fbpx
Etapas do desenvolvimento pessoal
Por Sergey Tinyakov | shutterstock.com

Você sabe quais são as etapas do desenvolvimento pessoal?

Não trata-se de uma mágica para mudar a sua vida da noite para o dia. Portanto, se eu disser para você que é fácil e simples, estarei mentindo.

Trata-se de um processo que requer esforço contínuo e que em muitos casos, só nos damos conta de sua importância quando nossas vidas está um caos.

É buscar ser um pouco melhor a cada dia.

Por exemplo, se tornar uma pessoa melhor, um profissional mais competente, um estudante mais comprometido são objetivos que podem fazer parte do seu processo de autodesenvolvimento

O processo começa com uma autoavaliação, passando pela definição clara de objetivos pessoais e como resultado desse mapeamento, a construção de um plano para atingir suas metas.

Passar pelas etapas do desenvolvimento pessoal é mais do que a transformação pessoal. Ou seja, envolve a adaptação aos diversos desafios da vida.

A importância de suas intenções

É importante fazer boas escolhas
É importante fazer boas escolhas | Por Olivier Le Moal – Shutterstock.com

É necessário frequentemente avaliar e criticar as escolhas que fazemos e requer autodisciplina para dizer não quando necessário.

Muitas vezes você vai ter que escolher entre:

  • Permanecer em um trabalho que paga as suas contas ou procurar algo com mais significado para você;
  • Ficar no celular ou dedicar atenção e tempo as pessoas que ama;
  • Ir a uma festa ou estudar.

Como lidamos com essas situações define quem somos e quais são as nossas prioridades atuais.

Por isso, compreender essas questões nos ajuda a progredir e tornar-se uma pessoa mais forte, uma pessoa que busca crescer a cada dia.

A maioria de nós, não percebe que vive no piloto automático.

Portanto, procurar entender o que é e como seguir as etapas do desenvolvimento pessoal torna você diferente de 98% das pessoas.

É um grande passo para começar a escolher a vida que quer viver.

Nesse artigo, iremos apresentar as 5 etapas do desenvolvimento pessoal e como elas podem ajudá-lo em sua evolução.

Grandes mudanças acontecem durante o percurso e é sobre isso que falaremos a seguir. Continue lendo.

#1. Necessidade: A porta para o ciclo de etapas do desenvolvimento pessoal

Necessidade: a porta para o desenvolvimento pessoal
Necessidade: a porta para o desenvolvimento pessoal | Por alphaspirit – Shutterstock.com

Você alguma vez quis tanto algo e sentiu-se muito mal após várias tentativas fracassadas para alcançar esse objetivo?

Encontrava as mesmas dificuldades, independente da quantidade de esforço que colocava para mudar os resultados?

Desejou algo tão profundamente que chegou ao ponto de por alguns momentos, perder o interesse pela vida ao não conseguir seu objetivo?

Houve uma fase em minha vida que me sentia assim, perdido.

Nos momentos de caos, procuramos alternativas para melhorar as nossas vidas. Por isso, durante períodos em que a vida está uma bagunça, muitas pessoas descobrem o desenvolvimento pessoal.

A perda de um emprego, o fim de um relacionamento, graves problemas financeiros podem afundar as pessoas em desânimo e culminar inclusive em uma depressão. Mas, esses mesmos problemas analisados por uma outra visão, costumam ser o divisor de águas para o despertar.

O despertar nada mais é do que sair do modo automático e assumir o controle de sua vida. É exatamente sobre ele que falaremos na segunda fase do desenvolvimento pessoal.

#2. Escolhendo os seus próprios caminhos

Escolhendo seus próprios caminhos
Escolhendo seus próprios caminhos | Por sondem – Shutterstock.com

O condicionamento social é uma maneira de moldar determinadas crenças, comportamentos, desejos e reações emocionais das pessoas.

Esses padrões são aprovados e dados como verdade absoluta pela maior parte da sociedade.

Esse processo de condicionamento começa quando ainda somos bebês e se torna mais intenso na infância e adolescência, continuando por toda a vida.

Todos os dias somos influenciados por nossos pais, professores, amigos e colegas de trabalhos. Do mesmo modo, ocorre através dos livros e mídia que consumimos diariamente.

Frequentemente funciona recompensando certas atitudes, reforçando-as em nosso cérebro e punindo comportamentos que devem ser extintos.

A maneira mais comum de impor o condicionamento, é através da repetição de mensagens simples. Em resumo, diariamente somos bombardeados com determinada mensagem por um longo período de tempo.

Para tornar mais eficiente esse processo, a figura das autoridades (pais, famosos, professores, médicos…) são utilizadas para transmitir esses padrões até que nosso cérebro os absorva.

Podemos ver exemplos clássicos em:

  • Um pai que diz claramente o que o filho deve ou não fazer;
  • Comerciais de tv que apresentam um bem vestido fazendo com que meninas fiquem alucinadas por ele, sugerindo que ao se vestir bem fará sucesso com as mulheres;
  • O modelo de vida ideal. Fazer faculdade, trabalhar em um emprego formal, namorar, casar, ter uma casa própria e filhos.

Em resumo, uma sociedade formada por pessoas que aceitam e se conformam com os ideais passados pela sociedade em que vivem.

Dessa forma, ao iniciar as etapas do desenvolvimento pessoal, o primeiro passo é entender quais os padrões que você segue e avaliar se foi você que realmente escolheu seus valores, atitudes e objetivos.

#3. Evolução moral e o crescimento pessoal

Evolução moral e crescimento pessoal
Evolução moral e crescimento pessoal | Por Monster Ztudio – Shutterstock.com

Ao começar a se livrar das regras impostas por outras pessoas, você descobre quais são os seus verdadeiros valores pessoais e isso é parte do processo de autoconhecimento.

Passa a direcionar suas escolhas com base em princípios como:

  • Honra;
  • Caráter;
  • Simplicidade;
  • Humildade;
  • Sinceridade.

Então percebe que as soluções que você estava tentando aplicar aos problemas eram condicionadas, então ocorre uma virada de chave em seu comportamento.

Analisa com mais cautela seus objetivos e ambições e se depara com perguntas como:

  • Esses objetivos estão alinhados com os meus valores pessoais?
  • Eu realmente preciso e quero isso para a minha vida?
  • Trata-se de um problema ou uma oportunidade?Esses objetivos estão alinhados com os meus valores pessoais?
  • Eu realmente preciso e quero isso para a minha vida?
  • Trata-se de um problema ou uma oportunidade?

Você começa a se importar mais com o que é certo e o que é errado. Portanto, ao conhecer os seus valores pessoais, você se torna uma pessoa mais íntegra, cheia de valores e como consequência, passa a conquistar os seus objetivos.Você começa a se importar mais com o que é certo e o que é errado. Portanto, ao conhecer os seus valores pessoais, você se torna uma pessoa mais íntegra, cheia de valores e como consequência, passa a conquistar os seus objetivos.

É aí que mora o perigo. Ao conquistar os seus objetivos e conhecer seus valores e potencial, seu ego começa a inflar e nesse momento o poder sobe à cabeça. Mas, como você é uma pessoa em constante evolução, percebe que alguma coisa está errada.

Essa coisa é o ego e é exatamente sobre ele que falaremos a seguir.

#4. A guerra do Ego

A guerra do ego
A guerra do ego | Por Ollyy – Shutterstock.com

Em um certo ponto de sua jornada de crescimento pessoal, você passa a perceber que possui dois EUs dentro de si mesmo. Sendo eles, o Eu do ego e o outro é o verdadeiro Eu.

Para que fique mais claro, o Eu do ego é aquele que se satisfaz com coisas materiais como dinheiro, relacionamentos de interesse, status e poder. Em resumo, coisas passageiras.

Já o Eu verdadeiro é conhecido por ser o seu lado espiritual. Ou seja, se alimenta de conquistas não materiais, coisas simples como gratidão, respeito, amizade, bons relacionamentos, família e metas de vida.

Não há nada de errado com o amor próprio, tratar a si mesmo com o mesmo respeito que trata os outros.

No entanto, quando você se ama demais e não se importa com os outros, passa a se tornar vítima do próprio ego.

Você passa a se colocar como prioridade acima de tudo e de todos. Por isso, é importante conhecer e identificar esse conflito interno e escolher alimentar o verdadeiro Eu.

Falaremos mais sobre isso na última etapa.

#5. Crescimento espiritual

Crescimento espiritual
Crescimento espiritual | Por Sergey Nivens – Shutterstock.com

Antes de mais nada, quero deixar claro que a etapa de evolução espiritual nada tem a ver com religião.

Mas, com compreender que além do nosso pequeno e limitado mundinho repleto de defeitos e problemas, existe algo muito maior e invisível aos nossos olhos.

Perceptível somente através de nossa intuição e subconsciente.

Cabe a você e eu, adaptar essa dimensão maior às nossas crenças espirituais.

Dessa forma, independente de qual seja a sua religião e no que você acredita, compreender que um dos objetivos da vida é evoluir em todos os sentidos possíveis.

Para que esse crescimento se torne realidade, estar espiritualizado é essencial.

O crescimento espiritual não é simples. Pois, vivemos em um mundo governado por dinheiro, ambições materialistas e poder.

Portanto, sair do ciclo de desejos físicos e da lógica de consumo muito provavelmente fará com que você pareça um estranho no mundo, uma vez que está trilhando um caminho menos comum.

Essa fase é extremamente importante e prazerosa de ser desenvolvida, uma vez que, nela é que conseguimos equilibrar nossas necessidades materiais de um lado da balança e nossas necessidades espirituais do outro.

Em resumo…

O ciclo de etapas do desenvolvimento pessoal começa em uma necessidade ou problema.

Passando por um processo de autoconhecimento, chegando ao ponto em que passamos a entender a sociedade e as atitudes que ela espera de nós.

Resultando na etapa de evolução espiritual, onde passamos a compreender melhor o universo e as energias existentes.

Esse artigo foi escrito com base nos conhecimentos passados pelo Copini do canal Alphalife no vídeo abaixo:

A Essência do Desenvolvimento Pessoal em 5 Fases
Watch this video on YouTube.
As etapas do desenvolvimento pessoal

Se você nunca assistiu nenhum vídeo dele no youtube, vale a pena dar uma passada por lá e aprender um pouco mais.

É importante relembrar que o desenvolvimento pessoal é um processo cíclico. Então, ao se deparar com um novo problema que você não consegue resolver. Faça uma análise considerando as etapas do desenvolvimento pessoal, o que resultará em sua evolução contínua.

Você já iniciou o seu processo de desenvolvimento pessoal? Em qual fase encontra-se atualmente? Consegue identificar os benefícios do processo em sua vida? Comente abaixo e enriqueça o debate sobre o assunto com suas experiências e ponto de vista.


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *