Como Vencer a Ansiedade Sem Rem√©dios? ūüíä

Como vencer a ansiedade? Um mal que atinge grande parte da população e não existe uma forma fácil de lutar contra ele.

Entendo que o desespero que passa pela sua cabeça nesse momento seja sobre como você pode fazer para se livrar de algo que tanto prejudica seu bem estar. E não se preocupe, a ansiedade tem cura e vou te ajudar a como vencer a ansiedade.

Primeiro vamos entender o que é ansiedade.

O Que é Ansiedade?

O Que é Ansiedade?
Sensação de sufoco pode ser um sinal de que você precisa descobrir como vencer a ansiedade.

Ansiedade é um transtorno.

Mas nem todas as pessoas que falam em ter ansiedade possuem esse transtorno. √Č similar √† depress√£o. Existe uma sintomatologia para analisar se voc√™ possui ou n√£o o transtorno.

E o que significa ter ou não? Se você tem ansiedade (o transtorno), então existe um desequilíbrio químico no seu cérebro que ocasiona os pensamentos acelerados que acabam se manifestando na sua vida.


Mas e se n√£o tiver o transtorno?

Imagine a ansiedade de uma criança louca para comer algo que você comprou no mercado e que está no carrinho de compras. A criança está somente esperando para que o produto seja pago no caixa. Isso é ansiedade? Sim.

Da forma como usamos a palavra, ansiedade também tem relação com picos repentinos de adrenalina que ocasionam no foco excessivo junto de sintomas físicos de um desejo (ou medo).

Uma forma de entender a ansiedade é pensando no medo.


A s√≠ndrome do p√Ęnico, outro transtorno psicol√≥gico relacionado √† ansiedade, pode ser entendida como prima da ansiedade.

A s√≠ndrome do p√Ęnico possui solu√ß√£o similar a como vencer a ansiedade: se voc√™ est√° preso naquela realidade, √© realmente dif√≠cil sair dela e voc√™ acaba tendo problemas no seu dia a dia enquanto tenta se livrar.

Mas como se vence a ansiedade?


Isso é o tema do próximo tópico, mas para deixar bem claro o que conversamos por aqui, a forma de como vencer a ansiedade vai depender de caso a caso.

Talvez você apenas esteja precisando melhorar sua resiliência emocional para que se abale menos com os eventos que acontecem na sua vida.

Ou, talvez, seu caso precise de um profissional da sa√ļde.


No caso da sua ansiedade ter graus extremos de forma a prejudicar a sua vida social, emocional, familiar ou profissional, então é realmente necessário procurar ajuda.

Ansiedade não é brincadeira e a forma de como vencer a ansiedade pode precisar de um profissional. Ou você poderá ficar para sempre preso nesse ciclo.

Você está pronto para vencer a ansiedade?


Prepare-se para o trocadilho, mas você precisa me prometer que ficará aqui até o final. Ou seja, para aprender a como vencer a sua ansiedade você precisa vencer a ansiedade. Sim, é isso mesmo.

Não se preocupe, estou aqui para te ajudar a Evoluir na vida e vencer a ansiedade. E é isso que vai acontecer.

Venha comigo (e, de preferência, sem remédios).

Descubra Como Vencer a Ansiedade Sem Remédios

Como Vencer a Ansiedade Sem Remédios
Se você não suportar a pressão da ansiedade, tudo bem recorrer aos remédios. Mas você realmente precisa?

Pare de tomar a pílula!

Mas n√£o estou falando da m√ļsica, estou falando de como vencer a ansiedade. √Č comum, na nossa atual gera√ß√£o, recorrermos a psiquiatras j√° procurando um Clonazepam para como vencer a ansiedade.

Sim, seus problemas serão magicamente resolvidos se você tomar a pílula. Mas tem um porém.


Toda m√°gica tem seu custo.

Se você fizer parte da estatística de pessoas que tomam medicação sem, realmente, precisar dela, então é como ter um derrame cerebral e tomar um comprimido para dor de cabeça.

Vai funcionar? Claro, a dor vai passar e você vai viver sua vida normalmente. Até que os efeitos colaterais apareçam.


Como vencer a ansiedade sem drogas ent√£o?

Se mantendo no presente (pr√≥ximo t√≥pico). As drogas (medicamentos) s√£o uma forma de como vencer a ansiedade e s√£o √ļteis se pensarmos em dois casos.

No primeiro caso, seu equil√≠brio qu√≠mico cerebral n√£o vai muito bem, ent√£o √© preciso reajustar os n√≠veis dos qu√≠micos. Isso pode acontecer por in√ļmeros fatores. Por exemplo:


  • alimenta√ß√£o ruim.
  • falta de exerc√≠cios.
  • rotina estressante.
  • falta de √°gua.
  • excesso de Whatsapp.

Sim, posso listar tantos motivos quanto quiser e os desequilíbrios químicos podem acontecer por quaisquer motivos. A forma de como vencer a ansiedade vai depender de autoconhecimento e de personalização para o seu caso.

Se seu problema de como vencer a ansiedade for baseado no desequilíbrio químico, então para resolver você precisará tomar a medicação e procurar a causa.

E se não for desequilíbrio químico?


Ent√£o poder√° ser um evento t√£o traumatizante, estressante ou perigoso para sua mente que ela entra em pane. Entenda que existem eventos traum√°ticos que, basicamente, travam nossa capacidade de raciocinar corretamente.

Nesse sentido, se você não tomar medicamentos, poderá literalmente surtar. E qual o efeito do medicamento?

√Č uma forma de como vencer a ansiedade aumentando o percurso.


Imagine o percurso como sendo o percurso de uma corrida. Quando você toma medicamentos para ansiedade, sua atividade cerebral acaba reduzindo, o que reduz tanto os processos produtivos quanto os pensamentos negativos.

Ou seja, você ficará um pouco lerdo mas sua mente terá tempo de digerir a informação do evento catastrófico sem receber um impacto tão grande.

Se você tem mais tempo, você consegue digerir melhor.


E se você conseguir digerir melhor, você acaba descobrindo como vencer a ansiedade tranquilamente (sem precisar deixar que sua mente entre em pane). Mas eu te falei em como vencer a ansiedade sem remédios certo?

E apenas falei dos remédios aqui. Pois é, preciso deixar algo super claro: ansiedade não é brincadeira que você resolve sempre por si só.


Se seu caso precisar de um psicólogo (ou psiquiatra),

então não hesite em procurar um. Se você está lendo isto aqui e está procurando um meio de como vencer a ansiedade há, pelo menos, 3 meses, então já passou da hora de procurar um psicólogo.

Me faz uma promessa então? Vá ao psicólogo se esse for o seu caso e já pode encerrar aqui. Se sua ansiedade for algo mais simples e não prejudicar tanto sua vida, fica comigo.


Vou te explicar como vencer a ansiedade.

E, agora, de verdade e sem medicamentos. √Č uma forma simples e milenar que existe bem antes de tantas crises de ansiedade no mundo.

Está pronto para descobrir como vencer a ansiedade e reduzir esses pensamentos gritantes que te impedem de se tornar quem você gostaria de ser?

Então fica no presente e leia o tópico abaixo.

Como Vencer a Ansiedade e Se Manter no Presente

Como Vencer a Ansiedade e Se Manter no Presente

O primeiro passo é parar.

√Č, a resposta para fazer algo sempre est√° em fazer esse algo. Mas vou te ajudar numa forma de como vencer a ansiedade sem parecer t√£o desesperador.

Você pode, por exemplo, aprender num curso online de meditação (liberado depois de você passar nos meus cursos gratuitos). Ou pode continuar lendo por aqui e vou te dar umas técnicas importantes.


A primeira delas você já deve imaginar.

Sim, a meditação é uma forma poderosa de controlar sua própria ansiedade. E aqui vem um desafio para você. Você consegue respirar por apenas 1 minuto de forma consciente?

Se consegue, abra este artigo sobre técnicas de respiração  e escolha qualquer técnica. Pratique a técnica e volte para cá 1 minuto depois. Mudou algo? Se não, relaxa que temos outras formas de conseguir.


A mais importante é se manter no presente.

Se manter no presente é uma excelente forma de como vencer a ansiedade porque te ajuda a sair do futuro. Se depressão é quando sua mente fica presa no passado, ansiedade é quando sua mente projeta os pensamentos no futuro.

√Č quando voc√™ precisa fazer um trabalho urgente mas acaba paralisando porque tem medo que tudo d√™ errado e voc√™ n√£o consiga a nota que precisa.


E a presença reduz isso.

Já parou para pensar o quão magnífico, fácil e incrível é quando você sabe que tudo que está acontecendo é unicamente o que deveria acontecer?

Se você julgar os eventos e pensar em coisas, pessoas ou eventos que você queria que estivessem ao seu lado, então você poderá condenar sua mente a sair do momento presente e se jogar direto no futuro. Respirar (e meditar) é uma forma super simples de conseguir fazer isso.


O autoconhecimento é um ótimo caminho para Evoluir também.

Uma vez que voc√™ entende melhor sobre seu pr√≥prio corpo e mente, suas a√ß√Ķes passam a fazer valer o que sua mente internaliza. Se voc√™ internaliza pensamentos de abund√Ęncia, acaba atraindo abund√Ęncia para sua vida.

Porém, se você internaliza pensamentos negativos e se deixa influenciar, então é assim que sua ansiedade irá se manifestar.


Mas okay, e quando você deve se preocupar com isso?

Quando os sintomas estiverem presentes. O modo de como você vai vencer a ansiedade dependerá também do tipo de ansiedade que você tem.

Logo abaixo vou te explicar os principais tipos de ansiedade e as diferenças que cada uma delas possui. Isso vai te ajudar muito a encontrar a forma correta de como vencer a ansiedade (baseado no seu caso específico).

Quais os Tipos de Ansiedade, o Mal do Século?

Tipos de Ansiedade
Tipos de Ansiedade

Tudo começa com TAG.

TAG significa Transtorno de Ansiedade Generalizada. Este tipo de ansiedade possui uma forma de como vencer bastante peculiar: a TAG √© detectada quando voc√™ possui ansiedade por muito tempo e de forma intensa. √Č um est√°gio at√© dif√≠cil porque voc√™ pode acabar se acostumando com o sofrimento.


Você fica com mais medo de tudo.

E daí começam a aparecer os primeiros sintomas que já falei em outro momento: sua vida passa a ser interrompida pelo transtorno.

Depois do TAG, podendo vir antes, depois ou mesmo de forma independente, temos a famosa S√≠ndrome do P√Ęnico. Essa √© uma s√≠ndrome dolorosa.¬†


Imagine o medo de morrer.

Pessoas que procuram como vencer a ansiedade relacionada √† s√≠ndrome do p√Ęnico possuem um medo irracional de que podem ser atacadas ou que sua vida corre perigo.

E elas t√™m todas as rea√ß√Ķes corporais desse tipo de situa√ß√£o. Isso pode acontecer a qualquer momento e cada pessoa tem gatilhos diferentes.


Um outro tipo mais simples é a Fobia Social.

Quando falo simples não significa que o modo de como vencer a ansiedade é mais fácil. A fobia social acontece quando o indivíduo possui um medo excessivo de se expor publicamente.

Não é somente timidez ou introspecção, mas sim um verdadeiro medo de se expor socialmente, incluindo taquicardia e falta de ar.


Daí vem o TOC.

Transtorno Obsessivo Compulsivo é o tipo de ansiedade em que o indivíduo possui uma repetição de ação ou pensamento de forma exagerada. Lavar o cabelo ou as mãos ao ponto de machucar é uma forma comum de entender o TOC.

Mania por limpeza excessiva também se enquadra aqui. Uma forma de como vencer a ansiedade do TOC é fazendo pequenos testes fora da sua zona de conforto.


Por fim, temos o TEPT.

TEPT significa Transtorno de Estresse Pós Traumático. São cargas emocionais que ocorreram no passado tão traumáticas que acabam sendo gravadas na nossa memória.

E, como ansiedade é algo relacionado ao futuro, as pessoas acabam revivendo esses momentos quando algum gatilho do trauma aparece.


Se alguém for atacado por um leão, por exemplo,

poderá desenvolver traumas de felinos e, literalmente, surtar quando vir um simples gatinho fofo. O modo de como vencer a ansiedade do TEPT, bem como todas as citadas neste tópico, é com um psicólogo ou psiquiatra.

As formas de ansiedade mais leves podem até ser vencidas com respiração e meditação (se não se enquadrarem como transtornos).


Para prevenir tudo isso, é importante ter autoconhecimento.

E é esse tópico que vou abordar agora. Uma forma não corretiva mas preventiva para garantir que você nunca mais precise se preocupar em como vencer a ansiedade.

Pelo contrário, que se preocupe em como vencer os desafios que você tem para atingir o que você deseja na sua vida.

Como Vencer a Ansiedade Diariamente

Como Vencer a Ansiedade Diariamente
Basta olhar seus pensamentos de longe e deixar de fazer parte deles.

N√£o se preocupando com ela.

Como vencer a ansiedade se você convida ela para ficar dentro da sua mente o tempo todo? Pode parecer besteira, mas o simples ato de conseguir ficar focado dentro da própria mente é o suficiente para que você espante a ansiedade.

E esse é um exercício diário. Focar na própria mente significa não deixar que ela fique sem um segurança, um patrulheiro, um vigilante.


E você é esse vigilante.

Seus pensamentos podem ser um completo caos, mas se você deixar que cada pensamento caótico te afete e reduza o seu bem estar, então você estará à beira de se perder dentro da própria ansiedade.

A melhor forma de como vencer a ansiedade é tendo controle da sua mente. E aqui vem o fato interessante: para ter o controle da sua mente, você precisa abdicar do controle.


E respeitar tudo que passa por ali.

Abdicar do controle é como dirigir um carro numa estrada molhada. Para motoristas inexperientes, esse é o pior cenário possível.

Para motoristas experientes (de drift), eles sabem que a √ļnica forma de lidar com o descontrole do carro √© abdicando de tentar controlar e usando o pr√≥prio descontrole ao seu favor. Na sua mente, essa √© uma forma de como vencer a ansiedade.


Cada pensamento possui o seu motivo.

Se você, de longe, parar para observar, então começará a perceber os motivos de cada pensamento caótico. Será que os pensamentos apenas aparecem aleatoriamente ou há um motivo real e doloroso que talvez você não queira ver?

Dessa forma, quando você puder descobrir como vencer a ansiedade, terá entendido que, na realidade, você é apenas um observador da sua própria mente.


E os pensamentos vêm e vão.

E somente esta diferença será suficiente para como vencer a ansiedade: uma forma simples de não se deixar abalar nem se perder nos próprios pensamentos.

Sei que você pode fazer isso. Eu acredito em você e tenho certeza que, em pouco tempo, terá descoberto novas formas de como vencer a ansiedade apenas observando sua própria mente.

E, enquanto você treina a sua mente,

Sugiro que se inscreva em nossa newsletter. Isto vai te dar o que falta para atingir ainda mais resiliência emocional e desenvolvimento pessoal.

Espero que esse artigo ajude você a se tornar 0,0001% melhor todos os dias!

Comente e compartilhe com as pessoas que se importa!

Obrigado pelo seu tempo e atenção.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *