fbpx

Você está disposto e preparado para passar por intensas mudanças em sua vida? Essa é a pergunta que precisamos nos fazer, antes de começar a desenvolver nossa autoconsciência.

Habilidade considerada o primeiro passo para assumir o controle de sua vida, escolher quem você quer se tornar e direcionar esforços para construir o futuro desejado.

“Conhecer os estados internos, preferências, recursos e intuições”, essa é a definição popular de autoconsciência proposta pelo psicólogo Daniel Goleman em seu famoso livro best-seller “Inteligência Emocional”.

Considerada uma virtude essencial da inteligência emocional. A capacidade de controlar nossas emoções e pensamentos é fundamental para o autoconhecimento, estar em paz com quem somos e gerir nossos pensamentos, emoções e comportamentos.

Além de conhecer melhor a si mesmo, o desenvolvimento dessa aptidão, permitirá que você tenha empatia com as pessoas a sua volta, melhor percepção sobre o que elas pensam sobre você, sua atitude e respostas.

Como prêmio desse processo, você aprende como se relacionar melhor com as outras pessoas e consigo mesmo.

Mas isso não é tudo, continue lendo para descobrir tudo que acontece quando você realmente se conhece:

A autoconsciência revela o seu potencial

Autoconsciência revela seu potencial
Autoconsciência revela seu potencial

Quando você estimula a autoconsciência consegue descobrir qual é o seu verdadeiro potencial.

Isso ocorre após um processo intenso de autoconhecimento, onde você avalia os seus reais objetivos, pontos fortes e fracos que precisam ser desenvolvidos.

Dessa forma, você passa a se dedicar a projetos e relacionamentos que realmente fazem sentido na sua vida.

Além disso, é comum sentir uma confiança elevada e segurança na sua capacidade de superar obstáculos para conseguir realizar os seus sonhos.

Sem dúvida, esse é o caminho para obter sucesso tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Facilidade para identificar pessoas tóxicas

Facilidade para identificar pessoas tóxicas
Facilidade para identificar pessoas tóxicas | Pessoas foto criado por bearfotos – br.freepik.com

Conhecer suas emoções, pensamentos e forma de reagir a determinadas situações é fundamental. Evita que você seja influenciado por pessoas negativas.

É possível encontrar esse tipo de pessoa em qualquer lugar, no trabalho, na faculdade ou até mesmo na sua família. Elas são capazes de diminuir o seu verdadeiro potencial e fazer com que você acredite que não é capaz de atingir sua meta.

Agora, quando você se conhece bem e está seguro dos seus verdadeiros talentos, pode não só identificar essas pessoas tóxicas, como também evitá-las ao máximo.

Capacidade de aprender com qualquer pessoa

Capacidade de aprender com qualquer pessoa
Capacidade de aprender com qualquer pessoa | Negócio foto criado por javi_indy – br.freepik.com

Durante o desenvolvimento de sua autoconsciência, começa a perceber que o aprendizado pode acontecer através de qualquer pessoa a sua volta. Isso porque eles têm conhecimentos e experiências únicas, que podem te ajudar a lidar com os desafios diários da vida.

Nesse estágio, sua consciência está se expandindo, e você consegue ter uma percepção mais ampla sobre os seus relacionamentos. A prova disso, é que no convívio com uma pessoa tóxica, por exemplo, você aprende a não adotar as ações e atitudes dela na sua vida.

Por outro lado, ao se relacionar com uma pessoa positiva e sensata irá se inspirar nela e adotar esses hábitos.

Desenvolve inteligência emocional

Desenvolve Inteligência Emocional
Desenvolve Inteligência Emocional | Médico foto criado por kjpargeter – br.freepik.com

A inteligência emocional  se resume a sua capacidade de manter as suas emoções equilibradas nas mais diversas circunstâncias. Por meio disso, você também poderá obter uma série de vantagens, em especial no ambiente profissional.

Isso acontece pois você melhora a sua habilidade de ter empatia com as demais pessoas que trabalham com você. Assim, percebe com mais facilidade que as pessoas possuem suas dificuldades e desafios para superar no trabalho e compreende quando ocorrem falhas ou problemas no grupo.

Essa habilidade faz com que você se destaque como um profissional diferente. Que se importa de verdade com as outras pessoas e aparece como alguém que vai além das habilidades técnicas.

Autoconsciência ajuda você a ter relacionamentos melhores

Ajuda a ter melhores relacionamentos
Ajuda a ter melhores relacionamentos

Outra coisa incrível que acontece em quem estimula a autoconsciência, é a habilidade de ter relacionamentos mais saudáveis.

Isso ocorre de maneira natural, pois você adquire uma sensibilidade maior para ser mais compreensivo e amoroso com os que o cercam.

Como consequência de ter uma boa inteligência emocional, você também é capaz de evitar ou gerenciar com maestria situações de conflitos ou problemas com as pessoas ao seu redor.

Na verdade, pode até mesmo, ajudá-los a compreender os seus problemas e encontrar soluções para eles.

Desenvolver essa habilidade torna possível que você tenha relacionamentos amorosos e profissionais equilibrados. Isso tem sido um dos requisitos mais procurado pelas empresas no momento da contratação.

Para de julgar os outros

Para de julgar os outros
Para de julgar os outros | Pessoas foto criado por freepik – br.freepik.com

Quanto mais você investe em autoconhecimento, menos sente vontade de julgar os outros. Você passa a compreender que cada pessoa, tem seus próprios desafios e uma perspectiva de vida de acordo com suas experiências.

Por essa razão, você nunca saberá o que ela sente de fato ou o que levou a tomar uma determinada atitude. Assim, começa a respeitar o caminho e escolha dos outros e aprende que não é o dono da verdade.

Desenvolve a consciência de que não gostaria de ser julgado ou criticado pelas suas atitudes, por isso não julga.

Não cria expectativas

Quando não trabalhamos a nossa autoconsciência, é comum depositarmos a nossa felicidade em algum evento futuro ou pessoa.

Nesses casos, é comum surgirem pensamentos como:

  • Quando eu for promovido no trabalho, meus problemas vão acabar”;
  • Quando comprar aquele carro serei feliz”;
  • Quando eu casar, minha vida será perfeita”.

No entanto, quando você cria expectativa de que será feliz apenas em momentos assim, talvez nunca alcance a tal felicidade. Afinal, se você não conseguir conquistar esses objetivos, provavelmente ficará frustrado e triste com sua vida.

Essa realidade muda quando temos uma autoconsciência ampla, porque aprendemos a ser feliz no agora. Isso significa que apesar de elaborar planos para o futuro, você aproveita o processo de evolução e agradece por tudo o que já tem.

Fazer o que ama

Fazer o que ama
Fazer o que ama

Fazer o que realmente ama é um dos maiores benefícios que o autoconhecimento proporciona. É preciso ter em mente que quando você descobre quais são os seus objetivos e sonhos, deixa de perder tempo em atividades que não agregam valor para sua vida.

Pelo contrário, você sente a necessidade de se envolver em projetos e relacionamentos enriquecedores. Por isso, começa a participar de cursos interessantes, trabalha no que ama e não se submete a relações tóxicas.

Agora que você sabe como a sua vida pode mudar para melhor quando investe tempo em aprimorar sua autoconsciência, o que acha de começar a desenvolvê-la hoje mesmo?

O primeiro passo para isso é investir em técnicas e leituras sobre os temas de autoconhecimento e inteligência emocional.

Dessa forma, você conseguirá conhecer melhor suas qualidades e defeitos que precisam ser superados. A partir disso, pode começar um plano de desenvolvimento pessoal que contenha as principais ações que necessitam ser realizadas para conquistar os seus verdadeiros sonhos e metas de vida.

E você? Acha importante se tornar uma pessoa mais autoconsciente? Acha que vale a pena investir tempo e esforço para desenvolver essa aptidão?

Deixe a sua opinião abaixo, ela é extremamente importante para enriquecer o conteúdo com diferentes opiniões e pontos de vista. Vamos discutir?


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *