fbpx
Sem entender o que falo aqui, você pode destruir sua amizade entre homem e mulher ou achar que tem um romance que não existe. Descubra o que fazer.

Pode ser divertido, gostoso e até prazeroso ter uma amizade entre homem e mulher. Descubra, porém, como manter isto sem prejudicar a relação.

A amizade entre homem e mulher é um tópico que preocupa, gera ansiedade e, muitas vezes, cria polêmicas desnecessárias na mente das pessoas que passam por essa situação.

Neste artigo você entenderá como lidar com essa relação. E, mais importante que tudo, aprenderá a respeitar e entender o sentimento que possui e saber o que responder quando alguém disser que:

“Não existe amizade entre homem e mulher”.

Talvez o maior problema desse tipo de relação seja sobre a falsa percepção que as pessoas possuem da realidade. Algo como não entender, exatamente, o que está acontecendo e supor várias questões que são, simplesmente, irreais.

Lidar com o irreal é o primeiro passo para destruir uma amizade entre homem e mulher. Acontece assim: você supõe algo sobre sua relação enquanto a outra pessoa não faz ideia disso.

Com pouco tempo, o sofrimento aparece e a amizade acaba.

Se você quer ter uma boa amizade entre homem e mulher, siga atentamente estas dicas para não se deixar levar no seu sofrimento ou no sofrimento do outro (ou mesmo de um terceiro).

Afinal, também é possível ter amizade entre homem e mulher tendo um parceiro ou parceira. Se estiver pronto, vamos começar pelo mais impactante e especial de tudo: a relação sexual.

 

Defina a Relação Sexual na Amizade Entre Homem e Mulher

É natural que, numa amizade entre homem e mulher, haja intenção sexual. Nós somos seres sexuais e os feromônios ficam à solta.

Conforme vamos tendo interesse por alguém, seja esse interesse de qualquer tipo, surge também o interesse sexual. Obviamente isto não é uma regra, mas sim uma possibilidade que você pode enfrentar.

Neste tópico vamos falar sobre a relação sexual (ou a ausência dela) como sendo fator importante para o sucesso da amizade de longo prazo.

Amizade entre homem e mulher precisa de sexo?

A resposta para essa pergunta é tão simples quanto difícil: não.

Toda amizade pode sim evoluir para o sexo, mas há sim amizades entre homem e mulher que, simplesmente, não possuem sexo envolvido.

Existem diversos interesses e tipos de relação que se desdobram sem o sexo. Por exemplo, alguns tipos de ambientes e interesses onde pode surgir esse tipo de amizade são:

  • Amizade no trabalho.
  • Amizade na faculdade.
  • Amizade por necessidade.
  • Amizade por carência.

Cada um desses tipos de amizade não precisa, necessariamente, de sexo envolvido. Por exemplo, é possível ter uma amizade entre homem e mulher no trabalho.

Imagine que, depois de passar por um projeto demorado e estressante juntos, vocês simplesmente queiram sair para comemorar que venceram essa etapa. Devido à proximidade, é algo natural querer comemorar em conjunto, o que não envolve necessariamente o sexo.

Na faculdade é exatamente igual ao trabalho.

Na verdade, a amizade por necessidade é aquela que você precisa se conectar com alguém para atingir um objetivo maior, como um projeto do trabalho, faculdade ou mesmo alguma atividade de um hobbie de vocês.

Este tipo de amizade entre homem e mulher pode até ocorrer com pessoas que você nem combinaria sexualmente mas que, pela proximidade, acabam se tornando amigos.

A pior amizade entre homem e mulher é a da carência.

Nesse tipo de amizade começam a aparecer os problemas da relação irreal. Ou seja, aquele tipo de relação em que cada pessoa está numa fase diferente.

E, quando você acredita existir algo onde não existe, você acaba sofrendo na amizade e fica preso eternamente nesse ciclo com a outra pessoa. Você pode até ter brigas, discussões, DRs e tudo mais mesmo que não tenha sexo envolvido. Tudo isso por culpa de falta de autoconfiança.

Você entenderá sobre essa carência no próximo tópico…

 

Entenda o Amor Romântico

Sexo, na amizade entre homem e mulher, não significa amor. Se feito com cuidado e respeito, pode até melhorar a amizade.

Sexo, na amizade entre homem e mulher, não significa amor. Se feito com cuidado e respeito, pode até melhorar a amizade.

O amor romântico é aquele que deixa de ser somente carnal e deixa de ser somente amizade. Nesse tipo de relação, ambos devotam um ao outro de forma exclusiva (numa relação monogâmica).

Nesse tipo de amor, não existem dúvidas sobre a amizade entre homem e mulher e todos estão no mesmo barco sabendo, exatamente, o que esperar um do outro.

Porém, estou falando dos dois envolvidos…

Se apenas uma pessoa tiver o amor romântico, então o sofrimento irá começar.

Normalmente, tudo começa com a carência afetiva de uma das duas partes aprisionando a outra pessoa. Imagine duas pessoas, a Laís e o Léo.

A Laís terminou um namoro há pouco tempo e está bem triste por estar sozinha. Ela gostaria de ter alguém próximo já que abriu um vazio quando o ex-namorado foi embora.

Mas Laís não quer um namorado.

Ela quer ficar sozinha. Porém, em sua carência, a Laís acaba fazendo com que o Léo assuma um papel de namorado com todas as obrigações mas sem todos os benefícios.

Isso significa que, nessa amizade entre homem e mulher, o Léo poderá sofrer por achar que a Laís quer um amor romântico quando, na verdade, ela somente quer preencher um vazio no peito.

Sempre que o Léo aborda a Laís sobre isso, ela desvia ou repete a frase “somos somente amigos”.

O pior acontece quando rola sexo na relação…

 

Não Sofra Sem Precisar

Rolou sexo, mas “só sexo” e você acredita que tem amor?

Rolou sexo, mas “só sexo” e você acredita que tem amor?

Se a relação de carência está bem forte, e vou falar sobre o Léo agora, significa que a amizade entre homem e mulher possui sexo mas não amor.

Quando há carência, a Laís pode ser fragilizada pelas tentativas do Léo em avançar e acabar indo pra cama com ele. Se isso acontece e a Laís não está querendo algo sério, o Léo ficará fragilizado e irá sofrer. E a Laís também.

E calma que vou te dar uma solução pra tudo isso.

Para o Léo, que quer um relacionamento mas recebe apenas sexo, é triste. No entanto, não é somente a Laís que está carente neste caso.

A amizade entre homem e mulher pode ser saudável se ao menos uma das duas partes souber fazer o que vou te dizer. É preciso ter resiliência e cuidado ao lidar com essas situações.

Isso significa saber impor e respeitar limites.

E, mais importante do que tudo, significa saber ler as ações e não as palavras. Se você está numa prisão, como a Laís, precisando de alguém para preencher seu vazio emocional, tenho uma dica.

Minha dica simples é começar entrando na minha lista e, devagar, você vai se tornar alguém mais resiliente emocionalmente e Evoluirá com o tempo e sem dor.

[captura]

Isso também vale para o Léo.

Não é algo rápido de se fazer, mas fechar seus vazios e Evoluir na vida como um todo é uma possibilidade incrível que você tem.

O Léo e a Laís precisam de apenas duas coisas para viver em paz nessa amizade entre homem e mulher: reconhecer e respeitar os limites internos e externos. Ou seja, deles próprios e do outro.

 

Respeite os Limites da Relação

Não avance onde você não tem permissão. Respeito é a palavra mais importante de todo esse artigo.

Não avance onde você não tem permissão. Respeito é a palavra mais importante de todo esse artigo.

Você entendeu a relação da Laís com o Léo, né?

Lembra que não existe diferença em quem ficará em qual papel. É possível que a carência emocional feminina acabe “aprisionando” a carência emocional masculina.

Neste momento, te peço para pensar com qual dos dois você se identifica mais.

  • Com a Laís, que quer alguém para preencher o vazio do ex-namorado.
  • Com o Léo, que aceita migalhas e sofre querendo algo a mais.

Defina com quem você se identifica e vou te fazer algumas perguntas que vão te ajudar a entender os limites da amizade entre homem e mulher.

Outra questão importante, que não abordei aqui, é sobre amizade entre homem e mulher quando você já tem um relacionamento amoroso. Se essa parte é importante para você e você quer uma expansão do artigo, comenta aqui embaixo neste artigo!

Perguntas Para o Léo:

  • Você está feliz?
  • Está recebendo o que acredita que deveria da amizade?
  • As ações e palavras do outro são congruentes entre si?
  • Há quanto tempo vocês são amigos da forma que hoje são?
  • Quanto mais tempo você acredita que é necessário para Evoluir?
  • Nos seus outros relacionamentos, foi assim que você foi tratado?
  • Você acredita que é possível Evoluir?
  • Você está feliz? (repetindo só para garantir)

 

Perguntas Para a Laís:

  • Você está feliz?
  • Você está sendo justa com a outra parte da amizade?
  • Você conseguiria viver sozinha sem precisar de apoio assim?
  • Se a amizade acabasse amanhã, você encontraria outro “amigo”?
  • Você acredita que esta amizade pode Evoluir em algo a mais?
  • A outra parte parece mais interessada em algo a mais que você?
  • O que você pode fazer para se sentir melhor sem causar mal?
  • Você está feliz? (Repetindo)

 

A parte mais difícil da amizade entre homem e mulher é:

Abandonar…

 

Quando Abandonar Uma Amizade Entre Homem e Mulher?

Às vezes é necessário, simplesmente, deixar ir e viver mais a sua própria vida.

Se você respondeu às perguntas do tópico anterior com sinceridade, então você sabe bem o que fazer e eu não precisaria dizer.

Mas vou dizer mesmo assim: quando o sofrimento é maior que a felicidade (por isso repeti a última pergunta), talvez você não seja capaz de lidar com tudo isso. Talvez o fim seja melhor.

Talvez não exista amizade entre homem e mulher…

Ao menos quando existe mais sofrimento que tudo. E não, você não precisa se tornar um mártir e criar desculpas de que está sofrendo para que tudo valha à pena.

Como você acredita que alguém vai gostar de você se você se maltrata ou não possui a mínima autoestima? Aprenda a Evoluir internamente antes de ter uma boa amizade entre homem e mulher.

Quando isso ocorrer, você estará pronto(a).

E, finalmente, tenho certeza que você coletará os frutos.

Se gostou deste artigo e ele, de verdade, te ajudou, te convido a participar da minha lista exclusiva do Alô, Evolução. Lá vou te enviar outros tipos de Evoluções diretamente no seu email e com total conexão com suas necessidades. Basta se inscrever na caixa abaixo.


Caio Vinicius

Analista de TI. Apaixonado por Desenvolvimento Pessoal, livros, psicologia e comportamento humano. Viciado em aprender. Acredito que conhecimento seguido de ações é o único caminho para transformar a sua vida.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *