Como Controlar a Mente, Ter Empatia, Foco e Riqueza

homem refletindo sobre como controlar a mente
Quer descobrir como controlar a mente? Use essas estratégias para poder deixar de ser controlado pela sua mente e atingir um nível maior de felicidade.

Descubra como controlar a mente para ter mais felicidade, empatia, foco, riqueza e tudo que você desejar.

A verdade é que a forma como você controla sua mente vai definir tudo sobre a sua vida. Isso também é válido quando a sua mente controla você.

Então, para começarmos nossa conversa quero te fazer essa simples pergunta.

Quem controla quem? Você está no controle ou sua mente?

Com essa resposta ficará mais fácil seguir pelo artigo.

Ahh, preciso te dizer que este artigo é quase um bombardeio no seu inconsciente com várias técnicas comprovadas empiricamente (por milhões de pessoas pelo mundo) e outras comprovadas cientificamente (em laboratório com dados).

Cada uma delas servirá de acordo com seu contexto e a forma de como controlar a mente que você deseja.

Resista às resistências que sua mente tiver.

Muitas vezes nós endurecemos nossa mente, solidificamos nossos pensamentos e ignoramos tudo que poderíamos ser. Isso por culpa de quem somos.

Não se engane, no momento que você ler algo que te incomodar, significa que esse algo é bem importante de ser praticado.

Quando você não sabe como controlar sua mente, o seu inconsciente tenta te controlar mandando esses pequenos incômodos.

Dica 1: quem sabe como controlar a mente resiste aos incômodos.

Positividade, “O Segredo” e Outros Funcionam?

Sabe por qual motivo o livro O Segredo foi um sucesso tão grande?

Um dos motivos simples para isso é que a positividade realmente funciona.

Somos seres de energia eletroquímica e podemos pensar que o pensamento é algo bastante difícil de entender, que é algo “espiritual”.

Não, o pensamento é algo palpável. São diversas conexões que acontecem no nosso cérebro transferindo energia e ativando neurotransmissores.

Saber como controlar a mente, envolve entender as modificações desses neurotransmissores.

Como assim?

A positividade, do ponto de vista da neurociência, é apenas uma alteração química do cérebro. A concentração dos neurotransmissores altera seu estado entre depressão, ansiedade, medo e todo o resto.

Ou seja, a própria depressão ou felicidade é algo químico (e que pode ser medido). Não é algo intangível. Veja o vídeo abaixo para entender melhor.

OS CINCO HORMÔNIOS DA FELICIDADE
Watch this video on YouTube.

E, antes de continuar, quero te dizer que ninguém sabe definir o “pensamento em si”, mas conseguimos ver ele acontecendo em laboratório.

E o foco que você dá a tipos de pensamentos – digamos positividade – é o que fará com que você saiba como controlar a mente. Se você é negativo, sua vida será negativa. Se você é positivo, então o grande segredo é que sua mente será (quimicamente) positiva em pensamentos.

E isso nos leva a uma interpretação da PNL…

Como Controlar a Mente se “O Mapa Não é o Território”? (Só Se Vê o Que Se Pode Ver)

homem usando google maps para se localizar
Se você já usou o Google Maps e não conseguiu se localizar “no mundo real”, entenda que esse é um exemplo clássico da diferença do mapa (app) e do território (realidade).

Essa afirmação existe em diversas culturas também.

Já ouviu a frase “o pior cego é aquele que não quer ver?”. A verdade é que não é bem assim, o pior cego é aquele que não consegue ver.

Entenda, nós temos formas diferentes de ver o mundo e, no fundo da nossa mente, não são apenas formas, são filtros. Lembra das TV de antigamente que tinham uma folha de plástico colorida? Provavelmente não. haha.

Imagine, então, uma TV preto e branco.

Então você tem 3 folhas de plástico semitransparentes que pode colocar na frente da TV. Uma folha é azul, outra é verde e a última é vermelha. Colocar uma folha azul fará tudo ficar azul (assim como na sua mente).

Então vamos pensar sobre como controlar a mente. Quando alguém passa de você, no trânsito, te cortando, você pode pensar várias coisas diferentes.

“Que babaca! Ele quer passar por cima de todo mundo!”

Esse é o pensamento majoritário das pessoas. Ele está errado? Prefiro não rotular, vamos apenas pensar que ele é um pensamento e que tem sua serventia para alguém.

Por exemplo, no próximo tópico vou te falar como esse simples pensamento pode te impedir de atingir riquezas financeiras na sua vida (e de quase todo mundo).

Então, como controlar sua mente assim?

O Mapa Não é o Território, um estigma da PNL, mostra que duas pessoas expostas à mesma situação terão interpretações diferentes dela.

Esse é um passo importante para entender como controlar a mente porque você passa a deixar de pensar que seu ponto de vista é o único. E, lá na PNL, costuma-se dizer que “vence o mais maleável”.

Agora vamos entrar um pouco no fundo do inconsciente…

Aceitação, Autoconhecimento e o Controle da Mente

homem tatuado meditando para aprender como controlar a mente
Aceitar-se pelos seus erros é um passo importante para se tornar quem você pode ser. Melhor ainda é entender que não existem erros (nem acertos). As coisas apenas “existem”.

Deixa começar falando sobre a situação do trânsito…

Vamos falar da situação da forma que acontece normalmente. Você estava tranquilo esperando o sinal abrir.

Quando de repente, uma Hilux passou do seu lado (no acostamento) e passou à sua frente, fazendo com que você ficasse bastante chateado, talvez até xingando o cara dentro do carro e falando que ele “pensa que é melhor que todo mundo!”.

Se essa situação já aconteceu com você, tenho um desafio pra ti.

Esse pensamento pode ser algo que vem lá da sua infância. Um pensamento que diz que “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus”.

Então, na maioria das vezes, você está apenas usando um modelo do seu inconsciente e usando a cegueira seletiva.

Deixa eu te fazer um desafio. Você sabia que os “ricos” da Hilux passam na sua frente tanto quanto os “pobres” do Chevette? E por qual motivo você nunca viu os Chevettes?

Porque, talvez, você odeie ricos e nem saiba disso.

Por isso a importância da aceitação. No momento que você percebe a verdade como ela é, você tem a possibilidade de controlar sua mente.

Se você fizer o experimento e contar (num papel) quantas pessoas furam sua frente na próxima semana, você perceberá.

E quando essa contagem mostrar que tanto Hilux quanto Chevettes furam sua frente, qual será a desculpa de como controlar a mente?

Os dados mostrarão que não são as Hilux que são do mal.

Então você será obrigado a aceitar a realidade ou viver uma mentira.

Estar com inveja, raiva, ciúmes, insatisfação, apatia e outros sentimentos são coisas que nós costumamos esconder, mas a aceitação te dá o poder de se libertar delas.

Nosso inconsciente costuma mascarar o que não gostamos através de nossas crenças e ela manifesta isso com, por exemplo, raiva do cara da Hilux.

O autoconhecimento é o próximo passo da aceitação.

Quando você aceita que algo é do jeito que é, então você tem a possibilidade de explorar.

Por qual motivo isso existe e como você pode fazer para mudar? Você pode mudar? Você quer mudar? Você quer aprender a como controlar a mente?

Nós costumamos tratar nós mesmos como algo complexo demais, mas entenda que seus sentimentos são como gosto por comida.

Você adora pizza de calabresa e odeia café? Okay, é a mesma situação de adorar ser feliz e odiar ficar triste.

Se você precisar beber café (odiando), beba fazendo careta mesmo.

E tudo isso, com esses pequenos pensamentos sendo alterados ao conhecer os reais motivos, você saberá melhor como controlar a mente de uma forma mais vívida.

Como controlar a mente é um processo que, assim como o autoconhecimento, leva tempo e precisa que sua mente esteja num estado mais relaxado e pronto para receber energias positivas. Por esse motivo,

o próximo passo é uma prática milenar de como controlar a mente.

Como Controlar a Mente Com Meditação (Está Aqui Porque Você Ainda Não Começou)

casal meditando em estúdio
Meditar, mesmo que 10 minutos por dia, é suficiente para garantir que você tenha um melhoramento na sua rede neural, redução da ansiedade e melhor tomada de decisão.

Para te ajudar nessa jornada, tenho alguns artigos para essa prática.

Basicamente, a meditação vem ganhando força na última década por culpa de vários estudos sobre a eficácia da prática com métodos científicos.

A mente de um monge é bem mais propensa a ter a Default Mode Network em níveis mais calmos. Essa Default Mode Network significa, basicamente, que você pode tomar melhores decisões.

É como se você fosse menos afetado pelos pensamentos que passam.

E, mais do que isso, que você tenha maior poder de discernimento, decisão e sua escolha representar, realmente, você.

Quem medita (mesmo 10 minutos por dia), possui efeitos incríveis nessa rede neural e consegue atingir seus objetivos com muito mais calma e eficácia (não é por menos que empreendedores são pessoas que estão aderindo à técnica).

Empreendedores também querem saber como controlar a mente.

Se você quiser começar na meditação, aprenda a respirar.

Depois disso, comece com um rápido guia para iniciantes. A maior questão sobre a meditação é que nós precisamos ter a aceitação que é muito difícil ficar “sem fazer nada” por 5 ou 10 minutos por dia.

Nós não paramos momento algum em nossas vidas (nem quando vamos dormir), então é uma prática que você precisa admitir que será difícil antes mesmo de começar. Pense nos resultados e ajudará em seu começo.

Percepção Sensorial (Como Interagimos Com o Mundo)

Esse tópico é, basicamente, um bônus sobre como controlar a mente.

Existem os cinestésicos que sentem (olfato, tato, paladar e sentimentos), existem os visuais que usam a visão, os auditivos que usam a audição e, por último, os digitais que usam, basicamente, a lógica e a reflexão.

Interagimos através desses 4 sentidos diferentes, segundo a PNL. E como funciona essa coisa de interação com o mundo?

Lembra de que o mapa não é o território?

Cada pessoa tem uma construção diferente do seu sentido preferencial logo na infância. A maioria de nós tem um sentido que é bem mais forte que os outros e é assim que vemos, sentimos, ouvimos ou digerimos o mundo ao nosso redor.

Quando você aprende como controlar a mente e entender qual é o seu sentido, você pode fazer melhores analogias consigo e com os outros.

Por exemplo, imagine uma pessoa visual.

Ela falará e lembrará dos eventos como o quê ela viu, sobre a intensidade da luz, a cor do pôr do sol, o reflexo luminoso no carro e o vermelho no rosto de alguém que estava próximo.

Imagine que você era a pessoa com o rosto vermelho e você é do tipo cinestésico. Você poderá lembrar da força da luz, do sentimento de paz, do reflexo cegante no carro e da ardência no rosto de alguém (afinal, vocês foram à praia).

Entender isso vai te ajudar a como controlar a mente.

E, mais do que isso, vai te ensinar a se comunicar melhor.

Se você fala com um visual usando linguagem cinestésica, talvez ele nem se lembre desse dia (já aconteceu contigo?). Falar com as pessoas (e com você) na linguagem adequada é uma boa forma de conseguir entender como controlar a mente.

E, por fim, deixa te falar de dois livros e de seus ensinamentos…

O Poder do Agora e do Perdão

rede entre coqueiros na praia
Qual exemplo melhor sobre estar no agora do que conseguir relaxar, sem pensamentos te derrubando, numa rede enquanto aproveita uma água de coco com plena felicidade?

Tá bem, o poder do perdão não é um livro (mas é um poder).

Perdoar é algo interessante porque nunca tem relação com o outro, mas sim conosco. Em especial, o auto perdão é uma ferramenta poderosa.

Lembrando do nosso inconsciente, a falta de perdão é como uma prisão a algo do passado e que não conseguimos dar o próximo passo na nossa vida porque tem algo faltando que consideramos errado.

Estar no Agora é uma forma de ter maior perdão.

Isso porque quando você se coloca de uma forma que pode respeitar o momento e entender que todas as suas escolhas (e não-escolhas) te levaram unicamente para onde você está.

Assim fica mais fácil respeitar e perdoar o que aconteceu no passado assim como controlar a mente.

Se alguém fez algo de errado com você, esse é um julgamento seu sobre alguém, mas foi o único curso de ação que poderia ter acontecido na sua vida.

Entenda, não existe outro momento se não o próprio presente.

E cada passagem de tempo cria um novo presente que dependeu de todos os presentes que existiram (ou passado) onde você tentou descobrir como controlar a mente.

Mas como vamos ficar chateados com o que nos acontece se não temos controle de tudo que acontece? O Poder do Agora é um livro sobre aceitar e entender que você está onde deveria estar.

E, por fim, para saber como continuar a controlar a mente,

quero te convidar a entrar na minha lista de emails. Lá eu te mandarei conteúdos exclusivos que (assim como esse artigo) te ajudarão na sua jornada.

Se gostou e quer mais sobre como controlar a mente, inscreva-se logo abaixo. Nos vemos em breve…

1 comentário em “Como Controlar a Mente, Ter Empatia, Foco e Riqueza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *