12 Maneiras de Como Melhorar a Autoestima HOJE! (Rápido)

garota com baixa autoestima
Sua autoestima pode ajudar muito a sua vida. Investir em como melhorar a autoestima é uma ótima forma de ajustar sua vida.

De forma simples, este artigo vai te dar várias dicas que vão te ensinar como melhorar a autoestima através dos seus valores internos.

Eu recomendo que faça a leitura sequencial, mas se preferir e algo chamar sua atenção, pode pular para um dos tópicos.

Vamos começando com uma das mais poderosas dicas.

#1. Faça Sua Posição de Poder

Your body language may shape who you are | Amy Cuddy
Watch this video on YouTube.

Posição de Poder (ou da Mulher Maravilha) é simplesmente colocar seu corpo num estado de alta energia e motivação. O vídeo acima (legendado) é da Amy Cuddy, quem defende a causa.

Posições de poder são estranhas de explicar…

Mas vou conseguir te mostrar a importância delas, okay?

Nossa mente e corpo funcionam em “dupla-via”, o que significa que uma alteração na mente (pensamentos) cria resultados no corpo assim como uma alteração no corpo (postura) cria resultados na mente.

Um exemplo simples disso é quando você está nervoso e começa a ter embrulhos no estômago. Ou dor de cabeça devido ao estresse.

Para solucionar: seja como a Mulher Maravilha!

Existem sinais no nosso cérebro que ditam como estamos nos sentindo.

O segredo aqui é ajustar a sua postura para uma posição de Mulher Maravilha por alguns minutinhos logo depois de acordar.

Dessa forma, sua mente vai ajustar à alteração do corpo e seu dia ficará muito mais fácil de como melhorar a autoestima com essa técnica.

PNL: Descubra como esse método pode mudar sua vida

#2. Use Afirmações Positivas

Você é do tipo de pessoa que gosta de caderninhos?

Excelente! Essa dica é sobre trazer para você anotações diárias em momentos diversos para que você crie uma coleção de afirmações diárias.

Sabe aquela frase maravilhosa do Instagram que chamou muito sua atenção e, de repente, acabou motivando você a fazer algo? Ou mesmo trouxe uma felicidade repentina? São essas afirmações que você vai coletar.

Mas cuidado: não faça isso abaixo ou terá efeito contrário!

Essa técnica de como melhorar a autoestima é muito potente, mas ela pode funcionar tanto para o bem quanto para o mal.

Basta pensar quando alguém que você gosta fala algo, mesmo que sem querer, e acaba sendo bem doloroso na sua autoestima. Esse tipo de frase e afirmação nós não queremos do nosso lado, tudo bem?

Anote, num caderninho, todas as afirmações positivas do dia.

Todos os dias você irá anotar o que mais chamar sua atenção (no momento que vir). Pode anotar em algum aplicativo, como o Google Keep.

Tenha uma página com as “10 melhores afirmações positivas”. Elas podem mudar com o tempo. Algumas pessoas passam um mês anotando tudo que encontram e, depois, deixam algumas afirmações positivas fixas.

Essa forma de como melhorar a autoestima é facílima!

Basta ter um caderninho e, de repente, você terá muita facilidade em anotar apenas o que faz sentido para você. Anote o que realmente te motiva.

Todos os dias, após ter suas melhores frases (já no segundo dia), você lerá todas as frases (em voz alta) pouco depois de acordar. Assim você terá um dia iniciado com resultados de como melhorar a autoestima.

Existe outro lado negativo dessa técnica que explico abaixo…

#3. Ignore as Vozes Externas

Como melhorar a autoestima sendo criticada?
As vozes externas podem representar críticas dos outros ou mesmo uma forma de você tentar atingir as expectativas alheias.

A maioria das pessoas quer nosso bem.

Tudo bem, elas podem até querer, mas podem ainda assim fazer algo de ruim para sua mentalidade e sua forma de como melhorar a autoestima.

Para garantir que você tenha maior controle sobre sua autoestima e seu dia a dia, é importante ignorar algumas vozes que nos criticam, julgam e nos levam para um lugar que não queremos estar.

Por exemplo, nossos próprios pais.

É chato até falar sobre isso, mas nossos pais são as pessoas que mais querem que fiquemos bem em nossas vidas e que saibamos, realmente, como melhorar a autoestima diariamente.

Porém, a realidade deles e o conhecimento deles é contextualizado para outra época e outros valores. Ouvir e seguir os conselhos dos seus pais é receita certa para usar uma fórmula que talvez já nem funciona mais.

Relaxa, ficará mais fácil depois de aprender a próxima técnica…

#4. Respeite Mais Você Mesmo

Qual a relação disso com como melhorar a autoestima?

Lembra que falei para você ter cuidado em quem ouve, principalmente seus pais? Também podem ser seus amigos ou companheiros do trabalho.

Cada pessoa tem uma opinião, uma vivência e algo que podem trazer de bom (assim como de ruim). Para aprendermos a ignorar as vozes exteriores e focar no nosso autoconhecimento, é preciso auto respeito.

E você sabe o que é auto respeito?

Significa, para começo de conversa, que você tem bastante autoconhecimento e que sabe como melhorar a autoestima sem precisar de mais ninguém te julgando.

Uma forma de conseguir isto é se inscrevendo na minha lista. Outra forma é continuando a leitura deste artigo. Seja como for, ao entender e respeitar quem você é, você poderá deixar (ou não) que algo te afete.

Sobre o que te afeta, há um vilão terrível do seu lado neste momento…

#5. Desligue as Redes Sociais

mulher usando facebook e macbook
Todos os dias você recebe o convite de entrar nas redes sociais para abaixar sua autoestima. A dica aqui é bem simples: se te afeta, faça o esforço de sair.

Apesar de todo mundo ter redes sociais e usarmos elas diariamente, quero te fazer um convite que pouquíssimas pessoas na sua vida vão fazer.

Saia das redes sociais. Não, calma, não é para sair “porque sim”, mas somente se você quiser urgentemente descobrir uma forma de como melhorar a autoestima do dia pra noite.

É verdade, você melhora a autoestima do dia pra noite.

As redes sociais, em conjunto com a falta de autoconhecimento e auto respeito, criam algo perigoso em nossas mentes: aquela voz julgadora que diz que não somos suficientes.

A voz que diz que deveríamos ter um emprego melhor, que não escolhemos a faculdade certa e, o pior de todos, que “Marcela tem A, B e C e você não tem nada disso”.

Talvez Marcela seja a pessoa mais triste do planeta.

Ou talvez Marcela seja a pessoa mais feliz do planeta. Olha, sei que é estranho isso, mas a vida do outro é a vida do outro e a “projeção” que ela faz nas redes sociais não é a realidade.

E quando você aprende a silenciar sua mente, tanto faz o que o Marcela tem ou não porque você é feliz com quem você é (mais do quê o que você tem).

Fica fácil de como melhorar a autoestima assim.

Há ações que são ignoradas e geram até depressão (veja abaixo)!

#6. Beba Bastante Água (Sério!)

caneca dagua melhora autoestima
Não precisa pensar em algo “grandioso”, você vai descobrir como melhorar a autoestima com ações simples como um copo d’água.

Beber água vai te ensinar a como melhorar a autoestima!

Por qual motivo? Não é, exatamente, “água”, mas os nutrientes que seu corpo precisa.

Às vezes esquecemos (e repito o que falei na primeira dica) que nosso corpo e mente estão interligados. Isso significa que, se seus pensamentos são ruins o dia todo, o seu corpo vai ter problemas.

Se sua alimentação é precária, sua autoestima vai pro ralo.

Então serei breve e vou te dizer: seu organismo é um sistema químico que precisa de um balanceamento bastante preciso para você conseguir entender como melhorar a autoestima.

Se você deixar de comer tudo corretamente, acabará afetando até mesmo sua forma de pensar. Aqui basta pensar no efeito do açúcar em crianças ou como mulheres se sentem após um chocolate na TPM.

Uma forma de se alimentar (corpo e mente) é através da próxima dica…

#7. Tenha Uma Rotina Matinal

A maioria das pessoas não descobriu como melhorar a autoestima porque tem rotinas matinais diferentes todos os dias.

Isso significa que não se importam com a hora que acordam, com a hora que vão dormir nem com o que comem no dia a dia. Tudo bem, não somos robôs e não teremos um tipo de ração fixa para sempre.

Nossos pensamentos (e autoestima) agradecem se fizermos isso.

A rotina matinal significa, de certa forma, um jeito de como melhorar a autoestima através de uma rotina provada certa (como no livro Milagre da Manhã) que faz com que tenhamos maior motivação durante o dia para fazer as atividades que precisamos fazer o tempo todo.

A rotina matinal é uma forma de poder ajustar tudo que é necessário do seu dia logo nos primeiros momentos.

Dormir em momentos diferentes é uma receita para o fracasso.

É, preciso ser bem incisivo com isso, mas essa é a verdade e ela te libertará. Dormir e acordar em horários diferentes é como se você tivesse dois hábitos brigando todos os dias pelo mesmo objetivo.

O problema é que, por exemplo, se você passa de segunda a sexta acordando em um horário e resolve dormir um pouco mais no sábado e domingo, nenhum hábito se forma.

Como melhorar a autoestima se seu corpo tá lutando contra isso?

Ou seja, uma forma simples de como melhorar a autoestima é, somente, tendo o mesmo horário de dormir e acordar todos os dias.

Assim seu corpo será ajustado nos períodos circadianos e você poderá desfrutar do melhor que seu corpo e mente possuem logo pela manhã.

Essa é, aliás, a próxima dica (a mais eficaz, na minha opinião).

#8. Entre no Alô, Evolução

Oi, eu sou o Caio e quero falar com você rapidinho…

É difícil essa jornada que estamos vivendo por aqui, não é?

Tanta coisa pra ver, aprender, sofrer, chorar e voltar aos trilhos que deixamos de ter tempo para nós mesmos e, muitas vezes, vivemos apenas para os outros.

Às vezes escravizamos nossa vida em troca de um salário mensal e acabamos vivendo para agradar as opiniões alheias.

Isso é difícil e eu sei porque também passo por isso.

Mas eu decidi não aceitar. Eu decidi que a vida precisa valer à pena de ser vivida e que eu poderia ajudar outras pessoas com os mesmos problemas que eu a transformarem esses problemas em formas de como melhorar a autoestima facilmente.

Okay, não tão facilmente, mas prometo que valerá à pena.

[captura]

#9. Visite Um Psicólogo

É, essa é uma forma de como melhorar a autoestima.

Algumas pessoas não gostam, outras até tem preconceito com psicólogos e outras até acreditam que remédio passado por psiquiatra é só pra doido.

Mas a verdade é que, se analisarmos a Pirâmide de Maslow, vamos notar que estamos num estágio de evolução que podemos ter esses tipos de problemas.

Antigamente, não era possível ter esses tipos de problemas.

Isso acontece porque, quando preenchemos os níveis inferiores da pirâmide de Maslow, temos a possibilidade de subir para os níveis superiores.

Isso mostra o quão importante é de termos autoconhecimento e auto respeito para saber o que realmente é verdade do que nossos pais dizem e o que nos representa.

Problemas psicológicos são sim “dessa época”.

Antigamente”, poderia dizer seu pai ou alguém próximo, “não tinha isso de depressão ou ansiedade. A única forma de como melhorar a autoestima era trabalhando ou não tinha comida na mesa”.

E é, realmente, verdade. As gerações anteriores tinham outros problemas (como fome) mas, por culpa dos esforços deles, estamos em um novo nível evolutivo e temos outros tipos de problemas.

Por isso, respeite a si próprio se achar que deve ir no psicólogo.

Na verdade, essa é minha maior recomendação: se você achar que deve ir, então você realmente deve ir.

Posso te pedir algo de coração? Se você achar que deve, então pare a leitura e marque um psicólogo nos próximos 5 minutos.

Mas, caso realmente essa não seja sua situação, então a próxima dica vai te ajudar te dando um pouco de espaço interno e pessoal para você trabalhar.

#10. Medite 10min Por Dia

mulher meditando na natureza
Meditar não precisa de todos os elementos dessa foto acima, mas apenas de um elemento que falarei aqui abaixo.

Não, 10 minutos por dia não é pouco.

Basta 10 minutos por dia para amplificar suas formas de como melhorar a autoestima.

Você pode usar um aplicativo para te ajudar a lembrar ou mesmo uma meditação guiada para te ajudar a meditar. Caso queira, vá no Youtube para encher sua vida de meditações guiadas e, assim, poderá ter um ótimo desempenho mental.

Como meditar em casa: 7 dicas infalíveis

#11. Entenda Que Tudo Vai Passar

Sim, tudo realmente vai passar.

Seja “bom” ou seja “ruim”, essas são apenas palavras que usamos para atribuir algum tipo de significado na nossa vida.

Bom ou ruim não importa, mas a forma de como melhorar a autoestima é entendendo que tudo é passageiro.

Tanto seu emprego quanto você mesmo vão passar nesse universo. Uma forma de entender o quão simples e pequenos nesse universo somos é verificar isso na prática (ao menos com uma aproximação).

Entenda que sua existência é passageira e aproveite-a.

Ter gratidão e saber que “esse dia que você tem é o único dia que você tem” é uma forma de aprender a aproveitar ele de uma forma superior.

É fácil de falar para quem já percebeu como melhorar a autoestima através da contemplação das pequenas coisas do dia a dia, mas sei que você atingirá seu caminho passo a passo e vai conseguir perceber que, apesar de ter baixa autoestima neste momento, isso vai passar.

#12. Tome Um Banho de Chuva

criança brincando na chuva com alta autoestima
Quando você parou de ter a felicidade aleatória como a que estava no seu rosto de quando você era criança?

Talvez essa seja a experiência que a maioria das pessoas tem como sendo a primeira de mindfulness.

Sabe, quero até saber sua resposta sobre isso. Você foge quando uma leve neblina cai sobre sua roupa, face e corpo? É estranho, mas as pessoas não tem motivo para correr ou fugir de uma rápida e inofensiva neblina.

Na verdade, essa é uma das maiores bênçãos que existe…

Já pensou como é magnífico ter uma incontável quantidade de gotículas d’água caindo e preenchendo seu corpo com sensações de calma e relaxamento?

Isso, porém, volta para as primeiras dicas do artigo.

Se você não tem autoconhecimento nem auto respeito, como vai saber se está fugindo da chuva com medo de se molhar ou se está seguindo a boiada e está apenas se protegendo dos olhares alheios?

Se a chuva não molha, porque está fugindo? De quem está fugindo?

Se você cansou de fugir da chuva (e de você mesmo), eu digo que chegou a hora de encontrar o próximo nível evolutivo e de felicidade que você tanto merece.

O que posso te dizer nesse momento (e te ajudar) é que se inscreva em minha lista de emails.

Nela você vai receber dicas, reflexões e ensinamentos que (assim como esse artigo) levarão você para o próximo nível onde, juntos, seremos todos muito mais felizes!

Sendo assim, não deixe de se inscrever abaixo.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *