fbpx

Versão em Áudio: Ouça Aqui

O modelo de como ser mais confiante varia de pessoa para pessoa mas, no geral, o que vou te ensinar vai te ajudar a desenvolver um caminho simples e eficaz de como ter uma confiança inabalável. O mais importante, porém, é entender que você pode continuar se desenvolvendo e percebendo o que, realmente, significa confiança.

Vou te explicar, também, o que é a falsa confiança.

Essa falsa confiança é algo que pode prejudicar bastante o modo como você vive a sua vida. Se você achar que vive com confiança mas, na verdade, viver com uma falsa confiança, então poderá estar se colocando dentro de armadilhas perigosas que poderá nem conseguir sair. No entanto, relaxe, isto será simples de resolver.

Método Comportamental de Como Ser Mais Confiante

Você acredita que as pessoas entram na academia querendo saber como ser mais confiantes?
Você acredita que as pessoas entram na academia querendo saber como ser mais confiantes?

Esse é o método mais fácil.

Porém, os resultados não são duradouros, mas são imediatos. Como tudo que podemos ter na vida, existem os seus benefícios e malefícios em usar ambas as técnicas. Ter um modelo de como ser mais confiante baseado em psicologia comportamental pode te ajudar a se tornar mais confiante em uma velocidade relâmpago. Mas, ao mesmo tempo, não é algo que possui adaptação conforme o tempo passar e a sua necessidade mudar.

E quem deve usar este tipo de método?

Porque, dependendo da sua situação e do seu contexto específico, utilizar um método simples talvez seja mais inteligente que utilizar um mais completo. E, caso queira, vou te mostrar um modelo completo em outro momento. E, pouco a pouco, vamos criando uma forma de você poder se tornar mais confiante de forma duradoura.

Vamos à parte comportamental…

O primeiro passo que você precisa seguir é colocar num papel o seu comportamento de confiança. O que significa, para você, uma pessoa confiante? Como ser mais confiante sem entender bem essa definição? E aqui vai um segredo importante: só você possui essa confiança. Talvez, para uma pessoa, o modo como ela quer ser mais confiante signifique perder totalmente a timidez. Ou, quem sabe, signifique poder mudar de emprego sem medo.

Isso dependerá de você.

Então responde, agora mesmo, o que significa, para você, ser mais confiante. A partir dessa definição, vamos para o segundo passo de como ser mais confiante. Pouco a pouco, o modelo comportamental vai criando uma espécie de momentum e ficará, tentativa após tentativa, mais fácil de você se tornar mais confiante do que hoje já é.

O segundo passo é medir esse progresso.

Medir significa, por exemplo, utilizar a metodologia SMART para entender como se manifesta sua forma de como ser mais confiante. Ou seja, você precisará ter algo bastante específico e que possa medir e atingir esse objetivo (sem critérios subjetivos). “Ser mais confiante” é genérico demais, então você precisará de algo que possa ter números ou objetivos de alto nível conectados diretamente nesse objetivo para que possa desmistificar a sua forma de como ser mais confiante.

E daí vamos para o terceiro passo de como ser mais confiante.

Esse passo é quando você consegue desbloquear um bom progresso nos dois primeiros níveis. Ou seja, você tanto escreveu a sua própria definição de o que é confiança bem como já tem métricas objetivas para medir o seu progresso. Agora você só precisa pegar um calendário e colocar na sua parede (falo sério). Coloque cola e tudo mais. Imprima um calendário de 30 dias para que você possa anotar qual nota/meta/etapa você está em relação ao seu objetivo de como ser mais confiante.

Método Corpóreo de Confiança Instantânea

Cada posição corporal acaba criando, consigo, uma forma diferente de energia mental.
Cada posição corporal acaba criando, consigo, uma forma diferente de energia mental.

O seu corpo fala.

E é importante você tentar ouvir o seu corpo de forma adequada ou nunca conseguirá atingir o que você, de fato, almeja na sua vida. Não é somente febre que tenta fazer algum tipo de comunicação com o seu corpo. Tudo que você faz, pensa ou age acaba repercutindo, também, no seu corpo. Esse é um fenômeno natural que, quando você aprender a ler seu próprio corpo, acabará tendo resultados ainda melhores na sua felicidade.

E como acelerar e enxergar estes resultados?

Procurar por dores, confortos, desconfortos e reações gerais no corpo é uma forma de identificar de que tem algo errado com nossa mente. Seja uma insatisfação no trabalho ou mesmo uma decisão que você não sabe como tomar, o seu corpo irá tentar falar com você. Mas para amplificar os seus resultados de como ser mais confiante, primeiro você precisa fazer o contrário.

Ou seja, enviar uma mensagem do corpo para a mente.

Isso pode ser feito de uma forma simples, o que significa que você precisará aprender ao longo do tempo a colocar na sua rotina essa mensagem. E, depois, continuar diariamente a inserir esse tipo de comportamento até virar um hábito enraizado na sua vida. Daí você pode desfrutar da mudança de como ser mais confiante pelo método corpóreo. A primeira tentativa que você irá fazer é uma power pose.

Uma power pose é uma “posição de poder”.

Isso quer dizer que você irá, literalmente, imitar as posições de super heróis. Pare comigo um segundo e pense sobre os orçamentos de centenas de milhões de dólares dos filmes famosos. Nada é por acaso nesses filmes e aquelas posições específicas são feitas para inspirar confiança. Como fazer um super herói parecer confiante? Colocando uma posição de poder nele.

E aqui vem o segredo do método corpóreo:

você também pode colocar uma power pose. Na verdade, para o ator de superman se sentir confiante o suficiente para atuar como o superman, ele pode até fazer uma posição de poder minutos antes de sua atuação de forma que possa se sentir mais confiante. Bastam alguns minutos na posição e pronto. Isso funciona porque seu corpo/mente já tem os sinais de que aquela posição é, de fato, uma posição de poder.

E pronto, agora você sabe como ser mais confiante.

Essa é a forma emergencial, porém. Outros modelos incluem, por exemplo, simplesmente ter postura o dia inteiro para que você possa ter outros efeitos corpóreos (como respiração) contribuindo para que você possa se tornar uma pessoa mais confiante. 

Método de Como Ser Mais Confiante Sem Pressa

Se você tem tempo para contemplar o processo de como ser mais confiante, esse é o método para você.
Se você tem tempo para contemplar o processo de como ser mais confiante, esse é o método para você.

Okay, tá sem pressa?

Primeiro responda para você mesmo porque você quer saber como ser mais confiante. No momento que você tiver essa resposta, você poderá entender melhor o seu objetivo final de como ser mais confiante. Isso significa várias coisas. Por exemplo, se colocar no futuro (fazer visualizações).

Ou seja, fazer uma projeção simples para essa direção.

Se você quer mesmo saber como ser mais confiante sem pressa, primeiro basta apenas começar escrevendo por qual motivo você quer isso. Depois de escrito seu motivo, agora é o momento de você conseguir lidar com o próximo passo: como será sua vida quando você souber como ser mais confiante?

“Kako, mas eu quero saber como ser mais confiante!”

Sim, eu sei, mas precisa ser construído. É tudo um passo a passo simples (mas eficaz e provado) que vai te ajudar a ser mais confiante conforme o tempo passa. Já vou te dar uma lista simples para que você entenda melhor a sequência lógica de como ser mais confiante. Por enquanto, temos o seu objetivo e a sua visualização, okay?

Agora vamos para as metas de longo prazo.

Agora crie um objetivo SMART da sua meta. Esse objetivo servirá de base para que possamos ter uma forma de medir com maior precisão o seu progresso e desenvolvimento. Daí não ficaremos perdidos dentro de critérios muito subjetivos. Depois, crie as macro metas do seu objetivo de como ser mais confiante.

E, para finalizar, escolha um hábito que vai te ajudar.

Na verdade, escolha vários hábitos (entre 5 e 15) que vão te ajudar a como ser mais confiante. Esses hábitos deverão ser treinados no dia a dia e você deverá se comprometer a realizar este hábito. Periodicamente (uma vez por semana, ao menos), medir o resultado deste hábito na sua meta principal. Pronto, aqui vai a lista simplificada.

  1. Defina o seu motivo.
  2. Visualize o futuro.
  3. Defina um objetivo smart.
  4. Defina macro metas.
  5. Escolha de 5 a 15 hábitos.

Algo importante: escreva tudo.

Estes 5 passos não são aleatórios e você precisará dar à sua mente o máximo de detalhes possível. Quanto mais detalhes você der, mais sua mente poderá ter informações de como será sua meta concluída. E quanto mais clara for esta meta no futuro, mais fácil será para você de chegar até ela.

Se puder, releia tudo todos os dias.

Quanto mais você escrever (tirar da mente), melhor. Da mesma forma, quanto mais você ler (recolocar na mente), melhor. E antes que você pergunte, não adianta apenas pensar. Escrever vai te ajudar a organizar os pensamentos e isso é algo totalmente impagável para seu objetivo, certo?

Método Secreto e Simples

Você não vai acreditar no poder deste método de como ser mais confiante.
Você não vai acreditar no poder deste método de como ser mais confiante.

Este método deveria ser proibido.

Esse método é tão eficaz que, não importa quanto tempo leve, é certeza que você conseguirá resolver os seus problemas e terá absoluta certeza de como ser mais confiante em sua vida. Isso é importante, principalmente, porque você também vai ganhar benefícios em várias e diferentes áreas da vida e poderá se tornar uma pessoa melhor.

E que método secreto é este?

É o simples autoconhecimento. Se você conseguir desenvolver o seu autoconhecimento, todas as outras respostas vão se juntando dentro da sua vida. Por exemplo, já perguntei o porquê você quer descobrir como ser mais confiante. Você sabe responder (de verdade) ou será que terá uma falsa resposta levada apenas pela situação que você está vivendo agora?

Então basta mergulhar dentro de si.

Mergulhar dentro de si e descobrir as maravilhas de uma vida de quem sabe como ser mais confiante. Isso significa ter resiliência emocional bem como características que te ajudem a ser mais conciso com seus valores e sua personalidade. Cada um de nós possui uma forma de viver e você precisará descobrir a sua se quiser viver no máximo que, realmente, pode.

Pouco a pouco, um novo “você” é construído.

Está pronto para aceitar este novo eu que pode se formar quando você mergulha no autoconhecimento? Se estiver, então basta continuar se desenvolvendo e Evoluindo com a ajuda do Alô Evolução. Basta fazer isso assinando nossa lista de emails e te enviarei, além dos meus cursos grátis, desafios para te ajudar em sua jornada de autoconhecimento.

Categorias: Pessoal

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *