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empreendedor no escritório em 2019
Empreender exige muito de você é por esse motivo que este artigo vai te ajudar com o empreendedorismo 2019 de forma prática.

É comum encontrar artigos sobre tendências de empreendedorismo para 2019 falando sobre teorias e oportunidades de negócio.

Neste artigo vou conversar com você sobre como, na prática, você vai se lançar como empreendedor em 2019 com essas estratégias de marketing digital (ou amplificar seus resultados se você anda paralisado).

Neste artigo vou te dar um checklist do empreendedorismo 2019.

E algo importante que preciso explicar logo agora é que a grande parte dos conhecimentos deste artigo foram baseados no Gary Vaynerchuk, o CEO da VaynerMedia, uma agência de Marketing Digital com mais de 900 funcionários.

Tentarei não ser muito técnico (apenas o suficiente) e vou falar do que é necessário fazer para criar sua audiência com o empreendedorismo 2019.

Antes de tudo, quero te responder porque esse é o tema do artigo…

Marketing Digital e Empreendedorismo 2019?

Nem todos os empreendedores (ou aqueles que querem ser) pensam nesses dois termos juntos e é por esse motivo que vou te falar sobre algumas questões importantes.

O mercado é cheio de pessoas que não sabem sobre marketing digital e tentam empreender.

Hoje, no entanto, estamos perto de ser impossível empreender em 2019 sem o marketing digital.

Te darei o checklist para seu empreendedorismo 2019.

Quando você finalizar o checklist, você terá um modelo geral de funcionamento com uma estratégia de conteúdo (tudo que importa) rodando a todo vapor e fazendo com que sua audiência possa encontrar você facilmente.

Algumas questões sobre o empreendedorismo 2019 serão abordadas de modo simples para que gere uma certa curiosidade e você procure, depois, a respeito.

Isso é para garantir que vou respeitar seu tempo, okay?

Como Aplicar o Checklist do Empreendedorismo 2019

empreendedor montanha duvida marketing
Como empreendedor, é muito difícil saber quais caminhos tomar no empreendedorismo 2019. Nos sentimos, muitas vezes, em cima de uma montanha sem saber para onde ir.

Tudo bem, entendo que você é uma pessoa só.

Entendo, também, que é com um excelente desenvolvimento profissional que você conseguirá fazer isso tudo (ou terceirizar).

Sei que é difícil, então vou te explicar de uma forma que facilite o caminho para você.

Algo que preciso te dizer logo agora é que ninguém pode viver sua vida por você. Então se você veio até aqui, significa que empreendedorismo 2019 é algo que já está no seu sangue, certo?

Pega caneta e papel, coloca o celular no modo avião e vamos começar!

O empreendedorismo 2019 possui divergências entre realidades e possibilidades.

Neste artigo, vou te falar apenas das realidades e o que você pode fazer a respeito para obter máximos resultados com as tendências concretas de 2019.

Não se preocupe, também vou te explicar sobre o que você deve ficar atento caso queira se esforçar com algo que tem grandes chances de se consolidar e ser um diferencial competitivo (podcast!).

Este artigo foi feito para dois tipos de pessoas.

  • Insatisfeitos com seus empregos que não sabem como sair dele.
  • Empreendedores que querem amplificar seus resultados em 2019.

Vou te explicar através de quatro pilares principais (texto, áudio, vídeo e anúncios) como que você usará o marketing digital para posicionar seu empreendedorismo 2019 usando todas as suas habilidades empreendedoras.

Além disso, vou te dar os melhores caminhos (práticos) para você seguir.

Começando com o mais consolidado e ainda super importante: conteúdo em texto.

Texto (Conteúdo para blogs e redes sociais)

redator freelancer escrevendo sobre marketing digital
Em 1998, blogs (conteúdo) eram rentáveis para você. Em 2019 continua sendo (e muito!)

O Google é a principal fonte de tráfego orgânico (aquele que a sua audiência procura você) e continua tendo um excelente ROI (Retorno Sobre Investimento).

O Google ajuda ao facilitar o encontro do seu site (ou lugar físico) pela sua audiência.

Algo magnífico que pouca gente percebe é o quanto específico é a pesquisa no Google. Quando alguém pesquisa, por exemplo, por “sorvete gourmet em florianópolis”, essa pessoa está dizendo exatamente o que quer.

E essa é uma pesquisa com intenção de venda.

Google My Business e Empreendedorismo

Em 2018, o Google My Business teve sua expansão ainda tímida comparado ao potencial dele, mas a estratégia de ter seu negócio listado no Google My Business é importante principalmente para serviços presenciais.

O Google privilegia resultados locais. Basta pensar na pesquisa que falei acima.

Onde você acredita que o Google vai mandar a audiência? Para uma pequena sorveteria em Florianópolis ou para uma grande sorveteria que não atua em Floripa?

Serviços locais (como Coaching e sorvete) precisam disso urgente!

Blogs e Sites

Para estratégias de texto, criar conteúdo em seu site e ter técnicas corretas de SEO fará você continuar crescendo com baixo custo.

Utilizar uma estratégia orgânica não é algo que dará resultados rápidos, mas é a atividade que tem maior retorno ao longo do tempo.

Caso esteja preocupado com os resultados de SEO (tráfego orgânico), é importante frisar que, para blogs e sites, você precisa levar em consideração alguns componentes principais para se manter em boas posições na pesquisa.

#.1 Concorrência no Empreendedorismo 2019:

Antes de tudo, ignorar a concorrência é viver num cenário irreal.

Você precisa de ferramentas de análise de concorrência para usar as armas corretas para se sobressair.

Como fazer isso?

Por ora, entenda que seus conteúdos precisam estar de acordo com o que o público quer. Não adianta escrever um artigo sobre técnicas de respiração e falar sobre a reprodução do boto rosa.

#2. Legalidade:

Existe algo chamado “black hat SEO” para o Google (terrível para o empreendedorismo 2019 e qualquer outro ano).

São técnicas maliciosas e que beiram a “ilegalidade”. Não é contra a lei, mas é contra a intenção do Google, que é dar ao usuário o que ele quer.

Profissionais black hat exploram “falhas” no algoritmo do Google para conseguir mais tráfego.

A correção da falha remove tudo que o site conquistou ilegalmente.

#3. Volume ou Densidade:

Cada tipo de assunto e pesquisa precisa encaixar com a demanda da audiência.

Por exemplo, ao escrever esse artigo foi feita uma pesquisa de concorrência (começando aqui) e passando por mais 5 etapas. O motivo de você ter clicado e escolhido este artigo é porque…

eu descobri exatamente qual resposta você precisa…

ao pesquisar pelas tendências de empreendedorismo para 2019.

Esse é um artigo pequeno, com intuito de responder unicamente e rapidamente o que você quer saber.

Alguns artigos precisam, porém, de estratégias de densidade, com artigos gigantescos (ou minúsculos, como a definição de empreendedorismo).

Analisar qual estratégia usar (e quando) é crucial.

Redes Sociais

pessoas conversando entre si ao lado uma da outra
Já nem surpreende mais ver amigos numa mesa sem papo e mexendo no celular. Vamos olhar por outro lado: talvez ela esteja encontrando você e seu empreendedorismo 2019 enquanto foge de uma situação social.

Sem demorar muito neste tópico, vamos ao básico!

Linkedin

De forma rápida, vou te falar sobre o empreendedorismo 2019 para o Linkedin.

Se você não acredita nesta rede social, então melhor ainda.

O alcance orgânico do Linkedin ainda é bastante relevante e as pessoas estão começando a mudar a percepção por esta rede.

De forma simplificada, o Linkedin é uma rede social criada para conectar profissionais. A oportunidade aqui é usar artigos (e vídeos) para engajar e encontrar sua audiência.

Instagram

A rede social de ouro de 2018 continuará sendo incrível para o empreendedorismo 2019.

O foco no Instagram é simples: tenha imagens únicas (que podem ser simples) e que criem entretenimento ou educação ao seu público.

Vídeos na timeline também funcionam, mas apenas se você souber se sua audiência está no meio do funil de vendas (se não entendeu, faça imagens).

Os stories são sua oportunidade para estar junto do público. Interaja.

Facebook

O Facebook possui grande funcionalidade ao prover comunidades exclusivas para sua audiência.

Um dos problemas sobre o Facebook é que muitas pessoas que querem o empreendedorismo 2019 não o utilizam e acham que ninguém mais utiliza também.

Mas o Facebook continua sim sendo uma forte rede social para o empreendedorismo 2019.

Falo pouco de redes sociais porque são um universo à parte.

Áudio (Podcasts e home automation)

alexa home assistant smart home
Essa é a Alexa, a Home Assistant da Amazon que vai te ajudar no empreendedorismo 2019.

Para 2019, áudio é algo muito ignorado, sabia?

No futuro, teremos bem menos interação por texto e mais por áudio.

Já vem acontecendo o controle de casa, carro e celular por áudio.

Alguns especialistas acreditam que, com a integração de serviços, você poderá falar com seu celular e dizer “compre uma calça jeans” e apenas esperar chegar (igual iFood).

Smart Assistants

O mercado das Smart Homes está em crescimento e prestes a explodir.

No terceiro quadrimestre de 2018, foram vendidos mais de 20 milhões de unidades de assistentes espalhados entre os principais fabricantes (Google, Amazon e Apple).

Sabe por qual motivo isso é importante para o empreendedorismo 2019? Porque é um ramo inexplorado que está prestes a explodir!

Mas Smart Homes, no Brasil, ainda demorarão…

Os preços dos assistentes e os eletrodomésticos smart ainda são bem altos (até para empreendedores de sucesso).

Essa realidade, porém, começa a invadir os Estados Unidos e Europa com forte impacto na economia e no modo como as pessoas interagem com a tecnologia.

Quem vende produtos físicos se beneficiará muito com a próxima dica.

“Como investir para que eu apareça nos Smart Assistants?”

Neste momento, e para o empreendedorismo 2019, é mais fácil do que você imagina.

Devido ao cenário do Brasil, a solução é simplesmente comprar um Smart Assistant para uso pessoal e entender como você pode interagir com ele (sua audiência vai usar um dia).

Se você acha que o seguro do seu carro é importante, então considere a compra de um Google Home como um seguro de carro.

Se você esperar até precisar, será tarde demais.

Podcasts (Áudio em geral)

Podcast explica, de forma genérica, o que é conteúdo em áudio.

Porém, é a mentalidade do empreendedorismo 2019 que realmente importa.

Algo que quero que você reflita é sobre um café com alguém, uma reunião ou uma ideia incrível que você teve na última semana.

A verdade é que se você não anotou o que saiu dali, então se perderá para sempre.

A segunda questão é que você não ganhou nada com isso.

Se você oferece algum tipo de produto ou serviço no empreendedorismo 2019, é possível que você diga que não está criando conteúdo porque não sabe criar.

Mas não é criar, é documentar.

E documentar significa somente falar sobre o que você já gosta e já faz.

Isso mostrará sua excelência e trará a atenção do seu público para seu empreendedorismo 2019.

Depois você acaba tendo audiência e, com uma simples venda de R$500 por mês, você já consegue pagar um freelancer para deixar seus vídeos/áudios/artigos bonitos.

De forma prática: adquira o hábito de gravar áudios.

Enquanto estiver conversando com colegas de trabalho a respeito de algo que você faz com excelência, você pode tirar o celular do bolso, ligar a câmera e começar a gravar.

Não precisa nem gostar do vídeo nem publicar ele, basta apenas criar o hábito no início para melhorar seu empreendedorismo 2019.

Com o tempo você fará melhores conteúdos (documentados) e terá confiança de que aquilo trará valor para sua audiência.

77% (de 22 mil pessoas) ouvem podcast pela multitarefa.

O dado acima é de uma pesquisa para saber o perfil do ouvinte de podcast no Brasil.

Hoje basta entender que o podcast (ou áudio) pode ser o início da sua estratégia de conteúdo para o empreendedorismo 2019.

Se você se achar sem tempo e viver em meio a mil tarefas, reuniões, atividades familiares e acreditar que não consegue criar vídeo, então…

…use um áudio de 20 minutos para seu conteúdo.

Você é especialista em você e no seu próprio empreendedor interior.

Todo o conteúdo do seu site, Instagram, Youtube e redes sociais pode ser feito a partir de um simples áudio.

E, repito, você já iria falar esses 20 minutos mesmo, não é? Eles são apenas uma gravação de algo que você já faria.

Ainda vou deixar um bônus para você! No vídeo abaixo, o Henrique Carvalho do Viver de Blog, apresenta o passo a passo para começar seu próprio Podcast.

Podcast: Como Começar o Seu Próprio Programa de Rádio
Watch this video on YouTube.

Vídeo (Youtube, Instagram Stories)

celular gravando youtube pau de selfie
Em especial, o Instagram Stories é uma mina de ouro de interações. E tudo que você precisa é de um celular comum para suas gravações.

Tá pensando em pular este tópico?

Relaxa, eu sei que muita gente tem receio, timidez ou até mesmo medo de gravar vídeos.

Então senta aí e continua lendo que não vai doer (mas é importante saber no seu empreendedorismo 2019).

Mas se a timidez está realmente difícil, sei que posso te ajudar ao mandar conteúdos exclusivos para você, bastando se inscrever abaixo.

[captura]

Youtube

Para se destacar com o empreendedorismo 2019 com vídeo, é importante focar no que você já aprendeu sobre texto.

As mesmas regras valem para o Youtube.

Com ranqueamento semelhante a textos em sites, o Youtube possui uma plataforma em que, conforme você continua enviando conteúdo, mais autoridade vai ganhando com o passar do tempo.

Aqui o foco é a consistência do empreendedor.

Se você pode enviar um vídeo diariamente, então envie.

De forma similar, não precisa parar para gravar algo novo e exclusivo para o Youtube, você pode aproveitar algo que já acontece na sua rotina para usar como conteúdo.

Uma boa estratégia de Otimização de Mecanismo de Busca (SEO) no Youtube é essencial para seu empreendedorismo 2019.

Todos os canais que começam com um link na descrição não estão usando essa estratégia (SEO). Pensa nisso na próxima vez que assistir um vídeo no Youtube.

Instagram

Cada vez mais, temos a possibilidade de ajustar o nosso próprio branding ao falar diretamente com nossa audiência.

Nem sempre isso é possível (talvez por timidez), mas o uso dos vídeos no Instagram (Stories, em especial) é bastante importante porque tem sido o maior foco do Instagram em 2018.

Dominar os Stories é estar presente com seu público.

Algo importante é que, seja um vídeo curto ou imagem estática, você está concorrendo a atenção do seu cliente com todo o círculo social, empresas e pessoas que ela admira.

Você está nesta corrida pela audiência, então seus conteúdos não serão feitos de forma aleatória.

Serão feitos de modo que atraia a atenção e que seja algo que o público queira, de fato, consumir. Esse é o espírito do empreendedorismo 2019!

Ahh, não esquece da resiliência emocional para continuar!

Anúncios

nova york em 2019 anúncios
Diferente da Quinta Avenida de Nova York, os anúncios na internet ainda possuem pouca competição, baixo preço e alto retorno (por pouco tempo).

Anúncios, desde o século XV até o empreendedorismo 2019, são apenas uma questão de conhecimento (e prática) técnico junto com uma análise de concorrência.

O cenário de anúncios, devido à altíssima dificuldade para iniciantes, privilegia empreendedores que focam em contratar especialistas em anúncios. Vamos pensar num outdoor para facilitar o exemplo.

Numa BR da cidade, 20 mil pessoas passam todos os dias.

Colocando um outdoor, você precisa se preocupar em obter a atenção dessas pessoas e mandar a mensagem para as pessoas certas.

Você terá o potencial de atingir 20 mil pessoas (mesmo que seu público seja apenas 500).

Então é exatamente pelas 20 mil pessoas que você irá pagar. Porém, existe algo diferente nos anúncios pagos do marketing digital.

O valor que você pagará será o valor exato e real.

Sim, a mensagem (Copywriting) bem como o design ainda é fundamental, mas imagine essas 20 mil pessoas.

Vamos supor que, das 20 mil, 15 mil passageiros (e motoristas) olham o Instagram enquanto passam pertinho do Outdoor.

A diferença entre um profissional de anúncios ruim e um bom é bem simples.

Um profissional ruim pode acabar anunciando para as 15 mil que estão olhando o Instagram (caríssimo!).

Um bom profissional colocará o anúncio em apenas 100 celulares.

Por quê 100 e não 500?

Porque saber usar o empreendedorismo 2019 também inclui saber e usar seu dinheiro de maneira otimizada.

Talvez, com a pesquisa correta, você saiba que só pode investir em clientes mais propensos a comprar. Talvez você defina que seus anúncios irão para pessoas que poderão comprar imediatamente.

Checklist Empreendedorismo 2019 Com Marketing Digital

Agora deixa eu sumarizar tudo aqui nas etapas da checklist do empreendedorismo 2019.

É preferível que você faça uma etapa de cada vez.

Conforme você melhora uma etapa da checklist, passe para a próxima.

Você pode começar com a etapa de vendas sem ter as duas primeiras, mas essa é a única exceção.

1. Conteúdo Primário (Áudio ou Vídeo gravados)

Para começar sua estratégia, você precisa de um lugar fixo.

Esse lugar precisa ser seu. As redes sociais não são suas, você tem um perfil nelas e somente isso. É um terreno alugado.

O único lugar que pode ser seu é um site.

O conteúdo primário é a base para tudo e deve ser áudio ou vídeo porque podem ser expandidos para todos os outros formatos.

Porém, se você for do tipo que gosta de escrever ou não quer aparecer, poderá ignorar (por enquanto) o conteúdo primário (que, repito, ficará no seu site).

2. Conteúdo Secundário (Artigo no Site, Vídeo no Youtube)

O conteúdo secundário é o uso direto (e prático). Ou seja, é aqui onde você colocará o artigo no seu site para gerar tráfego e trazer sua audiência até você.

O Youtube tem se mostrado uma plataforma bastante estável então a recomendação é ter ele nessa etapa também.

Sobre áudio, como ainda é algo em expansão e com resultados variáveis, você pode ignorar.

3. Venda (Produto Final)

Parece até algo estranho de falar, mas muitas pessoas (como os Digital Influencers) não possuem um produto final, mas apenas a audiência.

Você pode montar uma estratégia de conteúdo e começar a juntar sua audiência, mas deixo esse item da Checklist apenas para te dizer que não demore muito.

Para seu empreendedorismo 2019, é essencial ter um produto ao final de sua estratégia.

4. Conteúdo Social (Postagem no Face, Insta, Linkedin)

Que estranho colocar as redes sociais aqui em quarto lugar, não é?

A verdade é que as redes sociais podem até gerar mais resultado, mas você sabia que com uma simples mudança você pode perder todo o alcance de suas publicações?

Isso acontece o tempo todo.

Então, se você não tem resultados ainda nas redes sociais, a dica é apenas começar quando as três anteriores estiverem funcionando.

5. Conteúdo Extra (Podcast no Anchor.fm, Google My Business)

Falei bastante sobre podcast mas parecem ter sido conselhos genéricos.

E é verdade, por isso vou te dizer, exatamente, onde você vai lançar seus podcasts para amplificar seu empreendedorismo 2019 e conseguir aparecer até no Spotify e iTunes (gratuitamente).

Você usará o Anchor.fm para publicar seus podcasts. É só isso, pega o celular e grava. Você aprenderá com o tempo.

Para quem tem serviços locais, o Google My Business é Primário.

6. Relacionamento Com Audiência (Lista de Emails)

Ainda é preciso falar disso num artigo sobre empreendedorismo 2019!

Sabe o que é estranho? Você vai no cabeleireiro e ele não tem seu contato.

Não é sobre emails, na verdade, mas sobre automatizações.

Whatsapp é a melhor forma de entrar em contato, em 2019, com alguém. Provavelmente ao longo do ano haverão opções de automatização para Whatsapp.

Por enquanto, você precisa garantir que haja uma forma de falar com as pessoas que seguem você. Algo como o MailChimp.

7. Obtenção de Clientes (Anúncios)

Tudo que falei nos outros passos da checklist são orgânicos.

Ou seja, as pessoas vão ao seu encontro. Agora, nesse nível, é hora de ir atrás da sua audiência e começar a aumentar sua lucratividade.

Para o empreendedorismo 2019, a plataforma com maior retorno são os anúncios no Instagram Stories.

Em resumo:

  • 1 – Conteúdo Primário (Áudio ou Vídeo gravados),
  • 2 – Conteúdo Secundário (Artigo no Site, Vídeo no Youtube),
  • 3 – Venda (Produto Final),
  • 4 – Conteúdo Social (Postagem no Face, Insta, Linkedin),
  • 5 – Conteúdo Extra (Podcast no Anchor.fm, My Business),
  • 6 – Relacionamento Com Audiência (Lista de Emails),
  • 7 – Obtenção de Clientes (Anúncios).

Uau, até que menti um pouco. Eu disse que seria um artigo pequeno, mas foi bem completo, concorda?

Apesar disso, esse é apenas o começo (mas um começo bem sólido).

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Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

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