Diligência significa ter cuidado e atenção para viver o que quer

De acordo com o dicionário Priberam, diligência significa:

  1. Aplicação, zelo, cuidado (para conseguir algo).
  2. Atividade, pressa (em executar).
  3. Prontidão.
  4. Busca, pesquisa, averiguação.

Em outras palavras, diligência significa usar de esforço focado e persistente para realizar uma tarefa e assim alcançar o que você quer. Ser diligente é trabalhar duro e dessa maneira, conquistar vantagem para buscar o sucesso pessoal.

Perseguir seus sonhos em vez de esperar sentado sem fazer nada.

Portanto, se você deseja agregar valor à sua vida e como consequência gerar valor para o mundo, aqui estão algumas formas para começar a ser mais diligente e criar sua própria história de sucesso.

#1. Saiba o que quer

De nada adianta saber o que significa diligência, se você não souber o que quer da vida. Portanto, se você nunca parou para pensar sobre isso, recomendo que visite outros dois artigos que falo somente sobre isso.

Artigos: visão pessoal, visão de futuro

Antes de mais nada, ter clareza sobre sua visão é metade do caminho para que possa conquistar seus objetivos. Além disso, garante a você firmeza para que nada ou ninguém possa desviar você de seu caminho.

Sem saber o que quer, é provável que durante sua trajetória perca o rumo, a motivação, a paixão e o entusiasmo.

Contudo, quando se tem uma visão clara, mesmo que pareça difícil ou distante, se manterá focado e diligente para criar e transformar em realidade aquilo que deseja viver.

Assim, o primeiro passo para entender o que significa diligência e viver uma vida de sucesso é definir o que você quer fazer e conquistar em vida.

#2. Diligência significa planejar

Diligência significa planejar

Nosso tempo é limitado e as vezes pode ser mais curto do que acreditamos.

Assim sendo, pensar de maneira racional é perceber que sem se planejar, será impossível fazer tudo o que você quer.

Então, apenas saber o que você quer não é suficiente. Isso porque, sem um plano concreto é provável que perca muito tempo.

E como disse, tempo não é algo infinito.

Planejar não quer dizer que você poderá prever tudo o que vai acontecer do inicio ao fim de sua trajetória. Mas significa saber em que direção está indo e o que será preciso fazer amanhã. Ou seja, estar pelo menos um dia adiantado com tarefas e compromissos.

#3. Diligência significa cuidar bem do seu tempo

Organizar bem o tempo e atividades que se tem a fazer é uma das fortes características das pessoas diligentes. Para que, assuma o controle e garanta foco naquilo que quer, experimente começar a gerir seu tempo.

Isso pode ser feito através de aplicativos ou das conhecidas agendas.

O importante é que escolha de forma intencional, onde deseja investir seu precioso tempo.

#4. Defina e siga prioridades

Defina e siga prioridades

Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, ainda que você planeje e escolha bem o que deseja viver, os imprevistos e urgências farão de tudo para complicar sua vida.

Então, ao definir prioridades, você garante energia e disposição para realizar o que considera importante. Ou seja, deixa de reagir a todo e qualquer evento que acontece em seu dia, eliminando o que não considera importante dentro de seus planos.

Como resultado, sobra mais tempo para focar no que você quer.

#5. Se livre das desculpas

Além de viver apenas uma vida e com tempo limitado, a responsabilidade de viver uma boa vida também é sua. Sendo assim, quando você não consegue cumprir algo que quer, de nada adianta colocar a culpa na falta de tempo.

Ou seja, se algo é importante para você, deve estar entre suas prioridades na vida. Como resultado, deve ter um tempo reservado em sua agenda ou organização pessoal.

Tenha em mente que suas desculpas não servirão como alívio para o sentimento de culpa que pode surgir no futuro.

Portanto, livre-se das desculpas e siga seu caminho.

#6. Diligência significa aprender a driblar distrações

Eu sei que não é fácil. WhatsApp daqui, Facebook de lá, e-mails e milhares de janelas com produtos pulando na sua frente. Nesse sentido, nenhuma novidade.

Vivemos a era da informação e da perdição.

Isso porque, hoje em dia, podemos aprender qualquer coisas com a internet. Mas, ao mesmo tempo, muitas distrações são criadas todos os dias para nos desviar de nosso caminho.

Se quiser se perder, muitas são as opções. Redes sociais, jogos e vitrines virtuais.

No entanto, quero deixar claro que de forma alguma sou contra o lazer e diversão. Pelo contrário, o lazer é uma de minhas prioridades. Sendo assim, tenho espaço e tempo reservado para ele, em meu planejamento.

Apenas recomendo que tenha tempo para criar e buscar seus sonhos. Bem como, um tempo para relaxar e se divertir.

#7. Saiba recompensar seus esforços

Saber comemorar pequenos avanços e vitórias no decorrer do caminho é igualmente importante a planejar e trabalhar duro em seus objetivos. Nesse sentido, valorizar suas conquistas dará a você doses extras de motivação.

Dia após dia, sua autoestima, autoconfiança e estado mental positivo, farão com que você avance ainda mais rápido em direção aos seus objetivos.

#8. Diligência significa saber desistir

Como alguém que sabe o que quer e está organizada em seus planos, uma pessoa diligente sabe avaliar quando uma situação ou problema já não valem mais seus esforços. Ou seja, sabe quando desviar de caminhos que se tornaram improdutivos.

Dessa forma, procura novos caminhos para o mesmo objetivo ou apenas aceita que esse objetivo já não é mais relevante em seu caminho.

Assim, poupa energia para investir naquilo que considera mais importante.

Por fim, quero encorajar você a refletir sobre o que falamos por aqui. A diligência pode trazer muitos benefícios para a vida de qualquer pessoa que esteja disposta a aprender e incorporar esse hábito.

Estou falando de uma escolha.

Uma escolha que você precisa fazer todos os dias. Assumir a responsabilidade de se esforçar para realizar qualquer coisa com o máximo de seu potencial.

Estar focado e consciente de seu propósito e objetivos aumenta muito as chances de que alcance sua visão de sucesso. É isso que eu desejo aa você de coração e acredito que é isso que você quer para as pessoas que ama e se importa.

Compartilhe com eles esse artigo. Compartilhe a maravilha que é, se tornar uma pessoa que sabe o que quer e se esforça para construir seus próprios caminhos.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *