Como Ter Auto Responsabilidade Na Sua Vida [Passo a Passo]

empreiteiro pulando de alegria
Como seria, na sua vida, pular de alegria por todas as suas conquistas? Como seria assumir a culpa e o mérito de tudo que você faz ou deixa de fazer?

Aqueles que possuem auto responsabilidade assumem o controle de suas vidas sem dificuldade.

Entendem a humildade necessária para serem grandes ao serem pequenos e conseguem superar obstáculos sem reclamar com as pedras que aparecem no caminho.

Acima de tudo, aprendem a usar e respeitar cada pedra e obstáculo que aparece.

Você quer assumir isso na sua vida? Está pronto para isso?

A maioria das pessoas, quando perguntada, pode dizer que sim. Pode dizer que assume os atos que faz mas, quando vamos à prática, nem sempre essa é a verdade.

Acontece que as mentirinhas que nós contamos ao longo de nossa vida acabam acumulando-se num mar de pequenas responsabilidades que queremos que não sejam nossas.

Acontecem em casa, no trabalho e no relacionamento.

  • “É assim que as coisas sempre foram e sempre serão
  • “Eu fui demitido porque meu chefe foi incapaz de me entender”
  • “As pessoas me tratam mal, mas sou humilde em não me importar”
  • “Atrasei à reunião, mas a culpa foi do poste que caiu e engarrafou tudo”

Percebe como são desculpas simples?

Na verdade, percebe como parecem nem ser algo referente à auto responsabilidade?

Quem é tratado mal e não gosta disso pode ser humilde e ter empatia, mas não deve ignorar a importância de se defender. Tudo aquilo que te acontece é tua culpa, seja algo bom ou algo ruim.

E como obter isso que estou falando no artigo?

O primeiro passo é sair da matrix que você está. Você, hoje, está em várias matrix, várias realidades diferentes que moldam a forma como você pensa, age e vive.

Uma dessas realidades prende você a ser dependente, a ser plateia (ao invés de ator) da sua própria vida. Mas aqui, neste artigo, quero te convidar a não ser ator, mas sim diretor da peça da sua vida.

Somente assim você atingirá o que quer para sua vida.

Nas palavras de Napoleon Hill, “aquele que for capaz de perder uma corrida sem culpar os outros pela sua derrota tem grandes possibilidades de algum dia ser bem-sucedido”.

Sim, você pode ter perdido a corrida porque os outros candidatos são melhores que você, mas ainda continua sendo culpa sua de ter perdido.

Entenda que existem vários níveis de auto responsabilidade.

Mania de Controle

homem e mulher assinando contrato
-- “Precisa ser assim e somente assim”, disse a mania de controle -- “Eu assumo a responsabilidade”, respondeu a auto responsabilidade.

Já ouviu falar em mania de controle?

Algumas pessoas desenvolvem um senso de querer que tudo funcione, exatamente, como elas querem que funcione. Acontece que isso se parece um pouco com o que estamos falando, mas de uma forma nem sempre positiva.

Um gestor com auto responsabilidade irá assumir o erro dos colaboradores da empresa, mas deixará que eles errem (até certo ponto) para que aprendam por si só.

Alguém com mania de controle não tolera erros.

Então o mesmo gestor seria alguém com manuais de procedimentos bastante severos e sem lugar para criatividade. Você pode até ter mania de controle e não ter auto responsabilidade.

Por exemplo, se alguém que você confiou de fazer o inventário do almoxarifado cometeu um erro que causou prejuízo à empresa, então existem duas possibilidades.

Reclamar com a pessoa que não seguiu o que você disse ou você pode assumir que o erro foi seu em algum lugar do processo.

Talvez você devesse acompanhar e ajudar essa pessoa, talvez ela não fosse a mais recomendada ou talvez até suas instruções atrapalharam ela a fazer o que você pediu.

Alguém que possui mania de controle pode demitir alguém facilmente por enxergar que o problema está no outro em não fazer o que ele pediu (e, por isso, algo deu errado).

A definição de auto responsabilidade é assumir o que deve assumir.

“Auto Responsabilidade Significa Autodisciplina?”

auto responsabilidade para lavar a louça suja
Auto Responsabilidade significa assumir que a louça precisa ser lavada por você. Autodisciplina porém, é um pouco mais profundo.

Essa é uma pergunta que resume bastante o tema que tenho a falar.

Não é igual a autodisciplina. Enquanto a auto responsabilidade significa assumir os seus erros e os seus acertos, a autodisciplina significa seguir uma rotina mesmo que alguma força interna inconsciente te prenda para não fazer.

Os dois são complementos da mesma moeda e, juntos, criam uma pessoa de alta performance.

Uma pessoa desleixada pode ter auto responsabilidade.

Imagino que você já viu alguém assim. Uma pessoa que se culpa por tudo que acontece e que está sempre triste (porque não faz nada a respeito).

Para se ter uma auto responsabilidade sadia, você precisa assumir a culpa (que é diferente de se culpar) e fazer algo a respeito.

Se você terá sucesso ou não, é outra história, mas ficar se lamentando não faz parte disso.

[captura]

Como Ter Auto Responsabilidade

Antes de falar sobre isso, quero te pedir para assistir esse vídeo abaixo.

Reconheço necessidades, estabeleço limites e assumo a responsabilidade | Monja Coen | Zen Budismo
Watch this video on YouTube.

Posso explicar melhor ao pensar em relações de pais e filhos. Talvez você conheça alguém que, talvez até estando casado, ainda pensa exatamente como os pais querem que ele pense.

Mesmo que nem os pais nem essa própria pessoa saiba disso, muitas vezes esse tipo de relação acaba existindo.

O marido que é refém da mãe não assume o casamento.

Imagine, então, que a maioria dos conflitos com a sogra talvez existam por culpa do respeito que o marido tem com a própria mãe.

Às vezes esse respeito acaba alterando comportamentos que prejudicam o próprio casamento. Questões simples que apenas casados entenderão na questão conjugal.

Sobre a sua profissão, sabe como ter auto responsabilidade nela?

O primeiro passo é assumir responsabilidades e, como a Monja Coen bem disse no vídeo, fazer o que precisa ser feito como se fosse a coisa mais importante a fazer.

E isso não é um exercício mental, é realmente importante perceber a verdade que existe em fazer com excelência o que você precisa fazer, seja lá o que for isso. Se precisar limpar o chão, que limpe o chão da melhor forma possível.

Quero viajar um pouco contigo no próximo tópico…

Auto Responsabilidade em Comprimido (20mg)

auto responsabilidade em comprimido 20mg
Qual seria o gosto de um comprimido de auto responsabilidade?

Já imaginou como seria um comprimido mágico assim?

Esse comprimido mudaria a vida de uma pessoa de uma forma insana de se pensar. Imagina como seria poder, da noite pro dia, ter auto responsabilidade.

A primeira mudança que ocorreria seria uma absorção maior dos valores internos dessa pessoa. Por exemplo, a partir desse momento ela faria apenas o que quer fazer da vida dela.

O salário deixaria de importar. O sexo deixaria de importar.

E agora você já não deve mais querer esse comprimido, certo? Mas deixa explicar antes.

Se você tem uma mínima insatisfação no trabalho, no relacionamento, na família ou mesmo na piscina do condomínio (sei lá porque), então o comprimido de auto responsabilidade faria você assumir essas áreas da vida e você faria tudo para ter elas funcionando exatamente como devem.

Ou seja, não gosta do emprego? Assuma e mude.

Simples e complexo como parece, auto responsabilidade é pesado.

Esse comprimido, então, continuaria agindo em você e te ajudaria a procurar mais autoconhecimento.

Sem querer, seu auto respeito também seria maior porque agora você pode não ter tudo que quer, mas gosta de tudo que tem e procura encontrar o que quer.

Você se tornaria, provavelmente, um empreendedor serial extremamente calmo, com altíssima renda e baixíssimos níveis de estresse.

Seus amigos e colaboradores adorariam estar ao seu lado.

Sabe no meio de uma festa quando, de repente, alguém notou que faltam copos descartáveis? A cidade fica há 30 minutos de distância e é sempre a pessoa com maior auto responsabilidade que assume sacrificar o próprio tempo para resolver isso.

Com o tempo, porém, o comprimido iria parar de fazer efeito. Você seria muito bom em como controlar a mente, mas esse efeito passaria.

O efeito passaria porque você muda.

E, de repente, você precisaria de algo diferente para continuar no caminho.

Perceberia que o desenvolvimento pessoal é algo que não pode parar ou você acabará se perdendo no seu caminho.

Não existe desenvolvimento pessoal se pensarmos como algo que você tem o objetivo de chegar até certo ponto. É como o bodybuilding, não importa o quanto você malhe, no momento que você parar, começará a regredir.

Mas fica sempre mais fácil malhar o músculo depois.

Fica sempre mais fácil voltar a ter auto responsabilidade, basta que você entenda que você precisa de um motivo. Então, a partir de tudo que eu falei por aqui, pensa agora no que te move para que você queira ter isso chamado auto responsabilidade.

O que você faria com esse comprimido mágico?

O que você faria da sua vida se você assumir que ela é sua e deixasse de ser alguém da plateia?

E se você deixasse de ser ator? E se fosse diretor?

Então vou mudar o tempo verbal. O que você fará agora que sabe o que é auto responsabilidade? O que você não fazia até ontem que vai fazer hoje?

Uma orientação que te dou, se esse artigo te ajudou, é entrar na minha lista. Isso não vai mudar sua auto responsabilidade, mas vai cutucar você a continuar em melhoramento contínuo sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *