fbpx
Não precisa ter medo, em breve tudo ficará mais fácil para você saber como falar em público.

Não precisa ter medo, em breve tudo ficará mais fácil para você saber como falar em público.

Se você pensa que precisa deixar de ser tímido para aprender como falar em público, relaxa.

Tudo ficará bem e você vai aprender a falar em público para um grupo de amigos, apresentação da faculdade (ou trabalho) e até mesmo um TED Talk para centenas de pessoas. Gostou da ideia? Não, não é impossível. É simples, trabalhoso, mas eficaz.

Essas 10 dicas são tudo que você precisa focar aqui.

Provavelmente você pesquisou sobre o assunto de como falar em público porque está próximo de fazer uma apresentação e o medo, frio na barriga e a ansiedade começaram a aparecer.

Eu tenho uma dica boa para você sobre isso. Ao invés de precisar chegar a esse ponto, e antes de iniciar o artigo, que tal garantir que você nunca mais seja pego de surpresa e continue sempre, sem dificuldade e no seu tempo, Evoluindo como uma pessoa melhor?

Você pode se manter em constante Evolução se inscrevendo na minha lista de e-mail no final desse artigo.

Agora vamos às 10 dicas de como falar em público com confiança firme.

Essas dicas foram feitas com teor prático, então eu espero que você não apenas leia, mas execute cada uma delas na sua vida de forma a trazer ótimos resultados seja lá para qual motivo você queira aprender como falar em público.

 

#1. Como Falar em Público Com Timidez?

Timidez tem muita relação com nosso ego e a forma como nós lidamos com nosso medo da opinião dos outros. É importante reduzir essa necessidade que temos da aprovação dos outros (isso destrói nosso eu interior), mas vamos focar no superficial aqui.

Entenda superficial como a resolução do seu problema sobre como falar em público. É superficial porque vai te ajudar imediatamente e em todas as apresentações, mas não é a solução ideal.

Timidez não muda sua eficácia na apresentação.

Então estas dicas foram feitas para lidar com uma apresentação mesmo para pessoas tímidas. Na próxima dica você vai entender como que você pode ganhar segurança na sua apresentação.

Se você não tiver confiança, talvez você ache bastante injusto que algumas pessoas tenham ótimos resultados mesmo sem se esforçar. Mas relaxa, agora vai melhorar.

 

#2. O Pitch Perfeito e a Improvisação

Essa imagem te assusta? Pessoas olhando diretamente para você e querendo saber o que você pensa. Não se preocupe, vai passar.

Essa imagem te assusta? Pessoas olhando diretamente para você e querendo saber o que você pensa. Não se preocupe, vai passar.

O Pitch de Elevador é um modelo de apresentação relâmpago.

Basicamente, você precisa juntar toda sua ideia em 30 segundos de apresentação oral para convencer alguém. Esse modelo surgiu como forma de apresentar ideias para potenciais investidores.

Já pensou convencer alguém a investir em você em 30 segundos? Ou a dar uma hora do tempo dela para ouvir melhor o que você tem a dizer?

O Pitch perfeito é muito bem ordenado.

Isso significa que cada palavra é minuciosamente analisada, revisada e encaixada na sequência geral para atingir o resultado máximo. Depois de preparado o texto, a pessoa só precisa praticar umas 200 ou 300 vezes até se tornar um “Pitch Perfeito”.

E sabe por qual motivo estou te falando isso? Apenas para dizer que decorar não vai funcionar. Se você quer saber como falar em público por apenas 30 segundos, então este artigo não é para você.

Mas, se você for fazer algo com mais de 5 minutos…

você precisará de outra estratégia. Normalmente, essas estratégias estão relacionadas a ter uma linha central de raciocínio ao invés de uma estrutura fixa e decorada palavra por palavra.

Sabe o que acontece quando você comete um errinho numa estrutura fixa? Você tem um branco e esquece a sequência inteira. É por isso que o próximo tópico existe…

 

#3. Como Falar em Público Com Cola

Antes de tudo, entenda que o branco é normal e ele vai acontecer.

O que você precisa fazer para lidar com o branco é só isso: entender que ele vai acontecer. Se você fizer isso, terá a auto responsabilidade de assumir qualquer tipo de falha ou problema que você tenha e que possa impactar seu resultado final.

Aprender como falar em público significa usar todos os seus recursos para passar o que você sabe para as pessoas que estão te assistindo.

Use uma “colinha” bonita.

Não use uma folha de caderno cortada e feia. Você pode usar os próprios slides como cola, desde que eles não tenham muito texto, mas somente tópicos e imagens.

Lembre-se que a audiência deve prestar atenção em você e não nos seus slides. Mesmo com a cola em mãos, o que pode acontecer?

 

#4. Entenda Que Tudo VAI Dar Errado

Como falar em público é similar a se preparar para uma viagem. Quanto melhor você fizer a revisão do carro, menor é a chance de algo dar errado e atrapalhar sua experiência.

Como falar em público é similar a se preparar para uma viagem. Quanto melhor você fizer a revisão do carro, menor é a chance de algo dar errado e atrapalhar sua experiência.

Se sua cola está nos slides e o projetor der problema, o que fará?

Leve tudo em consideração e seja precavido. Tenha, por exemplo, uma simples página no bolso dos tópicos principais. Imagine, por exemplo, se faltar energia no local.

Entenda que ser precavido vai te ajudar a superar o nervosismo em como falar em público. Quando você se precaver de tudo que VAI dar errado, fica fácil saber como falar em público porque você está preparado para tudo.

Aliás, a sua audiência está pronta para você?

 

#5. Fale Com o Emocional, Não o Racional

Humanos absorvem informação de forma emocional.

O racional convence as pessoas usando argumentos lógicos irrefutáveis, mas você já esteve em uma discussão sabendo estar certo mas a outra pessoa não aceitava? Entenda isso como sendo argumentos contra emoções.

Você pode, por exemplo, colocar histórias suas ou de eventos relacionados ao que você está apresentando para explicar algum tópico. Isso irá fixar muito mais os assuntos da sua apresentação.

 

#6. Passos Curtos e Firmes

Você pode mentalizar, à distância, o seu grande objetivo, mas lembre-se de manter-se na realidade e ir, passo a passo, ao seu objetivo de aprender como falar em público.

Você pode mentalizar, à distância, o seu grande objetivo, mas lembre-se de manter-se na realidade e ir, passo a passo, ao seu objetivo de aprender como falar em público.

Vá devagar. Relaxe.

Uma grande apresentação de duas horas de duração pode ser difícil para quem não sabe como falar em público, mas garanto que ela começará pelo primeiro passo.

Iniciar é o mais difícil, então foque sua atenção nisso aqui e comece o mais rápido que puder a planejar sua apresentação.

Se você tem uma apresentação para daqui há 30 dias, então planejar e ensaiar uma horinha por dia pode ser suficiente para você. E algo importante no próximo tópico é: seja você mesmo.

 

#7. Não Siga Estereótipos

Quem sabe como falar em público bem?

Conhece o Elon Musk? Ele não é muito bom em como falar em público, mas é imensamente respeitado pela sua audiência.

Você não precisa ser eloquente, usar terninho e palavras difíceis. Tudo que você precisa é ser entendido e nada mais. Então seja você e se adeque às regras do ambiente sem perder sua essência.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=KpyixMil_FM]

 

#8. Aprenda a Respirar

Simplesmente respirar. Devagar.

É bem comum, quando estamos nervosos ou animados, falarmos sem respirar corretamente.

Minha dica aqui é que você treine sua atenção para perceber esses momentos. Quando eles acontecerem, que você tenha a resiliência de reduzir um pouco a velocidade e ir, devagar, focando na sua respiração enquanto fala mais pausadamente.

Saber técnicas de respiração também ajudarão nisso.

 

#9. Não Fale Seus Erros, Mas Aceite-os

Normalmente quem possui timidez também possui crenças de que todo mundo está julgando você. Então basta errar uma palavra, tropeçar em algo ou confundir uma sentença que você começará a pedir desculpas sobre o que fez e o erro que cometeu.

Deixa eu te contar um segredo: as pessoas não perceberão seus erros exceto se você os comentar. Mas isso não significa que você deva deixar de ser humilde.

Mas significa deixar sua apresentação fluir.

Imagine que você começou a falar bem rápido e, quando percebeu, pediu desculpas por falar rápido e disse que iria desacelerar. Talvez ninguém tivesse notado isso.

E, pior ainda, quando você quebra o fluxo de pensamento, sua audiência acaba se perdendo no meio do caminho. É aquela velha história da Daiane dos Santos. Ela comete pequenos erros que apenas os mais profissionais são capazes de ver, mas ela continua naturalmente.

Não lembra da Daiane dos Santos? Veja o vídeo.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=txgDluTyLT4]

 

#10. Aprenda a Ler Seu Público

Essa é uma dica um pouco mais complexa sobre como falar em público e vou te poupar de precisar entender ela neste momento. Na verdade, essa é uma dica que envolve o modo como você socializa e sua percepção dos outros sobre você.

Quando você sincroniza isso, sua força de vontade em como falar em público aumenta e você tem a possibilidade de se tornar tudo aquilo que você nasceu para ser.

A décima dica é um convite.

Um convite para você continuar Evoluindo. Saber como falar em público é super importante mas, como falei no início, é apenas uma solução superficial para algo muito maior: você próprio.

Quando você adquire autoconhecimento e usa as ferramentas necessárias para descobrir seus máximos potenciais, nada mais será impedimento para você.

E o convite da décima dica é para você fazer parte da comunidade do Alô Evolução, onde pessoas iguaizinhas a você buscam ter uma vida melhor e mais prazerosa.

Num lugar onde a timidez não tem sentido: Alô, Evolução!


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *