fbpx

Aprenda a ser sozinho e desbloqueie o grande segredo do desenvolvimento pessoal: o autoconhecimento. Ser sozinho não significa ser triste. E também não significa ficar longe das pessoas que você ama. Aprenda a ser sozinho apenas se você quiser ter seu espaço pessoal (e mental) respeitado. E que pare de ter seu coração na mão do outro (você, sem querer, pode fazer isso).

Ouça Este Artigo Aqui

Aprenda a Ser Sozinho: O Perigo de Depender do Outro

Ser sozinho significa ter seu espaço.

É interessante que a grande maioria das pessoas simplesmente vive a vida (que não é delas) para agradar os outros (que não fazem parte da vida). O pior de tudo é pensar que nós vivemos cada segundo da nossa vida desperdiçando por não saber quem, realmente, somos. E isto pode parecer doloroso, por isso que vou te explicar com calma, mas aprenda a ser sozinho e você não precisará mais derramar lágrimas.

Na verdade, a pessoa mais sociável pode ser sozinho.

Basta entender o conceito de solitude. Solitude significa que você possui espaço na sua mente para você mesmo. Que você se põe em momentos de introspecção e busca da sua própria verdade. Significa que você é verdadeiro e gosta de você mesmo. Aprenda a ser sozinho para entender que, lá dentro do seu ser, existe uma pessoa que talvez você não conheça. Uma criança.

Se você se incomoda quando te acham infantil,

então talvez você aprenda a ser sozinho com maior dificuldade. Existe uma criança dentro de todos nós, mas alguns simplesmente negam e querem viver a vida como se fossem “adultos”. Mas todos somos crianças. Não por sermos infantis nem por padrões que são criados enquanto crescemos. Mas por ainda estarmos crescendo.

Não aceitar sua criança interior pode criar um sentimento de vazio.

Aprenda a ser sozinho para ter esse sentimento de vazio ocupado por um verdadeiro esplendor de autoconhecimento e novas formas de se expressar. Se você não faz isso e se importa com o julgamento dos outros sobre você, então você está em um perigo iminente. A sua criança interior quer apenas brincar. E ela é bem criteriosa quanto a com quem, quanto, como, onde e do quê ela vai brincar.

Você é tão criterioso assim com a sua vida?

Ou será que você apenas vive a vida baseado em curtidas?

🎗️Depressão Não é Frescura! | Como a tecnologia e as redes sociais afetam nossa saúde mental?
Watch this video on YouTube.

Você tem a coragem de sair de lugares que não gosta, abandonar empregos medíocres e de abrir o peito de orgulho por viver uma vida feliz? Aprenda a ser sozinho e entenda que você não precisa se envenenar com a opinião dos outros. Aprenda a ser sozinho para perceber que a sua vida está aí dentro de você, basta você dar tempo para que você se conheça.

Eu te convido a ser sozinho.

Não a abandonar seus amigos (repito), mas a ter respeito por todos eles e a se tornar a melhor versão que você pode ser. Eu te convido a Evoluir. A crescer, a deixar de chorar porque seu namorado ou namorada foi embora. Eu te convido a sorrir independente das pessoas ao seu redor (se muitas ou se poucas). Eu te convido a expor suas dores e deixar elas próprias curarem suas feridas.

Uma dor que não se sente é uma dor que para sempre sente.

Você Está Escondendo Suas Dores?

Aprenda a ser sozinho para nunca mais esconder as suas dores (principalmente dentro do outro).
Aprenda a ser sozinho para nunca mais esconder as suas dores (principalmente dentro do outro).

Não minta para si.

Não precisa responder para mim. Suas dores são suas e somente suas. Apenas você as vai sentir e apenas você as pode curar. Aprenda a ser sozinho para mergulhar dentro das suas dores e senti-las no máximo que elas possam doer. É somente aí que você poderá aprender com elas. Caso contrário, elas continuarão a doer sem fim até que você as aceite.

Nenhuma dor vem sem motivo.

Algumas dores emocionais até se tornam dores físicas e se manifestam como dor de barriga, dor de cabeça e várias outras. Se você tiver uma mentalidade de crescimento, poderá chegar ao nível de entender e respeitar o contexto em que você vive e absorver toda a dor que existe dentro do seu ser. Sei que dói, mas garanto que irá passar.

Sabe como identificar uma dor oculta?

Basta procurar pontos de insatisfação. Pense no seu trabalho, no seu relacionamento, na faculdade ou qualquer outra situação em que você não se sinta totalmente confortável. A pior dor é aquela que sequer sentimos mais (por estar doendo a tanto tempo). É comum acontecer isso com relacionamentos. Mesmo não estando satisfeitos, continuamos neles.

Pelo simples fato de não termos outro padrão.

Por não termos aprendido a ser sozinhos e pensar que aquilo é tudo que existe. Um relacionamento apodrece quando os parceiros andam juntos e, com o tempo, acabam indo para direções diferentes sem nem perceber. Mas acostumamos com a dor. Aprenda a ser sozinho para ter seus momentos de reflexão e melhorar sua relação (porque, se você não analisar sozinho, então seu julgamento estará sempre manipulado).

Não manipulamos por mal.

Mas não percebemos a mudança acontecer. Aprenda a ser sozinho somente se quiser que suas transformações e mudanças de humor e amor aconteçam com sua observação. Sem que você fique se perguntando o porque, mas somente entendendo que aconteceu tudo que tinha que acontecer. E essa é a vida. Quando a vida é de casal, você também tem que aprender com o outro ao lado.

E você pode ser sozinho até a dois!

Aprenda a Ser Sozinho Mesmo Com o Outro ao Lado

Quem disse que, juntos, não podemos ser sozinhos? (No bom sentido).
Quem disse que, juntos, não podemos ser sozinhos? (No bom sentido).

Cumplicidade e diálogo.

Essas palavras acabam gerando qualquer relacionamento saudável. Aprenda a ser sozinho num relacionamento e descubra que estas palavras geram duas pessoas sozinhas que se misturam e aprendem juntas. Não são somente um casal, são dois indivíduos que amplificam suas identidades mesmo quando estão juntos.

Funciona assim: ambos são sozinhos.

Temos até aquela música da Marília Mendonça que fala “fomos dois, viramos um, hoje somos só metade”. É muito interessante perceber que isto, realmente, faz sentido. Quando você tem a sua identidade e mistura com a identidade de outra pessoa, muitas vezes acaba perdendo quem você era lá dentro.

E o que se pode fazer a respeito disso? 

Marília Mendonça - Hoje Somos Só Metade - Vídeo Oficial do DVD
Watch this video on YouTube.

O primeiro passo é viver a sua vida. Aprender a ser sozinho significa que você pode gostar de Zumba enquanto seu parceiro pode adorar jogar League of Legends com os amigos. E tá tudo bem, vocês não precisam (nem devem) fazer tudo juntos. Vocês continuam sendo pessoas individuais.

Mas muitos casais acabam juntando tudo.

E é aí que o perigo começa. Como você vai aprender a viver sozinho se tudo que gosta de fazer, você deixou de fazer? Deixou de ir ao churrasco porque sua parceira é vegana? Deixou de dançar porque seu parceiro tem ciúmes? Não é tão simples desistir da própria liberdade para viver a vida do outro. E sabe o que é mais bizarro? Se você fizer tudo que o outro “quer”, o outro deixará de querer.

É tudo uma questão de manter a sua individualidade.

Sem ela, todos os seus relacionamentos interpessoais serão um fiasco. E digo isso te perguntando e pedindo para refletir: você já chegou a conhecer tanto alguém e em cada detalhe que, de repente, perdeu o interesse? Isso mesmo, de forma consciente, e mesmo “amando” conhecer tudo sobre o outro. Entendendo como o outro age ou reage.

Para ser sozinho com o outro,

você precisa de diálogo. De sinceridade. De conversas. É como uma dança onde vocês precisam explorar um ao outro. Não importam suas vontades e não importam os seus desgostos. É importante conversar e explicar, explorando as várias faces que uma pessoa aprenda a ser sozinha. Se o casal tem liberdade para falar, então ele tem liberdade para crescer (como dois indivíduos).

Imagine o exemplo de um dos parceiros que quer sair sozinho.

Digamos que a moça da relação quer ir a uma festa com as amigas e sem o namorado. Tanto ela precisa admitir esse sentimento quanto ele precisa entender a intenção dela. E não é sobre sair com outras pessoas, é sobre o que cada um sente. Aprenda a ser sozinho para descobrir como respeitar os desejos e vontades dos outros, mesmo que sejam simples desejos.

Às vezes, as pessoas só querem respirar.

Mas colocamos julgamentos em cima. “Mulher comprometida não sai sem o namorado”. Você coloca esse pensamento na cabeça e, de repente, acaba se tornando refém dele. Não é a quantidade de correntes que você coloca numa pessoa que aumenta a chance dela continuar com você, é a quantidade de cadeados que você quebra que a fará estar ao seu lado.

Aprenda a ser sozinha respeitando o outro.

E deixando-o falar. Não se apresse em conclusões e apenas entenda os pensamentos. Grávidas têm o benefício de ter desejos (especialmente gastronômicos) sem serem julgadas. Mas assim como todos somos crianças, todos temos desejos que vem do nada e são sem explicação. Se você anular esses desejos porque não quer aborrecer o outro, acabará deixando o outro sozinho (e ainda colocará a culpa no outro).

E não tente anular o desejo do outro.

Ser Sozinho é Ser Liberto

E não significa precisar andar na natureza, mas até que é uma boa prática.
E não significa precisar andar na natureza, mas até que é uma boa prática.

É viver plenamente!

Podemos até pensar na motivação no ambiente de trabalho como um lugar onde ser sozinho é algo bom. Aprenda a ser sozinho para ter sua identidade respeitada e entender quais são seus reais objetivos na empresa e na vida. Se você não gosta da atitude de alguém e precisa da aprovação dessa pessoa ao mesmo tempo, isso pode acabar te deixando insatisfeito.

E você pode ser político e respeitar a si ao mesmo tempo.

Mesmo que seja seu chefe no trabalho, você ainda pode ter a sinceridade de abrir a relação e explicar o que te incomoda, gerando crescimento para ambos. Mas, se ficar calado, então você será anulado. É uma simples questão de aprender a ser sozinho para aprender a viver em grupo.

Mas você já vive em grupo, certo?

Faz as mesmas coisas com as mesmas pessoas nos mesmos dias da mesma forma e na mesma intensidade. Quando viaja, compra um pacote pré-pronto e segue junto num ônibus com mais 20 pessoas que fazem a mesma coisa e seguem o mesmo roteiro. Eu sei, é sim divertido. Mas é comum. Nada que é comum será excelente para todas as pessoas.

Como seria a sua viagem dos sonhos?

Para a maioria das pessoas, não deve incluir um ônibus com mais 20 pessoas. Talvez nem viagem inclua. Mas isso é pessoal. Aprenda a ser sozinho e descobrirá qual é o seu real roteiro. Mas não roteiro de viagem e sim roteiro de vida. Aprenda a ser sozinho exatamente nestes momentos. Desligue o Whatsapp e até o próprio celular e vá de encontro à natureza.

Ou ao seu quarto sozinho.

No escuro. Com um tempo para refletir e ter um momento de introspecção. Você pode aprender a ser sozinho desde que se esforce um pouco para isso. Basta ter o desejo. E eu posso te ajudar com isso. Na sua privacidade, no seu tempo e de acordo com o seu objetivo, eu posso te ajudar a ser sozinho.

Criei alguns cursos gratuitos com esse objetivos.

Os cursos ajudam em diversos aspectos das nossas vidas, seja isso timidez, autoconhecimento, meditação ou relacionamentos pessoais. Tudo que você precisa fazer é se inscrever na minha lista de emails, seguir a primeira semana de instrução e, depois, escolher qual caminho você quer seguir.

Então, quer mesmo aprender a ser sozinho?


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *