fbpx

Como ter disciplina? É uma das respostas mais buscadas, pelas pessoas que procuram por mudanças significativas na vida.

Quando nos damos conta, do período em que permanecemos estagnados, tentamos correr contra o tempo, para compensar a sensação dos meses ou anos perdidos.

Entretanto, se você percorreu a estrada da corrida sem fim, colhendo apenas a exaustão, sem nenhum resultado, este artigo é exatamente para você!

Vou te mostrar um caminho simples, onde seus esforços serão concentrados em apenas um único pilar.

Por meio da disciplina associada ao foco assertivo, qualquer pessoa, pode destravar todas as áreas da sua vida, com esforço moderado e resultados extraordinários.

Acompanhe este artigo completo e descubra como!

Como ter disciplina permanente?

Você quer saber qual é o segredo das pessoas que conseguem naturalmente, manter disciplina? Leia mais.

Você quer saber qual é o segredo das pessoas que conseguem naturalmente, manter disciplina? Leia mais.

Certamente, você já deve ter ouvido falar, de centenas de palestrantes famosos, que a disciplina é um ingrediente, para quem deseja alcançar o sucesso.

Quando descobri tudo o que ela poderia fazer na minha vida, me empolguei inicialmente. No entanto, não demorou muito, meus dias se tornaram estressantes e pesados.

Dessa maneira, o que parecia ser uma descoberta incrível, se transformou em mais um conhecimento, que fechei na minha gaveta, por anos.

Talvez, você também possa ter praticado a disciplina e desistido antes de colher os resultados.

Mas, assim como eu, algum dia você vai abrir essa gaveta novamente e perceber que é a ferramenta mais poderosa e eficiente, para alcançar o sucesso, sem bloqueios e retrocessos.

Inclusive, muitas pessoas associam a disciplina, como uma prática entediante e cheia de obrigações. No entanto, isso é apenas o reflexo das escolhas sem sentido, que estabelecemos.

Em outras palavras, a disciplina permanente é resultante de uma escolha assertiva, livre da sensação de obrigatoriedade.

Quando compreendi o que me gerava estagnação, encontrei forte sentido em incluir a disciplina imediatamente, na minha vida.

Então, o entusiasmo tomou conta do meu cotidiano e as mudanças começaram a ser perceptíveis.

Sendo assim, o forte sentido, é o segredo de nos mantermos motivados e constantes, na disciplina. Mas, como encontrar esse forte sentido?

Com a finalidade de ajudar você nessa descoberta, preparei um passo a passo simples. Confira abaixo:

  • Descubra como ter disciplina, após diversas tentativas frustradas!
  • Você anda se cobrando demais?
  • Paciência: aprenda como ter disciplina na prática!
  • Como acelerar o caminho da conquista, com o poder da disciplina assertiva?

Descubra como ter disciplina, após diversas tentativas frustradas!

como ser uma pessoa melhor

A frustração repetida, informa ao cérebro, que as próximas experiências serão iguais. Aprenda como ter disciplina e reverta esse quadro! Leia mais.

Quando eu entendi que a disciplina era importante, achei que mudaria completamente a minha vida, mas na prática acabei me frustrando.

Pois as diversas tentativas de manter a disciplina, para desenvolver meus empreendimentos, não foram cumpridas por mim.

Sendo assim, acabei me sentindo incapaz e cada vez mais, decepcionado comigo mesmo. Como resultado, a depressão tomou conta de mim e a estagnação se instalou definitivamente por anos, na minha vida.

Pouco depois, me conformei em manter uma vida estável, com uma rotina sem destino. Será que isso acontece com você, também?

Encontrando um forte sentido

Talvez, o que muitos não revelam, é que buscar um sentido baseado apenas no desejo, pode fazer você perder rapidamente a motivação.

Sendo assim, a chave daqueles que encontram disciplina contínua, está na identificação de um forte sentido.

Certamente, saber onde quer chegar é importante, porém identificar o problema que te faz permanecer no mesmo lugar, é o ponto exato, que precisamos trabalhar.

Por exemplo: eu sabia onde queria chegar, mas acreditava que a disciplina era o maior problema. Porém, na verdade, era minha aliada, da qual eu não sabia utilizar ao meu favor.

Por consequência, acabei colecionando diversas tentativas frustrantes, de empreender.

Após muitos anos, descobri que o problema não era a disciplina, mas sim a minha mentalidade limitada, que precisava ser reprogramada.

Finalmente, abri minha gaveta com entusiasmo e aprendi a usar a disciplina, como trampolim para meus resultados.

Pois trabalhei com afinco minhas crenças limitantes, transformando totalmente minha mentalidade, que me mantinha em um cativeiro invisível.

Por analogia, era como dar volta em círculos ou bater na mesma tecla centenas de vezes e não perceber, que estava me baseando em pensamentos e crenças que me limitavam.

Em suma, para encontrar o forte sentido, é preciso :

  • Identificar onde deseja chegar.
  • Identificar o problema exato, que te mantém preso, no mesmo lugar.
  • Fazer suas próprias escolhas, sem medo de errar.

Provavelmente, você fará uma mudança imediata, ao trazer para o consciente, todas essas respostas, com clareza.

Cuidado com a autossabotagem

Por mais que haja vontade real de seguir uma disciplina, as repetidas frustrações podem sabotar suas realizações. Sobretudo, é importante não ter medo de cometer falhas, nem de fazer suas próprias escolhas.

Por exemplo: eu carregava uma crença limitante, de que empreender não era tão digno, quanto ter um emprego, exceto para aqueles que nasceram em berço de ouro e tinham recursos, para investir em sua própria empresa.

Portanto, nunca consegui perceber, que estava me sabotando em meus projetos pessoais e profissionais, para validar minhas crenças passadas.

Mas, quando decidi fazer escolhas, com base naquilo que hoje acredito e não no que aprendi com meus pais, a mudança aconteceu.

Inclusive passei a encarar a disciplina, como aliada para me levar a outro degrau.

A princípio, todos nós sentimos medo das escolhas novas e diferentes daquelas que ouvimos, quando criança. Inclusive, na fase adulta podemos ter percepções distorcidas e acreditar que decisões diferentes do padrão, são erradas.

Deixando assim, oportunidades incríveis, de lado.

Você anda se cobrando demais?

como ter disciplina

Você se considera perfeccionista? Veja a importância de ser paciente com você mesmo, durante o processo de aprendizagem. Afinal, vamos estar sempre aprendendo, ao longo de toda a vida, não é?

Quando estamos em processo de desenvolvimento pessoal, deixamos de culpar os fatores externos, em algum momento.

A partir disso, conquistamos mais um progresso e subimos outro degrau, do nosso desenvolvimento.

Contudo, é exatamente nessa etapa, que muitos se deparam com novos desafios e acabam mergulhando, na desmotivação e fuga.

Pois é uma etapa que requer disciplina e uma mentalidade preparada para avançar, continuamente. Isto é, persistir e ter paciência consigo mesmo.

Da mesma forma, que você superou diversos obstáculos na sua carreira profissional, faculdade ou relacionamento amoroso, agora é momento de repetir o mesmo, mas com seu próprio progresso, nas mudanças internas.

Talvez, por diversas vezes, você ficou indignado consigo mesmo e esqueceu que todo aprendizado, requer tempo de adaptação e portanto, paciência.

Por analogia, a criança, o adolescente, o adulto e o idoso, passam por fases na vida, onde cada etapa envolve amadurecimento, sem atalhos.

Então, a disciplina pode ser fortalecida, compreendendo que falhas, são inerentes ao processo de aprendizagem.

Em algum momento, você já tentou comer uma fruta, antes do tempo?

Às vezes, nos apressamos tanto, que experimentamos o amargo, tirando conclusões antecipadas sobre nós mesmos.

Então, uma tarefa prática, para eliminar a cobrança exagerada e distorções sobre a própria imagem, é reconhecer suas fraquezas e falhas.

Em seguida, traçar um plano associado ao uso da disciplina, como ferramenta, para aprimorá-las.

Isto é, nunca determine as fraquezas e erros, como características imutáveis em si, pois existe um processo contínuo e evolutivo de seu desenvolvimento.

Portanto, não faz sentido algum, definir-se com base nessas características. Como resultado, há maior aceitação dos erros, menos perfeccionismo e generosidade consigo próprio.

Paciência: aprenda como ter disciplina, na prática!

Aprenda como ter disciplina associada à paciência, e seja eficiente no alcance do sucesso

Aprenda como ter disciplina associada à paciência, e seja eficiente no alcance do sucesso

Ao invés de sermos agressivos e exigentes conosco, que sejamos assim, em nossas ações.

Portanto, seu desafio será transformar a agressividade, em tomada de decisões rápidas e persistentes, sem precisar ser seu inimigo!

Comece pelo mais simples

Depois que você identificou o problema exato que mencionei inicialmente, uma série de pequenas mudanças surgirão na mente, a partir dele.

Quando resolvi refletir a respeito, descobri que meu bloqueio, começava nas minhas crenças.

Sendo assim, os pensamentos recheados de impossibilidades, brotavam e em poucos minutos, enxergava apenas obstáculos, que me distanciavam cada vez mais, de meus sonhos.

A partir dessa descoberta, me aprofundei, criando uma pequena lista, onde verifiquei que precisava desenvolver uma nova mentalidade, antes de querer empreender, novamente.

Sendo assim, comece a criar sua lista, a partir do problema exato que te aprisiona.

Dessa maneira, você perceberá que não é o problema. Mas sim, uma pequena parcela que precisa ser lapidada e aprimorada.

Saber como ser uma pessoa melhor todos os dias, nos permite ser mais pacientes conosco. Consequentemente, você acaba adotando uma disciplina saudável, sem sacrifícios.

Comemore as pequenas vitórias

Sem dúvida, comemorar pequenos progressos diários é como informar ao seu cérebro, que você está no caminho certo.

Por mais que considere exagerado comemorar as simples ações, saiba que é a partir de pequenas vitórias, que você alcança grandes resultados.

Pois essa ação, demonstra generosidade consigo e paciência, eliminando a insegurança e a exigência severa.

Repita o ciclo

Finalmente, é momento de repetir o ciclo, por meio da disciplina, até que se transforme em um hábito.

Em suma, ao definir o que precisa mudar, automaticamente, você identifica o que precisa fazer.

A partir disso, é possível elaborar uma rotina com propósito. Quando eu iniciei minha lista, decidi aplicar apenas no primeiro item, até alcançar a transformação.

Logo depois, repeti o mesmo processo, no segundo item e assim sucessivamente.

Pois, quando há generosidade consigo e um forte sentido, a disciplina, não se torna mais um fardo. Mas sim, uma grande aliada, para manter a persistência até a realização dos desejos.

Agora que sabe como sair do estado de inércia, sem exigir demais de você, aprenda a seguir, como turbinar as suas conquistas.

Como acelerar o caminho da conquista com o poder da disciplina assertiva?

como ser uma pessoa melhor

Como ter disciplina, sem precisar esperar tanto tempo? Afinal, como será que algumas pessoas, conseguem adquirir disciplina tão rápido? Saiba mais.

A princípio, se você me acompanhou até aqui, já sabe exatamente o que fazer, na prática para sair do lugar. Agora, vou explicar como acelerar a realização com a disciplina.

Após dissolver o problema central, meu caminho foi desbloqueado e passei de fase. Então, o passo a seguir, foi aumentar a velocidade.

Em suma, agora é momento exato, para focar no desejo. Já que, o problema foi descoberto e eliminado.

Passo 1: Reserve tempo exclusivo

Primeiramente, reserve um tempo exclusivo, para aquilo que deseja alcançar.

Por exemplo: no meu caso, era área financeira. Então, meu desejo era empreender de forma contínua e escalável.

No entanto, mesmo que pareça óbvio, poucos dão atenção nesta área do planejamento.

Portanto, pensar apressadamente com base na impulsividade e desejo do momento, pode prejudicar sua jornada e você estagnar novamente.

Em seguida, é preciso identificar a primeira tarefa, que precisa executar para aumentar a velocidade da jornada.

Passo 2: Por que encontrar a tarefa exata?

Segundo a Lei de Pareto, a partir da tarefa principal, você investirá apenas 20% de energia nela, para gerar 80% de resultado.

Em outras palavras, o esforço é importante, mas quando é concentrado na tarefa correta, acelera o resultado. Do contrário, provocará exaustão e reduzirá sua produtividade.

Passo 3: Encontrando a tarefa exata

A partir daquilo que você faz com maestria, é onde você deve focar seus 20%, para gerar 80% de resultado.

Por exemplo: descobri que minha habilidade se concentrava no planejamento com visão geral do negócio. Pois na execução de tarefas específicas, era extremamente lento.

Sendo assim, concentrei em focar na minha arte, junto ao meu perfil comportamental.

Sendo assim, era pouco produtivo em atividades diárias específicas, mas ágil para atividades de gerenciamento. Isto é, meu perfil comportamental era focado em ações práticas e não teóricas.

Ou seja, estava focando 80% em tarefas, que não eram meu forte, permanecendo anos na mesma jornada, como funcionário, ganhando o mesmo salário e me debatendo no mesmo lugar.

Enquanto funcionário, descobri que poderia ter focado, em desenvolver habilidades que pudessem ter atendido às demandas da empresa.

Em outras palavras, não importa o que você pretende alcançar, mas é preciso identificar aquilo que consegue executar com maestria.

Após realizar essa descoberta, defina a tarefa exata que deve priorizar, em primeiro momento.

Por exemplo: no meu caso, priorizei o planejamento e em seguida, na prospecção de clientes e gestão dos primeiros colaboradores.

Em suma, a partir da descoberta da primeira tarefa exata, você pode encontrar uma cadeia de outras atividades relacionadas.

No entanto, todas elas serão frutos de uma decisão muito mais assertiva e direcionada para o sucesso.

Passo 4: Aplique a disciplina, até se tornar um especialista!

Agora que você encontrou a tarefa exata, deve aplicar com disciplina diariamente.

Principalmente nas primeiras semanas, para internalizar novos hábitos. Consequentemente, vivenciar experiências que promoverão, crenças fortalecedoras.

Por fim, persista até que a disciplina seja naturalmente executada e você se torne um especialista. Quanto mais priorizar o que precisa ser feito, mais rapidamente alcançará seus resultados.

Passo 5: Autoconhecimento

Em resumo, se você seguir todas as etapas mencionadas ao longo do artigo, provavelmente em pouco tempo, sua vida será modificada. Sendo assim, você deve ter observado que tudo começa com o autoconhecimento.

Acima de tudo, é importante considerar que não é preciso se conhecer por completo, porque essa tarefa é para a vida toda. Entretanto, é fundamental que tenha clareza dos principais aspectos apontados aqui.

Em outras palavras, não era tão importante saber mais ou menos, para onde eu queria chegar. Ou ter uma lista imensa daquilo que queria realizar. Mas sim, a resposta exata para essa questão.

Da mesma maneira que não é tão relevante, ter conhecimento superficial de uma lista de problemas que me estagnava. Mas era imprescindível localizar, com exatidão, qual o problema central que me mantinha aprisionado.

Porém, para chegar nessas respostas, é necessário exercitar o autoconhecimento, para aprofundar mais, sobre você.

Passo 6: Como ser uma pessoa melhor

A princípio, esse título pode parecer fora de contexto. No entanto, ela pode ser interpretada de duas formas.

Em primeiro lugar, você pode se tornar melhor, no que se refere às tarefas que precisam ser executadas, com base na decisão assertiva, como foi explicada.

Para que torne mais eficiente as atividades, é importante ao final do dia, rever tudo que foi executado. Mesmo que não tenha obtido sucesso ou resultados satisfatórios, é como conversar com seu cérebro e demonstrar que tarefas executadas, também geram satisfação positiva.

Sinalizando assim, paciência e generosidade consigo mesmo.

Em segundo lugar, como ser uma pessoa melhor, significa dedicar uma parcela do tempo, praticando a arte de ressignificar e agir com uma mentalidade proativa.

Quando deixamos de ser teóricos e praticamos no cotidiano, informamos ao cérebro novas crenças. Sendo assim, sua visão começa a ampliar e os efeitos começam a ser manifestados, em ideias, soluções, criatividade etc.

Agora é sua vez de colocar tudo em prática!

Resumidamente, neste artigo você aprendeu a identificar o forte sentido, para ter disciplina permanente. Além disso, aprendeu a identificar o problema central, que precisa eliminar. Por fim, descobriu a tarefa correta, para aumentar a velocidade e conquistar rapidamente suas realizações.

Se você gostou deste artigo e deseja aprender como ser uma pessoa melhor a cada dia, se inscreva logo abaixo. Você receberá novos conteúdos qualificados, para evoluir gradativamente, seu desenvolvimento pessoal.

Ahhh, antes que eu me esqueça… deixe sua opinião e contribuição com nossa evolução…


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *