanche de coisas acontecem quando a protagonista decide abandonar sua vida antiga, se divorciar e sair em busca de encontrar e viver seu propósito.

#5. Up: Altas Aventuras

Carl Dredricksen é um idoso de 78 anos que, após a morte de sua esposa, passou a adotar uma postura negativa e pessimista sobre o mundo e as pessoas. Para piorar as coisas, o terreno de sua casa interessa a um grande empresário que deseja construir um grande edifício no local.

Após bater em um homem com sua bengala, Carl é considerado perigoso e forçado a se internar em um asilo. Sendo assim, para evitar que isso aconteça, ele enche sua casa de balões e foge.

No entanto, Carl não esperava que seu maior pesadelo embarcaria junto. Assim, Russell, um menino de apenas 8 anos, cheio de energia e alegria, ajuda a despertar no protagonista a vontade de viver, conhecer o novo e interagir com o mundo ao redor.

#6. Capitão Fantástico

Capitão Fantástico retrata a vida de Ben, sua esposa e seis filhos. Cansados do sistema capitalista, Ben e sua companheira decidem viver uma vida alternativa no meio do mato.

Dessa maneira, acreditavam ter criado um paraíso em meio ao caos. Podiam comer comida de verdade, respirar ar puro e viver uma rotina saudável. No entanto, as coisas começam a mudar quando a esposa de Ben adoece e eles são forçados a deixar a floresta.

Assim, começa a jornada de autoconhecimento da família. Pois, apesar de se acharem protegidos da sociedade capitalista consumista, é lá onde eles encontram a ajuda que precisam nesse momento delicado.

Em meio a esse dilema, o filme é cheio de aprendizados e boas reflexões.

#7. Divertida mente

Divertida Mente Trailer Oficial Legendado (2015) - Disney Animação HD
Watch this video on YouTube.

Animação da Pixar que levou muitos jovens, adultos e idosos a dar uma boa olhada em suas mentes. Isso porque, grande parte do filme se passa dentro da cabeça de Riley, uma menina de apenas 11 anos.

Dentro do cérebro de Riley, convivem cinco emoções encarnadas que se esforçam para ajudar a protagonista a compreender e navegar por seu mundo.

As principais lições que tirei do filme foram:

  • Felicidade não é apenas alegria.
  • Não tente forçar a felicidade.
  • A tristeza também é vital para o nosso bem estar.
  • Abrace, em vez de reprimir, emoções difíceis.

#8. Pequena Miss Sunshine

Pequena Miss Sunshine traz a história de uma família que diante de muitas dificuldades e barreiras físicas e emocionais, se esforça para apoiar os sonhos de Olive Hoover, uma menina de apenas 7 anos de idade.

Conforme o desenrolar do filme, Olive se torna cada vez menos confiante, mais fechada e ansiosa. Mas isso não dura muito. Olive logo explode em alegria através da dança.

Assim, junto com sua família, se envolve em uma bagunça descontrolada.

No entanto, em meio a todos esses altos e baixos, Olive e sua família aprenderam a se aceitar como são. Então, todos somam esforços para não deixar que a protagonista seja nada menos do que ela mesma.

#9. Náufrago

Náufrago - Trailer Oficial
Watch this video on YouTube.

De forma bem resumida, resiliência é a capacidade de se adaptar a uma mudança ou situação de má sorte. Em Náufrago, Chuck Noland (Tom Hanks) dá uma aula de autoconhecimento quando se vê diante de uma situação limite, após um grave acidente aéreo.

Confinado em uma ilha, Chuck se vê forçado a abandonar sua antiga forma de pensar e se reinventar para buscar dentro de si o que realmente importa. Além de ter que se virar para aprender a sobreviver sozinho, em um lugar selvagem.

#10. Sim Senhor

Carl (Jim Carrey), sente-se infeliz e deprimido com a vida que está levando.

Solitário, viciado em trabalho e abandonado por sua esposa, Carl passa a maior parte do seu tempo jogado no sofá vendo tv. Até que, um dia, ele decide visitar uma oficina de desenvolvimento pessoal.

Então, uma grande reviravolta acontece quando o protagonista faz um pacto com o universo. Neste acordo, Carl se compromete a dizer SIM a toda e qualquer oportunidade que aparecer em sua vida.

Um filme com uma ótima mensagem, além da rara oportunidade de ver Jim Carrey atuando um pouco mais fora de sua zona de conforto (humor).

#11. Sete Vidas

Antes de mais nada, acho que deu para perceber o quanto gosto do trabalho do Will Smith. Na minha opinião, ele está entre um dos melhores atores da atualidade.

No entanto, não poderei falar muito sobre Sete Vidas ou estaria correndo o risco de dar algum spoiler. No entanto, se pudesse recomendar apenas dois filmes desta lista, estes seriam com o Will Smith (Beleza Oculta e Sete Vidas).

Ben (Will Smith) é um cara viciado em trabalho, que após um trágico acidente, muda completamente sua forma de encarar o mundo. Por conta disso, vive com um grande sentimento de culpa e com a missão de tentar reparar os erros do passado.

Dessa maneira, estamos chegando ao fim do nosso artigo/guia de filmes sobre autoconhecimento. Torço para que se anime com as minhas poucas palavras e escolha um desses bons filmes para curtir e se desenvolver, ao mesmo tempo.

Assistir bons filmes sobre autoconhecimento é uma excelente maneira de curtir o seu tempo de lazer. Seja apenas para relaxar ou para também aprender. As histórias são boas e com certeza farão você pensar e como consequência, evoluir.

Agradeço sua companhia e apoio.

Compartilhe este artigo com seus amigos e pessoas que ama e se importa.

Não esquece de deixar sua opinião nos comentários. Já assistiu algum desses filmes? O que você achou? Tem algum outro filme sobre autoconhecimento para compartilhar conosco? Eu também quero aprender com você.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *