Como desenvolver o autoconhecimento através de 7 passos práticos

O autoconhecimento é a principal habilidade quando se pensa em começar a evoluir como pessoa. Assim, pensar em ter sucesso, sem conhecer a si mesmo é algo quase que sem sentido. Por isso, a importância de saber como desenvolver o autoconhecimento.

Isso porque, sem conhecer quem é você em essência e o que deseja viver, pode acabar perdendo tempo e energia se dedicando a caminhos e objetivos que não quer. Doido não?

Como consequência, é provável que muitas das coisas importantes que você quer viver e conquistar e ainda nem sabe, fiquem pelo caminho por falta de autoconhecimento e foco.

Eu realmente não gosto de perder tempo e imagino que você também não.

Assim, neste artigo falaremos sobre como desenvolver o autoconhecimento através de 7 passos que dependem apenas de você e podem ser colocados em prática ainda hoje. Dessa maneira, será possível cuidar que seus caminhos levem sua vida para onde você realmente quer chegar.

#1. Testes e avaliações de autoconhecimento

Como desenvolver o autoconhecimento - Testes e avaliações de autoconhecimento

Os testes e avaliações são os caminhos mais rápidos que você vai encontrar para ter informações úteis sobre quem é você.

Esses testes são criados com base em muitos estudos psicológicos e têm como objetivo, identificar o maior número de informações possíveis e úteis para você, de forma instantânea.

Informações sobre suas características de personalidade e comportamento que são de grande ajuda para um mapeamento inicial sobre quem é você em essência.

Mas calma, não leve os testes ao pé da letra. Por isso, falaremos a seguir sobre a importância de refletir.

#2. Reflita

Bacana! Você foi lá, fez seu teste de autoconhecimento e descobriu muitas coisas que sabia e algumas que não tinha ideia. Digamos que tenha descoberto que tem dificuldades para se relacionar com outras pessoas porque é naturalmente mais tímido(a).

Assim, o mais certo a fazer é aceitar que nada pode fazer para mudar, certo? ERRADO!

Por isso, refletir é importante. Você até pode ter uma tendência a ser mais tímida(o), bem como, suas experiências na infância e adolescência, podem ter reforçado ainda mais esse comportamento. Mas isso não é uma lei.

Não falo apenas de resultados de testes que você possa ter feito online ou ao vivo, mas também sobre tudo aquilo que acredita ser verdade absoluta sobre você.

Pare, pense e reflita. Essas coisas que acredita sobre você e seu jeito são verdades absolutas? Quem disse? Por que ? Você gosta dessas “verdades”?

Após refletir, escolha o que você quer ser e viver e esqueça todas as “verdades” que não representam seus sonhos e objetivos. Essa é a melhor forma para começar a desenvolver seu autoconhecimento.

#3. O que você valoriza?

O que você valoriza?

É quase que natural avançar para esse estágio quando você se propõe a refletir e questionar seus pensamentos, sentimentos e emoções. Isso porque, ao refletir, você consegue enxergar melhor as coisas que considera importantes em sua vida.

Claro que isso é um breve resumo sobre como identificar e viver os seus valores pessoais. Caso queira saber mais sobre valores pessoais, vou deixar o link do artigo que escrevi sobre o tema, aqui no Alô Evolução:

O que são valores pessoais? 3 dicas para viver bons valores

Com isso, você para de perder tempo e investir energia remando para o lado errado e começa a criar um plano para viver e conquistar o que quer. É sobre isso que falaremos a seguir

#4. Você sabe o que quer?

Então você se dispôs a refletir e questionar suas escolhas que até então, eram feitas no piloto automático. Como resultado, encontrou aquilo que valoriza e deseja viver.

E agora? O que fazer?

Você já ouviu falar sobre visão pessoal? Em resumo, um plano prático para viver e conquistar a vida que se quer. Caso queira saber mais, também tenho um artigo inteiro sobre o tema aqui no nosso site, corre lá:

Visão Pessoal: Definindo Seu Plano de Evolução!

#5. Tenha um diário

Tenha um diário

Calma! Não seja tão reativo quanto eu fui. Por muito tempo, confesso que achei uma grande besteira escrever as coisas. Mas em algum momento que não me lembro ao certo qual, percebi que para alcançar objetivos, precisava me organizar melhor.

Assim, comecei a colocar minhas coisas no papel. Quando comecei a me interessar por desenvolvimento pessoal, também comecei a organizar os meus estudos e planos pessoais no papel.

Se você quer saber como desenvolver o autoconhecimento de forma rápida, aqui está a receita:

Anote TUDO o que for relevante sobre você e suas atitudes. Esse caderno também pode conter as habilidades que você deseja desenvolver, bem como, as coisas que quer realizar.

Com todas as informações que você terá com o passar do tempo, poderá refletir com maior clareza e tomar melhores decisões em prol de construir a vida que quer. Espero ter convencido você que o diário não é algo tão inútil assim.

#6. Reflita sobre sua conversa interior

Antes de mais nada, não é coisa de gente doida. Todos nós fazemos isso. Alguns em voz alta e outros apenas em pensamentos. Sim, estamos o tempo todo em diálogo interno.

O grande ponto é: como tem sido essa sua conversa consigo mesma(o)?

Você com frequência repete para si mesmo que é burro? que não serve para fazer algo? que nada dá certo para você? está sempre dizendo que todo mundo consegue conquistar as coisas, menos você?

Esse é o tipo de conversa interna que queremos eliminar. Ela limita e prende você a mentiras. Todos nós temos capacidade de aprender e fazer qualquer coisa, desde que, acreditemos e coloquemos tempo e esforço para evoluir naquilo.

Portanto, a partir de hoje, preste atenção em sua conversa interior e certifique-se de ser gentil consigo mesmo. Assim será mais fácil organizar seus planos e ter plena certeza de que poderá contar consigo mesma(o).

#7. Aprenda com os outros

Como desenvolver o autoconhecimento - Aprenda com os outros

Errar é natural. Quando se começa ou tenta algo novo, mais natural ainda. Apesar de o erro ser uma das melhores maneiras de se aprender, gostamos dos atalhos. Seja sincero!

No entanto, não estou apresentando aqui uma fórmula mágica para desenvolver o autoconhecimento e conquistar o sucesso. O que quero dizer é: Você não precisa cometer todos os erros do mundo.

É possível encurtar o caminho e desviar de buracos através do conhecimento dos outros. Pode ter certeza que, alguém em algum lugar do mundo, já tentou ou fez algo que você quer fazer. (raras devem ser as exceções).

Hoje, temos acesso a infinitas fontes de informação. Livros, sites, podcasts, palestras ao vivo e online, bem como pessoas que estão diariamente à nossa volta. Minha proposta é que selecione bem suas fontes, aprenda com elas e utilize esse conhecimento para encurtar o seu caminho. Parece bom?

Pois bem, estamos chegando ao fim de mais uma conversa rápida. Espero que este artigo ajude você a começar, mesmo que devagar, a dar os primeiros passos em direção à evolução pessoal.

No decorrer do artigo, falamos sobre 7 formas práticas de como desenvolver o autoconhecimento e começar a viver uma vida com propósito e sentido.

Espero que tenha gostado e torço para que o artigo ajude você de alguma forma. Compartilhe esse artigo com as pessoas que ama e se importa. Faça sua parte e ajude o mundo a se transformar.

Como VOCÊ tem feito para desenvolver seu autoconhecimento? Com certeza tenho muito a aprender com você.

Fique Atualizado!

Receba diretamente em seu e-mail, artigos completos de alta qualidade e valor com objetivo de fornecer a você ferramentas e dicas para acelerar sua evolução diariamente.

Sem Spam! Enviamos apenas conteúdo de alta qualidade para impulsionar sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *