Como Ser Mais Confiante Mesmo Sem Acreditar [4 Métodos]

Saber como ser mais confiante vai além de algumas dicas que eu possa trazer a você, por meio de um artigo. Isso porque, depende de alguns fatores e crenças que podem variar de pessoa para pessoa.

Nesse sentido, o autoconhecimento pode ajudar você. Mas, além de conhecer a si mesmo, para saber se uma técnica ou dica funciona para você, é preciso testar.

Sempre tive problemas de confiança. Os motivos não são relevantes para esse texto.

Então, conforme avancei em meu desenvolvimento pessoal, fui atrás de maneiras que pudessem me ajudar a melhorar minha confiança.

Sendo assim, testei várias dicas que encontrei através de livros, vídeos e artigos no melhores sites sobre o assunto. 

Com a ajuda dessas dicas, comecei a melhorar minha confiança através de 4 métodos, que irei dividir com você na sequência. Antes disso, vamos entender o que é confiança e como ela pode ajudar você a conquistar a vida que deseja.

Este artigo fala sobre:

O que é confiança?

O que é confiança?

Antes de mais nada, o sentimento de confiança é acreditar que você terá sucesso no que deseja, mesmo que encontre MUITAS pedras e buracos em seu caminho.

Dessa maneira, cada sucesso que você alcança, aumenta ainda mais sua confiança em si mesmo. É como um ciclo, a confiança aumenta as chances de sucesso, enquanto cada conquista aumenta sua confiança.

Por isso, algumas pessoas são mais confiantes do que outras. Desde a infância, foram acostumadas a confiar em sua capacidade de entrar em ação e ter sucesso. Então, para elas, o ciclo é algo natural.

Assim, quando se dão conta, as coisas já estão feitas.

No entanto, se você tem dificuldades de acreditar que as coisas darão certo para você, você está no lugar certo para descobrir como ser mais confiante e porque isso é importante em sua vida.

Por que é importante saber como ser mais confiante?

Por que é importante saber como ser mais confiante?

Em resumo, os maiores motivos para investir em sua autoconfiança são:

  1. Saber que você é capaz de alcançar os seus sonhos e objetivos;
  2. Entrar em ação para buscar a vida que deseja viver, ainda que, encontre problemas e dificuldades ao longo do caminho.

Além disso, ao melhorar sua confiança, é natural que aumente também sua autoestima e resiliência

Sem autoestima, você se torna incapaz de acreditar que pode alcançar o sucesso. Sem a resiliência, você aumenta muito as chances de desistir dos seus sonhos ao encontrar as primeiras dificuldades.

Assim, para melhorar sua confiança, é preciso acreditar em si mesmo para começar e ser resiliente para se manter firme até seu objetivo final, acreditando que terá sucesso.

Dessa maneira, é fácil ser confiante se você algum dia já teve sucesso em algo que está fazendo. No entanto, não é tão fácil, caso nunca tenha feito nada parecido.

Quando estamos tentando algo novo, muitos são os  medos que nos distraem e roubam nossa atenção.

Dentre esses medos estão:

  • Desagradar pessoas;
  • Ser julgado;
  • Se machucar ou machucar os outros;
  • Ficar mal por não conseguir fazer algo;
  • Desapontar pessoas que confiam e dependem de você.

Por fim, saber como ser mais confiante, ajudará você a acabar com esses medos que todos nós temos em alguma escala.

4 métodos para aumentar a confiança

Antes de tudo, não estou falando de uma fórmula mágica para que você acorde amanhã 100% confiante. No entanto, se você estiver comprometido consigo mesmo e disposto a melhorar sua confiança, os resultados costumam ser bem rápidos.

Por isso, repito… teste, faça uma análise sincera sobre o que funciona ou não para você e treine aquilo que deseja agir com confiança.

Apesar de não se tratar de mágica, sua melhor versão está prestes a ser revelada.

#1. Como ser mais confiante: através do processo

Em primeiro lugar, tudo o que você tem em sua vida hoje é fruto de suas ações e esforços aplicados ao longo do tempo.

Assim, caso não esteja feliz com sua vida, é provável que suas ações não estejam funcionando e com isso, você não se sente avançando em direção ao que deseja.

Dessa maneira, ao experimentar algumas derrotas e com isso, sentir sua autoestima despencar, o mais normal é que pare de tentar.

Ou seja, a falta de confiança deixa você imóvel diante de seus medos.

Mas calma, nem tudo está perdido!

Certamente, alguém já andou pelo caminho onde você deseja andar. Nesse mundão em que todo dia se descobre algo novo, pode ter certeza que alguém já chegou onde você quer chegar.

Assim, para qualquer coisa que queira fazer ou conquistar, você pode buscar pessoas que chegaram lá. Pessoas que fizeram testes e aprenderam com os erros e desvios durante o caminho. Você não precisa passar por todos os erros outra vez.

Portanto, ao encontrar pessoas que já fizeram o que você quer fazer ou que já chegaram onde quer chegar, pode imitar os passos de um caminho que já foi testado.

Aumentar a confiança através do processo é ter certeza de estar dando passos certos em direção a vida que deseja viver. 

Assim, para mapear o caminho de sucesso de alguém:

  • Leia sobre suas vidas, quais foram as suas lutas;
  • Pegue a biografia de pessoas que conquistaram o que você quer;
  • Se possível, tente falar direto com eles;
  • Se não for possível falar com eles, reúna informações que deixem você mais perto deles. (artigos, vídeos, entrevistas…)

Por fim, nesse momento, você ainda não precisa acreditar em si mesmo, basta que confie no processo. Desse modo, confiar no processo aumentará de forma natural sua autoconfiança.

#2. Como ser mais confiante: através do passado.

Certamente, em algum momento da sua vida, você fez alguma coisa tão bem e com isso, ficou muito orgulhoso de si mesmo. Ainda que, apenas você se alegre pelo que fez, o mais importante é que descobriu o orgulho e o prazer de concluir algo desafiador.

Isso porque, o orgulho e a realização pessoal são resultados da superação de seus limites.

Assim, fica mais fácil de ver a relação entre orgulho e confiança. Ou seja, a cada desafio que você supera, um sentimento de orgulho se acumula. Conforme você acumula orgulho, aumenta sua confiança. 

Dessa maneira, superar desafios gera confiança e orgulho ao mesmo tempo.

“Os orgulhos” que você conquistou durante a vida nunca serão tirados de você. Por mais que amigos e familiares possam se esquecer, é provável que você se lembre de detalhes. Isso porque, momentos de superação marcam sua vida de uma forma positiva.

Isso significa que você não precisa ter sucesso em uma área ou habilidade específica para se sentir confiante em fazê-la. Em vez disso, pode lembrar e resgatar a confiança que conquistou de outras situações ou em outras áreas de sua vida.

Ainda que, pensar dessa maneira, não forneça a você as habilidades e experiência de alguém que já realizou muito em sua área de atuação, você pode agir com confiança.

A confiança não fará de você um especialista. No entanto, garanto que você será um ótimo iniciante e quanto melhor iniciante você for, mais rápido chegará onde quer.

Aprender como ser mais confiante é ser sincero e honesto consigo mesmo, aprendendo com erros e acertos de ontem e hoje. Assim, todos os dias construir um amanhã melhor, com base na confiança de que você é sim capaz de fazer coisas incríveis.

#3. Como ser mais confiante: por meio da instrução.

Antes de mais nada, vamos entender o cenário.

Nosso tempo para fazer e conquistar o que queremos da vida é limitado. Assim, cada decisão e ação que tomamos de maneira errada, aumentará o tempo e os esforços necessários para atingir nossos objetivos.

Como resultado, você pode viver para sempre sem confiança e assim, se manter no mesmo lugar que está hoje. Abrindo mão dos seus sonhos e planos.

As instruções corretas não só ajudam você a aprender mais rápido, como também apresentam a você melhores caminhos e opções para desenvolver as habilidades que deseja.

Assim, você pode aprender como ser mais confiante com a ajuda de um mentor ou escolher caminhar sozinho. 

Um mentor pode trazer algumas vantagens como por exemplo, apresentar opções e caminhos que você não conhece. Dessa maneira, pode ajudar você a enxergar opções que não considerou e aprender coisas que você nem sabia que iria precisar.

No entanto, você também pode escolher aprender sozinho. Apenas recomendo que tenha cuidado e busque conteúdos de qualidade. 

Hoje na internet, o que mais tem são dicas e conselhos que prometem dar a você uma vida incrível e sem problemas. Desconfie desse tipo de material.

Aprender como ser mais confiante leva um tempo, é preciso treino. Entretanto, saber que pode confiar em um mentor ou em conteúdos de qualidade, garante a você a parcela da confiança na instrução.

#4. Como ser mais confiante: por meio do aprendizado.

Conforme evolui colocando em prática os três primeiros métodos para aumentar sua confiança, você começa a querer sair de sua zona de conforto.

Então, passa a acreditar que é capaz de fazer qualquer coisa que queira. Nesse sentido, você tem razão.

Entretanto, ao se lançar em novos desafios, como não possui referências de sucesso para essas esses desafios em seu passado, pode se frustrar. Isso porque, a falta de confiança pode tomar conta de você e acabar com seu potencial de fazer algo.

Aprender como ser mais confiante por meio do aprendizado é acreditar que, por mais que você nunca tenha feito alguma coisa, pode com esforço e empenho aprender.

Então, enquanto você desenvolve confiança em habilidades especificas, confiar no aprendizado fará com que siga em frente. Construindo o caminho que deseja viver.

Portanto, se algum dia você aprendeu algo de forma efetiva, é provável que tenha encontrado maneiras de fazer (processo), ajuda de materiais e mentores (instrução), além de força e motivação através de conquistas em sua vida (passado).

Por fim, saiba que quando você busca formas de evoluir e melhorar sua confiança, não existem fracassos. Tudo é aprendizado.

Fracassar é cometer erros e não estar preocupado com isso. É viver no piloto automático e sem nenhum objetivo além do prazer instantâneo. 

Ter dificuldades para melhorar não pode ser visto como um fracasso. Erros e falhas são parte do processo e ajudarão você a ajustar as rotas para chegar onde quer.

Ninguém nasceu confiante. Confiança se constrói todos os dias.

Como você tem feito para aumentar sua confiança?

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Continue sua evolução aqui:

Teste de Autoconhecimento: Qual é o Melhor e Como Fazer

Motivação: Um Guia Para Alcançar Seus Objetivos!

Organização pessoal: Guia Completo Para Começar Hoje!

Visão Pessoal: Definindo Seu Próprio Plano De Evolução!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *