FALSIDADE: Como Não Deixar Este Mal Afetar Sua Vida

Frequentemente ouvimos falar sobre falsidade. As pessoas sentem medo de depositar confiança nos outros, estão cada vez mais receosas, sempre com a impressão de que podem ser trapaceadas a qualquer momento.

Apesar de ser um assunto comum, nem todos sabem o que é ou como lidar com este problema.

Muitos não têm ideia de como a falsidade pode atrapalhar suas vidas. Não conseguem reconhecer a importância de lidar com tal situação.

Papéis, falsidade e verdade.
As pessoas falsas tendem a não dar valor à verdade.

Acredito que, assim como a maioria, você já deve ter passado por momentos nos quais se arrependeu de ter confiado em alguém, sentindo-se traído por uma pessoa que confiava.

Foi neste período que precisou lidar com pessoas consideradas falsas.

Será que, nos dias de hoje, não podemos confiar em ninguém? Quantas pessoas do nosso convívio podem ser consideradas falsas? Como posso lidar com isto?

Se com com frequência essas perguntas estão habitando sua mente, você começou a perceber que a falsidade é prejudicial e pode afetar seu desempenho e relações na vida.

Nosso intuito com este artigo é ajudá-lo a reconhecer e saber como lidar com pessoas falsas, para que elas não tenham nenhum poder sobre você e não consigam atrapalhar seus projetos.

O Que é Falsidade?

Afinal, como podemos definir falsidade?

Por mais que seja comum ouvir falar a respeito, você talvez não saiba o que realmente significa, portanto, vamos esclarecer para darmos sequência neste assunto.

Definimos falsidade como algo oposto à verdade.

É um ato praticado por alguém que não preza pelo que é verdadeiro, por pessoas que possuem uma personalidade mascarada e que não demonstram respeito por aqueles com quem convive.

Uma pessoa falsa tende a procurar formas de tirar proveito de qualquer situação, independente de quem seja prejudicado por isto, prezando somente por seu bem-estar.

Os falsos tendem ainda a ocultar a verdade, criar histórias e citar fatos que nunca existiram para que consigam alcançar seus objetivos.

O Que Sentem as Pessoas Falsas?

Estudar o comportamento humano é algo complexo. Muitas vezes as pessoas são capazes de fazer coisas inimagináveis e existem casos em que nem sentem culpa por prejudicar alguém.

Uma pessoa falsa pode ir muito além de uma personalidade mentirosa, que inventa algumas histórias para se sobressair em algumas situações. Este tipo de personalidade pode até matar.

Rosto com máscaras disfarçando a personalidade.
Pessoas falsas tendem a mascarar sua personalidade.

Independente da sua cultura, idade, raça ou gênero. Existirão pessoas onde a falsidade faz parte de suas características. Este ato está diretamente ligado à mentira.

Um dos maiores nomes da psicologia, o Dr. Paul Ekman, realizou alguns testes com o intuito de apontar as reações onde existe falta de sinceridade no cotidiano das pessoas.

Isso fez com que ele descobrisse que pessoas falsas agem como se fossem um veneno para a sociedade.

“A frequência de nossos episódios emocionais é outra característica crucial para o entendimento de nosso perfil individual” – Paul Ekman.

No geral, pessoas falsas tendem a apresentar alguns sentimentos em comum, tais como:

  • Insegurança,
  • Insatisfação com a própria vida,
  • Falta de empatia,
  • Inveja,
  • Desejo frequente de mudança,
  • Falta de sinceridade,
  • Incapacidade de compreensão,
  • São frequentes mentirosos,
  • Não costumam manter longas amizades,
  • Necessidade de controlar a vida das pessoas,
  • Não conseguem ter apenas uma personalidade.

A intensidade destes sentimos é o que irá definir o grau da falsidade de um ser.

Existem aqueles que, de início, não conseguem manter segredos e acabam prejudicando outras pessoas e com o decorrer do tempo, começam a apresentar demais características que moldam sua personalidade.

Sinais Que Mostram Que Uma Pessoa é Falsa

É preciso estar sempre atento às pessoas que são parte do nosso ciclo social.

Infelizmente, não conseguimos controlar tudo e todos, tendo a certeza de que somente pessoas com boa índole estarão do nosso lado.

É preciso arriscar.

Porém, é necessário reconhecer alguns sinais que pessoas falsas costumam dar e que devem ser usados como uma forma de alerta.

Sendo assim, antes de abrir sua vida para qualquer um, é preciso ter a certeza de que está lidando com uma boa pessoa e não com alguém que possui as características abaixo:

#1. Uma pessoa falsa respeita as pessoas de acordo com o seu poder aquisitivo:

Você já reparou que algumas pessoas respeitam seus chefes ou alguém que seja superior a ela, mas ao chegar em um ambiente em que precisam lidar com pessoas de outras classes, apresentam outra personalidade?

Esta é uma forte característica de uma pessoa considerada falsa. Ela tem interesse em agradar somente aqueles que podem beneficiá-la de alguma maneira.

#2. Estão sempre em busca do próprio benefício

Uma pessoa cuja a falsidade está presente em sua vida, dificilmente irá se importar com os outros. Seu único foco é o autobenefício.

Na maior parte das vezes, não estará preocupada em quais caminhos irá trilhar ou quem poderá prejudicar para se beneficiar em determinada situação.

Ela não mede esforços para conseguir o que quer.

Não confunda esta situação com alguém considerado esforçado.

Existem aqueles que batalham muito para conseguirem uma posição de destaque, mas não precisam derrubar outras pessoas para chegar ao patamar que desejam.

#3. Fazem de tudo para chamar a atenção

As pessoas falsas querem ser notadas, de qualquer maneira.

Raramente elas se destacam por algo que marque de forma positiva sua personalidade e por isso precisam encontrar outros métodos.

Pode ser que tentem falar mais alto que os demais, ou tentem diminuir alguém para que se sintam superiores.

Independente do que for, estarão em busca de ser o centro das atenções.

#4. Sempre participam de grupos de fofoca

Para que a falsidade esteja ainda mais presente, estas pessoas precisam estar a par de todos os assuntos que acontecem, principalmente àqueles que as dizem respeito.

Sentem a necessidade de acompanhar a vida daqueles com quem convive, para ter a certeza que estão se sobressaindo e, caso contrário, encontrar os melhores meios para atrasar a vida de alguém.

#5. Críticas não construtivas

Estão sempre em busca de diminuir a autoestima de alguém.

Fazem observações não importantes e que, em muitos casos, não apresentam nada de verdadeiro.

Não sabem reconhecer o sucesso de alguém e tem como objetivo fazer com que as pessoas se sintam mal consigo mesma, para que assim tenham mais chance de serem consideradas melhores que esta pessoa que se sente incapaz.

Caso você conviva com pessoas que apresentam estes desvios de personalidade, é melhor ficar atento e evitar contar muitos detalhes sobre sua vida, pois você pode estar muito perto de uma pessoa falsa.

Não Deixe a Falsidade Afetar Sua Vida

Conviver com a falsidade não é uma tarefa fácil.

Infelizmente, podemos encontrar pessoas assim em diversos setores de nossas vidas e isto pode atrapalhar muito nosso cotidiano.

Pessoa sentada triste com a falsidade das pessoas.
Acabamos nos autodestruindo ao convivermos com pessoas falsas.

Uma pessoa considerada falsa irá fazer de tudo para te prejudicar. Quanto mais ela souber de sua vida, de pior forma ela irá agir.

Pode ser que uma pessoa falsa esteja inserida em seu grupo de amigos.

Afastar essa pessoas será uma tarefa difícil, pois nem todos têm o mesmo discernimento que você e vale lembrar que o falso é manipulador e poderá afastar pessoas queridas de você.

No trabalho, aqueles que são falsos podem te atrapalhar de formas profundas, impedindo que você obtenha reconhecimento profissional.

Caso alguma promoção esteja em vista, fará de tudo para conquistá-la, independente de como irá te atingir para derrubá-lo.

Na família a situação pode ser ainda pior, pois estamos acostumados a confiar naqueles que fazem parte de nosso crescimento físico e emocional.

Portanto, identificar que a falsidade se manifesta em relações familiares pode trazer feridas muito doloridas, prejudicando todos os envolvidos.

Como Lidar Com Pessoas Falsas?

Saber como lidar com pessoas falsas é muito importante para que você consiga ter uma vida mais feliz, confiando somente naqueles que irão te apoiar e que não buscam formas de te prejudicar.

Irei te mostrar abaixo as principais dicas para conseguir lidar com a falsidade, de maneira que isto deixe de atrapalhar seu cotidiano e você possa ter a plena certeza de quem deve confiar. Confira:

  • Identifique uma pessoa que age com falsidade o quanto antes: siga as dicas que lhe mostrei acima, para conseguir identificar com antecedência uma pessoa que possa ser considerada falsa. Observe o comportamento da mesma e caso desconfie de algo, mantenha-se atento.
  • Use sua inteligência emocional: esteja sempre alerta as ações que as pessoas falsas tendem a tomar, de forma com que elas não tenham o poder de influenciar seu emocional.
  • Tenha autoconfiança: quando você confia em si próprio, faz com que os falsos não tenham nenhuma chance de lhe derrubar, pois independente do que façam, você se manterá firme.
  • Faça com que as pessoas reconheçam seus talentos: mostre ao mundo que você não precisa prejudicar ninguém para chegar onde sempre sonhou. Seu talento é maior que qualquer sentimento falso que alguém possa manifestar.

O objetivo deste artigo era fazer com que você compreenda o que é falsidade e consiga assim, perceber que sua vida e seus talentos são maiores que tudo isto. Espero que esteja sentindo-se assim no momento.

Agora que sabe que a falsidade pode prejudicar muitas pessoas, inclusive aquelas que convivem com você, deixe-nos saber sua opinião e compartilhe este texto com aqueles que ama.

Continue acompanhando os conteúdos aqui postados, para adquirir um conhecimento ainda mais amplo.

1 comentário em “FALSIDADE: Como Não Deixar Este Mal Afetar Sua Vida”

  1. Gostei muito desses artigos sobre falsidade, porque convivo com pessoas assim e procurei entender os motivos disso, porque eu não costumo procurar saber da vida alheia, nem derrubar os outros para conseguir me “sentir feliz” e quando notei isso em pessoas próximas eu achei muito estranho.
    Durante muito tempo fiquei aflita em ver as pessoas se darem bem prejudicando os outros, mas por eu crer em Deus a situação anda se mostrando diferente do que eu pensava antes. Tudo que as pessoas falsas fazem já não parece ser tão proveitoso para elas mais. Deus dá um limite para os maus tratos e dá um limite para a impunidade de quem se diverte perseguindo os outros.
    Agradeço pelas informações! Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *