fbpx

Crenças limitantes funcionam como barreiras​, que nos impedem de trilhar o caminho do sucesso.

Como resultado, tomamos decisões​ ​automáticas e sem sentido, com base em crenças negativas, aprendidas ao longo da vida. Por fim, somos conduzidos​ ​à uma vida de fracasso, sem saber.

Milhares de pessoas, acreditam que o sucesso, é resultado da sorte ou privilégio de quem nasceu em condições favoráveis. Porém, ​não ​importa se você nasceu rico, pobre, com uma inteligência cognitiva avantajada, normal ou abaixo da média.

Minha tarefa neste artigo é revelar​ ​para você, como as crenças limitantes podem ser desinstaladas. De tal forma que, possa desbloquear ​sua vida, acelerar​ ​a produtividade, turbinar​ ​sua renda mensal, adquirir uma​ mente criativa​ ​e concretizar múltiplos sonhos, sem demora!

Crenças limitantes: por que elas são responsáveis pelo seu fracasso atual?

Entenda como os pensamentos e experiências podem nos condicionar ao fracasso.

Entenda como as crenças limitantes podem nos condicionar ao fracasso.

Crenças limitantes funcionam como programas que ​instalamos ​na mente, das quais esquecemos, que estão ativas ​o tempo todo.

Quando acreditamos inquestionavelmente​ ​em algo, é sempre importante analisar, se​ aquilo realmente​ ​faz sentido.

Pois elas são tão imperceptíveis, que automaticamente agimos de acordo com essas crenças, onde na maioria das vezes, aprendemos​ ​por meio de referências familiares e pessoas próximas. Sendo assim, são muito mais ​fáceis ​de serem aceitas, sem questionamentos.

Em um momento da minha vida, acreditei que por ter nascido pobre, eu tinha que trabalhar muito.

Além disso, tinha plena ​convicção​, de que jamais alcançaria uma vida milionária, pois era um privilégio da classe alta. Mas, como será que essa ideia, ​surgiu ​na minha mente?​

Pensando nisso, descobri uma lembrança da infância, em que escutava ​repetidas ​vezes, sobre isso.

Logo, passei a construir de forma inconsciente, uma vida de fracasso, indo para um emprego que detestava​ ​e conformado, de que aquilo era a realidade ​imutável da vida.

Ou seja, associei ​que ganhar dinheiro, significava ter uma jornada dura, repleta de sofrimentos, com muito trabalho e pouco ​retorno financeiro.

Sendo assim, instalei​ ​​essa crença limitante, que ​bloqueou ​todas as oportunidades, que surgiram ao longo da caminhada.

No entanto, a boa notícia, é que você pode exterminar ​essas crenças, como eu fiz com as minhas, através​ desta sequência de soluções eficazes​,​ detalhadas ao longo do artigo:

  • Autoconhecimento.
  • Descoberta dos principais tipos de crenças limitantes.
  • Identificando suas crenças e como eliminá-las.
  • Desenvolvendo o mindset.

Prepare-se Para o Autoconhecimento Expresso!

O melhor caminho, para começar o processo de limpeza mental e dissolução das coisas que atrasam nossa vida, é por meio do autoconhecimento.

O melhor caminho, para começar o processo de limpeza mental e dissolução das crenças limitantes, é por meio do autoconhecimento.

Por mais que possamos entender​ ​o significado do autoconhecimento, confundimos conhecimento com sabedoria.

Em outras palavras, entendemos com nossa inteligência cognitiva, o que é a busca do conhecimento de si mesmo. Mas, na prática não atingimos a sabedoria​ ​de tornarmos realmente​ efetivo, esse encontro consigo mesmo.

Isto é, centenas de pessoas, acreditam​ ​que se conhecem, mas nunca​ ​mergulharam na camada mais profunda do seu ser. Afinal, por que será que muitas pessoas, mesmo consultando um nutricionista, continuam​ ​se alimentando inadequadamente?

Quando acessamos mais​ ​a fundo, nos deparamos com respostas​ ​sobre nós mesmos, das quais nunca percebemos antes.

Logo, isso explica por que tantas pessoas, permanecem​ ​com as mesmas​ ​atitudes, mesmo sendo prejudiciais ​e sabendo exatamente, ​o que​ precisam mudar.​

Em contraste com aquelas que, facilmente conseguem colocar em prática​ ​e mudar sua vida em poucos​ ​dias. Pois a ​solução ​aplicada por essas pessoas, está na prática do autoconhecimento, com base nestas 3 simples​ ​ações:

Ação 1: Auto-observação

Neste momento, reserve um tempo para analisar ​sua vida e o que mais te gera insatisfação.

Por mais que pareça simples, o impacto​ ​que você pode conquistar com essa prática diária, proporcionará ​agilidade ​em reconhecer emoções, pensamentos, sentimentos e ter mais domínio​ ​sobre elas.

Por exemplo: quero ter sucesso na carreira profissional.

Ação 2: Identificando Crenças Limitantes

Após a auto-observação e a descoberta das mudanças​ ​que deseja mas não consegue, esta é a sua oportunidade. Ou seja, identifique crenças limitantes, que estão diretamente associadas​ ​ao seu momento atual.

Por exemplo: no fundo tenho medo​ ​do desconhecido, então sinto receio​ ​de novas responsabilidades e um cargo acima, do qual estou habituado.

Ação 3: O Que é Mindset?​

Certamente você já deve ter ouvido falar nesse termo, que se refere à nossa ​mentalidade, composta de​ pensamentos e crenças.

Quando você desenvolve seu mindset, transforma​ ​sua mentalidade em uma verdadeira fortaleza, blindada e programada para o sucesso​, ​em todas áreas da vida.

Por mais que possa reconhecer seu momento atual e identificar crenças limitantes, só é possível combatê-las, treinando​ ​sua mentalidade.

Assim como aprender um novo​ ​serviço na empresa e alcançar um bom desempenho, requer treino, repetição​ ​e força para driblar dificuldades, inerente​ ​ao processo. Sendo o diferencial, a fortaleza​ ​mental que lapidamos​ ​ao longo da vida.

Agora vamos nos aprofundar​ ​e descobrir quais são os tipos​ ​de crenças limitantes, para facilitar mais ainda, a jornada do autoconhecimento.

Descubra Quais São os Principais Tipos de Crenças Limitantes!

Para que seus passos possam acelerar​ ​nessa etapa, é importante​ ​conhecer quais são os tipos de crenças limitantes, favorecendo assim, na compreensão de sua origem.

Dessa maneira, seu desempenho será muito melhor!

Crenças Familiares

A origem das crenças limitantes, podem surgir durante a infância ou convívio com pessoas muito próximas, como família, amigos e professores.

A origem das crenças limitantes, podem surgir durante a infância ou convívio com pessoas muito próximas, como família, amigos e professores.

Com a finalidade de provocar mudanças​ ​comportamentais, que desagradam os pais, muitas vezes é comum, o uso das comparações, ​entre filhos.

Além disso, muitas afirmações​ ​são direcionadas repetidamente​, ​que ficam gravadas na memória dessas crianças, até a fase adulta. Sendo essas, transformadas em crenças que guiam a caminhada e tomada de decisões de um indivíduo.

Por exemplo: durante minha infância, meu pai sempre afirmava​, ​que era preciso abrir um negócio e não ser empregado de ninguém, já a minha mãe, afirmava ​ ​o contrário.

Depois que me tornei adulto, encontrei dificuldades​ ​para permanecer muito tempo em uma empresa. Consequentemente, não experimentava novos​ ​desafios, inerente ao percurso da carreira profissional.

Por fim, passei anos pulando​ ​de emprego, sem direção e acabei em diversos trabalhos temporários, apenas para pagar contas. Sendo essa, a única informação válida​, ​para meu cérebro.

Mas calma, que é possível eliminar essas crenças familiares, caso você tenha identificado​ ​algumas, nesse instante!

Crenças da Sociedade

Em seguida, temos crenças sociais, que costumam influenciar​ ​a população, por meio das mídias.

Por consequência de determinadas repetições, gravamos na mente.

Em seguida, executamos​ ​ações, sem questionar, com base em crenças construídas pela sociedade.

Por exemplo: padrão de beleza ou crenças populares, que acabam se tornando verdades​ ​para nós.

Crenças de Experiências Pessoais

Sem dúvida, as experiências​ ​que adquirimos ao longo de toda​ ​a vida, também são responsáveis​ ​por originar crenças limitantes, que geram barreiras internas.

A partir das crenças já existentes, ​podemos criar novas interpretações​, para experiências atuais​. ​Consequentemente​, ​construímos uma cadeia​ ​de crenças limitantes.

Sendo assim, quanto mais cedo, eliminarmos essas crenças, mais nos tornamos​ propensos a construir o sucesso​.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre esse tema, aprenda como identificá-las com clareza​ ​e principalmente, como​ eliminá-las!

Continue me acompanhando.

Aprenda a Identificar Crenças em Você e Como Eliminá-las!

Descubra como identificar as crenças limitantes e construa uma vida de sucesso contínuo

Descubra como identificar as crenças limitantes e construa uma vida de sucesso contínuo

Agora que você já sabe​ ​o que são​ ​crenças limitantes, é momento para aprender​ ​o passo a passo para identificar ​e eliminar essas, na prática.

Em primeiro lugar, reserve um tempo ​e um lugar​, ​para você realizar​ ​essa atividade.​ Talvez, ​na hora de iniciar​ os exercícios, a distração​ ​​possa dominá-lo​ ​ou fazê-lo se sentir desconfortável​, mas é absolutamente normal.

Se caso, surgir as distrações, recomece! Mas lembre-se dos benefícios​ ​que conquistará, ao persistir e domar​ sua mente. Afinal, quanto mais adiar​ ​essa tarefa, mais tempo ​perderá, ​bloqueando ​sua caminhada gradativamente.

Passo 1: Como Identificar Crenças Limitantes

Depois que você passou pela auto-observação, provavelmente já sabe quais são as suas maiores insatisfações​ ​do momento atual.

Então, é hora de listar no papel, pois quando você escreve à mão​, tende a estabelecer, uma forte conexão ​consigo mesmo, contribuindo​ ​para o autoconhecimento.​

A partir disso, compreenderá​ ​também, como​ ​algumas crenças, aliadas​ ​às insatisfações, impedem, de ampliar a sua visão.

Por exemplo: eu acreditava que não​ ​era capaz de ter um negócio de sucesso, por causa das inúmeras​ ​tentativas fracassadas.

Por consequência, na primeira dificuldade, não conseguia pensar em nenhuma outra solução, a não ser desistir​ ​de mais um empreendimento, fortalecendo mais ainda, minha insatisfação.

Em outras palavras, o cérebro começa a procurar​ ​situações, que possam validar​ ​essa verdade.

Então, é como se você ficasse cego​ ​repentinamente e enxergasse apenas​ ​aquilo que acredita. Ou seja, no meu caso, passei a fazer escolhas​ ​absurdas, de forma inconsciente, apenas para ​validar​, minhas crenças enraizadas.

Por fim, todas minhas ações eram totalmente sem sentido, das quais me levaram ao fracasso total.

Por exemplo​: se você busca ​solução ​para vender mais, pode acabar se sabotando,​ vendendo sorvete no inverno e sopa na praia, em pleno verão.

Até parece piada esse exemplo, mas executamos ​ações sem sentido, para validar​ ​crenças instaladas na​ mente. Por fim, ainda encontramos justificativas​ plausíveis, para essas ações.​

Passo 2: Identifique a Causa

Após realizar o primeiro passo, descubra​ ​quais as causas​ ​das crenças limitantes, por meio de ​reflexões​. A partir da escrita, algumas memórias associadas à​s emoções​​, ​aparecerão em sua mente.

Por exemplo: quando meus inúmeros projetos de empreendimento davam errado, passei a me sentir fracassado e incapaz.

Quando você identificar​ ​a crença, escreva no papel, de forma clara e principalmente, descreva as emoções​ ​despertadas​.

Passo 3: Aprenda a Eliminar

Por mais que você saiba quais​ ​são suas crenças limitantes e as origens, a parte mais importante​ ​é aprender como eliminá-las, certo?

Então, reflita e atribua ​um novo significado, para aquela situação.

Por exemplo: eu​ refleti sobre meus inúmeros fracassos, quando repentinamente, ​lembrei que meu amigo​, realizou o dobro​ ​das tentativas e não​ ​se sentia um fracassado.

Ao contrário, ele ficava mais empolgado​ ​ainda e fiquei sabendo, que seu negócio começou a ​prosperar​ ​neste ano.

Então, comecei a refletir sobre o estranho entusiasmo dele, e percebi que ele encarava as dificuldades, como desafios e aprendizados. Enquanto eu, interpretava​ ​como incapacidade e fracasso.

Quando refleti sobre isso, encontrei um novo significado para a mesma situação. Em seguida, parei de desistir e aquele sentimento de fracasso, passou a ser transformado naturalmente em entusiasmo, exatamente como meu amigo se sentia.

Talvez, muitas lembranças desconfortáveis, associadas a traumas, vergonha, humilhação, experiências de fracasso etc. possam vir à tona.

Se você, começar a sentir emoções negativas e se envolver, seu desafio para este momento, é adquirir domínio próprio.

Assim sendo, lembre-se que sua tarefa​ ​é buscar a origem​ ​e as ​soluções​, atribuindo novos significados, ao invés de se envolver e manter-se aprisionado nas crenças. Pois elas só te guiarão para experiências repetitivas novamente.

Afinal, seu cérebro, precisa validar​ ​suas crenças, certo?

Só para ilustrar, assista o filme ​A origem​, pois ele retrata claramente, o poder das crenças limitantes, que nos conduzem ao aprisionamento​ ​mental e ação contrária​ ​aos nossos reais desejos.

Em suma, a estratégia​ ​para manter sua mente consciente e ter domínio total sobre ela, é desenvolvendo seu mindset.

Mesmo que execute​ ​todas as tarefas, sugeridas até o momento, ainda existe uma força interna, que nos impulsiona a manter as mesmas crenças, com forte​ ​tendência ​a​ retroceder nos velhos ​hábitos​.

Pois funciona, como um vício​ ​e se você não reeducar​ ​sua mente, ela governará seu destino, determinando ​quais​ ​crenças deverá manter​.

Então, o próximo passo, é desenvolver seu mindset!

Como Desenvolver Seu Mindset Para Conquistar Uma Mente de Sucesso

Por que desenvolver o mindset, é a chave para blindar a mente e eliminar de vez, suas crenças limitantes? Leia mais.

Por que desenvolver o mindset, é a chave para blindar a mente e eliminar de vez, suas crenças limitantes? Leia mais.

Com toda certeza, se chegou até aqui, está prestes a acessar​ ​a chave principal, para domar​ ​a sua mente, despertando seu potencial!

Agora, seu desafio​ ​é reeducar sua mente, nutrir crenças fortalecedoras, e ​blindar a entrada de novas​ ​crenças negativas.

Passo 1: Reconheça Seu Ponto de Partida

Quando você sabe exatamente​ ​onde está e ​para onde deseja ir​, facilita seu processo de fortalecimento e eliminação​ ​de crenças.

Portanto, aquelas pessoas que conseguem se reerguer rapidamente ​na vida,​ conhecem essa receita e executam​ diariamente.​

Como resultado, elas se tornam protagonistas​ ​de suas vidas, sem permitir abalos externos que geram novas crenças limitantes.

Então, saber sobre seu momento atual, inclui reconhecer fraquezas, crenças que precisam ser dissolvidas​ ​e soluções que precisam ser elaboradas.

Passo 2: Planeje Suas Mudanças

A partir do passo anterior, agora você tem total​ ​consciência, do que precisa modificar.

Por essa razão, não pule nenhum passo deste artigo.

Desde o exercício do autoconhecimento até o momento, é imprescindível colocar em prática continuamente, transformando em hábito natural.

É provável, que você queira mudar tudo​ ​de uma vez, mas o ideal é que tenha ​foco​.

Então, mesmo que sua lista seja imensa, comece superando um a um. Quando há excesso de informações, logo você se perde. Portanto, planeje​ ​pequenas mudanças e ​condicione​ ​seu cérebro à nova crença implantada​.

Por exemplo: minha lista era imensa, tais como: procrastinar, fugir dos problemas, permanecer com as mesmas crenças antigas etc.

Mas, fui vencendo passo a passo.

Dessa forma, escolhi enfrentar​ ​o primeiro tópico da lista, que era a procrastinação. Então, fui realizando todas​ ​as atividades que precisava executar, sem fugir da realidade.

Ou seja, parei de ver netflix, dormir ou comer, até que realizasse​ ​tudo que era preciso.

Em seguida, passei para o próximo​ ​comportamento ou pensamento tóxico, que precisava eliminar​ ​e fui praticando, até conseguir êxito!

Passo 3: Tenha Visão de Futuro

Assim que definir​ ​claramente, onde​ ​deseja estar dentro de cinco anos, exercite​ ​sua criatividade e imagine a cena.

Provavelmente, você já se pegou, sonhando acordado alguma vez, não é? Certamente é uma tarefa agradável e ​simples ​de executar, com diversas maneiras de aplicar.

Primeiramente, use a criatividade e mergulhe na imaginação!

Em segunda lugar, observe e sinta o cheiro de sua visualização mental.

Assim como, as crenças sem sentido foram impostas durante a vida por repetição, nosso cérebro, começa a acreditar naquilo que você está visualizando​ ​mentalmente.

Mindset de Sucesso Programado Para Eliminar Crenças Limitantes

Por fim, decidir​ ​entre fortalecer a mentalidade para eliminar​ ​crenças limitantes, significa estar disposto​ ​a novos aprendizados constantes.

Então, ao invés de tentar provar algo para si mesmo ou para os outros, foque ​em​ encarar de frente, “verdades” que te prejudicam.

Quando você perceber que existem insatisfações​ ​na vida, é porque há crenças que precisam ser eliminadas.

Funciona como um termômetro para mensurar, se está sendo guiado por crenças fortalecedoras ou limitantes. Dessa forma, basta seguir todos​ ​os passos apresentados neste artigo.

Ao compreender que é preciso reaprender​ ​para transformar radicalmente​ ​seu momento, ​já é um grande começo.

Pois sinaliza, que está caminhando em direção a construção de um mindset vencedor. Além disso, tornar-se líder​ de si​, auxilia a eliminar​ crenças tóxicas, que te mantém em um cativeiro imutável.​

Por consequência, ao dominar sua mente, estará habilitado para concretizar​ ​tudo que deseja, numa jornada bem mais curta​ ​e prazerosa.

Agora, você tem todas as ferramentas possíveis, para tornar-se muito mais empoderado, produtivo, criativo e construtor do próprio ​sucesso​. Já que nesse artigo, você aprendeu sobre a importância do autoconhecimento diário e contínuo.

Em seguida, descobriu o que são, quais os tipos e como​ ​eliminar crenças limitantes da sua vida.

E finalmente, como nutrir​ ​sua mentalidade com crenças construtivas, para conquistar um mindset inabalável, sem retrocessos.

Se você quer fazer parte, do grupo de pessoas vencedoras, que escolheram desenvolver seu mindset, cadastre-se abaixo ​e receba novos conteúdos, sobre desenvolvimento pessoal, para manter-se alimentado, de fontes benéficas para sua mente e vida.


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *