fbpx

De agora em diante, vou te ensinar rapidamente como escolher uma profissão de uma forma que você nem imagina. Na verdade, essa é a forma mais eficaz do mercado de trabalho e não somente vai te ajudar a conseguir a profissão que deseja, mas você irá se destacar perante os outros candidatos. Prepare-se para descobrir a melhor forma de como escolher uma profissão.

Ouça este Artigo aqui

Saiba o Que Você Quer Primeiro (Se conheça)

Como escolher uma profissão acaba se tornando um processo de introspecção onde você se conhece ainda mais.
Como escolher uma profissão acaba se tornando um processo de introspecção onde você se conhece ainda mais.

Como escolher uma profissão sem saber qual?

Okay, eu entendo que você veio até este artigo com o objetivo de conseguir descobrir como escolher uma profissão. Mas eu vou te fazer outras perguntas que vão te ajudar a descobrir outras respostas. Isso é importante porque você só precisa saber a pergunta certa para descobrir a melhor resposta. Se eu te der um teste com um monte de perguntas,

você receberá uma resposta errada.

O melhor teste que você pode fazer é se aprofundar dentro de você mesmo e descobrir a forma única como você vive a sua vida e decide como escolher uma profissão. Então este é o simples primeiro passo: encontre algo que você tem paixão e propósito. Isso significa atividades que você deseja com muita vontade do fundo do coração.

E se você não tiver essa atividade? 

Bem, a solução é testar. E isso vai mudar bastante o seu caminho. Eu posso dizer com bastante segurança que você tem entre 16 e 25 anos. Isso porque, conforme amadurecemos, começamos a descobrir melhor nossos gostos. Se você chegar a passar dos 25 anos e ainda não souber sua profissão, eu tenho algo importante a te dizer: como escolher uma profissão sem nunca experimentar?

Seu momento de experimentar é agora.

Somente assim você poderá descobrir uma forma de conseguir encontrar sua paixão e propósito na forma como escolher uma profissão. Não existe idade certa e você pode recomeçar mesmo que tenha 50 anos. Mas existe uma dica que você precisa seguir: tenha paciência. Sua profissão dos sonhos vai aparecer, mas você deve ter a resiliência de entender que pode levar um tempo.

E aqui vem o segredo: deixar levar esse tempo.

A forma como você escolhe sua profissão é definida pela paciência que você tem em procurar novas profissões conforme não gosta das antigas. E talvez isso vá contra tudo que te ensinaram, mas é somente a verdade. Perceba as pessoas ao seu redor e tente descobrir quem é mais feliz (próximo tópico). As pessoas que mais testarem serão aquelas que mais saberão o que querem.

Dá uma olhada no vídeo abaixo e compare com sua vida.

Como encontrar um TRABALHO SIGNIFICATIVO| O que é o IKIGAI | Seja Uma Pessoa Melhor
Watch this video on YouTube.

É importante lembrar que você precisa fazer, exatamente, o contrário do que você deseja. Enquanto seu desejo é descobrir como escolher uma profissão, sua necessidade é deixar de procurar. Sua necessidade é, simplesmente, se jogar na primeira oportunidade que aparecer. Mas calma, existe um momento em que você deve parar um pouco e aproveitar os frutos da profissão perfeita.

E vou te explicar isso agora.

Como Escolher Uma Profissão Que Te Faça Feliz

Já pensou estar no trabalho com um sorriso desses no rosto?
Já pensou estar no trabalho com um sorriso desses no rosto?

Todas as pessoas (sem exceção) são felizes. 

Mas todas as pessoas (sem exceção) são tristes. Isso acontece porque nossa mente funciona na instabilidade de sempre querer o que não pode ter. Dessa forma, conforme você começa a querer (ou deixar de querer) algo, o modo como escolhe uma profissão vai se reformulando. E como escolher então?

Pelo medidor atual de felicidade.

Existem vários tipos de pessoas. A gente pode até enquadrar você num teste gratuito de autoconhecimento para saber qual dos 16 perfis mais se parece com o seu. E cada perfil tem uma forma de ser feliz no modo como escolher uma profissão. Se você quer estabilidade, talvez prefira um emprego com baixo risco onde você possa melhorar os processos que faz mas sem precisar inovar.

Ou talvez você ame as comissões altíssimas.

Nesse caso, que tal ter muito risco e muita recompensa? Isso vai depender de pessoa para pessoa e, mais importante ainda, vai depender do seu momento de vida. Não é tão simples quanto pensar que temos perfis fixos na nossa vida. Nós vamos mudando conforme amadurecemos e nos tornamos pessoas diferentes. 

A forma como escolher uma profissão envolve autoconhecimento.

Envolve discernir entre o que é certo ou errado para você. Se você não tolera vender seguro de carro para quem não tem carro (somente para atingir metas), então cuidado com a profissão que você escolher. A forma como escolher uma profissão vai definir muito mais que somente o seu trabalho atual, vai definir suas amizades por culpa das pessoas com objetivos similares.

Então seja feliz e atraia felicidade.

E parece fácil de falar, correto? Talvez você esteja pensando nas taxas altas de desemprego ou na dificuldade em se formalizar. Talvez, ainda, não queira passar 8 horas da sua vida, todos os dias, trabalhando numa empresa que não gosta para receber um salário “Injusto”. Mas aqui vem um grande problema: como escolher uma profissão se não é você quem escolhe?

É importante ter um bom mindset.

Mas e se você não for qualificado? É importante, mais do que como saber escolher uma profissão, saber o quanto você vale no mercado. Se você terminou o ensino médio e está indo direto pro mercado de trabalho com 18 anos, então qualquer profissão é a melhor profissão para você. Por que? Porque você ou será terrível ou será ótimo.

E se você ganhar uma mesada dos pais?

Mesmo nesse caso, é importante entender como escolher uma profissão. A partir desse ponto, você deixará de poder contar com a ajuda dos seus pais para tudo (é preciso amadurecer). Cada pessoa tem suas dificuldades que a levarão para um novo estágio de Evolução. Abrace as dificuldades e entenda que são elas que farão você se tornar alguém ainda melhor no futuro (não as facilidades).

Escolha uma profissão desafiante mas que te deixe feliz.

Mas, repito: você não tem como saber até testar. Então o objetivo é somente testar e ir descobrindo, através do seu autoconhecimento, como escolher uma profissão dos sonhos. No próximo tópico vou te falar sobre um método em 3 etapas para descobrir essa profissão. 

Unindo Útil, Profissão Escolhida e Agradável

Siga atentamente essas etapas para entender como descobrir uma profissão de sucesso (e felicidade).
Siga atentamente essas etapas para entender como descobrir uma profissão de sucesso (e felicidade).

Você é um ótimo vendedor?

Ou seria melhor fazer dindin gourmet e vender na praça da esquina? Existem 3 etapas para definir como escolher uma profissão. As etapas são: Oferta, Demanda e Validação. Se você seguir as três etapas, então conseguirá encontrar algo que pode fazer para te deixar feliz ao escolher uma profissão.

Etapa 1: Oferta.

Essa etapa tem relação com o que você faz muito bem. Por exemplo, imagine que você cresceu construindo pequenos bonequinhos de madeira. E acabou desenvolvendo uma ótima habilidade com isso quando uniu ao ventriloquismo. Talvez um terno e gravata não rendam tanto quanto escolher uma profissão de ventríloquo. Isso é, claro, apenas um talvez. Mas, nessa etapa, seu objetivo é listar suas maiores aptidões (gostando ou não delas).

E se for fazer ventriloquismo, quem sabe faça algo assim?

SPOOKY GLOWING PUPPET ! !
Watch this video on YouTube.

Etapa 2: Demanda.

Todas as vendas de uma empresa são feitas porque alguém fez algo (Oferta) e alguém solicitou esse algo (Demanda). Nessa etapa, seu objetivo é descobrir o que as pessoas desejam de você. Por exemplo, talvez você seja incrível em fazer pinturas de unhas personalizadas ou mesmo em pintar as paredes da casa. A diferença dessa etapa para a anterior é que não é mais você quem define como escolher uma profissão.

A pergunta é: o que te pedem para você fazer?

Há pessoas que aprendem a consertar computadores, fazer bolos ou mesmo cantar. De repente, de favor em favor, acabamos descobrindo como escolher uma profissão. E talvez esteja ao seu lado e você não veja a profissão que possa gerar muita lucratividade. Basta enxergar e se posicionar como autoridade (se especializando).

Etapa 3: Validação (paixão).

Essa é a etapa mais prazerosa. O que você gosta de fazer? Comer? Viajar? Desenhar? Programar? Liste tudo que você faz como hobby. Quando você tiver as três listas prontas, é hora de encontrar tudo que existe em comum nas três etapas. Essa é uma incrível maneira de como escolher uma profissão. Depois que fizer isso, terá uma pequena lista de melhores empregos prováveis.

E se nenhum for perfeito?

Tudo bem, basta continuar tentando e testando como escolher uma profissão. Pergunte a amigos, converse com pessoas e amplifique seu autoconhecimento. Para ir mais além e descobrir muito mais que sua profissão (e sua felicidade), eu recomendo que faça meus cursos gratuitos antes de definir qual será a sua profissão.

Basta entrar e criar seu perfil aqui.


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *