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Como meditar em casa
De rh2010 | stock.adobe.com

Quer aprender como meditar em casa, mas acha que não consegue inserir a prática em sua rotina?

A realização da meditação é capaz de trazer vantagens surpreendentes para sua vida. Elas vão desde o aumento da sua concentração, até a melhora da saúde física e mental.

O problema é que, para aproveitar essas melhorias, você precisa de muita dedicação. Apenas assim, poderá colocar em prática as técnicas da meditação e conseguir melhorar a sua qualidade de vida como um todo.

Mas como fazer isso em meio a rotina caótica e repleta de compromissos?

É a solução para esse dilema que você irá encontrar ao longo deste artigo.

Selecionamos 07 dicas infalíveis de como meditar em casa para você começar ainda hoje. Confira:

#1. Escolhendo a técnica

Escolha a técnica para meditar
Escolha a técnica para meditar

Escolher a melhor técnica de como meditar em casa é o primeiro passo para que você tenha sucesso com essa atividade.

Antes de definir qual delas você irá seguir, é preciso esclarecer que não existe um método certo ou errado para a prática da meditação. E sim, aquele que você se sente mais confortável.

Hoje, você pode encontrar uma grande diversidade de métodos e técnicas para começar a meditar. Existem diversas escolas e filosofias que estimulam e ensinam a realização da meditação.

A dica aqui é que você sempre escolha aquela que melhor se encaixe ao seu estilo e às suas necessidades. Através delas, você terá mais qualidade de vida, saúde e será mais fácil incluí-la em sua rotina.

#2. Encontre o melhor lugar para meditar

Escolha o melhor lugar para meditar
Encontre o melhor lugar para meditar | Foto de negocios creado por yanalya – www.freepik.es

Ter um espaço na sua casa para meditar é o segredo para você conseguir relaxar a mente mais rápido.

O ideal é que esse local seja limpo, organizado e que seja o mais silencioso possível. Assim, você se sentirá mais confortável e terá o foco necessário durante a realização de sua meditação.

Mas isso não é tudo, na medida em que esse hábito se fortalece, o seu cérebro irá associar esse espaço como um ambiente tranquilo. Isso fará com que você se sinta bem e consiga se concentrar melhor em um curto período de tempo.

Se você quer uma experiência de meditação ainda mais intensa, é indicado explorar os sentidos. Isso pode ser realizado por meio do uso de incensos no ambiente ou até mesmo sons relaxantes.

#3. Escolha o melhor horário para meditar

Encontre o melhor horário para meditar
Encontre o melhor horário para meditar

Uma excelente dica de como meditar em casa é escolher o melhor momento para realizar essa prática.

Para criar o hábito, o ideal é que você defina uma hora reservada para esse momento. Assim, poderá incluir a meditação com mais naturalidade em sua rotina.

Geralmente, os especialistas recomendam que você comece essa atividade pela manhã ou antes de dormir. Por quê? Nesses horários, a sua mente estará mais descansada e você não terá que lidar com interrupções frequentes.

Depois de definir o seu horário, certifique-se de que nada irá tirar a sua concentração. Para isso, desligue o celular e mantenha-o longe do seu local de meditação.

#4. Fique em uma posição confortável

Fique em uma posição confortável.
Fique em uma posição confortável. | Photo by BonnieHenderson at Morguefile.com

Agora que você escolheu a técnica de meditação, o lugar ideal e definiu um horário para meditar, chegou o momento de definir qual posição adotar. De maneira geral, existem diversas posições para entrar no estado meditativo, veja quais são:

  • Sentar em uma cadeira mantendo a coluna ereta;
  • Sentar no chão em posição de lótus ou semi-lótus;
  • Sentar em uma almofada com as pernas cruzadas;
  • Deitar com a barriga para cima.

Para os iniciantes, é recomendado meditar sentado. Isso porque, a maioria deles dorme quando começa a meditar deitado. Isso não é uma regra, o ideal é que você escolha a forma com que se sente mais cômodo.

#5. Coloque o foco em sua respiração

Para manter a concentração, coloque o foco em sua respiração
Para manter a concentração, coloque o foco em sua respiração | Foto de personas creado por yanalya – www.freepik.es

Quando você consegue se concentrar na sua respiração, as suas chances de relaxar a mente e corpo aumentam consideravelmente.

Isso porque, nesse estado meditativo torna-se mais fácil equilibrar os seus sentimentos e até mesmo melhorar o funcionamento do seu organismo.

Por isso, durante a meditação busque fechar os olhos e manter-se concentrado na respiração. Inspire lentamente e perceba o ar entrando pelo nariz, e em seguida expire o ar tranquilamente.

No início, faça isso diariamente durante 5 minutos e aos poucos vá aumentando conforme quiser. O importante é manter a consistência, com o passar dos dias, vai se sentir mais equilibrado e calmo.

#6. Perceba e deixe ir os pensamentos

Perceba e deixe ir os pensamentos
Perceba e deixe ir os pensamentos

Outro grande desafio enfrentado por quem está começando a meditar é perceber os pensamentos que surgem no estado meditativo. Em muitos casos, é justamente isso que faz com que elas desistam de desenvolver esse novo hábito.

Para que isso não aconteça com você também, não tente lutar contra os pensamentos que surgirem. Uma maneira eficaz é:

  1. Tome consciência dos pensamentos;
  2. Agradeça por eles;
  3. Deixe-os ir.

Isso fará com que você não se sinta frustrado ao pensar que não está meditando corretamente.

Agora, se você não consegue deixar de pensar em outras coisas, concentre-se na sua respiração. Observe a forma que o ar entra e sai do seu nariz e boca.

#7. Como meditar em casa com aplicativos

Como meditar em casa com a ajuda de aplicativos
Como meditar em casa com a ajuda de aplicativos

Outra dica infalível de como meditar em casa é fazer o download de aplicativos de meditação.

Neles, é possível encontrar sua maneira de meditar favorita e ainda acompanhar o seu progresso em busca dos benefícios que a meditação pode fornecer para sua vida.

Atualmente existe uma grande variedade de aplicativos de meditação. Tudo o que você precisa fazer é escolher um e instalar no seu smartphone.

Para ajudar você a escolher o ideal, selecionamos abaixo os melhores aplicativos de meditação:

  • Insight Timer
  • Zen
  • 5 Minutos
  • Gratitude
  • Calm

Mas isso não é tudo. Todos esses aplicativos oferecem uma versão gratuita para que os usuários possam inserir a meditação em sua rotina. Vale a pena conhecer, cada um deles.

Aprender como meditar em casa é algo que exige muita disciplina e paciência. Mas, quando você transforma o ato de meditar em um hábito, conseguirá relaxar a mente, mantendo o equilíbrio de pensamentos e emoções.

Isso pode fazer toda a diferença em sua vida.

Especialistas afirmam que em apenas 8 semanas é possível perceber os grandes benefícios da meditação para sua vida. Isso porque, você se sentirá mais confiante e disposto a enfrentar os desafios do dia a dia.

Espero que esse artigo traga motivação para que você comece ainda hoje a meditar em casa, eu comecei há um ano atrás e não pretendo parar nunca mais. E você? Já é praticante? Consegue sentir os benefícios da meditação em sua vida?

Comente abaixo e ajude os demais leitores a se motivarem para iniciar a prática da meditação em casa.

Categorias: Espiritual

Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

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